Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 31/01/2022)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

Título Completo: Revista Ilha do Desterrro:  A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies.

Editor-chefe: Anelise Reich Corseuil

Objetivos e Histórico: A Revista Ilha do Desterro publica, desde 1979, artigos e resenhas inéditos nas áreas de Inglês, Literatura e Estudos Culturais. Ilha do Desterro é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Letras: Inglês e Literatura Correspondente da UFSC. Sua maior missão é circular os resultados de pesquisas acadêmicas nas áreas de Inglês, Literatura e Estudos Culturais. 

Periodicidade: Quadrimestral.

O título abreviado do periódico é Ilha Desterro, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Fontes de indexação

  • Diretório de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras - Diadorim
  • Directory of Open Access Journals - DOAJ
  • EBSCO
  • Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal – Latindex
  • Livre! - Portal do Conhecimento Nuclear
  • MLA International Bibliography
  • Public Knowledge Project – PKP
  • ProQuest
  • SCOPUS
  • Sumários de Revistas Brasileiras
  • Ulrichsweb - The Global Source for Periodicals

 

Propriedade intelectual

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

A Ilha do Desterro adotou até Abril/2015 a licença Creative Commons do tipo BY-NC. A partir de Maio/2015 a licença em uso é do tipo BY.

 

Patrocinadores

A publicação recebe financiamento de:

  • Departamento de Língua e Literaturas estrangeiras, Curso de Pós Graduação em Letras/Estudos Literários e Linguísticos, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
    Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima - Trindade, Florianópolis - SC, 88040-900 (48) 3721-9000 http://ufsc.br/
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
    SHIS QI 1 Conjunto B - Blocos A, B, C e D Lago Sul - Brasília.DF - Cep: 71605-001 0800 619697 http://cnpq.br/

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY

Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Comunicação e Expressão, Bloco B- 405
88040-900 - Florianópolis - SC Brasil
Telefone: (48) 37219455
Fax: (48) 3721-9819


ilha@cce.ufsc.br ou ilha@gmail.com


Corpo Editorial

 

Editores

 

Comissão editorial

  • Barbara Oughton Baptista (UFSC, Florianópolis, SC, Brasil)
  • Bernadete Limongi (UFSC, Florianópolis, SC, Brasil)
  • David Butt (Macquarie University, Sydney, New South Wales,  Austrália)
  • Diana Brydon (University of Manitoba, Winnipeg, Manitoba, Canadá)
  • Dirk Delabastita (University of Namur, Namur, Wallonia, Bélgica)
  • Ismail Xavier (USP, São Paulo, SP, Brasil)
  • José Roberto O’Shea  (UFSC, Florianópolis, SC, Brasil)
  • Peter Hulme (University of Essex, Colchester, Essex, Reino Unido)
  • Rosane Silveira - Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina - SC, rosanesilveira@hotmail.com
  • Sandra Regina Goulart Almeida (UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil)
  • Sérgio Luiz Prado Bellei (UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil)
  • Susana Bornéo Funck (UFSC, Florianópolis, SC, Brasil)

 

Produção editorial

  • Revisão das últimas revistas
    • Fascículo 66 - José Roberto O'Shea
    • Fascículo 65 - José Roberto O'Shea e Diogo Sinésio
    • Fascículo 64 - Maria Ester Wollstein Moritz, Adriana Kuerten Dellagnelo
    • Fascículo 63 - Diogo Sinésio
    • Fascículo 62 - Marta Miranda
  • Composição e arte final
    Ariane Girondi

 


Instruções aos autores

 

Escopo e política

Política Editorial
A Revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos nas áreas de Inglês, Literatura e Estudos Culturais. Ilha do Desterro não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos nela publicados, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade. A revista publica textos em Inglês e Português.

Condição para publicação: São aceitos trabalhos em que pelo menos um dos autores tenha o título de doutor. Mestrandos, mestres e doutorandos podem submeter artigos com a condição de que sejam co-autores com pesquisadores doutores. A comissão editorial entende que a supervisão de alunos deve ser explícita, e não deve ser tomada como co-autoria. Artigos derivados de pesquisas de mestrado ou doutorado devem incluir o nome do orientador em nota de rodapé, e não como co-autor. Uma exceção é feita as resenhas, em que é permitido resenhas de doutorandos.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais de artigos, entrevistas e resenhas submetidos à revista são encaminhados ao editor-chefe e editor convidado para uma análise preliminar, que vai considerar a linha editorial geral e o tema do número. Após essa avaliação preliminar o artigo ou a resenha  deve ser enviado incógnito à apreciação de dois pareceristas integrantes da Comissão Editorial, Conselho Consultivo ou consultores “ad hoc”, conforme temática do artigo. Caso haja discordância quanto aos pareceres, o artigo/resenha/entrevista será enviado a um terceiro parecerista.

Os originais poderão ser: - Aceitos na íntegra, sem restrições; - Aceitos na íntegra, com algumas alterações; ou, - Rejeitados. Quando houver a necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, a Comissão Editorial se dá o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado pela Comissão.

