Breve Histórico
A Revista Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação é uma publicação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Publicada desde 1978, tem se aperfeiçoado como periódico científico de forma constante, sendo publicada com periodicidade regular e de forma ininterrupta desde sua fundação. Assim, a Revista Intercom é o mais antigo dos periódicos da área de Comunicação atualmente em circulação. Desde os anos 1980, quando figurou entre os únicos quatro periódicos existentes na época, representa um importante espaço para difusão científica e democratização do conhecimento, contribuindo para o avanço e debates sobre e para a área da Comunicação. Na atualidade, figura entre as principais publicações da área, sendo a primeira a ser credenciada pelas principais bases internacionais de indexação. Para garantir sua qualificação como periódico, exigências para ingresso e permanência na base de indexadores como SciELO e Latindex, entre outros, a Revista Intercom conta com um Conselho Editorial qualificado e diverso, em termos geográficos e de gênero. Além disso, conta com criteriosos processos de avaliação e editorial, privilegiando as boas práticas e ética na pesquisa científica. O título abreviado do periódico, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas é Intercom. |
Conformidade com a Ciência Aberta
A Revista Intercom segue o modelo Gold Open Access. O movimento Ciência Aberta propõe diretrizes para a prática científica colaborativa, compartilhada e pública. Em consonância com as diretrizes de Ciência Aberta, a Revista Intercom adota uma série de práticas, como a política de acesso livre, o código de boas práticas para editores e o uso de redes sociais para divulgação de trabalhos publicados. Além disso, requer a indicação precisa do papel de cada um dos autores em artigos com múltipla autoria, incentiva o compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos, como, por exemplo, Zenodo, Figshare, NADAC, QDR e OSF. No momento da submissão do manuscrito, solicitamos que seja preenchido o “Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta”, no qual os autores compartilham com o periódico informações do manuscrito de acordo com as práticas de comunicação da Ciência Aberta. Caso tais dados não possam ser publicados no próprio trabalho essa informação deve ser indicada no manuscrito, considerando o princípio de que os artigos que comunicam pesquisas deverão indicar e referenciar a disponibilidade dos conteúdos subjacentes à elaboração da pesquisa e dos resultados obtidos. A Revista Intercom incentiva a publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como Preprints, SciELO Preprints e EmeRI, para que, sendo o caso, sejam discutidos abertamente, antes de serem publicados. Também em sintonia com as práticas da ciência aberta, o periódico oferece a autores e pareceristas opções de abertura do processo de avaliação por pares, com ou sem identificação dos seus nomes. A autorização para divulgação do nome poderá ser dada pelos autores no momento de submissão do artigo e pelos avaliadores no preenchimento do Formulário de Avaliação sobre conformidade com a Ciência Aberta. Em caso de publicação das avaliações que fundamentaram a decisão de publicação do artigo, elas poderão ser editadas pelo corpo editorial da revista. A contribuição dos editores de seção é devidamente creditada no artigo publicado. Os avaliadores recebem declaração do parecer do manuscrito e podem ainda validar a atividade no Publons ou Reviewer Credit. |
Ética na Publicação
A Revista Intercom dedica-se a cumprir as boas práticas e segue normas e recomendações de padrões de ética e responsabilidade na comunicação científica estabelecidas pelas instituições nacionais e internacionais, entre as quais se destacam: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Committee on Publication Ethics (COPE), Fapesp e o Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica (SciELO). A Revista Intercom tem o compromisso com a ética e qualidade na publicação. Estamos em conformidade com padrões de comportamento ético esperado para todas as partes envolvidas: autores(as), editores(as) e revisores(as) na publicação. Autores, Editores e Revisores são incentivados a estudar e seguir todas as normas de boas práticas da pesquisa científica. Espera-se, ainda, que todos os artigos que relatem pesquisas com seres humanos contenham informações relevantes sobre procedimentos éticos, com anexação de comprovante de aprovação do Comitê de Ética ao realizar a submissão, conforme regulamentação da pesquisa com humanos. Qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância não são aceitos pelo periódico. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico.
