Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 03/02/2022)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

Journal of Coloproctology (JCOL) é editada trimestralmente (março/junho/setembro/dezembro) pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia.  Publicada desde 1981, com o título anterior Revista Brasileira de Coloproctologia.

Tem como objetivo publicar artigos que contribuam para o aperfeiçoamento e o desenvolvimento da prática, da pesquisa e do ensino em Coloproctologia e especialidades afins.

Os textos completos de todos os artigos, desde o volume 1, número 1 (1981), estão disponíveis gratuitamente Journal of Coloproctology.

A abreviatura de seu título é J. Coloproctol., que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

 

Fontes de indexação

 
  • Scopus
  • Directory of Open Access Journals (DOAJ)
  • SCImago Journal Rank (SJR)
  • Scientific Electronic Library Online (SciELO)
  • Literatura Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS)
  • EBSCO
  • ProQuest
 

 

Propriedade intelectual

 

Journal of Coloproctology (JCOL) todo o conteúdo, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC-ND.

 

 

Patrocinadores

 

A publicação recebe financiamento de:

Sociedade Brasileira de Coloproctologia - SBCP
web site: http://www.sbcp.org.br
Av Marechal Câmara , 160 - conj.916/917 Edifício Orly, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20020-080
E-mail : sbcp@sbcp.org.br

 

 

Corpo Editorial

 

Fundador

 
  • Klaus Rebel.
 

 

Editor chefe

 
  • Henrique Sarubbi Fillmann - Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Faculdade de Medicina da PUC-RS. Porto Alegre-RS-Brasil. Email: henrique@fillmann.com.br
 

 

Coeditor

 
  •  Paulo Gustavo Kotze - Hospital Universitário Cajuru, Curitiba, PR, Brazil
 

 

Editores Associados

 
  • Claudio Saddy Rodrigues Coy - State University of Campinas, Campinas, SP, Brazil
  • Francisco Sergio Pinheiro Regadas - Federal University of Ceará, Fortaleza, Brazil
  • Jorge Hequera - Dupuytren Institute of Traumatology and Orthopaedics, Buenos Aires, Argentina
  • Rodrigo Oliva Perez - Hospital Alemão Oswaldo Cruz, São Paulo, SP, Brazil
  • Steven D. Wexner - Cleveland Clinic Florida, Weston, United States
 

 

Comissão editorial

 
  • Angelita Habr-Gama - Universidade de São Paulo, SP, Brazil
  • Antonio Lacerda Filho - Hospital Felicio Rocho, Belo Horizonte, MG, Brazil
  • Armando Geraldo Franchini Melani - Americas Medical City, Rio de Janeiro, RJ, Brazil
  • Caio Sergio Rizkallah Nahas - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brazil
  • Carlos Walter Sobrado - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brazil
  • Carmen Ruth Manzione Nadal - Manzione Nadal Clinic, São Paulo, SP, Brazil
  • Chuan-Gang Fu - Tongji University, Shanghai, China
  • Doryane Maria dos Reis Lima - Assis Gurgacz College Medical Course, Cascavel, PR, Brazil
  • Eduardo de Paula Vieira - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brazil
  • Ezio Ganio - Eporedia Medical Centre Ivrea Srl, Ivrea, Italy
  • Fábio Campos - Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brazil
  • Fernanda Bellotti Formiga - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, SP, Brazil
  • Fernando Zaroni Sewaybricker - Hospital dos Servidores do Estado, Rio de Janeiro, RJ, Brazil
  • Fidel Ruiz Healy - Grupo Sanatorio Durango, Ciudad de México, Mexico
  • Geraldo Magela Gomes da Cruz - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brazil
  • Giulio Santoro - Presidio Ospedaliero di Treviso, Treviso, Italy
  • Guillermo Rosato - Austral University Hospital, Pilar, Argentina
  • Helio Moreira Junior - Hospital do Coração Anis Rassi Ltda, Goiânia, GO, Brazil
  • João Batista de Sousa - Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brazil
  • João de Aguiar Pupo Neto - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
  • Joaquim Manuel Costa Pereira - Centro Hospitalar Tamega e Sousa EPE, Guilhufe, Portugal
  • José Alfredo dos Reis Neto - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brazil
  • Jose Guillem - Memorial Sloan Kettering Cancer Center, New York, United States
  • José Ribamar Baldez - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, Brazil
  • Julio Garcia-Aguilar - Memorial Sloan Kettering Cancer Center, New York, United States
  • Luca Stocchi - Cleveland Clinic, Cleveland, Ohio, USA
  • Lucia Camara de Castro Oliveira - Coloproctology, Rio de Janeiro, RJ, Brazil
  • Luiz Felipe de Campos Lobato - Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brazil
  • Maria Cristina Sartor - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brazil
  • Mario Trompetto - Eporedia Medical Centre Ivrea Srl, Ivrea, Italy
  • Marvin Corman - University Hospital, Health Sciences Center, Stony Brook University, Stony Brook, United States
  • Mauro de Souza Leite Pinho - Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC, Brazil
  • Olival de Oliveira Junior - Santa Casa de Curitiba, Curitiba, PR, Brazil
  • Paulo Gonçalves de Oliveira - Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brazil
  • Peter Marcello - Lahey Hospital and Medical Center, Burlington, United States
  • Raul Cutait - Universidade de São Paulo, São Paulo, Brazil
  • Ravi P. Kiran - Columbia University, New York, United States
  • Robert William de Azevedo Bringel - Cancer Institute of Ceará, Fortaleza, CE, Brazil
  • Rogerio Saad Hossne - Universidade Paulista, São Paulo, Brazil
  • Sarhan Sydney Saad - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, Brazil
  • Sergio Carlos Nahas - Universidade de São Paulo, São Paulo, Brazil
  • Sidney Nadal - Instituto de Infectologia Emilio Ribas, São Paulo, Brazil
  • Sinara Monica de Oliveira Leite - Faculty of Medical Sciences of Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brazil
  • Sthela Maria Murad Regadas - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brazil
 

