ISSN 1809-5844 versão impressa
ISSN 1980-3508 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A INTERCOM – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação publica artigos analíticos e/ou ensaísticos, resultados de pesquisa, resenhas críticas e entrevistas. Seu foco de interesse é a Comunicação Social.

As colaborações devem necessariamente ser inéditas e destinadas exclusivamente à INTERCOM – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, versando sobre de assuntos do campo da Comunicação Social e análise interdisciplinar.

O texto submetido deve ser produto de autoria intelectual própria. O autor deve se comprometer a identificar devidamente todos os dados e referências, com os respectivos créditos necessários. Deve ainda declarar que os materiais apresentados estão totalmente livres de direitos de autor e, portanto, se responsabilizar por qualquer litígio judicial de qualquer ordem ou reclamação relacionados com direitos de propriedade intelectual, exonerando de toda responsabilidade a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), a revista e os editores da mesma.

Os textos são recebidos para as seções Artigos, Arena e Resenhas e devem observar rigorosamente as normas abaixo descritas:

Artigos textos analíticos ou de revisão resultantes de pesquisas originais teóricas ou de campo referentes a temas da área da Comunicação Social (com dimensão variável entre 32 mil a 40 mil caracteres, com espaço). Devem conter apresentação e análise dos resultados e uma introdução na qual se explicita a estratégia de pesquisa e a metodologia usada. Serão priorizados textos que efetivamente sejam decorrentes de pesquisa e que evidenciem descoberta científica e/ou invenção metodológica ou conceitual. Seção fixa.

Arena textos sobre temas polêmicos e/ou emergentes, relatos de experiências, notas preliminares de pesquisa (dimensão entre 15 e 30 mil / textos de reflexão com mais liberdade formal). Seção flexível.

Resenhas textos com dimensão variável entre 6 mil e 7 mil caracteres (com espaços), contendo o registro e a crítica de livros publicados recentemente. Seção fixa.

Sistema de avaliação dos trabalhos (peer review):

Todos textos enviados passam por uma pré-avaliação dos editores para verificar se cumprem os requisitos formais. Uma vez aceito em primeira instância, o texto, sem identificação de autoria, passa por avaliação feita por dois membros do Conselho Editorial Científico. Em caso de divergência de pareceres, o texto é submetido a um terceiro avaliador. O material é devolvido ao(s) autor(es) caso os relatores sugiram mudanças e/ou correções. O resultado da avaliação é comunicado ao(s) autor(es) também em casos de rejeição. A decisão final sobre o mérito do trabalho é de responsabilidade do Comitê Editorial (editor e editores associados).

 

Forma e preparação de manuscritos

  • Os artigos devem ser acompanhados de resumo (contendo o tema, os objetivos, metodologia e a principal conclusão) de aproximadamente 10 linhas (ou até 1000 caracteres) em português, espanhol e inglês.
  • Indicar cinco palavras chave, separadas por ponto, também traduzidas
  • O título do artigo deve ser traduzido para os idiomas mencionados acima.
  • O(s) autor(es) deve(m) enviar um mini currículo com titulação máxima obtida, vínculo institucional (Departamento, Unidade, Universidade), cidade, país, e-mail e outros dados relevantes, que serão colocados em nota de rodapé. Não havendo vínculo institucional, informar a atividade profissional.
  • Logo abaixo do nome do autor (ou em nota de rodapé) informar o endereço convencional completo para correspondência e telefone(s).
  • Os originais devem ser digitados em Word, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento de 1,5 e alinhamento justificado, exceto a lista de “Referências” que deve estar em espaçamento simples e sem alinhamento à direita. 
  • Eventuais tabelas e ilustrações devem ser inseridas no próprio texto, em preto e branco e alta resolução.
  • A INTERCOM – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação aceita textos em espanhol, inglês e italiano. Textos de autores estrangeiros só serão publicados em espanhol ou em português.
  • No caso de o texto vir a ser aprovado para publicação, o(s) autor(es) assina(m) declaração -  em conformidade com modelo estabelecido -  transferindo os direitos autorais à revista e autorizando a INTERCOM – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação a publicá-lo por meio impresso, eletrônico, CDRom e/ou internet ou outro meio conhecido.
  • A revista adota as regras de trabalho científico da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, especialmente as NBR 6023, NBR 6028 e NBR10520. Veja detalhes em: http://www.portalintercom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=344&Itemid=104

 

Envio de manuscritos

Os textos devem ser enviados por meio do site da Intercom/Portcom, com cópia (não cega) para Cicilia M.K.Peruzzo (e-mail kperuzzo@uol.com.br ), cujos passos são os seguintes:

a) Acessar o site www.portalintercom.org.br

b) Abrir o link “PortCom”. Escolher “Revista Intercom” ou “Intercom-RBCC”.

c) Clicar em “abrir”

d) Ou acessar diretamente: http://www.portalintercom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=344&Itemid=104

e) Já na página da revista Intercom, entrar em “Acesso”.

f) Se for o primeiro acesso, preencher os dados pessoais no item “cadastro”. Se já estiver cadastrado, basta preencher nome e senha.

g) Para submeter trabalhos, siga as demais instruções do próprio sistema.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons LicenseTodo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Rua Joaquim Antunes, 705, Pinheiros
05415-012
São Paulo - SP
Brasil
Tel.: (11) 2574-8477


intercom@usp.br