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(Atualizado: 20/09/2024)

SOBRE O PERIÓDICO

Breve Histórico

 

A Revista Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação é uma publicação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).  Publicada desde 1978, tem se aperfeiçoado como periódico científico de forma constante, sendo publicada com periodicidade regular e de forma ininterrupta desde sua fundação.

Assim, a Revista Intercom é o mais antigo dos periódicos da área de Comunicação atualmente em circulação. Desde os anos 1980, quando figurou entre os únicos quatro periódicos existentes na época, representa um importante espaço para difusão científica e democratização do conhecimento, contribuindo para o avanço e debates sobre e para a área da Comunicação. Na atualidade, figura entre as principais publicações da área, sendo a primeira a ser credenciada pelas principais bases internacionais de indexação.

Para garantir sua qualificação como periódico, exigências para ingresso e permanência na base de indexadores como SciELO e Latindex, entre outros, a Revista Intercom conta com um Conselho Editorial qualificado e diverso, em termos geográficos e de gênero. Além disso, conta com criteriosos processos de avaliação e editorial, privilegiando as boas práticas e ética na pesquisa científica.

O título abreviado do periódico, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas  é Intercom.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

A Revista Intercom segue o modelo Gold Open Access. O movimento Ciência Aberta propõe diretrizes para a prática científica colaborativa, compartilhada e pública. Em consonância com as diretrizes de Ciência Aberta, a Revista Intercom adota uma série de práticas, como a política de acesso livre, o código de boas práticas para editores e o uso de redes sociais para divulgação de trabalhos publicados.

Além disso, requer a indicação precisa do papel de cada um dos autores em artigos com múltipla autoria, incentiva o compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos, como, por exemplo, Zenodo, Figshare, NADAC, QDR e OSF.

No momento da submissão do manuscrito, solicitamos que seja preenchido o “Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta”, no qual os autores compartilham com o periódico informações do manuscrito de acordo com as práticas de comunicação da Ciência Aberta.

Caso tais dados não possam ser publicados no próprio trabalho essa informação deve ser indicada no manuscrito, considerando o princípio de que os artigos que comunicam pesquisas deverão indicar e referenciar a disponibilidade dos conteúdos subjacentes à elaboração da pesquisa e dos resultados obtidos.

A Revista Intercom incentiva a publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como Preprints, SciELO Preprints e EmeRI, para que, sendo o caso, sejam discutidos abertamente, antes de serem publicados.

Também em sintonia com as práticas da ciência aberta, o periódico oferece a autores e pareceristas opções de abertura do processo de avaliação por pares, com ou sem identificação dos seus nomes. A autorização para divulgação do nome poderá ser dada pelos autores no momento de submissão do artigo e pelos avaliadores no preenchimento do Formulário de Avaliação sobre conformidade com a Ciência Aberta.

Em caso de publicação das avaliações que fundamentaram a decisão de publicação do artigo, elas poderão ser editadas pelo corpo editorial da revista.

A contribuição dos editores de seção é devidamente creditada no artigo publicado. Os avaliadores recebem declaração do parecer do manuscrito e podem ainda validar a atividade no Publons ou Reviewer Credit.

 

 

Ética na Publicação

 

A Revista Intercom dedica-se a cumprir as boas práticas e segue normas e recomendações de padrões de ética e responsabilidade na comunicação científica estabelecidas pelas instituições nacionais e internacionais, entre as quais se destacam: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Committee on Publication Ethics (COPE), Fapesp e o Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica (SciELO).

A Revista Intercom tem o compromisso com a ética e qualidade na publicação. Estamos em conformidade com padrões de comportamento ético esperado para todas as partes envolvidas: autores(as), editores(as) e revisores(as) na publicação. Autores, Editores e Revisores são incentivados a estudar e seguir todas as normas de boas práticas da pesquisa científica.

Espera-se, ainda, que todos os artigos que relatem pesquisas com seres humanos contenham informações relevantes sobre procedimentos éticos, com anexação de comprovante de aprovação do Comitê de Ética ao realizar a submissão, conforme regulamentação da pesquisa com humanos.

Qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância não são aceitos pelo periódico. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico.

Para promover a predominância de originalidade dos textos, a Revista Intercom adota programas de verificação de duplicidades com textos já publicados.

Como forma de defesa do comportamento ético de todas as partes envolvidas no processo de publicação, listamos algumas das políticas que adotamos nesse sentido.

Deveres das Editoras-Chefes:

  • qualquer manifestação antiética identificada nos trabalhos científicos publicados na Revista Intercom, pode ser trazida à atenção do editor a qualquer momento, por qualquer pessoa, desde que haja informações e evidências suficientes para que uma investigação seja iniciada;
  • todas as tentativas necessárias devem ser realizadas para a obtenção de uma resolução para o problema; em todo caso, o autor deve ter a oportunidade de responder a quaisquer alegações;
  • informar ou notificar o autor ou revisor onde lhe parecer que houve qualquer mal-entendido ou má-aplicação de padrões aceitáveis;
  • decidir pela retratação ou retirada formal de publicação da revista.

Deveres dos Editores Executivos:

  • analisar todos os artigos recebidos, sendo de sua responsabilidade a rejeição ou a aceitação dos artigos, com base nos pareceres;
  • garantir os padrões de qualidade desejados, obedecendo aos objetivos do periódico e às suas respectivas seções;
  • evitar más práticas e comportamento antiético, especialmente de plágio e informação fraudulenta;
  • selecionar os avaliadores/pareceristas de forma adequada, considerando a afinidade temática com os artigos e a produção e respeitabilidade dos acadêmicos avaliadores/pareceristas no meio acadêmico-científico;
  • garantir que a avaliação dos artigos seja feita por pares, de forma a garantir a qualidade da publicação científica, justificando qualquer importante desvio em relação ao processo de avaliação;
  • avaliar os manuscritos submetidos com base unicamente na sua importância, originalidade, clareza e relevância do estudo para o campo científico, sem considerar a raça, o sexo, a orientação sexual, a crença religiosa, a origem étnica, a nacionalidade ou a filosofia política e/ou ideológica dos autores;
  • evitar que seja divulgada qualquer informação sobre um manuscrito submetido, a não ser aos pareceristas e aos conselheiros editoriais;
  • impedir a utilização de materiais inéditos divulgados em um manuscrito submetido em pesquisas próprias sem o consentimento expresso e por escrito do autor;
  • impedir que interesses comerciais comprometam os padrões intelectuais;
  • tomar medidas necessárias cabíveis quando forem apresentadas reclamações éticas a respeito de um manuscrito submetido ou artigo publicado, dispondo-se a publicar correções, esclarecimentos, retratações e desculpas, quando necessário;
  • recusar avaliar os manuscritos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos;
  • garantir que o material de pesquisa publicado esteja em conformidade com diretrizes éticas internacionalmente aceitas, reservando-se o direito de pedir orientação ao Comitê Científico nomeado nesta revista, caso haja necessidade;
  • tomar todas as medidas necessárias em caso de suspeita de falta de ética. Este dever estende-se a trabalhos publicados e não publicados.

