Informações básicas
Jornal Brasileiro de Psiquiatria é o periódico oficial do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ), publicado trimestralmente há mais de 70 anos. Jornal Brasileiro de Psiquiatria é um fórum online nacional e internacional, de acesso aberto, para a divulgação de pesquisas de qualidade em Psiquiatria e Saúde Mental. A abreviatura de seu título é J. bras. psiquiatr, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.
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Fontes de indexação
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Propriedade intelectual
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. |
Editores-Chefes
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Editores Associados
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Junior Editors
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Editorial Board
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Produção Editorial
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Escopo e Política Editorial
O Jornal Brasileiro de Psiquiatria (JBP) é o periódico de acesso aberto e revisado por pares, oficial do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ), com fluxo contínuo, publicado trimestralmente há mais de 70 anos.
O Jornal brasileiro de Psiquiatria (JBP) tem como missão contribuir para o avanço do conhecimento clínico e científico em psiquiatria e saúde mental, através da ciência aberta que consiste no conhecimento transparente e acessível que é compartilhado e desenvolvido por meio de redes de trabalhos colaborativos. O JBP visa disseminar pesquisas de alta qualidade e impacto clínico e científico em Psiquiatria e Saúde Mental. |
Pesquisa em Seres Humanos e Experimentais
Todos os estudos envolvendo seres humanos ou tecido humano devem estar em consonância com a Declaração de Helsinki (https://www.wma.net/policies-post/wma-declaration-of-helsinki-ethical-principles-for-medical-research-involving-human-subjects/) e devem ter sido aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição local. Assim, na seção "Métodos", os autores devem identificar a aprovação e o comitê de ética da instituição que revisou o estudo. Além disso, os autores devem descrever os métodos empregados para avaliar a capacidade dos voluntários em entender e dar seu consentimento informado para participar do estudo, além de descrever também as estratégias utilizadas no estudo para garantir a proteção dos participantes.
Nos trabalhos experimentais envolvendo animais devem seguir as normas estabelecidas no Guide for the Care and Use of Laboratory Animals (Institute of Laboratory Animal Resources, National Academy of Sciences, Washington, D.C., Estados Unidos), de 1996, e nos Princípios Éticos na Experimentação Animal (Colégio Brasileiro de Experimentação Animal – COBEA, disponível em: www.cobea.org.br), de 1991. Estas informações devem constar no método de acordo com a recomendação do ARRIVE - https://www.nc3rs.org.uk/arrive-guidelines. |
Considerações Éticas e Integridade em Pesquisa
O JBP considera a integridade ética a pedra fundamental da pesquisa científica e da assistência a seres humanos, por isso apoia as recomendações para a condução, por isso recomenda e apoia as recomendações do Committee on Publication Ethics (COPE), da Council of Science Editors (CSE) e do World Association of Medical Editors (WAME) em relação aos padrões éticos de publicação: plágio, duplicatas e publicação redundante, fabricação de dados e correções e retratações. Má-conduta em pesquisa não inclui erros honestos ou diferenças de opinião. Conceitos, ideias ou opiniões emitidos nos manuscritos, bem como a procedência e exatidão das citações neles contidas, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). O JBP utiliza o software Similarity Check, que permite detectar similaridades nos materiais submetidos.
Os autores devem divulgar a utilização de IA generativa e de tecnologias assistidas por IA no processo de redação, acrescentando uma declaração no final do arquivo principal do manuscrito, antes da seção Referências. A declaração deve ser colocada em uma nova seção intitulada "Declaração de IA generativa e tecnologias assistidas por IA no processo de redação". |
Declaração de Conflito de Interesse
Autores devem descrever quaisquer conflitos de interesse que possam existir com relação à pesquisa ou à publicação do artigo. A não declaração de quaisquer conflitos de interesse existente caracteriza uma forma de má conduta em pesquisa. Conflitos de interesse podem ser de natureza financeira ou não. Todos os autores deverão preencher a declaração do ICMJE para a declaração de potenciais conflitos de interesse. Este documento contempla uma seção para declaração de conflitos de interesse baseada nas recomendações do Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals - http://www.icmje.org/conflicts-of-interest/. O formulário preenchido deverá ser submetido juntamente com o manuscrito. |
Uso da Linguagem Inclusiva
A linguagem inclusiva é um tema cada vez mais discutido na sociedade atual. Trata-se de uma forma de comunicação que busca incluir e representar todas as pessoas, independentemente de sua identidade de gênero, raça, etnia, orientação sexual, entre outros aspectos. |
Categoria de Manuscritos
O JBP encoraja fortemente que os autores os manuscritos atendem aos padrões de qualidade estabelecidos pelas diretrizes para produção de pesquisa em saúde – Enhancing the Quality and Transparency of Health Research Network (EQUATOR) (https://www.equator-network.org/). O EQUATOR é um diretório que fornece diretrizes com o objetivo de melhorar a confiabilidade da literatura de pesquisa em saúde publicada, promovendo relatórios transparentes e precisos.