Declaração de Direito Autoral

A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Política de Acesso Livre

A revista on-line tem acesso aberto e gratuito. Ilha do Desterro proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Além disso, não há taxas para submissão e avaliação de artigos.

 

Forma e preparação de manuscritos

A Revista Ilha do Desterro publica os seguintes tipos de documentos:

  • Artigo: Texto resultante de pesquisa (bibliográfica, documental, experimental...), preferencialmente concluída, destacando a fundamentação teórico-metodológica, apresentando reflexão teórica que aprofunde um tema ou nova abordagem importante para o debate acadêmico na área de Letras e Linguística. O artigo deve apresentar procedimentos empregados na pesquisa e resultados alcançados - até o máximo de 8000 palavras, espaço 1,5.
  • Resenhas: Texto que apresente uma apreciação crítica de livros recém-editados nos campos de Letras e Literatura correspondente - até o máximo de 2500 palavras, espaço 1,5.
  • Entrevistas inéditas relacionados com o tema do número específico, até o máximo de 8000 palavras, espaço 1,5.

Os textos deverão ser submetidos à revista com a seguinte configuração: espaço 1,5, corpo 12, tipo Times News Roman, formato de papel A4, sem marcações de parágrafo. Os originais não deverão ser paginados. A primeira lauda deve iniciar com o cabeçalho com o título do texto e sua versão para a língua inglesa (caso seja em Português). Deve ser deixado espaço interlinear branco entre o título e sua versão para a língua inglesa. Deve haver espaçamento entre todos os títulos de seção e o texto. O cabeçalho deve ser seguido pelo o resumo do artigo expressando, de forma clara, a ideia do trabalho. Caso o artigo seja em português, é preciso uma versão em inglês e português do resumo. As palavras-chave devem vir logo abaixo dos resumos. Essas devem representar o assunto do artigo e seguir o idioma do resumo. Ou seja, resumos em inglês são seguidos por palavras-chave em inglês, e resumos em português são seguidos por palavras-chave em português. Em ambos os casos, devem ser separadas por “ponto e vírgula” – máximo de 5 palavras-chave.

As citações no corpo do texto deverão ser redigidas de acordo com o padrão estilístico correspondente a cada área: artigos, resenhas e entrevistas em inglês da área de Literatura devem obedecer às normas do MLA; artigos, resenhas e entrevistas em inglês da área de Linguística seguem as normas do APA; e artigos, resenhas e entrevistas em Português seguem as normas da ABNT.

O uso de notas, citações, gráficos, tabelas, figuras, quadros, fotografias, etc, deve ser limitado ao mínimo indispensável.

Recomenda-se incluir o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) que de alguma maneira auxiliaram seja na coleta de dados, nas ilustrações, ou mesmo na utilização de laboratórios mencionando “AGRADECIMENTOS” antes das Referências.

O autor deve informar a referência de toda informação não original, caso contrário é considerado plágio. A Revista Ilha do Desterro segue as diretrizes e recomendações propostas pelo CNPQ quando ao plágio e autoplágio, que define as seguintes modalidades de fraude ou má conduta em publicação:

Fabricação ou invenção de dados - consiste na apresentação de dados ou resultados inverídicos.

Falsificação: consiste na manipulação fraudulenta de resultados obtidos de forma a alterar-lhes o significado, sua interpretação ou mesmo sua confiabilidade. Cabe também nessa definição a apresentação de resultados reais como se tivessem sido obtidos em condições diversas daquelas efetivamente utilizadas.

Plágio: consiste na apresentação, como se fosse de sua autoria, de resultados ou conclusões anteriormente obtidos por outro autor, bem como de textos integrais ou de parte substancial de textos alheios sem os cuidados detalhados nas Diretrizes.

Comete igualmente plágio quem se utiliza de ideias ou dados obtidos em análises de projetos ou manuscritos não publicados aos quais teve acesso como consultor, revisor, editor, ou assemelhado.

Autoplágio: consiste na apresentação total ou parcial de textos já publicados pelo mesmo autor, sem as devidas referências aos trabalhos anteriores.

Envio de manuscritos

Toda comunicação com a revista, inclusive o envio de trabalhos, deverá ser feita por de endereço eletrônico (ilha@cce.ufsc.br) ou por meio do site http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/index.

Os manuscritos deverão conter apenas o texto a ser publicado, sem as informações do autor, para garantir uma avaliação cega. As informações de autoria dos documentos devem ser inseridas no sistema como metadados, garantindo que os manuscritos sejam avaliados de maneira imparcial.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY

Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Comunicação e Expressão, Bloco B- 405
88040-900 - Florianópolis - SC Brasil
Telefone: (48) 37219455
Fax: (48) 3721-9819


ilha@cce.ufsc.br ou ilha@gmail.com


Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Bloco B- 405, CEP: 88040-900, Florianópolis, SC, Brasil, Tel.: (48) 37219455 / (48) 3721-9819 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: ilha@cce.ufsc.br