Deveres dos Pareceristas:

  • auxiliar os editores na tomada de decisões editoriais e, por meio das comunicações, auxiliar os autores na melhoria do artigo;
  • notificar imediatamente os editores caso não se sinta qualificado para analisar o artigo ou quando julgar que a leitura imediata do trabalho será impossível;
  • tratar os trabalhos recebidos para análise pelos editores ou pelo(s) autor(es) como documentos confidenciais, sendo vedada a exposição dos manuscritos à apreciação de terceiros;
  • considerar a relevância, correção, originalidade, atualidade das discussões e referências, adequação ao campo de conhecimento, o rigor metodológico e padrões de qualidade da publicação;
  • preencher todos os itens do formulário de avaliação recebido concomitantemente com o artigo a ser avaliado;
  • manter em sigilo informações privilegiadas ou ideias obtidas por meio da leitura dos manuscritos, não as utilizando para proveito pessoal;
  • conduzir os pareceres de forma objetiva, expressando seus pontos de vista de maneira clara, apoiados em argumentos;
  • identificar trabalhos publicados relevantes que não foram citados pelos autores;
  • chamar a atenção dos editores em caso de suspeita de plágio ou autoplágio, apontando qualquer outro artigo publicado ou enviado de que tenha conhecimento substancialmente similar ao trabalho em revisão;
  • recusar avaliar os manuscritos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.

Deveres dos Autores:

  • devem ser pesquisadores acadêmicos, engajados em um trabalho sério e sistemático em seus campos e subcampos específicos;
  • declarar, quando da submissão do artigo, que o seu conteúdo é original, que não foi publicado ou submetido a qualquer outra publicação, em qualquer idioma;
  • identificar (se for o caso) instituições e agências que apoiaram a pesquisa financeiramente;
  • cuidar para que todos os artigos que relatem pesquisas com seres humanos contenham informações relevantes sobre procedimentos éticos, anexando comprovante de aprovação do Comitê de Ética ao realizar a submissão;
  • apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva sobre o seu significado; o artigo deve conter detalhes suficientes e referências que permitam que outros possam replicar o trabalho;
  • dar o devido crédito aos autores das obras e/ou trabalhos citados;
  • não publicar manuscritos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa em mais de um periódico; enviar o mesmo manuscrito para mais de uma revista ao mesmo tempo e/ou publicar o mesmo artigo em mais de um periódico constitui um comportamento editorial antiético e inaceitável;
  • listar os nomes de todos os coautores que tiveram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo; também deve certificar-se de que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação. Pessoas que tiveram participação no projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores;
  • informar imediatamente o editor da revista ou o membro do Conselho Editorial sobre conhecimento de erro significativo ou imprecisão em seu trabalho publicado e cooperar com o editor para corrigir o artigo;
  • comprometer-se a trabalhar como avaliadores (pareceristas) para outros artigos em sua subárea do conhecimento.
 

 

Foco e Escopo

 

A Revista Intercom é uma publicação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), tendo como foco de interesse a Comunicação Social, respeitando a interdisciplinaridade e a abrangência temática características da área do conhecimento. Seu conteúdo privilegia a publicação de artigos inéditos, relatos de experiência, pesquisas em andamento, entrevistas e resenhas relacionados com as Ciências da Comunicação.

Adota em seu processo editorial a avaliação cega por pares, onde os trabalhos são encaminhados para especialistas para análise, atendendo aos critérios de sua política editorial.

Objetivos: a) Promover e divulgar a pesquisa científica acadêmica nacional e internacional sobre Comunicação; b) Contribuir para desenvolver o nível da investigação e do ensino universitário de Comunicação; c) Servir de espaço para a reflexão sobre temas de interesse público do âmbito da Comunicação.

 

 

Fluxo contínuo

 

A Revista Intercom adotou, em 2022, a modalidade de publicação continuada, ou seja, os artigos aprovados e editados são imediatamente publicados em um volume anual, não sendo necessário fechar um número ou obedecer a uma frequência determinada.

Anteriormente, a periodicidade da revista era quadrimestral, com publicação nos meses de janeiro, maio e setembro. Na nova modalidade os artigos deixam de ter a paginação sucessiva e sequencial e passam a apresentar o elocation-id, um identificador eletrônico único para cada artigo no volume.

 

 

Preservação Digital

 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO. O periódico também faz parte da Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana do IBICT, que fornece preservação para qualquer periódico do sistema Open Journal System [OJS] no Brasil.

 

 

Fontes de Indexação

 

Bases de dados

Bases preprint

Diretórios/portais

Índices

 

 

Ficha Bibliográfica

 
  • e-ISSN: 1980-3508 (versão online) 
  • ISSN: 1809-5844 (versão impressa - descontinuada em 2019)
  • Título do periódico: Intercom (São Paulo)
  • Título-chave abreviado: Intercom (São Paulo)
  • Outras variantes do título: Revista Intercom, Rev. Intercom, Revista Brasileira de Ciências da Comunicação;
  • Publicação da: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom);
  • Periodicidade: Anual - em fluxo contínuo;
  • modalidade de publicação: publicação contínua;
  • Ano de criação: 1978
 

 

Websites e Mídias Sociais

   

 

POLÍTICA EDITORIAL

Preprints

 

A Revista Intercom  aceita a publicação de artigos de preprints e incentiva a publicação em plataformas públicas, como Preprints, SciELO Preprints e EmeRI, para que, sendo o caso, sejam discutidos abertamente, antes de serem publicados.

Preprint é um manuscrito pronto para submissão a um periódico, depositado em servidores de preprints confiáveis antes ou em paralelo à submissão a um periódico.

O uso do preprint é opção do autor, e supõe-se que, quando da submissão do artigo ao periódico, por meio do “Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta”, sejam informados o nome do servidor de Preprints e o DOI do Preprint.

Os artigos submetidos a preprints compartilham com os periódicos o ineditismo na publicação e o processo de avaliação não utilizará o procedimento duplo anonimizado, visto que a autoria passará a ser conhecida.

Para garantir que os preprints submetidos a Revista Intercom sejam tratados com transparência e integridade, é recomendado que os autores forneçam as seguintes informações:

  • Identificação do Preprint: os autores devem fornecer informações sobre o preprint, incluindo título, autores, nome do repositório onde foi publicado, data de publicação e DOI.
  • Relação com o Trabalho Submetido: os autores devem esclarecer como o preprint está relacionado com o trabalho submetido para o periódico, por exemplo, se o preprint é uma versão anterior ou se contém informações complementares.
  • Conflito de Interesse: os autores devem informar se há algum conflito de interesse relacionado ao preprint, como financiamento de uma empresa ou instituição com interesse no trabalho.

Essas informações são importantes para que os editores possam avaliar a originalidade e a relevância do trabalho submetido, bem como para evitar duplicações ou informações redundantes em publicações subsequentes.

 

 

Processo de Avaliação por Pares

 

Os originais submetidos para apreciação por meio de submissão on-line através do site da Intercom/Portcom, que utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas — SEER  (Open Journal Systems - OJS), são analisados em uma primeira etapa (desk review) pela Equipe Editorial quanto à observância do atendimento das normas editoriais, coerência interna do texto, pertinência do conteúdo do original à linha editorial do periódico e contribuição para a inovação do conhecimento.

Depois de aprovado nessa triagem (Desk Review) inicial, tem início o processo de avaliação, com a Equipe Editorial encaminhando o manuscrito para pelo menos dois pareceristas em sistema duplo-cego, escolhidos em função de suas especialidades na área.

Os Editores Executivos realizam o acompanhamento de todo esse processo de avaliação, que pode ser estendido por mais de uma rodada, caso haja pareceres iniciais diversos. Em cada rodada de avaliação os revisores contribuem para a qualificação do texto por meio de um parecer redigido em “formulário próprio de avaliação”.

Os pareceres encaminhados pelos consultores são analisados pela Equipe Editorial quanto ao cumprimento das normas de publicação, conteúdo e pertinência. Após esse processo, são enviados aos autores com indicação de aceitação, reformulação ou recusa.

