ISSN 1677-5538 versão impressa
ISSN 1677-6119 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Normas gerais

Cada artigo deverá ser acompanhado de carta de submissão, assinada por todos os autores, indicando a intenção de publicá-lo no International Braz J Urol.

Esta carta deve informar que: a)- o artigo não foi publicado previamente e não foi submetido para publicação em outra revista, b)- que todos os autores contribuíram de forma significativa para a informação ou material submetido para publicação, c)- que os autores não possuem interesse financeiro direto ou indireto, associado com a publicação do artigo, d)- que a fonte de recursos extra-institucional, especialmente aquelas fornecidas por companhias comerciais, estão indicadas. Uma vez aceitos para publicação, os artigos passarão a ser propriedade desta revista e não poderão ser reproduzidos ou reimpressos total ou parcialmente sem a devida autorização por escrito da redação.

Conflito de Interesses - Qualquer conflito de interesses, principalmente acordo financeiro com companhias cujos produtos são citados no trabalho, devem ser claramente revelados quando o trabalho for submetido para revisão. Se aceito, esta informação será publicada no artigo final.

Os requisitos para autoria dos artigos e as regras gerais de preparação dos manuscritos submetidos ao Int. Braz J Urol. são de acordo com o Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals (International Committee of Medical Journal Editors. Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals. Ann Intern Med, 126: 36-47, 1997). Uma versão eletrônica destes requisitos é disponível no site: www.icmje.org.

Em resposta às preocupações dos editores de revistas científicas da área médica com a ética, qualidade e a seriedade de artigos publicados, um Comitê sobre Ética em Publicações (COPE) foi criado em 1997 e um documento regulador foi publicado. O Int. Braz J Urol. assinou, aprovou, e segue as diretrizes do documento regulador do COPE. O Editor recomenda aos autores que leiam este documento do COPE antes de submeter um artigo (www.brazjurol.com.br, vol. 26 (1): 4-10, 2000).

Revisão por Pares - Todos os manuscritos enviados ao Int. Braz J Urol. são submetidos a revisão editorial. Normalmente, cada manuscrito é submetido de forma anônima pelo Editor a 3 Revisores (pelo menos 2). Se o Editor receber revisões conflitantes, o artigo é sempre enviado a 1 ou 2 Revisores adicionais, antes da decisão final do Editor. Se for julgado necessário pelo Editor ou pelos Revisores, estudos estatísticos incluídos no manuscrito serão analisados por um estatístico.

 

Apresentação dos originais

O Int. Braz J Urol. possui 6 seções: Urologia Clínica, Técnica Cirúrgica, Urologia Pediátrica, Uroneurologia, Investigação em Urologia e Resumos Comentados.

Os artigos deverão estar escritos em português ou inglês, de acordo com a ortografia oficial.

Os trabalhos deverão ser datilografados em espaço duplo, com margens de 3 cm e com tamanho de letra legível (No. 14, de preferência). Os trabalhos deverão ser encaminhados em 4 vias (1 original + 3 cópias) de todos os elementos, inclusive tabelas e figuras. Abreviações deverão ser evitadas, entretanto, abreviações oficiais poderão ser utilizadas, porém a primeira menção deverá ser completa, seguida da abreviação. As abreviaturas devem ser evitadas. Gírias e expressões pouco comuns não deverão ser usadas. Drogas deverão ser mencionadas pelo nome químico.

Todos os tipos de artigos encaminhados deverão apresentar na Folha de Rosto, o título do artigo, um título curto de até 50 letras, nome dos autores, local de realização do trabalho e até 6 palavras chave (key words). As key words devem ser idênticas ao medical subject headings (MeSH) que aparece no Index Medicus da National Library of Medicine (http://www.nlm.nih.gov/mesh/meshhome.html).

Um dos autores deve ser designado como Autor-Correspondente e deve ser fornecido o seu endereço completo para correspondência, telefone, fax, e E-mail.

Se o trabalho for financiado por instituição de pesquisa ou comercial, o nome da instituição deve ser mencionado.

Deverá ser enviada uma folha contendo apenas o título do artigo, para julgamento anônimo pelos consultores. O Serviço onde foi realizado o trabalho e os autores não deverão ser identificados no texto do artigo, para permitir revisão anônima pelos consultores.