Para promover a predominância de originalidade dos textos, a Revista Intercom adota programas de verificação de duplicidades com textos já publicados. Deveres das Editoras-Chefes:
Deveres dos Editores Executivos:
Deveres dos Pareceristas:
Deveres dos Autores:
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Foco e Escopo
A Revista Intercom é uma publicação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), tendo como foco de interesse a Comunicação Social, respeitando a interdisciplinaridade e a abrangência temática características da área do conhecimento. Seu conteúdo privilegia a publicação de artigos inéditos, relatos de experiência, pesquisas em andamento, entrevistas e resenhas relacionados com as Ciências da Comunicação. Adota em seu processo editorial a avaliação cega por pares, onde os trabalhos são encaminhados para especialistas para análise, atendendo aos critérios de sua política editorial. Objetivos: a) Promover e divulgar a pesquisa científica acadêmica nacional e internacional sobre Comunicação; b) Contribuir para desenvolver o nível da investigação e do ensino universitário de Comunicação; c) Servir de espaço para a reflexão sobre temas de interesse público do âmbito da Comunicação. |
Fluxo contínuo
A Revista Intercom adotou, em 2022, a modalidade de publicação continuada, ou seja, os artigos aprovados e editados são imediatamente publicados em um volume anual, não sendo necessário fechar um número ou obedecer a uma frequência determinada. Anteriormente, a periodicidade da revista era quadrimestral, com publicação nos meses de janeiro, maio e setembro. Na nova modalidade os artigos deixam de ter a paginação sucessiva e sequencial e passam a apresentar o elocation-id, um identificador eletrônico único para cada artigo no volume. |
Preservação Digital
Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO. O periódico também faz parte da Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana do IBICT, que fornece preservação para qualquer periódico do sistema Open Journal System [OJS] no Brasil. |
Fontes de Indexação
Ficha Bibliográfica
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Websites e Mídias Sociais
Preprints
A Revista Intercom aceita a publicação de artigos de preprints e incentiva a publicação em plataformas públicas, como Preprints, SciELO Preprints e EmeRI, para que, sendo o caso, sejam discutidos abertamente, antes de serem publicados. Preprint é um manuscrito pronto para submissão a um periódico, depositado em servidores de preprints confiáveis antes ou em paralelo à submissão a um periódico. O uso do preprint é opção do autor, e supõe-se que, quando da submissão do artigo ao periódico, por meio do “Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta”, sejam informados o nome do servidor de Preprints e o DOI do Preprint. Os artigos submetidos a preprints compartilham com os periódicos o ineditismo na publicação e o processo de avaliação não utilizará o procedimento duplo anonimizado, visto que a autoria passará a ser conhecida. Para garantir que os preprints submetidos a Revista Intercom sejam tratados com transparência e integridade, é recomendado que os autores forneçam as seguintes informações:
Essas informações são importantes para que os editores possam avaliar a originalidade e a relevância do trabalho submetido, bem como para evitar duplicações ou informações redundantes em publicações subsequentes. |
Processo de Avaliação por Pares
Os originais submetidos para apreciação por meio de submissão on-line através do site da Intercom/Portcom, que utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas — SEER (Open Journal Systems - OJS), são analisados em uma primeira etapa (desk review) pela Equipe Editorial quanto à observância do atendimento das normas editoriais, coerência interna do texto, pertinência do conteúdo do original à linha editorial do periódico e contribuição para a inovação do conhecimento. Depois de aprovado nessa triagem (Desk Review) inicial, tem início o processo de avaliação, com a Equipe Editorial encaminhando o manuscrito para pelo menos dois pareceristas em sistema duplo-cego, escolhidos em função de suas especialidades na área. Os Editores Executivos realizam o acompanhamento de todo esse processo de avaliação, que pode ser estendido por mais de uma rodada, caso haja pareceres iniciais diversos. Em cada rodada de avaliação os revisores contribuem para a qualificação do texto por meio de um parecer redigido em “formulário próprio de avaliação”. Os pareceres encaminhados pelos consultores são analisados pela Equipe Editorial quanto ao cumprimento das normas de publicação, conteúdo e pertinência. Após esse processo, são enviados aos autores com indicação de aceitação, reformulação ou recusa. Sempre que solicitada revisão aos autores, estes deverão enviar 3 arquivos: (a) uma versão final do artigo, em arquivo limpo, de preferência em formato .docx ou .odt; (b) uma versão, de preferência em .docx ou .odt, com todas as alterações feitas e identificadas como revisão (deve-se marcar com cor diferente os trechos alterados e não usar o controle de alterações); (c) uma carta aos editores comentando sobre todas as modificações realizadas ou não aceitas (com as devidas justificativas), conforme orientação dos revisores. Após a aprovação do artigo, o mesmo seguirá para o processo de revisão, de tradução pelos autores para a segunda língua, e produção editorial.