Sempre que solicitada revisão aos autores, estes deverão enviar 3 arquivos: (a) uma versão final do artigo, em arquivo limpo, de preferência em formato .docx ou .odt; (b) uma versão, de preferência em .docx  ou .odt, com todas as alterações feitas e identificadas como revisão (deve-se marcar com cor diferente os trechos alterados e não usar o controle de alterações); (c) uma carta aos editores comentando sobre todas as modificações realizadas ou não aceitas (com as devidas justificativas), conforme orientação dos revisores.

Após a aprovação do artigo, o mesmo seguirá para o processo de revisão, de tradução pelos autores para a segunda língua, e produção editorial.

A produção editorial inclui as etapas de recebimento do artigo traduzido, edição, diagramação de XML, PDF e HTML, leitura final e checagem final pelos editores e envio às bases de dados.

Portanto, no que se refere às chamadas Boas Práticas Editoriais, seguimos normas de consenso e bom senso.  Em primeiro lugar, considera-se a avaliação dos manuscritos recebidos. O texto deve ser enviado a um parecerista escolhido entre os pesquisadores de notória competência na área de conhecimento em que se inscreve a colaboração. O nome do consultor deve ser resguardado por um estrito sigilo. A revisão dos artigos desenvolvida é direcionada no sentido de que seja assegurada a integridade da revisão cega por pares. Nas revisões “duplo-cegas” adotadas pela Revista Intercom, nem o nome do autor (ou dos autores) nem o nome dos revisores são revelados uns aos outros.

Política de Transparência e Opcionalidade na Revisão por Pares

A Revista Intercom publicará, no artigo final, os nomes dos editores responsáveis pela avaliação. Essa prática reforça o compromisso do periódico com a integridade do processo editorial e proporciona reconhecimento aos editores pelo seu papel crucial na manutenção dos padrões de qualidade da publicação.

A Revista Intercom adota três modalidades de avaliação por pares:

  • Avaliação duplo-cega: autores e pareceristas não conhecem a identidade um do outro.
  • Avaliação simples-cega: os autores revelam sua identidade, mas os pareceristas permanecem anônimos.
  • Avaliação aberta: autores e pareceristas conhecem a identidade um do outro.

A modalidade padrão de avaliação adotada pela Revista Intercom é a duplo-cega. Porém, nos casos de preprint não é possível garantir o anonimato dos autores; assim, a avaliação pode ser simples-cega ou aberta. Reiteramos que a abertura do processo de avaliação pelos pares depende da concordância entre os editores associados e pareceristas envolvidos.

Sobre os tempos de processamento dos manuscritos

A Revista Intercom, desde julho de 2024, está numa atividade vigorosa de melhoria de seus processos internos de gestão, visando diminuir o tempo de processamento de seus manuscritos. O prazo entre a recepção e a triagem inicial (desk review) é de 30 dias. Em caso de manuscritos enviados para avaliação e aprovados, o prazo entre a recepção e a publicação pode variar entre seis e 12 meses.

 

 

Dados Abertos

 

A Revista Intercom está comprometida com as diretrizes do Guia para promoção da abertura, transparência e reprodutibilidade das pesquisas publicadas pelos periódicos SciELO (Diretrizes TOP), visando aprimorar a qualidade e a transparência das pesquisas publicadas. Essas diretrizes enfatizam a importância da clareza nas evidências que fundamentam as conclusões dos estudos.

Para alinhar-se a esses princípios, a Revista Intercom solicita que todos os conjuntos de dados associados aos manuscritos submetidos sejam acompanhados do “Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta”. Este formulário deve ser preenchido detalhadamente pelos autores, destacando como a pesquisa adere aos padrões da Ciência Aberta, e submetido como um Arquivo Suplementar com o manuscrito.

Essa prática assegura que todos os dados relevantes estejam disponíveis para revisão e análise, contribuindo para a integridade e a reprodutibilidade da pesquisa científica. A adesão a essas diretrizes reforça o compromisso do periódico com a transparência e a excelência na publicação científica.

É necessário citar devidamente todos os dados, incluindo indicação de atribuições de cada autor em artigos em co-autoria, códigos de programas e métodos utilizando identificadores de objeto digital (DOIs), citações de periódicos ou outros identificadores persistentes. Situações excepcionais que demandem um tratamento diferenciado, como informações confidenciais sob acordos de não divulgação, devem ser comunicadas ao editor até, no máximo, a etapa de revisão do manuscrito e mencionadas de forma clara nos Agradecimentos. (ver orientações aos autores).

Todos os dados empregados nas análises devem estar acessíveis para qualquer pesquisador com o objetivo de reproduzir ou expandir a análise. Os dados devem estar presentes no artigo ou depositados em repositórios especializados da comunidade ou em repositórios de uso geral. Alguns exemplos incluem Zenodo, OSF e o repositório de dados SciELO Data. Situações especiais, como a proteção da privacidade ou a aquisição de dados de terceiros, devem ser discutidas com o editor o quanto antes e claramente indicadas nos agradecimentos.

 

 

Cobrança de Taxas

 

A Revista Intercom não cobra nenhuma taxa (Article Processing Charge - APC) por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita e de acesso aberto.

 

 

Política de Ética e Más Condutas, Errata e Retratação

 

A Revista Intercom está de acordo com as principais orientações de organismos internacionais e nacionais que servem de referência de princípios e boas práticas sobre ética e negligência para publicações científicas e orienta-se pelas principais práticas de ética do Cope, o “Guia SciELO de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica” e os “Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas” recomendados pelo Cope, Doaj, Oaspa e Wame. A adoção das orientações auxilia os editores na detecção de possíveis fraudes e más práticas de publicação.

Ao submeterem artigos à Revista Intercom, os autores declaram automaticamente que os conteúdos dos artigos são originais e inéditos. Declaram, ainda, que o artigo não foi publicado, completo ou incompleto, em outro periódico, ainda que em outra língua, nem foi submetido a outro periódico simultaneamente. Os autores devem submeter, junto ao manuscrito, a “Declaração de Submissão” como arquivo complementar (outro). Além disso, comprometem-se também a informar à revista quando detectarem algum erro ou imprecisão em seu trabalho (publicado, em avaliação ou em editoração) e a colaborar com os editores para que seja feita a devida retratação ou correção do artigo. 

Os editores e pareceristas comprometem-se a avaliar os trabalhos submetidos à revista de forma objetiva e por seu conteúdo intelectual, sem discriminação de raça, gênero, orientação sexual, religião, origem geográfica ou pensamento político.

Comprometem-se também a tratar de forma confidencial as colaborações dos autores enquanto estiverem sob avaliação e caso o trabalho seja recusado.  Os trabalhos serão objeto de avaliação ou discussão com terceiros somente por autorização dos editores da revista.

Quando os avaliadores identificarem que o trabalho submetido apresenta conteúdo relevante publicado anteriormente – pelo autor ou por terceiros, quer sejam afirmações, argumentos ou reprodução de trechos –, devem informar diretamente aos editores e os autores deverão providenciar que tais conteúdos venham sempre acompanhados da respectiva remissão bibliográfica, indicando sua origem.

Da mesma forma, quando houver semelhança substancial ou indício de que o artigo em avaliação já tenha sido publicado em outro periódico, os avaliadores devem alertar os editores de que o artigo fere os princípios éticos da revista.

Quaisquer desvios e outros casos não previstos nesta declaração devem ser informados às editoras-chefes do periódico, que tomarão as providências cabíveis para sanar o problema apresentado.