 

Produção editorial

 

Thieme Publishers - Acquisitions Editor

Thieme Publishers - Production Coordinator

Thieme Publishers - Junior Production Coordinator

 

 

Instruções aos autores

 

 

Journal of Coloproctology (JCOL) é a publicação científica da Sociedade Brasileira de Coloproctologia. A revista tem como objetivo publicar artigos que possam contribuir para o aprimoramento e o desenvolvimento da prática, pesquisa e ensino da coloproctologia e especialidades afins. A Revista é publicada nos meses de março, junho, setembro e dezembro, e publica Artigos Originais, Relatos de Casos Clínicos, Artigos de Revisão, Editoriais, Artigos Especiais e Cartas ao Editor. Os manuscritos devem ser preparados de acordo com os «Requisitos Uniformes para Manuscritos Submetidos a Periódicos Biomédicos» desenvolvidos pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas disponível em http://www.icmje.org/. Todas as submissões seguem o processo de revisão por pares duplo cego. Os manuscritos podem ser enviados gratuitamente (sem APCs) através do site de submissão online do JCOL.

Processo de Revisão por Pares

A revista segue o processo de revisão por pares duplo cego, onde o autor não conhece a identidade do revisor e o revisor não conhece a identidade do autor. Pelo menos dois revisores aleatórios com base em sua experiência técnica e clínica são designados pelo Editor Chefe em cada manuscrito e a decisão é tomada com base nas revisões comparativas que o manuscrito recebe durante o processo de revisão.

TIPOS DE ARTIGOS

Todos os artigos devem ser submetidos em inglês.

Editorial

O texto deve ter até 900 palavras e pelo menos uma referência, com no máximo 5 referências.

Artigo original

O texto deve ter até 3.000 palavras, não incluindo referências e tabelas. Deve ter até 5 tabelas e/ou figuras. O número de referências não deve exceder 30. Sua estrutura deve conter o seguinte:

1. Folha de rosto: título do artigo em inglês; nome completo de todos os autores; afiliação acadêmica ou profissional de cada autor; nomes das instituições onde o estudo foi realizado; título em execução; nome do autor correspondente, titulação, endereço completo, e-mail e telefone.
2. Formulários ICMJE COI: Um formulário para cada autor (disponível em http://icmje.org/).
3. Resumo: artigos originais precisam de resumo estruturado com no máximo 250 palavras: objetivo, métodos, resultados e conclusões. Após o resumo vem as palavras-chave (seis no máximo), baseadas no MeSH (Medical Subject Headings), publicado no Medline e disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh/.
4. Introdução: deve ser breve, definindo o problema estudado e destacando sua importância e lacunas no conhecimento.
5. Métodos: os métodos empregados, a população estudada, as fontes de dados e os critérios de seleção devem ser descritos de forma objetiva e detalhada. Insira o número do protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e informe que o estudo foi conduzido de acordo com os padrões éticos exigidos.
6. Resultados: devem ser apresentados de forma clara e objetiva, descrevendo apenas os dados obtidos, sem interpretações ou comentários, e, para melhor compreensão, podem conter tabelas, gráficos e figuras. O texto deve complementar e não repetir o que está descrito nas ilustrações.
7. Discussão: deve limitar-se aos dados e resultados obtidos, enfatizando os aspectos novos e importantes observados no estudo e discutindo as concordâncias e discordâncias com estudos publicados anteriormente.
8. Conclusão: deve corresponder aos objetivos ou premissas do estudo, com base nos resultados e discussão, alinhados ao título, proposição e método.
9. Referências: numerar as referências conforme são citadas pela primeira vez no texto com algarismos arábicos. Use o estilo Vancouver; listar todos os autores até o sexto, usando et al. após o terceiro quando mais de seis; quando os autores de referência são citados no texto, cite o primeiro et al. Para referências com mais de dois autores, dados inéditos ou comunicação pessoal devem ser citados como tal entre parênteses e não podem ser listados como referência; use a abreviação de revista do Index Medicus.

