ISSN 0100-7386 versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Objetivos e política

O objetivo da revista Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences é publicar artigos de interesse permanente sobre pesquisas, avanços e projetos relacionados à ciência e tecnologia em Engenharia Mecânica, que abrangem as interfaces com outros ramos da engenharia, assim como Física e Matemática Aplicada.

A revista publica Artigos na íntegra, Artigos de Revisão, Resenhas de livros e Cartas ao Editor. Os autores devem concordar em não publicar em nenhuma outra revista um artigo encaminhado e aceito pelo Journal. Os artigos publicados anteriormente em anais de conferências podem ser também avaliados para publicação; o evento deve ser mencionado como uma nota de rodapé na página do título. Deve-se incluir uma cópia da opinião dos revisores da conferência. Os artigos de revisão devem ser uma avaliação crítica das informações publicadas.

Os editores decidem sobre a aceitação para publicação, que se baseia na opinião de pelo menos dois revisores ad hoc e, se necessário, de um membro do Conselho Editorial.

 

Encaminhamento para publicação

Os manuscritos e as correspondências devem ser enviados para o Editor ou, alternativamente, para o Editor-Associado da área mais próxima à do artigo.

Editor-Chefe:
Prof. A. P. Silva Freire Departamento de Engenharia Mecânica, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro. C. P. 68503, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 21945-970 , Brasil. Tel. (21) 280-7043, Fax: (21) 290-6626, e-mail: mailto:alissonm@ufu.br
Processos de Manufatura:
Prof. A. R. Machado Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, CEP: 38400-206, Brasil. Tel. (34) 239-4149, Fax: (34) 235-0382, e-mail: mailto:alissonm@ufu.br.
Mecânica de Fluidos, Transferência de Calor Massa e de Calor, Turbulência, Combustão, Troca de Fases, Reologia, Ciência Aeronáutica e Espacial, Termodinâmica:
Prof. A. O. Nieckele Departamento de Engenharia Mecânica, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, CEP: 22453-900, Brasil. Tel.: (21) 239-0719, Fax.: (21) 294-9148, e-mail: nieckele@mec.puc-rio.br
CFD, Métodos Experimentais em Mecânica de Fluidos, Transição e Turbulência, Fluxo Multifásico
Prof. A. Silveira Neto Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, CEP:38400-206, Brasil. Tel.: (34) 239-4149, Fax: (34) 235-0382, e-mail: mailto:aristeus@ufu.br.
Mecânica de Contínuo, Mecânica de Sólidos, Elasticidade:
Prof. E. N. Mamiya Departamento de Engenharia Mecânica, FT, Universidade de Brasília, Brasília, DF, CEP: 70910-900, Brasil. Tel.: (61) 307-2314, Fax.: (61) 273-4539, e-mail: mamiya@enm.unb.br
Dinâmica das Estruturas, Processamento de Sinais, Identificação e Controle de Sistemas Mecânicos, Análise de Vibração e Ruído, Acústica Estrutural, Fluxo de Energia nas Estruturas:
Prof. J. R. F. Arruda - Departamento de Mecânica Computacional, Faculdade de Engenharia Mecânica (Unicamp), Campinas, SP, CEP: 13081-970, Brasil. Tel.: (19) 788-3228, Fax: (19) 289-3722, e-mail: arruda@fem.unicamp.br
Propriedades Mecânicas dos Materiais, Controle Metalúrgico das Propriedades Mecânicas, Modelagem, Fundição, Solda:
Prof. P. R. Cetlin - Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, CEP: 30160-030, Brasil. Tel.: (31) 238-1849, Fax: (31) 238-1815, e-mail: pcetlin@demet.ufmg.br

Solicita-se quatro (4) cópias do artigo e os autores devem enviar uma cópia do artigo em formato eletrônico, em disquete 3,5", zip disk ou CD-ROM. É essencial que o arquivo eletrônico contenha todas as figuras e equações matemáticas que aparecem no artigo.

Os manuscritos devem ser encaminhados apenas em inglês.

Um manuscrito encaminhado para publicação deve vir acompanhado de uma página de rosto com o nome dos Autores, o Autor correspondente, o endereço da instituição, telefone, e-mail e, se os Autores desejarem, o nome de até cinco (5) revisores potenciais, com os respectivos endereços.

Todos os artigos enviados devem ser elaborados conforme o gabarito RBCM.DOT, que pode ser encontrado na página http://www.puc-rio.br/parcerias/abcm/publ/index.html . Caso os artigos não atendam a este requisito, não serão considerados para o processo de revisão entre pares. O gabarito também pode ser solicitado a qualquer membro da secretaria da revista.

 

Formato

Os manuscritos devem iniciar com o título, seguido por um Resumo, e três a cinco palavras-chave. Os manuscritos não devem conter o nome dos Autores. O Resumo deve apresentar os objetivos, a metodologia utilizada e as principais conclusões, e ter, no máximo, 200 palavras.

Deve-se fornecer informações suficientes no texto de artigos de pesquisa, ou através da citação de artigos em revistas disponíveis, de modo que o trabalho possa ser repetido.