A produção editorial inclui as etapas de recebimento do artigo traduzido, edição, diagramação de XML, PDF e HTML, leitura final e checagem final pelos editores e envio às bases de dados. Política de Transparência e Opcionalidade na Revisão por Pares A Revista Intercom publicará, no artigo final, os nomes dos editores responsáveis pela avaliação. Essa prática reforça o compromisso do periódico com a integridade do processo editorial e proporciona reconhecimento aos editores pelo seu papel crucial na manutenção dos padrões de qualidade da publicação. A Revista Intercom adota três modalidades de avaliação por pares:
A modalidade padrão de avaliação adotada pela Revista Intercom é a duplo-cega. Porém, nos casos de preprint não é possível garantir o anonimato dos autores; assim, a avaliação pode ser simples-cega ou aberta. Reiteramos que a abertura do processo de avaliação pelos pares depende da concordância entre os editores associados e pareceristas envolvidos. Sobre os tempos de processamento dos manuscritos A Revista Intercom, desde julho de 2024, está numa atividade vigorosa de melhoria de seus processos internos de gestão, visando diminuir o tempo de processamento de seus manuscritos. O prazo entre a recepção e a triagem inicial (desk review) é de 30 dias. Em caso de manuscritos enviados para avaliação e aprovados, o prazo entre a recepção e a publicação pode variar entre seis e 12 meses. |
Dados Abertos
A Revista Intercom está comprometida com as diretrizes do Guia para promoção da abertura, transparência e reprodutibilidade das pesquisas publicadas pelos periódicos SciELO (Diretrizes TOP), visando aprimorar a qualidade e a transparência das pesquisas publicadas. Essas diretrizes enfatizam a importância da clareza nas evidências que fundamentam as conclusões dos estudos. Para alinhar-se a esses princípios, a Revista Intercom solicita que todos os conjuntos de dados associados aos manuscritos submetidos sejam acompanhados do “Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta”. Este formulário deve ser preenchido detalhadamente pelos autores, destacando como a pesquisa adere aos padrões da Ciência Aberta, e submetido como um Arquivo Suplementar com o manuscrito. Essa prática assegura que todos os dados relevantes estejam disponíveis para revisão e análise, contribuindo para a integridade e a reprodutibilidade da pesquisa científica. A adesão a essas diretrizes reforça o compromisso do periódico com a transparência e a excelência na publicação científica. É necessário citar devidamente todos os dados, incluindo indicação de atribuições de cada autor em artigos em co-autoria, códigos de programas e métodos utilizando identificadores de objeto digital (DOIs), citações de periódicos ou outros identificadores persistentes. Situações excepcionais que demandem um tratamento diferenciado, como informações confidenciais sob acordos de não divulgação, devem ser comunicadas ao editor até, no máximo, a etapa de revisão do manuscrito e mencionadas de forma clara nos Agradecimentos. (ver orientações aos autores). Todos os dados empregados nas análises devem estar acessíveis para qualquer pesquisador com o objetivo de reproduzir ou expandir a análise. Os dados devem estar presentes no artigo ou depositados em repositórios especializados da comunidade ou em repositórios de uso geral. Alguns exemplos incluem Zenodo, OSF e o repositório de dados SciELO Data. Situações especiais, como a proteção da privacidade ou a aquisição de dados de terceiros, devem ser discutidas com o editor o quanto antes e claramente indicadas nos agradecimentos. |
Cobrança de Taxas
A Revista Intercom não cobra nenhuma taxa (Article Processing Charge - APC) por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita e de acesso aberto. |
Política de Ética e Más Condutas, Errata e Retratação
A Revista Intercom está de acordo com as principais orientações de organismos internacionais e nacionais que servem de referência de princípios e boas práticas sobre ética e negligência para publicações científicas e orienta-se pelas principais práticas de ética do Cope, o “Guia SciELO de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica” e os “Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas” recomendados pelo Cope, Doaj, Oaspa e Wame. A adoção das orientações auxilia os editores na detecção de possíveis fraudes e más práticas de publicação.