Os casos de plágio ou similaridade serão tratados de acordo com as diretrizes recomendadas pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE). Por exemplo, a depender da gravidade da ocorrência, em caso de suspeita de plágio ou duplicidade, os autores serão contatados e a revista poderá solicitar correções ou até mesmo rejeitar a publicação. Caso a detecção de irregularidades ocorra após a publicação, os editores tomarão as providências cabíveis visando a publicação de uma errata ou uma retratação, conforme o caso.

  • Errata: A Revista Intercom reconhece a importância de corrigir erros que possam surgir após a publicação de um artigo. Se um erro significativo for identificado, os autores devem notificar o periódico imediatamente. Uma errata será publicada o mais rápido possível para detalhar as correções e garantir a precisão e integridade do registro científico.
  • Plágio e Autoplágio (Reciclagem de Texto): A Revista Intercom proíbe estritamente o plágio e o autoplágio. Autoplágio ocorre quando um autor reutiliza partes significativas de seus próprios trabalhos publicados anteriormente sem citação adequada. Manuscritos com reciclagem de texto serão rejeitados e podem resultar em sanções pelo Conselho Editorial.
  • Publicação Duplicada e Redundante: A Revista Intercom publica apenas conteúdo original. Não é permitido submeter um estudo a múltiplos periódicos simultaneamente ou dividir os resultados de um estudo em vários artigos (“publicação-salame"). As violações resultarão em rejeição ou retratação do artigo, com possíveis sanções pelo Conselho Editorial.
  • Fabricação e Falsificação de Dados: fraudes como manipulação de imagens, fabricação ou falsificação de dados resultarão na exclusão imediata do manuscrito do processo de avaliação e possíveis sanções pelo Conselho Editorial.
  • Correções e Retratações: em casos de erros graves ou descobertas de más condutas científicas, como plágio ou falsificação de dados, uma retratação do artigo pode ser necessária. A decisão de retratar um artigo é tomada pelas editoras-chefes, após investigação cuidadosa e, quando apropriado, consulta com especialistas externos. A retratação será claramente identificada como tal e permanecerá vinculada ao artigo original no site do periódico, mantendo a transparência e a integridade do registro acadêmico.

Essas políticas são fundamentais para manter os altos padrões éticos da publicação científica e garantir a confiança na integridade do conteúdo publicado pela Revista Intercom.

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos.

Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. 

Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão  (“Declaração de Responsabilidade e Conflito de Interesses”). Nesse caso, a Revista Intercom comunica e orienta os envolvidos quanto a motivação das decisões editoriais.

Os pareceristas e editores envolvidos na avaliação também deverão declarar se possuem algum conflito de interesse em relação ao manuscrito ou seus autores, tais como: atuar ou ter atuado na mesma instituição do(s) autor(es); ter histórico recente de colaboração ou de publicação com um do(s) autor(es); ter relação pessoal com o(s) autor(es), entre outros.

Para mais informações ver: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.

 

 

Adoção de Softwares de Verificação de Similaridade

 

A Revista Intercom entende ser necessário o combate ao plágio e, como parte das ações  de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas publicações, adota, a partir da edição 47 (2024) o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base o aplicativo CopySpider.

O periódico também utiliza ferramentas para detecção de conteúdo gerado por inteligência artificial (IA), tais comoZeroGPT, entre outras.

A verificação de integridade se dá no início do processo de avaliação editorial, antes da revisão por pares. Isso garante que questões de originalidade sejam identificadas e tratadas precocemente no fluxo de submissão e avaliação.

Manuscritos que apresentarem um grau significativo de similaridade (maior que 30%) com outros trabalhos publicados, indicando plágio, serão rejeitados. A Revista Intercom  entende o plágio como uma violação grave da ética na publicação científica.

Os autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo e informações apresentadas em seus manuscritos.

Casos de plágio reportados à Revista após a publicação dos artigos serão analisados pela equipe editorial e, na hipótese de confirmação da denúncia, o artigo será retirado da Revista imediatamente. Também poderão ser aplicadas penalidades aos autores,dentro dos limites da competência de uma publicação científica.

 

 

Adoção de Softwares Uso de Recursos de Inteligência Artificial

 

A Revista Intercom entende que os recursos de Inteligência Artificial não atendem aos requisitos fundamentais para a autoria de um artigo científico. Assim,  as ferramentas de inteligência artificial generativa (IAG) e Modelos de Linguagem (LLM) não podem ser listadas como autores em nenhum trabalho acadêmico publicado pela revista.

Para garantir a integridade e confiabilidade dos resultados e conclusões apresentados em manuscritos científicos e manter a confiança do público nos  avanços apresentados, a Revista Intercom  procura observar as  recomendações da World Association of Medical Editors (WAME) sobre as considerações éticas relacionadas ao uso dessas tecnologias nos manuscritos científicos, sendo elas:

  • Transparência: Os autores devem relatar o uso de aplicativo de inteligência artificial e/ou tecnologias assistidas na seção métodos.
  • Atribuição: O NOME DA FERRAMENTA e/ou SERVIÇO e o MOTIVO de uso da ferramenta devem ser informados.
  • Responsabilidade: Se durante a análise de similaridade for constatado que o autor usou aplicativo de inteligência artificial e isso não foi adequadamente informado, o manuscrito será automaticamente desconsiderado para publicação.
  • Limitações: os autores devem incluir as limitações e os potenciais vieses do uso de chatbots na discussão de seus manuscritos.

Serão consideradas atividades válidas para a utilização de inteligência artificial

  • Assistência com o idioma do artigo. Quando a IA é utilizada para parafrasear ou aperfeiçoar o conteúdo original do autor, ao invés de sugerir conteúdo novo, se tornam similares a ferramentas como Grammarly, corretores ortográficos, dicionários e dicionários de sinônimos. Não serão aceitos textos traduzidos pela inteligência artificial.
  • Busca de literatura: Os modelos de texto generativo podem ser utilizados como assistentes de busca e para identificar literatura relevante. Os requisitos habituais se aplicam para a precisão das citações e a minúcia das revisões bibliográficas; é preciso ter cuidado com os possíveis vieses nas citações sugeridas. Os autores são importantes na seleção e análise crítica da pesquisa feita pela IA.
  • Textos pouco inovadores: Alguns autores podem considerar que descrever conceitos amplamente conhecidos é perda de tempo e uma tarefa que pode ser automatizada. O manuscrito deveria especificar onde se utilizou um texto desta natureza e convencer os revisores de que se verificou que a geração seja precisa e que esteja acompanhada de citações relevantes e apropriadas.
  • Os autores que utilizam ferramentas de IA na redação de um manuscrito, na produção de imagens ou elementos gráficos, ou na compilação e na análise de dados, devem deixar explícito na seção de Materiais e Métodos do artigo com detalhes de como foi utilizada a ferramenta de IA e qual ferramenta foi utilizada.
  • Os autores são responsáveis ​​pela precisão, integridade e originalidade de seus artigos de pesquisa, inclusive por qualquer uso de IA.
  • A utilização da IA não deve violar a política de plágio da Revista Intercom. Os trabalhos acadêmicos devem ser de autoria dos autores e não devem apresentar ideias, dados, palavras ou outros materiais de terceiros sem citação adequada e referência transparente.

Quando  da submissão dos originais, os autores devem incluir uma  “Declaração de uso de IA e/ou Modelos de Linguagem”  quanto ao uso destas ferramentas no processo de escrita.