Checklist: Número máximo de palavras e referências de acordo com a categoria dos artigos:
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Preparação do Manuscrito
O manuscrito deve ser submetido no formato Word (.doc ou .docx). O texto deverá ser digitado em tamanho A4, utilizando fonte Times New Roman, tamanho 12, com margens de 3 cm e 2 cm, da esquerda para a direita, usando espaçamento entre linhas de 1,5 e alinhamento do texto justificado à esquerda. Página de Titulo:
Os manuscritos devem seguir as recomendações das diretrizes do Equator Network – (https://www.equator-network.org/). O corpo do texto não deve trazer qualquer informação como nome ou afiliação dos autores. E deve ser estruturado da seguinte forma: Artigos Originais, Revisão, Artigos Especiais e Relatos Breves: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões, Contribuições Individuais, Conflito de Interesse, Agradecimentos e Referências. Relatos de Caso: Introdução, Relato de Caso ou Série de casos (com as subdivisões: Informação do Pacientes, Achados Clínicos, Diagnóstico, Intervenção e Avaliação e Desfechos), Discussão, Conclusões, Contribuições Individuais, Conflitos de Interesse, Agradecimentos e Referências. Carta ao Editor e Editoriais: podem ser estruturados em seções a critério do autor. Introdução: deve incluir uma revisão sucinta de toda a literatura diretamente relacionada ao assunto em questão, além disso, deve descrever os objetivos do estudo. Métodos: deve relatar o desenho do estudo e descrever detalhadamente os métodos empregados, de forma a permitir que outros autores sejam capazes de replicá-lo. Resultados: devem ser descritos de forma lógica, sequencial e sucinta, usando-se, ocasionalmente, o auxílio de tabelas e figuras. Discussão: a discussão deve limitar-se a destacar as conclusões do estudo, considerando as similaridades e diferenças dos seus resultados e daqueles de outros autores, as implicações dos seus resultados, as limitações do seu estudo e as perspectivas futuras. Conclusões: os autores devem especificar, de preferência em parágrafo único e curto, somente as conclusões que podem ser respaldadas pelos dados do estudo, assim como sua importância clínica (sem generalizações excessivas). Referências: devem seguir o estilo Vancouver (Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals: Writing and Editing for Medical Publication), ordenadas de acordo com a sua citação no texto. As referências devem ser identificadas no corpo do texto com algarismos arábicos, sobrescritas, entre colchetes, obedecendo à ordem de citação no texto. Exemplos de referências estão disponíveis no seguinte site: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html Unidades e Medidas: devem ser apresentadas de forma simples e concisa usando o Sistema Internacional de Unidades (SI). Figuras e Tabelas: Figuras e Tabelas não devem ser enviadas em arquivos separados. As tabelas não devem conter dados já citados no texto. Devem ser abertas nos lados e com fundo totalmente branco. Cada tabela deve ter um título descritivo e, se forem fornecidas medidas numéricas, as unidades devem ser incluídas no cabeçalho da coluna. Se o manuscrito for aceito, os autores podem ser solicitados a fornecer os arquivos de origem das figuras. Todas as figuras devem ser citadas no manuscrito de uma ordem consecutiva. Só serão aceitas imagens nos formatos TIFF ou JPEG, com resolução mínima de acordo com o tipo de imagem, tanto para imagens em preto e branco como para imagens em cores: 1200 dpi para gráficos simples em preto e branco, 300 dpi para fotografias em preto e branco e 600 dpi para fotografias coloridas. Materiais Suplementares: materiais suplementares são as partes adicionais de um manuscrito, como arquivos de áudio, vídeos ou conjuntos de dados que podem ser do interesse dos leitores. Os autores podem enviar o arquivo de material suplementar junto com seu manuscrito no processo de submissão. Uma seção intitulada material suplementar deve ser incluída antes da lista de referências com uma descrição concisa para cada arquivo de material suplementar. Os materiais complementares não são modificados pela equipe editorial do JBP. Os autores são responsáveis por fornecer os arquivos finais do material suplementar que serão publicados junto com o artigo. |