Ao submeterem artigos à Revista Intercom, os autores declaram automaticamente que os conteúdos dos artigos são originais e inéditos. Declaram, ainda, que o artigo não foi publicado, completo ou incompleto, em outro periódico, ainda que em outra língua, nem foi submetido a outro periódico simultaneamente. Os autores devem submeter, junto ao manuscrito, a “Declaração de Submissão” como arquivo complementar (outro). Além disso, comprometem-se também a informar à revista quando detectarem algum erro ou imprecisão em seu trabalho (publicado, em avaliação ou em editoração) e a colaborar com os editores para que seja feita a devida retratação ou correção do artigo. Comprometem-se também a tratar de forma confidencial as colaborações dos autores enquanto estiverem sob avaliação e caso o trabalho seja recusado. Os trabalhos serão objeto de avaliação ou discussão com terceiros somente por autorização dos editores da revista. Quando os avaliadores identificarem que o trabalho submetido apresenta conteúdo relevante publicado anteriormente – pelo autor ou por terceiros, quer sejam afirmações, argumentos ou reprodução de trechos –, devem informar diretamente aos editores e os autores deverão providenciar que tais conteúdos venham sempre acompanhados da respectiva remissão bibliográfica, indicando sua origem. Da mesma forma, quando houver semelhança substancial ou indício de que o artigo em avaliação já tenha sido publicado em outro periódico, os avaliadores devem alertar os editores de que o artigo fere os princípios éticos da revista. Quaisquer desvios e outros casos não previstos nesta declaração devem ser informados às editoras-chefes do periódico, que tomarão as providências cabíveis para sanar o problema apresentado. Os casos de plágio ou similaridade serão tratados de acordo com as diretrizes recomendadas pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE). Por exemplo, a depender da gravidade da ocorrência, em caso de suspeita de plágio ou duplicidade, os autores serão contatados e a revista poderá solicitar correções ou até mesmo rejeitar a publicação. Caso a detecção de irregularidades ocorra após a publicação, os editores tomarão as providências cabíveis visando a publicação de uma errata ou uma retratação, conforme o caso.
Essas políticas são fundamentais para manter os altos padrões éticos da publicação científica e garantir a confiança na integridade do conteúdo publicado pela Revista Intercom. |
Política sobre Conflito de Interesses
O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão (“Declaração de Responsabilidade e Conflito de Interesses”). Nesse caso, a Revista Intercom comunica e orienta os envolvidos quanto a motivação das decisões editoriais. Os pareceristas e editores envolvidos na avaliação também deverão declarar se possuem algum conflito de interesse em relação ao manuscrito ou seus autores, tais como: atuar ou ter atuado na mesma instituição do(s) autor(es); ter histórico recente de colaboração ou de publicação com um do(s) autor(es); ter relação pessoal com o(s) autor(es), entre outros. Para mais informações ver: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest. |
Adoção de Softwares de Verificação de Similaridade
A Revista Intercom entende ser necessário o combate ao plágio e, como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas publicações, adota, a partir da edição 47 (2024) o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base o aplicativo CopySpider. O periódico também utiliza ferramentas para detecção de conteúdo gerado por inteligência artificial (IA), tais comoZeroGPT, entre outras. A verificação de integridade se dá no início do processo de avaliação editorial, antes da revisão por pares. Isso garante que questões de originalidade sejam identificadas e tratadas precocemente no fluxo de submissão e avaliação. Manuscritos que apresentarem um grau significativo de similaridade (maior que 30%) com outros trabalhos publicados, indicando plágio, serão rejeitados. A Revista Intercom entende o plágio como uma violação grave da ética na publicação científica. Os autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo e informações apresentadas em seus manuscritos. Casos de plágio reportados à Revista após a publicação dos artigos serão analisados pela equipe editorial e, na hipótese de confirmação da denúncia, o artigo será retirado da Revista imediatamente. Também poderão ser aplicadas penalidades aos autores,dentro dos limites da competência de uma publicação científica. |
Adoção de Softwares Uso de Recursos de Inteligência Artificial