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A equipe editorial da Revista Intercom, além dos autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). A Revista da Intercom também observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

As diretrizes da SAGER visam promover o relato sistemático de sexo e gênero nas pesquisas. Para tanto, fornecem aos pesquisadores e autores uma ferramenta para padronizar o relato de sexo e gênero em publicações científicas, sempre que apropriado. Elas também são destinadas a avaliadores e editores, como instrumento na avaliação de manuscritos e como veículo para aumentar a conscientização entre autores e revisores. Reconhecemos que nem todos os itens incluídos nas diretrizes SAGER são aplicáveis a todo tipo de estudo. Por esta razão, a SAGER encoraja os autores, editores e revisores a considerarem se o sexo e o gênero são relevantes para o tema do estudo e, portanto, a seguirem essas diretrizes, sempre que aplicável.

 

 

Comitê de Ética

 

Quando o artigo ou artigo de pesquisa envolver procedimentos com seres humanos, ou dados sensíveis com a LGPD, os autores devem anexar, no processo de submissão via sistema on-line, uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa.

 

 

Direitos Autorais

 

A Revista Intercom adota uma política de direitos autorais que está em conformidade com as recomendações dos Critérios SciELO. Essas recomendações são essenciais para proteger os interesses dos autores, ao mesmo tempo que promovem a disseminação aberta e ética do conhecimento científico.

Os autores que publicam na Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. Isso significa que, embora o artigo seja publicado sob a égide da Revista Intercom, a propriedade intelectual do trabalho permanece com o autor. Entretanto, os autores concedem para a Revista Intercom os direitos de primeira publicação.

Licenciamento sob Creative Commons

Para facilitar a reutilização e distribuição dos trabalhos, os artigos publicados na Revista Intercom são licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY). Essa licença permite que terceiros utilizem e compartilhem os trabalhos publicados, desde que atribuam o crédito apropriado ao autor original e à publicação na Revista Intercom. Essa abordagem promove a disseminação do conhecimento científico de maneira ética e acessível, permitindo que os trabalhos sejam amplamente distribuídos e reutilizados sem restrições.

Citação Correta do Trabalho Original

Em conformidade com a licença CC-BY, qualquer reutilização ou distribuição dos artigos publicados na Revista Intercom deve incluir a citação correta do trabalho original. Isso assegura que os autores recebam o devido reconhecimento por seu trabalho e mantém a integridade acadêmica do processo de publicação.

A política de direitos autorais da Revista Intercom reflete nosso compromisso com a promoção da Ciência Aberta e o respeito aos direitos e contribuições dos autores. Ao publicar na Revista Intercom, os autores ganham visibilidade e reconhecimento por seu trabalho, enquanto contribuem para o avanço do conhecimento na área da Comunicação.

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de Uso

 

Responsabilidade do Site
Os termos de direitos autorais aplicados ao conteúdo publicado na Revista Intercom devem ser claramente declarados e diferenciados dos termos de direitos autorais aplicados ao site em si. Isso garante transparência e compreensão clara dos direitos e das responsabilidades relacionadas ao conteúdo do periódico e ao site.

Responsabilidade do Autor
A utilização de nomes genéricos, nomes comerciais e marcas registradas, entre outros, nesta publicação, não implica que tais nomes estejam livres das restrições de direitos autorais e regulamentos aplicáveis.
É responsabilidade do autor garantir as permissões necessárias para a reutilização de materiais protegidos por direitos autorais incluídos em seu manuscrito.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Licença Adotada pelo Periódico
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

Autoarquivamento por Autores
A Revista Intercom encoraja os autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas. Os autores também podem postar os trabalhos em suas mídias sociais pessoais, desde que incluam a citação completa à versão publicada no site do periódico.

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom)

 

CORPO EDITORIAL

 

Editoras-Chefes

   

 

Editores Executivos

   

 

Conselho Editorial Científico

   

 


INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

 

A INTERCOM - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação tem como foco de interesse a Comunicação Social e suas interfaces interdisciplinares.
 
As submissões que não seguirem rigorosamente as instruções aos autores serão recusadas na triagem inicial e não seguirão para avaliação.

 

 

Tipos de Documentos Aceitos

 

A Revista Intercom publica artigos resultantes de pesquisas, resenhas críticas de livros e entrevistas com contribuição científica ao campo. Os textos são recebidos para as seções Artigos, Arena, Entrevistas, Resenhas e Preprints e devem observar rigorosamente as normas abaixo descritas.

  • Artigos: seção fixa, destinada a textos analíticos ou de revisão resultantes de pesquisas originais teóricas ou de campo referentes a temas da área da Comunicação Social. Devem conter apresentação e análise dos resultados e uma introdução na qual se explicite a estratégia de pesquisa e a metodologia usada. Serão priorizados textos que efetivamente sejam decorrentes de pesquisa e que evidenciem descoberta científica e/ou invenção metodológica e conceitual.
  • Arena:  seção flexível, para publicação de textos sobre temas polêmicos e/ou emergentes, relatos de experiências e  notas preliminares de pesquisa. Os textos podem ter  reflexões com mais liberdade formal).
  • Entrevista: Seção fixa, destinada a depoimentos de pesquisadores de reconhecida trajetória acadêmica e que tenham contribuído significativamente para os avanços da pesquisa na área de Comunicação e/ou áreas afins.
  • Resenhas: seção fixa, contendo o registro e a crítica de livros publicados recentemente.

Em relação aos Preprints, é importante apontar que a Revista Intercom não considera que a publicação de artigos em repositórios de preprints tire a originalidade do artigo submetido. A Revista Intercom está atenta às atualizações dos princípios da Ciência Aberta e, nesse sentido, prevê que artigos publicados em repositórios de preprints possam ser submetidos à revista, sem prejuízos à sua originalidade.

Ineditismo

As colaborações devem ser fruto de pesquisas originais e inéditas. Pede-se aos autores que submetam apenas manuscritos que não foram submetidos simultaneamente para publicação em outro periódico.  Textos publicados anteriormente em anais e atas de eventos, em periódicos, livros ou repositórios, independentemente do idioma, serão automaticamente recusados durante a etapa inicial de avaliação.

Idioma

A Revista Intercom publica todos seus artigos em versão bilíngue: no idioma original (Português ou Espanhol) e a versão em Inglês. Opcionalmente, os artigos aprovados poderão também ser publicados nos três idiomas. Os custos de tradução em qualquer idioma serão de responsabilidade dos autores, cabendo ao periódico sua revisão.

Artigos em outras línguas podem ser submetidos à avaliação e, caso aprovados, serão publicados mediante tradução  para o português ou espanhol, também nesse caso a cargo dos(as) autores(as).

 

 

Contribuição dos Autores

 

A autoria refere-se ao crédito pelo trabalho publicado e implica responsabilidades em relação a este. A Revista Intercom utiliza a estrutura de taxonomia do CREDiT. Todos os autores devem descrever a sua participação na elaboração do manuscrito por meio do “Formulário CREDiT” disponível nas Condições de Submissão. A Revista Intercom  recomenda que a autoria se baseie nos quatro critérios descritos a seguir:

  • contribuições substanciais para a concepção ou o delineamento da pesquisa, a aquisição, análise e/ou interpretação dos dados apresentados no trabalho;
  • elaboração de versões preliminares do manuscrito ou revisão crítica do conteúdo intelectual do artigo;
  • aprovação final da versão a ser publicada;
  • concordância em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, no sentido de garantir a exatidão e integridade do artigo.