O artigo deve iniciar com uma Introdução, redigida para o público geral que lê a revista, e não para o especialista. Esta seção deve conter a descrição do problema, sua importância, os resultados significativos e as conclusões dos trabalhos anteriores, além dos objetivos do trabalho atual.

As dúvidas devem ser especificadas para resultados experimentais e numéricos.

Os manuscritos devem ser digitados em espaço duplo, em um lado da folha, em papel A4 e com margens de 2 cm. O trabalho deve conter no máximo 24 páginas numeradas, incluindo as tabelas e figuras. Evite notas de rodapé.

Todos os símbolos devem ser definidos no texto. Uma seção separada sobre nomenclatura deve relacionar, em ordem alfabética, os símbolos utilizados e sua definição. Os símbolos gregos devem vir depois dos símbolos em inglês, seguidos pelos subscritos e sobrescritos. Cada símbolo de medida deve mencionar as unidades SI (métricas); além disso, deve-se incluir as unidades em inglês, entre parênteses. Os grupos sem dimensão e os coeficientes devem ser assim definidos e indicados.

 

Equações matemáticas

As equações que forem mais longas do que a largura do texto devem ser reformuladas para caber em uma ou mais linhas, de modo a caber na largura da página.

Utilizar potências fracionárias em vez de sinais de raiz.

Use uma barra (/) em vez de uma linha horizontal para frações, sempre que possível; por exemplo, use 2/3 para dois-terços.

Não apresentar as expressões matemáticas ao longo do texto, como parte de uma sentença, mas digite-as em linhas separadas.

Os números que identificam as expressões matemáticas devem vir entre parênteses. Mencionar as equações no texto como "Eq.(1)" ou, se no início de uma frase, como "Equação (1)".

Digitar os vetores em negrito. Não usar setas, sublinhado ondulado, etc.

 

Figuras e tabelas

As Figuras e Tabelas devem ser numeradas em sequência, em algarismos arábicos. Devem conter uma legenda e ser inseridas o mais próximo possível de sua referência no texto. Citar as figuras no texto com a abreviação "Fig. 1", exceto no início de uma frase, quando se deve usar "Figura 1".

As figuras com dados/resultados técnicos devem ter marcação limítrofe nos quatro lados, com os indicadores de escala (marcas) em todos os lados.

A legenda para os símbolos de dados deve ser inserida dentro da figura, assim como as marcas para cada curva. As fontes devem ser grande o suficiente para serem bem legíveis (1,5-2,0 mm).

Todas as figuras e tabelas devem ser preto em branco.

 

Referências

As referências devem ser citadas no texto, pelo sobrenome dos autores e ano de publicação. Use "Trabalho recente (Smith e Farias, 1997) ou "Recentemente Smith e Farias (1997)". Para quatro ou mais nomes, use a forma "Smith et al. (1997)". Se duas ou mais referências têm a mesma identificação, faça a distinção ao acrescentar "a", "b", etc., ao ano de publicação.

As referências aceitas incluem artigos de revistas, artigos numerados, dissertações, teses, anais de conferências publicados, provas impressas de conferências, livros, artigos encaminhados para publicação, com a identificação da revista, e comunicações pessoais.

As referências devem ser apresentadas em ordem alfabética, de acordo com o sobrenome do autor principal, e no final do artigo. A seguir, alguns exemplos de referências:

Bordalo, S.N., Ferziger, J.H. and Kline, S.J.,1989, "The Development of Zonal Models for Turbulence", Proceedings of the 10th Brazilian Congress of Mechanical Engineering, Vol.1, Rio de Janeiro, Brazil, pp. 41-44.

Coimbra, A.L., 1978, "Lessons of Continuum Mechanics", Ed. Edgard Blücher, S.Paulo, Brazil, 428 p.

Clark, J.A.,1986, Private Communication, University of Michigan, Ann Harbor.

Silva, L.H.M.,1988, "New Integral Formulation for Problems in Mechanics" (In Portuguese), Ph.D. Thesis, Federal University of Santa Catarina, Florianópolis, S.C., Brazil, 223 p. Soviero, P.A.O. and Lavagna, L.G.M.,1997, "A Numerical Model for Thin Airfoils in Unsteady Motion", RBCM- J. of the Brazilian Soc. Mechanical Sciences, Vol.19, No. 3, pp. 332-340.

Sparrow, E.M., 1980a, "Forced Convection Heat Transfer in a Duct Having Spanwise-Periodic Rectangular Protuberances", Numerical Heat Transfer, Vol.3, pp. 149-167.

Sparrow, E.M., 1980b, "Fluid-to-Fluid Conjugate Heat Transfer for a Vertical Pipe-Internal and External Natural Convection", ASME Journal of Heat Transfer, Vol.102, pp. 402-407.

Versão final do manuscrito

Após receberem a notificação de aceitação, os Autores devem enviar duas cópias da versão final e o disquete com o manuscrito final, em Word for Windows ou Macintosh, e devem evitar digitar novamente, com consequente redução de erros.

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]

 


2009 ABCM

Av. Rio Branco, 124 - 14. Andar
20040-001, Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Tel. : (55 21) 2221-0438
Fax.: (55 21) 2509-7128


abcm@domain.com.br