A Revista Intercom entende que os recursos de Inteligência Artificial não atendem aos requisitos fundamentais para a autoria de um artigo científico. Assim, as ferramentas de inteligência artificial generativa (IAG) e Modelos de Linguagem (LLM) não podem ser listadas como autores em nenhum trabalho acadêmico publicado pela revista. Para garantir a integridade e confiabilidade dos resultados e conclusões apresentados em manuscritos científicos e manter a confiança do público nos avanços apresentados, a Revista Intercom procura observar as recomendações da World Association of Medical Editors (WAME) sobre as considerações éticas relacionadas ao uso dessas tecnologias nos manuscritos científicos, sendo elas:
Serão consideradas atividades válidas para a utilização de inteligência artificial
Quando da submissão dos originais, os autores devem incluir uma “Declaração de uso de IA e/ou Modelos de Linguagem” quanto ao uso destas ferramentas no processo de escrita. |
Questões de Sexo e Gênero
A equipe editorial da Revista Intercom, além dos autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). A Revista da Intercom também observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial. As diretrizes da SAGER visam promover o relato sistemático de sexo e gênero nas pesquisas. Para tanto, fornecem aos pesquisadores e autores uma ferramenta para padronizar o relato de sexo e gênero em publicações científicas, sempre que apropriado. Elas também são destinadas a avaliadores e editores, como instrumento na avaliação de manuscritos e como veículo para aumentar a conscientização entre autores e revisores. Reconhecemos que nem todos os itens incluídos nas diretrizes SAGER são aplicáveis a todo tipo de estudo. Por esta razão, a SAGER encoraja os autores, editores e revisores a considerarem se o sexo e o gênero são relevantes para o tema do estudo e, portanto, a seguirem essas diretrizes, sempre que aplicável. |
Comitê de Ética
Quando o artigo ou artigo de pesquisa envolver procedimentos com seres humanos, ou dados sensíveis com a LGPD, os autores devem anexar, no processo de submissão via sistema on-line, uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa. |
Direitos Autorais
A Revista Intercom adota uma política de direitos autorais que está em conformidade com as recomendações dos Critérios SciELO. Essas recomendações são essenciais para proteger os interesses dos autores, ao mesmo tempo que promovem a disseminação aberta e ética do conhecimento científico. Os autores que publicam na Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. Isso significa que, embora o artigo seja publicado sob a égide da Revista Intercom, a propriedade intelectual do trabalho permanece com o autor. Entretanto, os autores concedem para a Revista Intercom os direitos de primeira publicação. Licenciamento sob Creative Commons Para facilitar a reutilização e distribuição dos trabalhos, os artigos publicados na Revista Intercom são licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY). Essa licença permite que terceiros utilizem e compartilhem os trabalhos publicados, desde que atribuam o crédito apropriado ao autor original e à publicação na Revista Intercom. Essa abordagem promove a disseminação do conhecimento científico de maneira ética e acessível, permitindo que os trabalhos sejam amplamente distribuídos e reutilizados sem restrições. Citação Correta do Trabalho Original Em conformidade com a licença CC-BY, qualquer reutilização ou distribuição dos artigos publicados na Revista Intercom deve incluir a citação correta do trabalho original. Isso assegura que os autores recebam o devido reconhecimento por seu trabalho e mantém a integridade acadêmica do processo de publicação. A política de direitos autorais da Revista Intercom reflete nosso compromisso com a promoção da Ciência Aberta e o respeito aos direitos e contribuições dos autores. Ao publicar na Revista Intercom, os autores ganham visibilidade e reconhecimento por seu trabalho, enquanto contribuem para o avanço do conhecimento na área da Comunicação. |
Propriedade Intelectual e Termos de Uso
Responsabilidade do Site
Responsabilidade do Autor
Licença Adotada pelo Periódico
Autoarquivamento por Autores |
Patrocinadores e Agências de Fomento
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) |
Editoras-Chefes
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A INTERCOM - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação tem como foco de interesse a Comunicação Social e suas interfaces interdisciplinares. |
Tipos de Documentos Aceitos
A Revista Intercom publica artigos resultantes de pesquisas, resenhas críticas de livros e entrevistas com contribuição científica ao campo. Os textos são recebidos para as seções Artigos, Arena, Entrevistas, Resenhas e Preprints e devem observar rigorosamente as normas abaixo descritas.