Relatos de Casos Clínicos

Relatos de casos clínicos, apresentação de notas técnicas, métodos e dispositivos. Devem abordar questões de interesse da Coloproctologia e especialidades afins. O texto deve ter até 1.500 palavras, não incluindo referências e tabelas. Deve ter até 3 tabelas e/ou figuras. O número de referências não deve exceder 20. Sua estrutura deve conter o seguinte:

1. Folha de rosto: título do artigo em inglês; nome completo de todos os autores; afiliação acadêmica ou profissional de cada autor; nomes das instituições onde o estudo foi realizado; título em execução; nome do autor correspondente, titulação, endereço completo, e-mail e telefone.
2. Formulários ICMJE COI: Um formulário para cada autor (disponível em http://icmje.org/).
3. Resumo: artigos originais precisam de resumo estruturado com no máximo 250 palavras: objetivo, métodos, resultados e conclusões. Após o resumo vem as palavras-chave (seis no máximo), baseadas no MeSH (Medical Subject Headings), publicado no Medline e disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh/.
4. Introdução: deve ser breve e mostrar a relevância do tema.
5. Apresentação do caso clínico, ou técnica, ou método, ou dispositivo: deve ser descrito com clareza e objetividade. Deve apresentar dados significativos para Coloproctologia e especialidades afins e ter até cinco algarismos, incluindo tabelas.
6. Discussão: deve ser baseada na literatura. O texto não deve exceder 1500 palavras, não incluindo referências e figuras.
7. Referências: numerar as referências conforme são citadas pela primeira vez no texto com algarismos arábicos.
Use o estilo Vancouver; listar todos os autores até o sexto, usando et al. após o terceiro quando mais de seis; quando os autores de referência são citados no texto, cite o primeiro et al. Para referências com mais de dois autores, dados inéditos ou comunicação pessoal devem ser citados como tal entre parênteses e não podem ser listados como referência; use a abreviação de revista do Index Medicus.

As iniciais e datas dos pacientes devem ser evitadas, mostrando apenas exames laboratoriais relevantes para diagnóstico e discussão. O número total de ilustrações e/ou tabelas não deve ultrapassar 3 e o limite de referências é 20. Quando o número de casos apresentados exceder 3, o manuscrito será classificado como Série de Casos, devendo ser aplicadas as regras para artigos originais.

Artigos de revisão

1. Revisão sistemática: método de pesquisa amplo, realizado por meio de uma síntese rigorosa de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos, com o objetivo de responder com clareza a uma questão específica de relevância para a Coloproctologia e especialidades afins. Deve incluir a estratégia de busca dos estudos originais, os critérios de seleção dos estudos incluídos na revisão e os procedimentos utilizados na síntese dos resultados obtidos dos estudos revisados, que podem ou não incluir metanálise.
2. Revisão integrativa: método de pesquisa que apresenta a síntese de múltiplos estudos publicados e possibilita conclusões gerais sobre uma área específica de estudo, contribuindo para o aprimoramento do conhecimento do tema investigado. Deve seguir padrões de rigor metodológico, clareza de apresentação dos resultados, possibilitando ao leitor identificar as reais características dos estudos incluídos na revisão.
3. Fases da revisão integrativa: elaboração de questão norteadora, estratégia de busca, coleta de dados, análise crítica dos estudos incluídos, apresentação da revisão integrativa e discussão dos resultados.

Artigos de revisão

Estrutura

O texto não deve ultrapassar 5.000 palavras, não incluindo referências e tabelas. O número total de ilustrações e tabelas não deve ultrapassar 8, e o número de referências deve ser de até 60. As revisões devem seguir os critérios acima. Sua estrutura deve conter o seguinte:

1. Folha de rosto: título do artigo em inglês; nome completo de todos os autores; afiliação acadêmica ou profissional de cada autor; nomes das instituições onde o estudo foi realizado; título em execução; nome do autor correspondente, titulação, endereço completo, e-mail e telefone.
2. Formulários ICMJE COI: Um formulário para cada autor (disponível em http://icmje.org/)
3. Resumos: resumo estruturado com no máximo 250 palavras: objetivo, métodos, resultados e conclusões. Após o resumo vem as palavras-chave (seis no máximo), baseadas no MeSH (Medical Subject Headings), publicado no Medline e disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh/.
4. Texto principal: Deve ser anônimo e conter introdução; casuística ou material e métodos; resultados; discussão; conclusão; agradecimentos.
5. Referências: numerar as referências conforme são citadas pela primeira vez no texto com algarismos arábicos. Use o estilo Vancouver; listar todos os autores até o sexto, usando et al. após o terceiro quando mais de seis; quando os autores de referência são citados no texto, cite o primeiro et al. Para referências com mais de dois autores, dados não publicados ou comunicação pessoal devem ser citados como tal entre parênteses e não podem ser listados como referência: use a abreviatura de periódico do Index Medicus.