TIPOS DE COLABORAÇÃO: Artigos Originais, de Urologia Pediátrica e de Uroneurologia: Devem ser apresentados nesta seqüência: Folha de Rosto, Resumo + Palavras-chave, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões, Referências, Endereço para correspondência, Tabelas e Legendas. Cada secção deve ser iniciada em uma página. As páginas devem ser numeradas de modo consecutivo. Os artigos originais devem apresentar contribuições autênticas ou abordagens novas, de temas em urologia. Os autores devem ser no máximo 6 (seis). Os artigos com mais de 6 autores devem ser acompanhados de uma carta explicitando a participação de cada autor no trabalho.

Artigos de Revisão e de Atualização: Somente serão aceitos para publicação quando solicitados pelo Corpo Editorial. Artigos de Revisão representam artigos que analisam criticamente os trabalhos mais recentes e de maior importância sobre determinado tópico urológico. Artigos de Atualização representam a experiência e o ponto de vista do autor, reconhecido através de publicações internacionais, como expert em determinado tema urológico. Devem ter Resumo e Palavras-chave.

Relatos de Caso: Devem ser informativos e não devem conter detalhes irrelevantes. Não podem ter mais de 500 palavras, 2 ilustrações e 3 referências. Os autores devem ser no máximo 3. Devem ter Resumo e Palavras-chave.

Técnica Cirúrgica: Devem apresentar obrigatoriamente novas modalidades técnicas de tratamento cirúrgico ou instrumental. Devem conter Introdução, Técnica Cirúrgica, Comentários e Referências Bibliográficas (no máximo de cinco). Devem ter Resumo e Palavras-chave.

Investigação em Urologia: Destina-se a publicar artigos de Investigação Básica, aplicada à urologia. Devem conter as mesmas secções de um Artigo Original.

Resumos Comentados: Serão publicados a critério dos Editores da Secção e do Corpo Editorial.

Cartas ao Editor: Devem ser úteis à prática urológica e não devem exceder 500 palavras e 3 Referências Bibliográficas. Serão publicadas ou não de acordo com julgamento do Corpo Editorial, de sua importância e pertinência.

ATENÇÃO
OS ARTIGOS REDIGIDOS EM PORTUGUÊS NÃO DEVEM MAIS SER ENVIADOS COM "ABSTRACT" EM INGLÊS.
DEVEM SER ENVIADOS COM UM RESUMO EM PORTUGUÊS, O MAIS COMPLETO POSSÍVEL, CONTENDO TODAS AS SECÇÕES DO ARTIGO. O TRABALHO DE TRADUÇÃO SERÁ FEITO A CARGO DA PRÓPRIA REVISTA, POR PESSOAL ESPECIALIZADO.

ILUSTRAÇÕES: O número máximo será de 10 (dez) por manuscrito. As fotografias deverão ser em branco e preto, brilhantes, de boa qualidade, formato 9x12 cm, não coladas, nem fixadas por clipe. No verso, a lápis ou com etiqueta, deverão constar a posição da foto, o nome do trabalho e a numeração em algarismos arábicos. As legendas deverão estar em página separada. No texto, todas as ilustrações deverão ser citadas em algarismos arábicos. Sempre que apropriado, as ilustrações poderão ser a cores.

• Os autores deverão enviar as ilustrações originais em papel fotográfico. Não deverão ser enviadas ilustrações em disquete após serem escaneadas.

• No caso de fotos de lâminas (fotomicrografias), deverá obrigatoriamente constar na legenda a técnica de coloração histológica e o aumento utilizado.

• As fotografias de lâminas histológicas deverão ser fornecidas à cores.

TABELAS: Deverão ser numeradas em algarismos arábicos e constar isoladamente em páginas separadas. Cada tabela deverá ter uma legenda. As tabelas deverão ser mencionadas no texto através de algarismos arábicos, e numeradas consecutivamente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Deverão ser numeradas de modo consecutivo, na ordem em que são inicialmente mencionadas no texto. Identificar as referências no texto através de números arábicos entre parênteses. Não deverá ser incluído material não publicado e comunicações pessoais na lista de referências; se for absolutamente necessário, mencione estas citações no corpo do texto. As citações pessoais devem ser restringidas ao mínimo. Para as abreviaturas dos nomes das revistas, refira-se a "List of Journals Indexed in Index Medicus" (www.nlm.nih.gov).