Em relação aos Preprints, é importante apontar que a Revista Intercom não considera que a publicação de artigos em repositórios de preprints tire a originalidade do artigo submetido. A Revista Intercom está atenta às atualizações dos princípios da Ciência Aberta e, nesse sentido, prevê que artigos publicados em repositórios de preprints possam ser submetidos à revista, sem prejuízos à sua originalidade. Ineditismo As colaborações devem ser fruto de pesquisas originais e inéditas. Pede-se aos autores que submetam apenas manuscritos que não foram submetidos simultaneamente para publicação em outro periódico. Textos publicados anteriormente em anais e atas de eventos, em periódicos, livros ou repositórios, independentemente do idioma, serão automaticamente recusados durante a etapa inicial de avaliação. Idioma A Revista Intercom publica todos seus artigos em versão bilíngue: no idioma original (Português ou Espanhol) e a versão em Inglês. Opcionalmente, os artigos aprovados poderão também ser publicados nos três idiomas. Os custos de tradução em qualquer idioma serão de responsabilidade dos autores, cabendo ao periódico sua revisão. Artigos em outras línguas podem ser submetidos à avaliação e, caso aprovados, serão publicados mediante tradução para o português ou espanhol, também nesse caso a cargo dos(as) autores(as). |
Contribuição dos Autores
A autoria refere-se ao crédito pelo trabalho publicado e implica responsabilidades em relação a este. A Revista Intercom utiliza a estrutura de taxonomia do CREDiT. Todos os autores devem descrever a sua participação na elaboração do manuscrito por meio do “Formulário CREDiT” disponível nas Condições de Submissão. A Revista Intercom recomenda que a autoria se baseie nos quatro critérios descritos a seguir:
Todos aqueles indicados como autores devem atender aos quatro critérios de autoria, e todos aqueles que preencherem os quatro critérios devem ser identificados como autores. Os indivíduos que não atenderem aos quatro critérios mencionados podem ter sua colaboração reconhecida por meio de uma nota de agradecimento ao final do trabalho. Os autores são responsáveis pela obtenção da autorização dessas pessoas antes de nomeá-las em seus agradecimentos. A submissão do artigo por meio do sistema da revista implica a confirmação tácita e pública de que todos os autores indicados na folha de rosto participaram na elaboração do manuscrito. A Revista Intercom recebe apenas artigos em que: (a) pelo menos um dos autores(as) tenha doutorado concluído; (b) doutorando(a) pode ser o primeiro autor(a), desde que o(a) orientador(a) também assine o artigo; (c) mestres podem ser indicados(as) como segundo(a) autor(a) em trabalhos assinados por um(a) doutor(a). Não serão aceitos artigos tendo como autores ou em co-autoria: mestrandos, especialistas, graduados ou graduandos. Autores que já publicaram na revista devem aguardar um interstício de 15 meses antes de terem um novo artigo em autoria ou co-autoria publicado. Os editores recomendam que os autores submetam apenas um artigo para avaliação considerando o tempo entre as publicações descrito acima. O número máximo de autores e co-autores, por manuscrito submetido, deverá ser de quatro pessoas. |
Preparação do Manuscrito
A Revista Intercom recebe submissões on-line através do site da Intercom/Portcom, que utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas — SEER (Open Journal Systems - OJS). Manuscritos e/ou documentos suplementares enviados por e-mail não serão considerados. Pedimos aos autores que leiam com atenção todos os requisitos do processo de submissão abaixo. |
Formato de Envio dos Artigos
Os autores devem submeter o texto a revisão ortográfica e gramatical antes de apresentá-lo ao periódico. As submissões devem ainda incluir os seguintes arquivos, conforme detalhamento posterior:
Textos de artigos originais, incluindo resumos, notas e referências bibliográficas, deverão contar com o máximo de 40 mil caracteres com espaços. As resenhas críticas não devem exceder 15 mil caracteres com espaço e conter a referência completa do livro, além de título e de identificação do(a) autor(a) do livro resenhado no final do texto (nome completo e filiação institucional). As entrevistas devem ter entre 20 a 30 mil caracteres com espaços e conter a referência completa do(a) entrevistado(a) no final do texto (nome completo e filiação institucional). Deve-se também enviar uma fotografia do(a) entrevistado(a) em alta resolução e formato .tiff, .jpg ou .png. Com exceção da folha de rosto e dos demais documentos complementares, as páginas com o manuscrito propriamente devem ser enviadas sem qualquer informação que possa identificar os autores. Devem ser excluídos dados como: nome, e-mail e afiliação; informações em qualquer parte do texto que indiquem vinculação a grupos de pesquisa; título de trabalhos acadêmicos apresentados/defendidos (comunicação, dissertação, tese) ou nomes de departamentos e/ou orientadores aos quais os autores estão vinculados; entre outros. Quando necessário, os autores podem indicar no texto, em substituição aos trechos suprimidos os seguintes dizeres: “Trecho removido para preservar a avaliação às cegas”. Caso o artigo seja aprovado, o autor terá oportunidade de incluir as informações novamente na versão que será publicada. Ao submeter os manuscritos, os autores devem certificar-se:
Os autores devem ainda verificar se as citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) estão completas nas referências ao final do texto, segundo as normas da ABNT. Todas as referências que possuam o formato eletrônico (periódicos, e-books, teses e dissertações digitais) devem indicar corretamente a URL completa no final da referência. As URL´s muito grandes, deverão ser encurtadas pelo: https://bitly.com/.
