ISSN 1518-7012 versão impressa
ISSN 1984-042X versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A política editorial da INTER tem como princípio, registrar e divulgar o conhecimento da comunidade científica nacional e internacional. Para tanto, estimula e desenvolve o intercâmbio entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais, atuantes no tema desenvolvimento locais, facilitando a aproximação entre o conhecimento científico e a comunidade. Outra vertente da revista é fomentar o intercâmbio de informações e experiências no âmbito do desenvolvimento local e temas correlatos com outras instituições, estabelecendo-se assim, um canal de divulgação de estudos e progressos recentes nos diversos domínios do conhecimento que convergem para essa temática.

 As áreas de interesse da INTER estão voltadas para o desenvolvimento local no contexto da territorialidade, com aporte nos micros e pequenos empreendimentos: redes empresariais, sistemas e arranjos produtivos locais, sistemas agro-florestais e de criação animal, cadeias produtivas, com enfoque nos processos interativos, cooperativos, organizativos, inovativos e sustentáveis dos atores envolvidos. São também de grande interesse da revista, publicações voltadas para as dimensões sócio-comunitárias com atenção em comunidades tradicionais: teoria do agrupamento societário, comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, pescadores artesanais, populações ribeirinhas, comunidades religiosas, entre outras), com enfoque no modo de vida, conhecimento tradicional acumulado e formas de desempenho territorial para o desenvolvimento local.

A INTER publica artigos que possam enfocar o desenvolvimento local, via reflexões teóricas e relatos de práticas, estabelecendo uma produtiva interação entre práxis e os conceitos (artigos, entrevistas, relatos, práxis-conceitos). Eventualmente são publicados os resumos das dissertações apresentadas no programa de Pós-graduação em desenvolvimento local – Mestrado acadêmico da UCDB.

A avaliação da INTER é feita por pares da revista, semestralmente via reunião do Conselho do PPGDL (Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local), ocasião em que são analisados os artigos publicados, com sugestões que cada vez mais a revista possa ser aprimorada.

O público da revista é de docentes, discentes, egressos, profissionais das diversas áreas do conhecimento, gestores empresariais de instituições públicas e privadas, governança local, regional, nacional e internacional. Realiza-se também o sistema de comute com outras instituições.

Roteiro para avaliação objetiva de artigos propostos à publicação

 

Critérios para publicação

INSTRUÇÕES AOS AUTORES - CRITÉRIOS PARA PUBLICAÇÃO REVISTA INTERAÇÕES

Art. 1o - Interações, Revista Internacional do Programa de Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco, destina-se à publicação de matérias que, pelo seu conteúdo, possam contribuir para a formação de pesquisadores e para o desenvolvimento científico, além de permitir a constante atualização de conhecimentos na área específica do Desenvolvimento Local.

Art. 2o - A periodicidade da Revista será, inicialmente, semestral, podendo alterar-se de acordo com as necessidades e exigências do Programa; o calendário de publicação da Revista, bem como a data de fechamento de cada edição, serão, igualmente, definidos por essas necessidades.

Art. 3o - A publicação dos trabalhos deverá passar pela supervisão de um Conselho de Redação composto por três professores do Programa de Desenvolvimento Local da UCDB, escolhidos pelos seus pares.

Art. 4o - Ao Conselho Editorial caberá a avaliação de trabalhos para publicação.

Parágrafo 1o - Os membros do Conselho Editorial serão indicados pelo corpo de professores do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local, entre autoridades com reconhecida produção científica em âmbito nacional e internacional.

Parágrafo 2o - A publicação de artigos é condicionada a parecer positivo, devidamente circunstanciado, exarado por membro do Conselho Editorial.

Parágrafo 3o - O Conselho Editorial, se necessário, submeterá os artigos a consultores ad hoc, para apreciação e parecer, em decorrência de especificidades das áreas de conhecimento.

Parágrafo 4o - O Conselho Editorial Internacional poderá propor ao Conselho de Redação a adequação dos procedimentos de apresentação dos trabalhos, segundo as especificidades de cada área.

Art. 5o - A Revista publicará trabalhos da seguinte natureza:

I - Artigos inéditos, que envolvam, sob forma de estudos, abordagens teóricas ou práticas referentes à pesquisa em Desenvolvimento Local, e que apresentem contribuição relevante à temática em questão.