Artigos especiais

O texto deve ter documento de até 2.000 palavras, não incluindo referências e tabelas; até 30 referências e até 5 figuras ou tabelas. Sua estrutura deve conter o seguinte:

1. Folha de rosto: título do artigo em inglês; nome completo de todos os autores; afiliação acadêmica ou profissional de cada autor; nomes das instituições onde o estudo foi realizado; título em execução; nome do autor correspondente, titulação, endereço completo, e-mail e telefone.
2. Formulários ICMJE COI: Um formulário para cada autor (disponível em http://icmje.org/)
3. Texto principal: Deve ser anônimo e conter resumos, introdução; casuística ou material e métodos; resultados; discussão; conclusão; agradecimentos.
4. Referências: numerar as referências conforme são citadas pela primeira vez no texto com algarismos arábicos. Use o estilo Vancouver; listar todos os autores até o sexto, usando et al. após o terceiro quando mais de seis; quando os autores de referência são citados no texto, cite o primeiro et al. Para referências com mais de dois autores, dados não publicados ou comunicação pessoal devem ser citados como tal entre parênteses e não podem ser listados como referência: use a abreviatura de periódico do Index Medicus.

Carta para o editor

Cartas ao Editor são comentários curtos e relevantes sobre artigos publicados pelo JCOL. Esses manuscritos não devem exceder 600 palavras, não incluir resumo ou palavras-chave e devem incluir o artigo publicado anteriormente como citação. Sua estrutura deve conter o seguinte:

1. Folha de rosto: título do artigo em inglês; nome completo de todos os autores; afiliação acadêmica ou profissional de cada autor; nomes das instituições onde o estudo foi realizado; título em execução; nome do autor correspondente, titulação, endereço completo, e-mail e telefone.
2. Formulários ICMJE COI: Um formulário para cada autor (disponível em http://icmje.org/).
3. Referências: Até 5 referências. Numere as referências como são citadas pela primeira vez no texto com algarismos arábicos. Use o estilo Vancouver; listar todos os autores até o sexto, usando et al. após o terceiro quando mais de seis; quando os autores de referência são citados no texto, cite o primeiro et al. Para referências com mais de dois autores, dados não publicados ou comunicação pessoal devem ser citados como tal entre parênteses e não podem ser listados como referência: use a abreviatura de periódico do Index Medicus.

Diretrizes Gerais

1. Você deve enviar uma cópia digital do seu manuscrito. Não são aceitos envios de cópias impressas.
2. Mantenha o formato do seu manuscrito simples e claro. Vamos definir o seu manuscrito de acordo com o nosso estilo - não tente “desenhar” o documento.
3. O manuscrito, incluindo página de título, resumo e palavras-chave, texto, referências, legendas de figuras e tabelas devem ser digitados, em espaço duplo, em fonte Arial 12, com espaço duplo, com margens de 2 cm justificadas.
4. Cada figura deve ser salva como seu próprio arquivo separado. Não incorpore figuras no arquivo do manuscrito. Isso requer um tratamento especial pelo Departamento de Produção da Thieme.
5. Mantenha o mínimo de abreviaturas e certifique-se de explicar todas elas na primeira vez que forem usadas no texto.
6. O manuscrito, resumo e palavras-chave devem ser escritos em inglês.
7. Os autores devem utilizar as medidas do Système International (SI). Para maior clareza, os equivalentes não métricos podem ser incluídos entre parênteses após as medições do SI.
8. Use nomes genéricos para medicamentos. Você pode citar nomes proprietários entre parênteses junto com o nome e a localização do fabricante.
9. Creditar fornecedores e fabricantes de equipamentos, medicamentos e outros materiais de marca mencionados no manuscrito entre parênteses, fornecendo o nome da empresa e localização principal.
10. Os trabalhos serão submetidos a 2 revisores indicados pelo Editor-chefe.
11. Uma vez aceitos, os artigos poderão sofrer pequenas correções de acordo com as regras editoriais. Quaisquer alterações na forma, estilo ou interpretação devem ser autorizadas pelos autores.
12. Os revisores podem sugerir alterações antes da publicação do manuscrito.
13. Em caso de rejeição do manuscrito, o autor correspondente receberá a carta contendo os comentários dos revisores sobre o manuscrito.
14. Correção final: O PDF dos manuscritos aceitos será enviado ao autor correspondente para aprovação. A versão final deve ser enviada de volta ao editor em duas semanas. Caso o editor não receba as provas corrigidas em 2 semanas, o manuscrito será publicado, mesmo sem aprovação final dos autores.

Normas para estrutura de artigos

Reconhecimentos

Agradecimentos aos colaboradores podem ser citados no final do artigo, antes das referências.

Formato de apresentação

Folha de rosto

Título

O título do artigo deve ser curto, claro e conciso. Quando necessário, pode-se utilizar um título de legenda (com no máximo 50 caracteres incluindo espaços). O título deve ser escrito em inglês.

Autores

O nome completo dos autores deve vir logo abaixo do título com maior titulação e afiliação de cada autor.

Nome da Instituição

Deve-se citar o nome da instituição onde o trabalho foi realizado e também a afiliação dos autores. Em relação aos trabalhos apresentados em reuniões, conferências ou congressos, deve-se citar o nome do evento.