Processo de Submissão
Os manuscritos devem ser, obrigatoriamente, submetidos e preenchidos online no sistema ScholarOne - https://mc04.manuscriptcentral.com/jbpsiq-scielo acompanhados de:
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Processo de Avaliação Por Pares
O JBP adota o processo de Anonimização Simples (Single Anonymous). Após receber o manuscrito através do ScholarOne, os editores julgarão se ele será revisto pelos pareceristas anônimos. A decisão será baseada no foco de publicação, originalidade e relevância do manuscrito para o campo. Em seguida, o manuscrito será enviado a pelo menos dois revisores anônimos e independentes (que não são necessariamente aqueles sugeridos pelos autores). Os editores do JBP esforçam-se para manter rápido o processo de publicação. Geralmente o período entre a submissão e o aceite do manuscrito é de cerca de três meses. Os autores receberão um e-mail dos editores com sua decisão final e uma cópia dos comentários dos revisores. No caso de ter sido indicada a revisão do manuscrito, os autores devem enviar um texto final com as alterações necessárias (respondendo cada item levantado pelos revisores), seguindo as instruções dadas pelos editores. Os autores devem reproduzir o item levantado pelo revisor imediatamente antes de cada uma das suas respostas. Enviar apenas as respostas separadas dos itens levantados pelos revisores poderá identificar o processo de avaliação do manuscrito. Todo este processo pode ser acompanhado pelos autores através do ScholarOne. |
Preprints
O JBP aceita manuscritos que foram previamente depositados em um servidor não comercial de preprints, desde que não tenham sido submetidos a revisão por pares em outro periódico simultaneamente. O preprint consiste em uma versão completa do artigo científico que ainda não foi revisado por pares. Os preprints operam independentemente do periódico e a publicação de um preprint não afeta o processo de revisão por pares.
O JBP solicita o preenchimento do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta que deve ser submetido como arquivo suplementar ao manuscrito e que ficará acessível aos revisores.
Quando um manuscrito que foi publicado em um repositório de preprint é posteriormente publicado como um artigo revisto por pares, a publicação oficial deve ser usada como referência. Os preprints que são fundamentais para o desenvolvimento do manuscrito ou que abrangem avanços importantes na área, mas que ainda não foram devidamente publicadas, podem ser citadas. Os preprints devem ser explicitamente identificados como tal, por exemplo:
Processo de Avaliação de Preprints O JBP adota o processo de Anonimização Simples (Single Anonymous) para preprints, em que os revisores são conhecidos pelos autores do preprint, mas não o contrário. Isto ajuda a garantir que os preprints submetidos à revista sejam avaliados de forma crítica e imparcial antes da sua possível publicação no JBP. O JBP, sempre que for necessária, solicitará aos autores dos preprints informações detalhadas sobre a metodologia utilizada na pesquisa, resultados obtidos e conclusões alcançadas, para que os revisores possam avaliar a qualidade do trabalho de forma apropriada. O JBP também pode solicitar aos autores informações sobre a revisão por pares que o preprint já tenha recebido em outro repositório, se aplicável, para ajudar os revisores a avaliar a qualidade do trabalho de forma mais completa. |
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Provas
O autor responsável pela correspondência receberá uma prova, em arquivo de texto (doc e docx), com as observações e alterações feitas pela equipe de leitura técnica. O prazo para a revisão da prova é de quatro dias. Caso ainda haja dúvidas nessa prova, a equipe editorial entrará em contato para que seja feita a revisão, até que seja alcançada uma versão final do texto. |