Nas referências deverão constar os nomes de todos os autores. Quando existirem mais de 6 autores, liste os 6 primeiros, seguido de et al. Deverão constar a página inicial e a página final de cada artigo e capítulo de livro.

Utilizar o estilo de apresentação de acordo com os exemplos a seguir:

Artigos de Periódicos e Revistas:
• Paterson RF, Lifshitz DA, Kuo RL, Siqueira Jr TM, Lingeman JE: Shock wave lithotripsy monotherapy for renal calculi. Int. Braz J Urol.. 2002; 28:291-301.
• Holm NR, Horn T, Smedts F, Nordling J, de la Rossete J: Does ultrastructural morphology of human detrusor smooth muscle cell characterize acute urinary retention? J Urol. 2002; 167:1705-9.

Livros:
• Sabiston DC: Textbook of Surgery. Philadelphia, WB Saunders. 1986; vol. 1, p. 25.

Capítulos de Livros:
• Penn I: Neoplasias in the Allograft Recipient. In: Milford EL (ed.), Renal Transplantation. New York, Churchill Livingstone. 1989; pp. 181-95.

A revista se reserva o direito de não aceitar os originais que não estiverem dentro das normas, assim como propor modificações, de acordo com a análise dos Revisores e do Corpo Editorial.

Os EDITORES sugerem que os autores observem as seguintes orientações e comentários, quando da confecção de um artigo original:

  • Um Artigo Científico ideal deve ter no máximo 2.500 palavras.
  • O Título deve ser motivador e deve dar uma idéia dos objetivos e do conteúdo do trabalho.
  • A Introdução deve ser breve e deve conter e explicar os objetivos e o motivo do trabalho. É muito comum conter material desnecessário.
  • Os Materiais e Métodos devem conter informação suficiente para saber-se o que foi feito e como foi feito. A descrição deve ser clara e suficiente para que outro pesquisador possa reproduzir o estudo. Deve-se informar sobre os métodos estatísticos usados na análise dos resultados.
  • Os Resultados, sempre que possível, devem ser apresentados em tabelas e figuras. As tabelas não devem ser repetidas no texto. Evitar tabelas e figuras em excesso.
  • Na Discussão, todos os resultados do trabalho devem ser discutidos e comparados com a literatura pertinente.
  • As Conclusões devem ser baseadas nos resultados obtidos; não devem existir conclusões sem base nos resultados. Não deve haver omissão de conclusões.
  • As Referências Bibliográficas devem ser restritas a no máximo 20 e devem ser atualizadas. Não devem faltar trabalhos importantes sobre o tema e não deve conter trabalhos não pertinentes
  • O Resumo é parte muito importante do trabalho. O autor deve resumir cada seção do artigo em uma ou duas frases concisas. Não pode omitir partes importantes, e também não deve dar detalhes demasiados para não tornar o texto muito longo. A maior parte dos leitores e pesquisadores lê apenas o resumo, e se for interessante, vão ler todo o artigo.

OBSERVAÇÕES:

1. Recomenda-se que os autores apreciem um número do Int. Braz J Urol.. publicado recentemente, para observarem a forma de apresentação dos trabalhos.

2. Os autores deverão enviar um disquete 3.5" contendo o texto, tabelas e legendas, na seqüência de apresentação do artigo, conforme as "Informações para os Autores", em Microsoft Word, sem nenhum tipo de formatação especial. A cópia eletrônica no disquete deverá ser idêntica à cópia do texto em papel.

 

Envio de manuscritos

Os artigos submetidos para publicação deverão ser enviados para o Dr. Francisco J.B. Sampaio no endereço abaixo.

 

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

 

R. Bambina, 153
22251-050 Rio de Janeiro RJ Brasil
Tel: +55 21 2539-6787
Fax: +55 21 2246-4088


brazjurol@brazjurol.com.br