Todos aqueles indicados como autores devem atender aos quatro critérios de autoria, e todos aqueles que preencherem os quatro critérios devem ser identificados como autores. Os indivíduos que não atenderem aos quatro critérios mencionados podem ter sua colaboração reconhecida por meio de uma nota de agradecimento ao final do trabalho. Os autores são responsáveis pela obtenção da autorização dessas pessoas antes de nomeá-las em seus agradecimentos.

A submissão do artigo por meio do sistema da revista implica a confirmação tácita e pública de que todos os autores indicados na folha de rosto participaram na elaboração do manuscrito.

A Revista Intercom recebe apenas artigos em que: (a) pelo menos um dos autores(as) tenha doutorado concluído; (b) doutorando(a) pode ser o primeiro autor(a), desde que o(a) orientador(a) também assine o artigo; (c) mestres podem ser indicados(as) como segundo(a) autor(a) em trabalhos assinados por um(a) doutor(a).

Não serão aceitos artigos tendo como autores ou em co-autoria: mestrandos, especialistas, graduados ou graduandos.

Autores que já publicaram na revista devem aguardar um interstício de 15 meses antes de terem um novo artigo em autoria ou co-autoria publicado. Os editores recomendam que os autores submetam apenas um artigo para avaliação considerando o tempo entre as publicações  descrito acima.

O número máximo de autores e co-autores, por manuscrito submetido, deverá ser de quatro  pessoas. 

 

 

Preparação do Manuscrito

 

A Revista Intercom  recebe submissões on-line através do site da Intercom/Portcom, que utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas — SEER  (Open Journal Systems - OJS).  Manuscritos e/ou documentos suplementares enviados por e-mail não serão considerados.

Pedimos aos autores que leiam com atenção todos os requisitos do processo de submissão abaixo.

 

 

Formato de Envio dos Artigos

 

Os autores devem submeter o texto a revisão ortográfica e gramatical antes de apresentá-lo ao periódico. As submissões devem ainda incluir os seguintes arquivos, conforme detalhamento posterior:

Textos de artigos originais, incluindo resumos, notas e referências bibliográficas, deverão contar com o máximo de 40 mil caracteres com espaços.

As resenhas críticas não devem exceder 15 mil caracteres com espaço e conter a referência completa do livro, além de título e de identificação do(a) autor(a) do livro resenhado no final do texto (nome completo e filiação institucional).

As entrevistas devem ter entre 20 a 30 mil caracteres com espaços e conter a referência completa do(a) entrevistado(a) no final do texto (nome completo e filiação institucional). Deve-se também enviar uma fotografia do(a) entrevistado(a) em alta resolução e formato .tiff, .jpg ou .png.

Com exceção da folha de rosto e dos demais documentos complementares, as páginas com o manuscrito propriamente devem ser enviadas sem qualquer informação que possa identificar os autores. Devem ser excluídos dados como: nome, e-mail e afiliação; informações em qualquer parte do texto que indiquem vinculação a grupos de pesquisa; título de trabalhos acadêmicos apresentados/defendidos (comunicação, dissertação, tese) ou nomes de departamentos e/ou orientadores aos quais os autores estão vinculados; entre outros.

Quando necessário, os autores podem indicar no texto, em substituição aos trechos suprimidos os seguintes dizeres: “Trecho removido para preservar a avaliação às cegas”. Caso o artigo seja aprovado, o autor terá oportunidade de incluir as informações novamente na versão que será publicada.

Ao submeter os manuscritos, os  autores devem certificar-se:

  • da originalidade e ineditismo da submissão, ou seja, o trabalho não pode ter sido publicado anteriormente e/ ou ser submetido simultaneamente a outro periódico.
  • de que o arquivo submetido está em formato de texto (. doc; .docx ou .odt) sem a identificação dos autores, e que o mesmo foi elaborado segundo  o template de submissão para a estrutura do texto submetido.
  • que foi realizado o registro para apresentação do iD ORCID.
  • que foi preenchido o “formulário do CRediT” e incluído como “outro documento” no sistema.
  • que foi feita a “Declaração de Conflito de Interesses”, e incluída como "outro documento" no sistema.
  • que a “folha de rosto” foi devidamente preenchida e anexada ao sistema.

Os autores devem ainda verificar se as citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) estão completas nas referências ao final do texto, segundo as normas da ABNT. Todas as referências que possuam o formato eletrônico (periódicos, e-books, teses e dissertações digitais) devem indicar corretamente a URL completa no final da referência. As URL´s muito grandes, deverão ser encurtadas pelo: https://bitly.com/.

Como política de submissão, a Revista Intercom estabelece que os autores devem remeter seus manuscritos em arquivos separados, conforme descrito a seguir:

A) Folha de rosto
O manuscrito deve ser acompanhado por uma “folha de rosto” contendo as seguintes informações:

  • Título do manuscrito  em português, inglês e espanhol;
  • Seção da revista a que se dirige o manuscrito;
  • Menção a recebimento de financiamento e respectivas instituições de fomento, quando for o caso;
  • Nome dos autores: os nomes completos dos autores, bem como as responsabilidades de cada um. A afiliação de cada autor deve conter as informações: universidade, departamento, cidade, CEP, país, e-mail e ORCID (todos os autores devem ter registro ORCID (Open Researcher and Contributor ID). Um autor correspondente deve ser indicado.
  • Informação sobre o depósito do manuscrito em um servidor de preprints, quando for o caso.
  • Declaração informando que a pesquisa foi aprovada por um comitê de ética institucional quando for necessário.

Ao submeter o manuscrito pelo sistema, os/as autores/as também devem informar corretamente no formulário de submissão on-line os metadados solicitados.

No caso do manuscrito ser aprovado, as informações  inseridas na folha de rosto serão incorporadas ao manuscrito, conforme template usado pelo periódico.

B) Manuscritos originais
Estrutura
O manuscrito deve ser estruturado da seguinte forma: Título em português, Resumo, Palavras-chave; Título em inglês, Abstract, Key-words; Título em espanhol, Resumen, Palabras-clave; introdução, referencial teórico, método, resultados e conclusão. referências; mini-currículo dos autores; agradecimentos; apoio financeiro ou técnico; declaração de conflito de interesse.

Utilize o “Template definido pela Revista Intercom”. O documento está  formatado e adequado às exigências mais recentes de normalização.

Configuração dos textos
Os originais deverão ser submetidos em extensão: .DOC ou .DOCX (Word for Windows),  .ODT (Open Office) ou .RTF , com as seguintes formatações:

  1. Formato da folha: Tamanho A4;
  2. Margens de 2,5 cm;
  3. Título: fonte Times New Roman 16, alinhado à esquerda, negrito, com, no máximo, até 90 caracteres com espaço, representando o conteúdo do artigo. O título deverá ser apresentado em português, inglês e espanhol.
  4. Títulos e subtítulos internos: fonte Times New Roman 14, respectivamente, em negrito e à esquerda.
  5. Resumo e palavras-chave: exceto para resenhas e entrevistas, os textos deverão apresentar resumo de até 1.000 caracteres com espaços), e cinco palavras-chave, no máximo, que possibilitem identificar o conteúdo do artigo, separadas por ponto e vírgula. Utilizar a fonte Times New Roman 11, sem recuo, em espaço simples. Resumo e palavras-chave também deverão ser apresentados em inglês e espanhol.
  6. Miolo: Utilize a fonte Times New Roman; corpo 12 para o corpo do texto com entrelinha de 1,0 (espaço simples) com recuo na primeira linha de 1,25. Nas tabelas e referências, use o corpo 11. Para citação direta com mais de 3 linhas e notas de rodapé, utilize o corpo 10. O texto deve ter alinhamento justificado. todos os títulos, intertítulos de seção e referências devem ser alinhadas pela esquerda.