A) Folha de rosto
Ao submeter o manuscrito pelo sistema, os/as autores/as também devem informar corretamente no formulário de submissão on-line os metadados solicitados. No caso do manuscrito ser aprovado, as informações inseridas na folha de rosto serão incorporadas ao manuscrito, conforme template usado pelo periódico.
B) Manuscritos originais Utilize o “Template definido pela Revista Intercom”. O documento está formatado e adequado às exigências mais recentes de normalização.
Configuração dos textos
É imprescindível o uso do TEMPLATE que possui toda a formatação adequada para submissão. Acrônimos e abreviações: Acrônimos e abreviações devem estar entre parênteses e serem precedidos de seu significado completo quando do primeiro uso no texto. Palavras estrangeiras: Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico. Para ênfase ou destaque usar negrito, ‘aspas simples’ ou “aspas duplas”. As citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) deverão estar completas nas referências ao final do texto. Os links para endereços eletrônicos deverão estar ativos. Notas de rodapé são opcionais e são de caráter explicativo. Devem ser utilizadas apenas como exceção, quando estritamente necessárias para a compreensão do texto e com, no máximo, cinco linhas. As notas terão numeração consecutiva, em arábicos, na ordem em que aparecem no texto. Uma vez aceito para publicação, será solicitado aos autores o envio do artigo traduzido para o inglês. C) Documentos suplementares
Os documentos abaixo estão disponíveis para download: |
Ativos Digitais
As ilustrações, quadros, tabelas e gráficos têm por objetivo apresentar os resultados de forma sintética e minuciosa, permitir análise visual ou auxiliar a explicitação de ideias, permitindo exprimir de modo mais claro o que seria difícil redigir e de leitura cansativa. As imagens, ilustrações, tabelas e gráficos devem ser numerados em algarismos arábicos, em sequência em que aparecem no texto, precedidos da palavra Tabela/Quadro/Figura. Imagens, tabelas, ilustrações e gráficos devem ser inseridos no texto, o mais próximo do trecho a que se referem. Evite o uso de expressões como “a imagem acima” ou “a figura apresentada a seguir”. Refira-se sempre à numeração do item (figura 1 ou gráfico 2, por exemplo) pois nem sempre a figura, no processo de editoração, ficará exatamente abaixo ou acima do trecho de referência.
Tabelas
Figuras Para que as ilustrações e imagens possam realmente enriquecer o texto científico é necessário que tenham boa qualidade e, além disso, sejam corretamente enviadas para a publicação. Para a elaboração de visualizações (gráficos, figuras, mapas, etc), recomendamos que sigam boas práticas de acessibilidade em visualização. Sugerimos a leitura do seguinte texto: "Accessibility in scientific visualizations", e que os(as) autores(as) busquem adequar as visualizações (exceto sobre interatividade, consideramos que os artigos também são publicados em PDF).
Após cada visualização e sua fonte, deverá ser adicionado um texto alternativo (Alt text) com uma breve descrição da imagem. Isso é importante para o acesso ao conteúdo utilizando leitores de tela. Sugerimos a leitura do seguinte texto: "Image Alt Text: How to Make Your Scientific Publication More Accessible”. Os textos inseridos na imagem devem ser escritos em fontes sem serifa, corpo de 8 a 12 pontos para permitir a visualização. A resolução da imagem deve ser de no mínimo 300 DPI. São aceitos arquivos de imagens em um dos seguintes formatos: jpeg, tiff, gif , eps ou bmp.
Gráficos Não inclua nomes de autores, título do artigo ou número/título/legenda da figura nos arquivos de figura. Essas informações entrarão na legenda da sua figura no manuscrito. Além de inseridos no texto, os gráficos devem ser encaminhados, em separado, como arquivos complementares pelo sistema de submissão da revista, em um dos seguintes formatos: jpeg, tiff, gif, eps ou bmp. |
Citações e Referências
A Revista Intercom utiliza obrigatoriamente as seguintes instruções normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):
Recomendações gerais Incentivamos o uso do Digital Object Identifier (DOI), pois garante um link permanente de acesso para o artigo eletrônico. Para artigos ou textos publicados na internet que não contenham o DOI, indicar o endereço da URL completa, bem como a data de acesso em que foram consultados.