Resumo

Consulte a seção Tipos de artigo para limites de palavras. A segunda página deve conter o resumo, em inglês, com no máximo 250 palavras. Para artigos originais e de revisão, a estrutura do resumo deve destacar os objetivos do estudo, métodos, principais resultados com dados significativos e conclusões. Para artigos especiais de informação clínica, o resumo não precisa ser estruturado como mencionado acima, mas deve conter informações importantes para o reconhecimento do valor do estudo. O resumo deve delinear sucintamente o conteúdo do artigo e quaisquer conclusões a que possa chegar. As palavras-chave devem ser palavras que um leitor provavelmente usaria na busca pelo conteúdo do artigo.

Palavras-chave

Após o resumo, especifique de três a seis termos em inglês o assunto do estudo deve ser incluído, bem como o correspondente. As palavras-chave em devem ser baseadas no Health and Science Keywords (DeCS), publicado pela Bireme e disponível em (http://decs.bvs.br), e Medical Subject Headings (MeSH) é o tesauro de vocabulário controlado da Nation Library Medicine usado para indexação de artigos para PubMed em (http://www.nlm.nih.gov/mesh/meshhome.html). As abreviaturas devem ser indicadas quando aparecem pela primeira vez no texto. Depois disso, o nome completo não deve ser repetido.

Documento principal

  • Distinga claramente a hierarquia de títulos dentro do manuscrito usando letras maiúsculas, sublinhado, itálico e negrito, conforme necessário.
  • Conforme necessário, use itálico, sobrescrito, subscrito e negrito, mas não use várias fontes e tamanhos de fonte.
  • Não insira quebras de página ou seção, exceto onde indicado nas Instruções para Autores.
  • Use retornos físicos (a tecla Enter) somente no final de um parágrafo, não no final de uma linha. Permita que as linhas de texto sejam quebradas automaticamente em seu software de processamento de texto. Não justifique seu texto.
  • Use apenas um espaço, não dois, após os pontos.
  • Crie tabelas usando a função Tabela no Microsoft Word.
  • O manuscrito foi 'verificado ortográfico' e 'verificado gramatical'
  • Todas as referências mencionadas na Lista de Referências são citadas no texto, em ordem de sequência numérica e vice-versa
  • Foi obtida permissão para uso de material protegido por direitos autorais de outras fontes (incluindo a Internet)
  • Uma declaração de interesse concorrente é fornecida, mesmo que os autores não tenham interesses concorrentes a declarar
  • As políticas do periódico detalhadas neste guia foram revisadas
  • Sugestões de árbitros e detalhes de contato fornecidos, com base nos requisitos da revista

Agradecimentos

A fonte de qualquer apoio financeiro recebido e reconhecimento de ajuda pessoal para o trabalho a ser publicado deve ser indicada no final do artigo, imediatamente antes da seção Referências, sob o título Agradecimentos. Agrupe os agradecimentos em uma seção separada no final do artigo antes das referências e, portanto, não os inclua na página de rosto, como nota de rodapé ao título ou de outra forma. Liste aqui aqueles indivíduos que forneceram ajuda durante a pesquisa (por exemplo, fornecendo ajuda linguística, assistência na redação ou revisão do artigo, etc.).

Referências

As referências devem ser a literatura mais recente e pertinente disponível. É essencial que estejam completos e minuciosamente verificados. Se as informações de referência estiverem incompletas, bons sites on-line para pesquisar detalhes completos são a National Library of Medicine; Livros impressos; PubMed; ou editor individual

Sites.

  • As referências devem ser listadas no estilo Vancouver, usando abreviaturas do título do periódico Index Medicus.
  • As referências seguem o texto do artigo. Insira uma quebra de página entre o final do texto e o início das referências.
  • As referências devem ser citadas sequencialmente NÃO alfabeticamente) no texto usando números sobrescritos.
  • Como exceção ao estilo Vancouver, não coloque títulos de livros ou abreviaturas de títulos de periódicos em itálico e não coloque um ponto no final de uma referência.
  • Liste todos os nomes dos autores, até seis nomes inclusive. Para mais de seis autores, liste os três primeiros seguidos de et al.

Autoria

A autoria será baseada nos critérios do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE): 1. Contribuições substanciais para a concepção ou desenho do trabalho; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados para o trabalho; 2. Escreva o trabalho ou revise-o criticamente quanto ao conteúdo intelectual importante; 3. Aprovação final da versão do material e não serão considerados manuscritos submetidos simultaneamente a outros periódicos, ou publicações redundantes ou duplicadas, ou seja, artigos que se sobreponham substancialmente a outro já publicado, impresso ou em meio eletrônico. Os autores devem informar na carta de apresentação sobre submissões ou publicações anteriores do mesmo trabalho, no todo ou em parte, que possam ser consideradas publicações redundantes ou duplicadas. Estas restrições não se aplicam a resumos publicados de comunicações, artigos ou conferências apresentados em reuniões científicas nacionais ou internacionais.