É imprescindível o uso do TEMPLATE que possui toda a formatação adequada para submissão.

Cabeçalhos das seções: Os cabeçalhos das seções/subdivisões devem ser breves e claros.

Acrônimos e abreviações: Acrônimos e abreviações devem estar entre parênteses e serem precedidos de seu significado completo quando do primeiro uso no texto.

Palavras estrangeiras: Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico. Para ênfase ou destaque usar negrito, ‘aspas simples’ ou “aspas duplas”.

As citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) deverão estar completas nas referências ao final do texto. Os links para endereços eletrônicos deverão estar ativos.

Notas de rodapé são opcionais e são de caráter explicativo. Devem ser utilizadas apenas como exceção, quando estritamente necessárias para a compreensão do texto e com, no máximo, cinco linhas. As notas terão numeração consecutiva, em arábicos, na ordem em que aparecem no texto.

Uma vez aceito para publicação, será solicitado aos autores o envio do artigo traduzido para o inglês.

C) Documentos suplementares

Os documentos abaixo estão disponíveis para download:
Folha de Rosto;
Template para manuscritos;
Formulário de conformidade com a Ciência Aberta;
Formulário CREDit;
Declaração de Submissão;
Declaração de conflito de interesses;
Declaração do uso de Inteligência Artificial Generativa e Modelos de Linguagem;

 

 

Ativos Digitais

 

As ilustrações, quadros, tabelas e gráficos têm por objetivo apresentar os resultados de forma sintética e minuciosa, permitir análise visual ou auxiliar a explicitação de ideias, permitindo exprimir de modo mais claro o que seria difícil redigir e de leitura cansativa.

As imagens, ilustrações, tabelas e gráficos devem ser numerados em algarismos arábicos, em sequência em que aparecem no texto, precedidos da palavra Tabela/Quadro/Figura.

Imagens, tabelas, ilustrações e gráficos  devem ser inseridos no texto,  o mais próximo do trecho a que se referem. Evite o uso de expressões como “a imagem acima” ou “a figura apresentada a seguir”. Refira-se sempre à numeração do item (figura 1 ou gráfico 2, por exemplo) pois nem sempre a figura, no processo de editoração, ficará exatamente abaixo ou acima do trecho de referência.

Tabelas
As tabelas  e quadros devem ser inseridas no próprio texto, seguindo os padrões definidos pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, conforme estabelece a ABNT. Devem ser elaboradas em fonte  Times News Roman corpo 10, regular, espaço simples.  Não serão aceitas tabelas adicionadas como imagens. Evite tabelas longas que possam ocupar mais de uma página.

Figuras
As figuras são todas as outras formas de ilustrações que não sejam os quadros e as tabelas. Considera-se como figuras: os desenhos, as fotos, os esquemas, as gravuras, os mapas.
A utilização das figuras é importante porque elas complementam o texto científico, que muitas vezes não é facilmente compreendido, e auxiliam o leitor a compreendê-lo melhor.

Para que as ilustrações e imagens possam realmente enriquecer o texto científico é necessário que tenham boa qualidade e, além disso, sejam corretamente enviadas para a publicação.

Para a elaboração de visualizações (gráficos, figuras, mapas, etc), recomendamos que sigam boas práticas de acessibilidade em visualização. Sugerimos a leitura do seguinte texto: "Accessibility in scientific visualizations", e que os(as) autores(as) busquem adequar as visualizações (exceto sobre interatividade, consideramos que os artigos também são publicados em PDF).

Após cada visualização e sua fonte, deverá ser adicionado um texto alternativo (Alt text) com uma breve descrição da imagem. Isso é importante para o acesso ao conteúdo utilizando leitores de tela. Sugerimos a leitura do seguinte texto: "Image Alt Text: How to Make Your Scientific Publication More Accessible”.
Além de inseridas no texto, as ilustrações e imagens devem ser encaminhadas, em separado, como arquivos complementares pelo sistema de submissão da revista. Cada imagem deve ter tamanho máximo de 15 cm de largura por 20 cm de altura e, no mínimo, 10 cm de largura por 8 cm de altura.            

Os textos inseridos na imagem devem ser escritos em  fontes sem serifa, corpo de 8 a 12 pontos para permitir a visualização. A resolução da imagem deve ser de no mínimo 300 DPI. São aceitos arquivos de imagens em um dos seguintes formatos: jpeg, tiff, gif , eps ou bmp.

Gráficos
Recomenda-se usar o formato mais sintético possível. Ao usar cor no  gráfico avalie como as cores usadas ficarão caso sejam impressas em escala de cinza. Evite o uso de gráficos em 3D pois estes podem dificultar o uso de leitores de tela. Para os títulos de eixos, legendas e demais textos curtos usados em gráficos, use fonte Times New Roman, corpo 8 a 12.

Não inclua nomes de autores, título do artigo ou número/título/legenda da figura nos arquivos de figura. Essas informações entrarão na legenda da sua figura no manuscrito.

Além de inseridos no texto, os gráficos devem ser encaminhados, em separado, como arquivos complementares pelo sistema de submissão da revista, em um dos seguintes formatos: jpeg, tiff, gif, eps ou bmp.

 

 

Citações e Referências

 

A Revista Intercom utiliza obrigatoriamente as seguintes instruções normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

  • Referências - Elaboração (NBR-6023/2018);
  • Citações em documentos - Apresentação (NBR 10520/2002);
  • Numeração progressiva das seções de um documento escrito (NBR-6024/2003);
  • Resumo - Apresentação (NBR 6028/2003).

Recomendações gerais
Encorajamos os autores a explorar e integrar em suas submissões os artigos já publicados na Revista Intercom sempre que for relevante. Isso não apenas enriquece a discussão, como também fortalece as conexões dentro da comunidade acadêmica da área.

Incentivamos o uso do Digital Object Identifier (DOI), pois garante um link permanente de acesso para o artigo eletrônico.

Para artigos ou textos publicados na internet que não contenham o DOI, indicar o endereço da URL completa, bem como a data de acesso em que foram consultados.

Referências e citações
As referências devem ser citadas em ordem alfabética, sem numeração, espaçamento simples com 6pt antes e 0pt depois entre os parágrafos. Caso haja mais de uma obra do mesmo autor, citar respeitando a ordem cronológica de publicação; caso haja mais de uma obra do mesmo autor publicada no mesmo ano, diferenciá-las por meio de a, b e c. As referências devem incluir apenas os trabalhos efetivamente utilizados para a elaboração do artigo.

Exemplos:
1) Livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro (em negrito, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem negrito). Edição. Local: Editora, data. v. (Série ou Coleção).
Exemplo:
HAGEMEYER, R. R. História & Audiovisual. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. 152 p.
Citação no texto: HAGEMEYER (2013) ou no final da citação (HAGEMEYER, 2013).

2) Capítulos de livro:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do capítulo sem destaque. In: seguida das referências do livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome de autor. Título do livro (em negrito, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (em negrito). Edição. Local: editora, data, número das páginas (páginas consultadas) ou volume. (Série ou Coleção).
Exemplo:
RIBEIRO, C. M. Biblioteca digital. In: SANTOS, G. C. Acrônimos, siglas e termos técnicos: arquivística, biblioteconomia, documentação, informática. 2. ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Átomo, 2012. 289 p. (Série Dicionários).
Citação no texto: Ribeiro (2012) ou no final da citação (RIBEIRO, 2012).