Referências e citações
Exemplos:
2) Capítulos de livro:
3) Trabalhos publicados em anais de eventos ou similares: 4) Partes de publicações periódicas
4.1) Artigos de periódicos:
4.2) Artigos de jornal:
5) Monografias, dissertações e teses:
6) Publicações online:
RDBCI: REVISTA DIGITAL DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2003- . ISSN 1678-765X. Anual. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci. Acesso em: 06 jan. 2021.
PASSOS, R. A presença da competência em informação no Plano Nacional do Livro e da Leitura: aspectos sobre mediação da leitura e formação de mediadores. 2015. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627403. Acesso em: 11 nov. 2022. Para outros exemplos, recomendamos consultar as normas da ABNT-NBR-6023/2018. Para os usuários de sistemas eletrônicos de indexação de referências (Mendeley, EndNote, Zotero ou outro), adotar como padrão o estilo ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas para normalizar as referências. |
Documentos Suplementares
Para submeter um manuscrito, os autores devem utilizar o sistema de submissão online da Revista Intercom fornecido pelo Open Journal Systems (OJS) e disponível em https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/submission/wizard. A submissão deve incluir os seguintes itens, disponíveis para download:
Cada documento deve ser anexado separadamente no campo designado dentro do sistema. Antes de iniciar o processo, a pessoa responsável pela submissão deve se registrar previamente no sistema como autor e criar/associar seu registro ORCID. Todos os autores devem ter um registro ORCID atualizado Após a aceitação do manuscrito, os autores devem anexar:
Importante! Os arquivos revisados e traduzidos também devem ser anexados também pelo sistema de publicação da Revista Intercom. |
Declaração de Financiamento
É essencial que os autores forneçam informações detalhadas sobre as fontes de apoio ao seu trabalho ao submeterem seus manuscritos à Revista Intercom. Isso inclui:
Essas informações são fundamentais para garantir a transparência e a integridade do processo científico, permitindo aos leitores avaliar o impacto potencial das fontes de financiamento no trabalho. As informações sobre as fontes de apoio devem ser incluídas na seção apropriada do manuscrito, conforme as diretrizes da Revista Intercom. |
Informações Adicionais
Caso o manuscrito seja aprovado pela Equipe Editorial e pelos pareceristas, o autor correspondente será notificado da aprovação e terá 30 dias para encaminhar a versão revisada em português e a versão traduzida para a língua inglesa do texto. No caso do envio da versão em inglês, após a aprovação do artigo submetido, A Revista Intercom fará uma checagem do manuscrito utilizando a ferramenta gratuita AJE’s (American Journal Expert - Part of Springer Nature) Grammar Check Tool que fornece uma avaliação segura da qualidade da tradução e garante que o manuscrito tem uma comunicação clara e precisa. Somente serão aceitos os manuscritos em que a ferramenta indique que sua pontuação de avaliação da língua (Your Language Assessment Score - LAT) seja igual ou superior a 75o percentil. Após a verificação, pela equipe editorial, da versão revisada pelos autores, estes receberão uma prova do manuscrito em um arquivo de texto (.doc ou .docx), que inclui observações e alterações feitas pela equipe. O autor terá quatro dias para revisar a prova. Se ainda houver questões relacionadas à prova, a equipe editorial entrará em contato com o autor para resolvê-las, até que uma versão final do texto seja alcançada. Após a aceitação do manuscrito, os autores correspondentes receberão a versão finalizada do artigo em formato PDF para aprovação. Para abrir esses arquivos, é necessário ter instalado o Acrobat Reader (disponível para download gratuito em http://get.adobe.com/reader/). As correções solicitadas nessa fase do processo devem ser limitadas a erros tipográficos e não devem envolver mudanças no conteúdo do estudo ou na lista de autores. Os autores devem retornar a versão aprovada por e-mail dentro de 48 horas após o recebimento da mensagem. Após a conclusão do processo de produção do PDF, o artigo será enviado para publicação. Como forma de reciprocidade com a comunidade acadêmica, a Revista Intercom reforça o compromisso que os autores de trabalhos aprovados tenham em atuarem como avaliadores de trabalhos submetidos à revista. |
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