Serviços de edição Thieme

A Thieme oferece um serviço de edição de idiomas para manuscritos, resumos e teses em parceria com a Enago, líder mundial no fornecimento de serviços de autoria para pesquisadores de todo o mundo. Os autores podem escolher entre uma variedade de serviços de edição e ter seus manuscritos editados pelos editores médicos profissionais da Enago. Os autores que desejarem utilizar este serviço terão um desconto de 20% em todos os serviços de edição. Para obter mais informações ou obter uma cotação, visite https://www.enago.com/thieme

Agradecimentos

A fonte de qualquer apoio financeiro recebido e reconhecimento de ajuda pessoal para o trabalho a ser publicado deve ser indicada no final do artigo, imediatamente antes da seção Referências, sob o título Agradecimentos. Agrupe os agradecimentos em uma seção separada no final do artigo antes das referências e, portanto, não os inclua na página de rosto, como nota de rodapé ao título ou de outra forma. Liste aqui aqueles indivíduos que forneceram ajuda durante a pesquisa (por exemplo, fornecendo ajuda no idioma, assistência na redação ou revisão do artigo, etc.).

Legendas das Figuras

  • As figuras incluem fotografias ou radiografias, desenhos, gráficos, gráficos de barras, fluxogramas e caminhos, mas NÃO listas ou tabelas.
  • As figuras devem ser citadas sequencialmente no texto. Numere todas as figuras (e legendas das figuras correspondentes) sequencialmente na ordem em que são citadas no texto.
  • As legendas das figuras devem ser escritas após a lista de referências. Insira uma quebra de página entre o final das referências e o início das legendas das figuras.
  • As legendas das figuras devem incluir uma descrição da figura e/ou de cada parte com letras (A, B, etc.) e de quaisquer partes da figura destacadas por setas, pontas de seta, asteriscos, etc.
  • Para uma figura emprestada ou adaptada de outra publicação (usada com permissão), adicione uma linha de crédito entre parênteses no final de cada legenda da figura. Esta linha de crédito deve ser uma listagem bibliográfica completa da publicação fonte (como referência), ou outra linha de crédito fornecida pelo detentor dos direitos autorais. Por exemplo (Reimpresso com permissão de Calfee DR, Wispelwey B. Brain abscess. Semin Neurol 2000;20:357.)

Tabelas

  • Os dados fornecidos nas tabelas devem ser comentados, mas não repetidos no texto. Certifique-se de que as listas ou colunas de dados relacionados sejam compostas em um programa de processamento de texto como o restante do texto.
  • Não intercalar tabelas no texto. As tabelas devem aparecer após as legendas das figuras. Insira uma quebra de página entre o final das legendas das figuras e o início das tabelas.
  • As tabelas devem estar em espaço duplo e numeradas na mesma sequência em que são citadas no texto. Um título descritivo curto deve ser fornecido para cada tabela.
  • Se uma mesa contiver arte, forneça a arte separadamente como um arquivo digital.
  • Para tabelas emprestadas ou adaptadas de outra publicação (usadas com permissão), adicione uma linha de crédito como a primeira nota de rodapé abaixo de cada tabela. Esta linha de crédito deve ser uma lista bibliográfica completa da publicação fonte (como referência), ou outra linha de crédito fornecida pelo detentor dos direitos autorais. Por exemplo, “Reimpresso com permissão de Calfee DR, Wispelwey B. Abscesso cerebral. Semin Neurol 2000;20:357.” ("Dados de ..." ou "Adaptado de ..." também podem ser usados, conforme apropriado.)
  • Outras notas de rodapé para tabelas devem ser indicadas na tabela usando letras sobrescritas em ordem alfabética.
  • Quaisquer abreviaturas utilizadas na tabela devem ser explicadas no final da tabela em nota de rodapé.

Preparação de arte digital

  • É melhor usar o Adobe Photoshop para criar e salvar imagens e o Adobe Illustrator para arte de linha e etiquetas.
  • Não envie arte criada em Microsoft Excel, Word ou PowerPoint. Esses arquivos não podem ser usados pelo diagramador.
  • Salve cada figura em um arquivo separado.
  • Não comprima arquivos.
  • Todas as ilustrações em preto e branco e coloridas devem ter resolução de 300 dpi (pontos por polegada) no formato TIFF. A arte da linha deve ter 1.200 dpi no formato EPS ou TIFF. Entre em contato com o Editor de Produção da Thieme se não tiver certeza do tamanho final.
  • É preferível que as figuras sejam cortadas em seu tamanho final (aproximadamente 3 polegadas para uma única coluna e até 7 polegadas para uma coluna dupla), ou maiores e na orientação correta. Se a arte for enviada em tamanho menor e tiver que ser ampliada, sua resolução (dpi) e clareza diminuirão.


Nota: Resoluções mais baixas (menos de 300 dpi) e formato JPEG (extensão .jpg) para arte em tons de cinza e colorida são fortemente desencorajadas devido à baixa qualidade que produzem na impressão, que requer resolução de 300 dpi para imagens nítidas, claras e detalhadas. O formato JPEG, por definição, é um formato de resolução mais baixa (compactado) projetado para upload rápido em telas de computador.