3) Trabalhos publicados em anais de eventos ou similares:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título: subtítulo. In: NOME DO EVENTO (em maiúsculas), número, ano, local de realização. Título da publicação seguido de reticências entre colchetes (em negrito).  Local de publicação (cidade): Editora, data, páginas inicial-final do trabalho.
Exemplo:
SANTOS, G. C. Biblioteca escolar digital (BedNet). In: SEMINÁRIO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, 3., 2004, Campinas, SP. Anais [...]. Campinas, SP: UNICAMP/FE, 2004. p.25-35. 
Citação no texto: Santos (2004) ou no final da citação (SANTOS, 2002).

4) Partes de publicações periódicas

4.1) Artigos de periódicos:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo (sem destaque). Nome do periódico (em negrito), cidade, volume e número do periódico, páginas, data de publicação.
Exemplo:
AMORIM, A. L. T.; ARAÚJO, M. J. C. G. Como o isolamento social causado pela pandemia de covid-19 impactou o consumo de podcasts no brasil: uma análise de matérias jornalísticas nacionais. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 3, p. 25802-25815, mar. 2021.
Citação no texto: Amorim e Araújo (2021) ou no final da citação (AMORIM; ARAÚJO, 2021).

4.2) Artigos de jornal:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Título do jornal. Número ou título do caderno, seção ou suplemento, local, páginas inicial-final, dia, mês, ano.
Exemplo:
BRITO, A. As relíquias dos sebos de Campinas: pontos de venda de livros usados sobrevivem ao domínio das megastores e oferecem um acervo que faz inveja às bibliotecas. Gazeta Mercantil, São Paulo, 6 ago.1999.
Citação no texto: Brito (1999) ou no final da citação (BRITO, 1999).

5) Monografias, dissertações e teses:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título (em negrito): subtítulo. Ano, número de folhas ou volumes. (Categoria e área de concentração) - Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade.
Exemplo:
MENDONÇA, M. C. A maternidade na publicidade: uma análise qualitativa e semiótica em São Paulo e Toronto. 2014. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, São Paulo, SP.
Citação no texto: Mendonça (2014) ou no final da citação (MENDONÇA, 2014).

6) Publicações online:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Nome do periódico. Cidade, volume do periódico, número do periódico, número de páginas, ano. ISSN.  Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia/mês/ano. DOI (quando for o caso).
Exemplo:
SOUZA, K. P. Biblioteca universitária: análise de riscos. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 17, p. e019037, 2019. DOI 10.20396/rdbci.v17i0.8653319. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8653319. Acesso em: 11 nov. 2022.
Citação no texto: Souza (2019) ou no final da citação (SOUZA, 2019).

RDBCI: REVISTA DIGITAL DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2003- . ISSN 1678-765X. Anual. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci. Acesso em: 06 jan. 2021.
Citação no texto: RDBCI... (2003) ou no final da citação (RDBCI..., 2003).

PASSOS, R. A presença da competência em informação no Plano Nacional do Livro e da Leitura: aspectos sobre mediação da leitura e formação de mediadores. 2015. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627403. Acesso em: 11 nov. 2022.
Citação no texto: Passos (2015) ou no final da citação (PASSOS, 2015).

Para outros exemplos, recomendamos consultar as normas da ABNT-NBR-6023/2018. Para os usuários de sistemas eletrônicos de indexação de referências (Mendeley, EndNote, Zotero ou outro), adotar como padrão o estilo ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas para normalizar as referências.

 

 

Documentos Suplementares

 

Para submeter um manuscrito, os autores devem utilizar o sistema de submissão online da Revista Intercom fornecido pelo Open Journal Systems (OJS) e disponível em https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/submission/wizard.

A submissão deve incluir os seguintes itens, disponíveis para download:

Cada documento deve ser anexado separadamente no campo designado dentro do sistema. Antes de iniciar o processo, a pessoa responsável pela submissão deve se registrar previamente no sistema como autor e criar/associar seu registro ORCID. Todos os autores devem ter um registro ORCID atualizado

Após a aceitação do manuscrito, os autores devem anexar:

  • Declaração dos Autores devidamente assinada por todos.
  • Arquivos separados - em alta resolução - de imagens, ilustrações e gráficos.

Importante! Os arquivos revisados e traduzidos também devem ser anexados  também pelo sistema de publicação da Revista Intercom.

 

 

Declaração de Financiamento

 

É essencial que os autores forneçam informações detalhadas sobre as fontes de apoio ao seu trabalho ao submeterem seus manuscritos à Revista Intercom. Isso inclui:

  • Identificação dos Patrocinadores: liste todos os patrocinadores do trabalho, incluindo instituições, organizações ou indivíduos que forneceram suporte financeiro ou de outra natureza.
  • Detalhes do Contrato: se aplicável, forneça o número do contrato ou qualquer outra referência específica relacionada ao apoio financeiro.
  • Papel das Fontes de Apoio: descreva claramente o papel desempenhado por cada fonte de apoio no desenvolvimento do trabalho. Isso pode incluir, mas não se limita a, contribuições na concepção do estudo, coleta, análise e interpretação de dados, redação do manuscrito ou decisão de submeter o artigo para publicação.

Essas informações são fundamentais para garantir a transparência e a integridade do processo científico, permitindo aos leitores avaliar o impacto potencial das fontes de financiamento no trabalho. As informações sobre as fontes de apoio devem ser incluídas na seção apropriada do manuscrito, conforme as diretrizes da Revista Intercom.

 

 

Informações Adicionais

 

Caso o manuscrito seja aprovado pela Equipe Editorial e pelos pareceristas, o autor correspondente será notificado da aprovação e terá 30 dias para encaminhar a versão revisada em português e a versão traduzida para a língua inglesa do texto.

No caso do envio da versão em inglês, após a aprovação do artigo submetido,  A Revista Intercom  fará uma checagem do manuscrito utilizando a ferramenta gratuita AJE’s (American Journal Expert - Part of Springer Nature) Grammar Check Tool que fornece uma avaliação segura da qualidade da tradução e garante que o manuscrito tem uma comunicação clara e precisa. Somente serão aceitos os manuscritos em que a ferramenta indique que sua pontuação de avaliação da língua (Your Language Assessment Score - LAT) seja igual ou superior a 75o percentil.

Após a verificação, pela equipe editorial, da versão revisada pelos autores, estes receberão uma prova do manuscrito em um arquivo de texto (.doc ou .docx), que inclui observações e alterações feitas pela equipe. O autor terá quatro dias para revisar a prova. Se ainda houver questões relacionadas à prova, a equipe editorial entrará em contato com o autor para resolvê-las, até que uma versão final do texto seja alcançada.

Após a aceitação do manuscrito, os autores correspondentes receberão a versão finalizada do artigo em formato PDF para aprovação. Para abrir esses arquivos, é necessário ter instalado o Acrobat Reader (disponível para download gratuito em http://get.adobe.com/reader/). As correções solicitadas nessa fase do processo devem ser limitadas a erros tipográficos e não devem envolver mudanças no conteúdo do estudo ou na lista de autores. Os autores devem retornar a versão aprovada por e-mail dentro de 48 horas após o recebimento da mensagem. Após a conclusão do processo de produção do PDF, o artigo será enviado para publicação.

Como forma de reciprocidade com a comunidade acadêmica, a Revista Intercom reforça o compromisso que os autores de trabalhos aprovados tenham em atuarem como avaliadores de trabalhos submetidos à revista.

 

 

Contato

 

INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP, Brasil
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