II - Traduções de textos fundamentais, isto é, daqueles textos clássicos não disponíveis em língua portu­guesa, que constituam fundamentos da área específica de Desenvolvimento Local e que, por essa razão, contribuam para dar sustentação e densidade à reflexão acadêmica, com a devida autorização do autor do texto original.

III - Entrevistas inéditas sobre trabalhos relevantes e voltados para o Desenvolvimento Local.

IV - Resenhas de obras inéditas e relevantes que possam manter a comunidade acadêmica informada sobre o avanço das reflexões na área do Desenvolvimento Local.

Art. 6o - A entrega dos originais para a Revista deverá obedecer aos seguintes critérios:

I - Os artigos deverão conter obrigatoriamente:

a) título em português, inglês, francês e espanhol;

b) nome do(s) autor(es), identificando-se em rodapé as respectivas instituições, endereços eletrônicos, dados relativos à produção do artigo, bem como possíveis auxílios institucionais;

c) cada artigo deverá conter, no máximo, três autores, os quais, pela simples submissão do artigo, assumem a responsabilidade sobre autoria e domínio de seu conteúdo;

d) resumo em português, inglês, francês e espanhol com, no máximo seis linhas ou 400 caracteres, rigorosamente corrigidos e revisados, acompanhados, respectivamente, de palavras-chave, todas em número de três, para efeito de indexação do periódico;

e) texto com as devidas remissões bibliográficas no corpo do próprio texto;

f) referências.

II - Os trabalhos devem ser encaminhados para acdorsa@ucdb.br, dentro da seguinte formatação:

a) arquivo no padrão Microsoft Word;

b) autorização para publicação (Art. 7o), devidamente assinada pelo(s) autor(es), digitalizada, bem como endereço completo para correspondência, para o recebimento dos exemplares;

c) O texto deverá ter entre 10 e 18 páginas redigidas em espaço 1,5;

d) caso o artigo traga gráficos, tabelas ou fotografias, o texto deverá ser reduzido em função do espaço ocupado por aqueles;

e) a fonte utilizada deve ser a Times New Roman, tamanho 12;

f)  os caracteres itálicos serão reservados exclusivamente a títulos de publicações e a palavras em idioma distinto daquele usado no texto, eliminando-se, igualmente, o recurso a caracteres sublinhados, em negrito, ou em caixa alta; todavia, os subtítulos do artigo virão em negrito;

III - Todos os trabalhos devem ser elaborados em qualquer língua, com texto rigorosamente corrigido e revisado.

IV - Eventuais ilustrações, fotos, imagens e tabelas com respectivas legendas devem ser contrastadas e apresentadas separadamente, em formato TIFF, JPG, WMF ou EPS, com indicação, no texto, do lugar onde serão inseridas. Todo material fotográfico será, preferencialmente, em preto e branco.

V - As referências e remissões deverão ser elaboradas de acordo com as normas de referência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT - 6023).

VI - As opiniões e conceitos emitidos pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

VII - Os limites estabelecidos para os diversos trabalhos somente poderão ser excedidos em casos real­mente excepcionais, por sugestão do Conselho Editorial e a critério do Conselho de Redação.

Art. 7o - O(s) autor(es) deverá(ão) enviar declaração de elaboração, domínio do conteúdo e autorização para publicação do artigo (disponível no site do periódico).

Art. 8o - Não serão aceitos textos que não obedecerem, rigorosamente, os critérios estabelecidos. Os textos recusados serão devolvidos para os autores acompanhados de justificativa

Art. 9o - A simples remessa de textos implica autorização para publicação e cessão gratuita de direitos autorais.

Art. 10o - Os autores que publicarem artigos na Interações só poderão publicar novamente após um período de dois anos.

Art. 11o - Em um mesmo número da Revista não será permitido constar mais de um artigo do mesmo autor, mesmo que em coautoria.

Art. 12o - Ao autor de trabalho aprovado e publicado será fornecido, gratuitamente, um exemplar do número correspondente da Revista.

Art. 13o - Uma vez publicados os trabalhos, a Revista reserva-se todos os direitos autorais, inclusive os de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação da fonte.

Para fins de apresentação do artigo, considerem-se os seguintes exemplos (as aspas delimitando os exemplos foram intencionalmente suprimidas):

a) Remissão bibliográfica após citações:

In extenso: O pesquisador afirma: "a sub-espécie Callithrix argentata, após várias tentativas de aproxi­mação, revelou-se avessa ao contato com o ser humano" (SOARES, 1998, p. 35).