Arte em preto e branco

  • A arte em preto e branco pode ser fotografias de meio-tom (ou tons de cinza), radiografias, desenhos, arte de linha, gráficos e fluxogramas. Thieme só aceitará arte digital.
  • Se possível, não envie arte colorida para conversão em preto e branco. Faça você mesmo a conversão para poder verificar os resultados e confirmar antecipadamente que nenhum detalhe crítico foi perdido ou obscurecido pela mudança para preto e branco.
  • Para obter melhores resultados, a arte de linha deve ser preta em um fundo branco. As linhas e o tipo devem ser limpos e uniformemente escuros. Evite telas ou hachuras, pois elas podem escurecer ou ficar irregulares na impressão e levar a uma qualidade de impressão inaceitável.

 Arte colorida

  • Todas as ilustrações coloridas devem ser salvas em CMYK, não RGB.

Dísticos das figuras

  • As setas, asteriscos e pontas de seta (ou outros marcadores) devem ser brancos nas áreas escuras ou pretas e pretos nas áreas claras ou brancas e de tamanho grande. Caso contrário, essas marcas de destaque podem se tornar difíceis de ver quando as figuras são reduzidas em tamanho durante o processo de composição.
  • Use réguas de 1 ponto (ou mais grossas) e linhas de chamada.
  • Coloque em maiúscula a primeira palavra de cada dístico e todos os nomes próprios. Considere usar todas as letras maiúsculas se precisar de um nível mais alto de dísticos.
  • Onde houver termos ou grafias alternativos para uma estrutura nomeada, use o mais comum e certifique-se de que seja consistente com o que é usado no texto.
  • Evite usar várias fontes e tamanhos de fonte para os dísticos; use apenas um ou dois tamanhos de fonte com serifa.

PROCEDIMENTO DE SUBMISSÃO

Taxa de Processamento de Artigo (APC)

Grátis.

Procedimento de submissão

  • Consulte a lista de verificação na primeira página deste documento para garantir que você esteja pronto para enviar seu manuscrito.
  • Atenção: Não há taxas de submissão para enviar seu manuscrito a esta revista.
  • Os manuscritos devem ser submetidos eletronicamente no seguinte link: https://www.editorialmanager.com/jcol
  • Sempre revise seu manuscrito antes de enviá-lo. Você pode interromper um envio em qualquer fase e salvá-lo para enviar mais tarde. Após o envio, você receberá um e-mail de confirmação. Você também pode verificar o status do seu manuscrito fazendo login no sistema de submissão. O Editor-Chefe irá informá-lo por e-mail assim que uma decisão for tomada.

PROCEDIMENTO DE REVISÃO

  • Caso os editores decidam que seu artigo requer uma revisão, você precisará fazer as alterações por meio de um programa de processamento de texto e reenviá-lo eletronicamente.
  • Faça login no sistema de submissão e encontre seu artigo, que será marcado para revisão.
  • A melhor maneira de fazer revisões em seu manuscrito é ativando o modo Track Changes no Microsoft Word, que destacará e marcará automaticamente o texto revisado. Por favor, envie uma cópia marcada e uma cópia limpa do seu manuscrito revisado para o sistema de submissão.
  • Seus arquivos originais ainda estarão disponíveis após o upload do manuscrito revisado, portanto, você deve excluir todos os arquivos redundantes antes de concluir o envio.
  • Você também terá espaço para responder aos comentários dos revisores e editores. Por favor, seja o mais específico possível em sua resposta.

Processo de revisão por pares

Esta revista opera um processo de revisão duplo-cego. Todas as contribuições são normalmente enviadas a um mínimo de dois revisores especialistas independentes para avaliar a qualidade científica do artigo. O Editor é responsável pela decisão final quanto à aceitação ou rejeição dos artigos. A decisão do Editor é final.

PROCEDIMENTO DE PRODUÇÃO

Provas diagramadas

As provas diagramadas serão enviadas a você por e-mail. As provas estarão em formato de arquivo PDF, que deverá ser aberto no software Acrobat Reader. Você receberá mais instruções para download destes arquivos. Aproveite esta oportunidade para verificar o texto em busca de erros tipográficos e de conteúdo. As alterações eletivas são difíceis de acomodar devido ao tempo e às despesas associadas à sua introdução. Portanto, certifique-se de que, ao enviar seu manuscrito, ele seja preciso, completo e final.

DECLARAÇÕES DA POLÍTICA

Declaração de privacidade

Os nomes e endereços de e-mail inseridos neste site da revista serão usados exclusivamente para os propósitos declarados desta revista e não serão disponibilizados para qualquer outra finalidade ou para qualquer outra parte.

Padrões de ética

Nenhum dado ou imagem que identifique um paciente pode ser usado sem consentimento formal (os formulários de permissão do paciente estão disponíveis em: www.thieme.com/journal-authors); estudos utilizando seres humanos ou ensaios em animais devem seguir os padrões éticos do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas - ICMJE, bem como a aprovação do Comitê de Ética da instituição original; conflitos de interesse devem ter um formulário ICMJE preenchido por todos os autores (disponível em: http://icmje.org/); marcas comerciais devem ser evitadas; os autores são os únicos responsáveis pelas opiniões e conceitos nos artigos publicados, bem como pela precisão das referências.

