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(Atualizado: 20/06/2023)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

A Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação é uma publicação quadrimestral da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Seu foco de interesse é a Comunicação Social, respeitando a interdisciplinaridade e a abrangência temática características da área do conhecimento. Seu conteúdo privilegia a publicação artigos científicos. Recebe textos submetidos em fluxo contínuo.

A Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação surgiu em 1978 e vem se aperfeiçoando como periódico científico ao longo do tempo. Circula ininterruptamente desde a sua fundação, com periodicidade regular. Dos periódicos da área em circulação atualmente, a RBCC é o mais antigo. Nos anos 1980, figurou entre os únicos quatro periódicos existentes na época, representando um importante meio de democratização do conhecimento e debates sobre e para a área da Comunicação. Hoje, figura entre as principais publicações da área, sendo a primeira a ser credenciada pelas principais bases internacionais de indexação.

Objetivos: a) Promover e divulgar a pesquisa científica acadêmica nacional e internacional sobre Comunicação; b) Contribuir para desenvolver o nível da investigação e do ensino universitário de Comunicação; c) Servir de espaço para a reflexão sobre temas de interesse público do âmbito da Comunicação.

 

 

Fontes de indexação

 
  • SciELO (Scientific Electronic Library Online)
  • Redalyc (Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal)
  • DOAJ (Directory of Open Access Journals)
  • Latindex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal)
  • Revcom (Coleção Eletrônica de Revistas de Ciências da Comunicação-Portcom/Intercom)
  • Clase (Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades)
  • ROAR – Registry of Open Access Repositories
  • Diadorim Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras
  • IRESIE (Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa/ Base de Datos sobre Educación)
  • ProQuest Product/Service – Sociological Abstracts
 

 

Propriedade intelectual

 
  • O conteúdo do periódico é publicado em acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição (CC-BY). O conteúdo anterior a 2023 esteve licenciado pela Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC-BY-NC).
 

 

Patrocinadores

   

 

Corpo editorial

 

Editoras

   

 

Editores associados

   

 

Conselho editorial científico

 

Todos são doutores titulados e atuantes nas mais diversas instituições.

 

 

Produção editorial

 

Assistentes editoriais

Revisão de texto (Português e Inglês)

Editoração eletrônica

  • Acquerello Design
 

 

Instruções aos autores

 

Escopo e política

 

A Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação publica artigos analíticos e/ou ensaísticos, resultados de pesquisa, resenhas críticas e entrevistas. Seu foco de interesse é a Comunicação Social.

As colaborações devem necessariamente ser inéditas e destinadas exclusivamente à Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, versando sobre de assuntos do campo da Comunicação Social e análise interdisciplinar.

O texto submetido deve ser produto de autoria intelectual própria. O autor deve se comprometer a identificar devidamente todos os dados e referências, com os respectivos créditos necessários. Deve ainda declarar que os materiais apresentados estão totalmente livres de direitos de autor e, portanto, se responsabilizar por qualquer litígio judicial de qualquer ordem ou reclamação relacionados com direitos de propriedade intelectual, exonerando de toda responsabilidade a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), a revista e os editores da mesma.

Os textos são recebidos para as seções Artigos, Arena, Entrevistas e Resenhas e devem observar rigorosamente as normas abaixo descritas:

Artigos textos analíticos ou de revisão resultantes de pesquisas originais teóricas ou de campo referentes a temas da área da Comunicação Social (com dimensão variável entre 32 mil a 40 mil caracteres, com espaço). Devem conter apresentação e análise dos resultados e uma introdução na qual se explicita a estratégia de pesquisa e a metodologia usada. Serão priorizados textos que efetivamente sejam decorrentes de pesquisa e que evidenciem descoberta científica e/ou invenção metodológica ou conceitual. Seção fixa.

Arena textos sobre temas polêmicos e/ou emergentes, relatos de experiências, notas preliminares de pesquisa (dimensão entre 15 e 30 mil caracteres, com espaço / textos de reflexão com mais liberdade formal). Seção flexível.

Entrevistas – depoimentos de figuras ilustres com histórias de vida, realizações profissionais e/ou contribuição acadêmica relevante para o campo da Comunicação. Seção fixa.

Resenhas textos com dimensão variável entre 6 mil e 7 mil caracteres (com espaços), contendo o registro e a crítica de livros publicados recentemente. Seção fixa.

Sistema de avaliação dos trabalhos (peer review):

Todos os textos enviados passam por uma pré-avaliação dos editores para verificar se cumprem os requisitos formais. Uma vez aceito em primeira instância, o texto, sem identificação de autoria, passa por avaliação feita por dois membros do Conselho Editorial Científico. Em caso de divergência de pareceres, o texto é submetido a um terceiro avaliador. O material é devolvido ao(s) autor(es) caso os relatores sugiram mudanças e/ou correções. O resultado da avaliação é comunicado ao(s) autor(es) também em casos de rejeição. A decisão final sobre o mérito do trabalho é de responsabilidade do Comitê Editorial (editor e editores associados).

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 
  • Os artigos devem ser acompanhados de resumo (contendo o tema, os objetivos, metodologia e a principal conclusão) de aproximadamente 10 linhas (ou até 1000 caracteres) em português, espanhol e inglês.
  • Indicar cinco palavras-chave, separadas por ponto, também traduzidas
  • O título do artigo deve ser traduzido para os idiomas mencionados acima.
  • O(s) autor(es) deve(m) enviar um mini currículo com titulação máxima obtida, vínculo institucional (Departamento, Unidade, Universidade), cidade, país, e-mail e outros dados relevantes, que serão colocados em nota de rodapé. Não havendo vínculo institucional, informar a atividade profissional.
  • Logo abaixo do nome do autor (ou em nota de rodapé) informar o endereço convencional completo para correspondência e telefone(s).
  • Os originais devem ser digitados em Word, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento de 1,5 e alinhamento justificado, exceto a lista de “Referências” que deve estar em espaçamento simples e sem alinhamento à direita. 
  • Eventuais tabelas e ilustrações devem ser inseridas no próprio texto, em preto e branco e alta resolução.
  • A Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação aceita textos em português, espanhol, inglês e italiano. 
  • No caso de o texto vir a ser aprovado para publicação, o(s) autor(es) assina(m) declaração - em conformidade com modelo estabelecido - transferindo os direitos autorais à revista e autorizando a Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação a publicá-lo por meio impresso, eletrônico, CD-ROM e/ou internet ou outro meio conhecido.
  • A revista adota as regras de trabalho científico da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), especialmente as NBR 6023, NBR 6028 e NBR10520. Veja detalhes em: https://www.portalintercom.org.br/publicacoes/revista-intercom/revista-intercom-apresentacao
 

 

Envio de manuscritos

 

Os textos devem ser enviados por meio do site da Intercom/Portcom, com cópia (não cega) para Maria Ataide Malcher e Iluska Coutinho (e-mail revistaintercom@intercom.org.br), cujos passos são os seguintes:

a) Acessar o site http://portcom.intercom.org.br/.

b) Clicar em “Revista Intercom”.

c) Ou acessar diretamente: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom.

d) Se for o primeiro acesso, preencher os dados pessoais no menu “Cadastro”. Se já estiver cadastrado, basta clicar no menu “Acesso” e preencher nome e senha.

e) Para submeter trabalhos, siga as instruções indicadas no próprio sistema.

 

 


 

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br