Paráfrase: como afirma Soares (1998), a sub-espécie Callithrix argentata tem se mostrado "avessa ao contato com o ser humano"...

b) Referências:

JACOBY, Russell. Os últimos intelectuais: a cultura americana na era da academia. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Trajetória/Edusp, 1990.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

______. A redefinição do lugar. In: Encontro Nacio­nal da Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia, 1995, Aracaju. Anais... Recife: Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia, 1996, p. 45-67.

______. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987.

SOJA, Edward. Geografias pós-modernas: a reafirmação do espaço na teoria social crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

SOUZA, Marcelo L. Algumas notas sobre a importância do espaço para o desenvolvimento social. In: Revista Território (3), p. 14-35, 1997.

WIENER, Norbert. Cibernética e sociedade: o uso humano de seres humanos. 9. ed. São Paulo: Cultrix, 1993.

c) Emprego de caracteres em tipo itálico: os programas de pós-graduação stricto sensu da universidade em questão...; a sub-espécie Callithrix argentata tem se mostrado...

 

Forma e preparação de manuscritos

INTER destina-se à publicação de matérias que, pelo seu conteúdo, possam contribuir para a formação de pesquisadores e para o desenvolvimento científico, além de permitir a constante atualização de conhecimentos na área específica do Desenvolvimento Local. A entrega dos originais para a Revista deverá obedecer aos seguintes critérios:

I - Os artigos deverão conter obrigatoriamente:

a) título em português, inglês, francês e espanhol;

b) nome do(s) autor(es), identificando-se em rodapé as respectivas instituições, endereços eletrônicos, dados relativos à produção do artigo, bem como possíveis auxílios institucionais;

c) cada artigo deverá conter, no máximo, três autores, os quais, pela simples submissão do artigo, assumem a responsabilidade sobre auto­ria e domínio de seu conteúdo;

d) resumo em português, inglês, francês e espanhol com, no máximo seis linhas ou 400 caracteres, rigorosamente corrigidos e revisados, acompanhados, respectivamente, de palavras-chave, todas em número de três, para efeito de indexação do periódico;

e) texto com as devidas remissões bibliográficas no corpo do próprio texto;

f) referências.

II - Os trabalhos devem ser encaminhados para acdorsa@ucdb.br, dentro da seguinte formatação:

a) arquivo no padrão Microsoft Word;

b) autorização para publicação (Art. 7o), devidamente assinada pelo(s) autor(es), digitalizada, bem como endereço completo para correspondência, para o recebimento dos exemplares;

c) o texto deverá ter entre 10 e 18 páginas redigidas em espaço 1,5;

d) caso o artigo traga gráficos, tabelas ou fotografias, o texto deverá ser reduzido em função do espaço ocupado por aqueles;

e) a fonte utilizada deve ser a Times New Roman, tamanho 12;

f) os caracteres itálicos serão reservados exclusiva­mente a títulos de publicações e a palavras em idioma distinto daquele usado no texto, eliminando-se, igualmente, o recurso a caracteres sublinhados, em negrito, ou em caixa alta; todavia, os subtítulos do artigo virão em negrito;

III - Todos os trabalhos devem ser elaborados em qualquer língua, com texto rigorosamente corrigido e revisado.

IV - Eventuais ilustrações, fotos, imagens e tabelas com respectivas legendas devem ser contrastadas e apresentadas separadamente, em formato TIFF, JPG, WMF ou EPS, com indicação, no texto, do lugar onde serão inseridas. Todo material fotográfico será, preferencialmente, em preto e branco.

V - As referências e remissões deverão ser elaboradas de acordo com as normas de referência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT - 6023).

VI - As opiniões e conceitos emitidos pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

VII - Os limites estabelecidos para os diversos traba­lhos somente poderão ser excedidos em casos real­mente excepcionais, por sugestão do Conselho Edi­torial e a critério do Conselho de Redação.

 

Envio de manuscritos

Endereço para correspondência e envio de artigos:

Universidade Católica Dom Bosco
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local – Mestrado Acadêmico
INTERAÇÕES – Revista Internacional de Desenvolvimento Local
Av. Tamandaré, 6000 – Jardim Seminário
CEP 79117-900 – Campo Grande-MS
Fone: (67) 3312-3593
e-mail: acdorsa@ucdb.br

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Editora da Universidade Católica Dom Bosco
Av. Tamandaré, 6000 - Jd. Seminário
79117-900 - Campo Grande - MS - Brasil
Tel./Fax: 55 67 3312-3373


editora@ucdb.br