Carta de autorização

O autor correspondente deve enviar uma carta autorizando a publicação, assinada por todos os coautores, garantindo a singularidade da publicação, ou seja, o artigo não deve ser publicado em outros veículos, nem estar disponível online. Artigos já publicados em outras mídias devem informar quando e onde foram aceitos para publicação.

Declaração de Conflito de Interesses (se houver): Todos os autores (incluindo correspondentes e coautores associados ao manuscrito) devem fazer uma declaração formal no momento da submissão indicando qualquer potencial conflito de interesse que possa constituir um constrangimento para qualquer um dos autores se não for declarado e surgir após publicação. Tais conflitos podem incluir, mas não estão limitados a participação acionária ou recebimento de uma bolsa ou taxa de consultoria de uma empresa cujo produto aparece no manuscrito submetido ou que fabrica um produto concorrente. Caso o artigo seja aceito para publicação, esta informação será publicada com o artigo.

Os tipos de conflitos incluem: Consultoria, Royalties, Apoio à Pesquisa, Apoio Institucional, Propriedade, Ações/Opções, Mesa de Palestrantes e Apoio à Bolsa. Qualquer entidade comercial cujos produtos sejam descritos, revisados, avaliados ou comparados no manuscrito, exceto aqueles divulgados na seção Agradecimentos, são conflitos potenciais. Esta revista segue as diretrizes do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas e um formulário de divulgação de potenciais conflitos de interesse (COI) do ICMJE devem ser enviados para cada autor no momento da submissão do manuscrito. Os formulários devem ser enviados mesmo que não haja conflito de interesses. É responsabilidade do autor correspondente garantir que todos os autores cumpram esta política antes da submissão. Uma declaração de conflito de interesse também deve ser incluída no manuscrito após as seções "Agradecimentos" e "Financiamento" e deve resumir todos os aspectos de quaisquer conflitos de interesse incluídos no formulário do ICMJE. Se não houver conflito de interesse, os autores devem incluir 'Conflito de interesse: nenhum declarado'. Clique em http://www.icmje.org/conflicts-of-interest para baixar um formulário de conflito de interesses. As informações de divulgação são importantes no processamento do artigo. Se os formulários fornecidos estiverem incompletos ou ausentes, pode causar atrasos na publicação do artigo.

Consentimento informado

A revista adere aos princípios estabelecidos na Declaração de Helsinque e afirma que todas as pesquisas relatadas realizadas com participantes humanos devem ser conduzidas de acordo com esses princípios. Os relatórios que descrevem os dados obtidos em pesquisas realizadas em participantes humanos devem conter uma declaração na seção Métodos indicando a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CIR). Os autores também devem indicar se o consentimento individual para o estudo foi obtido ou não, ou se foi dispensado.

Conflitos decorrentes de artigos de autoria de Membros do Conselho Editorial

A revista avalia quaisquer submissões dos membros do conselho editorial puramente pelo mérito do conteúdo clínico apresentado, como faz para qualquer outro artigo proveniente de autores globalmente. Todos os artigos, incluindo artigos de membros do Conselho Editorial, são avaliados por meio de um processo duplo-cego de revisão por pares, o que garantirá que as informações do(s) autor(es) não sejam reveladas aos revisores. Ao fazê-lo, a revista garante que não há conflito de interesses ou preferências e a seleção de artigos é puramente pelo mérito de seu conteúdo clínico, garantindo assim que os melhores padrões éticos e práticas de revisão por pares sejam mantidos.

Declaração de direitos autorais

Os manuscritos enviados devem representar pesquisas originais não publicadas anteriormente nem consideradas para publicação em outro lugar. Os editores e Thieme combatem o plágio, a dupla publicação e a má conduta científica com o software CrossCheck desenvolvido pela iThenticate. Seu manuscrito pode estar sujeito a uma investigação e retratação se houver suspeita de plágio. Se você planeja reproduzir texto, tabelas ou figuras de uma fonte publicada, primeiro você deve obter permissão por escrito do detentor dos direitos autorais (geralmente a Sociedade). Isso é necessário mesmo que o material seja de seu próprio trabalho publicado. Para material nunca antes publicado e dado a você por outra pessoa, você deve obter permissão dessa pessoa. Atrasos sérios na publicação podem ocorrer se as permissões não forem obtidas. Como autor, é sua responsabilidade obter todas as permissões, pagar quaisquer taxas de permissão, fornecer cópias das permissões a Thieme com seu manuscrito e incluir uma linha de crédito no final da legenda da figura, abaixo da tabela ou em uma nota de rodapé de texto. Após a publicação de um artigo, todos os direitos são detidos pela Sociedade, incluindo os direitos de reprodução total ou parcial de qualquer publicação. É proibida a reprodução de artigos ou ilustrações sem o consentimento prévio do editor.

 

 

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br