ISSN 1676-2649 versão impressa
ISSN 1980-5365 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology (J Epilepsy Com Neurophysiol- ISSN 1676- 2649) pertence e é publicado e editado pela Liga Brasileira de Epilepsia, sociedade civil sem fins lucrativos, sendo:

  • jornal oficial da Liga Brasileira de Epilepsia;
  • seus volumes anuais e os números trimestrais, publicados em Março, Junho, Setembro e Dezembro.
  • seu propósito publicar artigos: - científico-tecnológicos originais de Epilepsia e Neurofisiologia Clínica, resultantes de pesquisas clínicas e experimentais, eticamente desenvolvidas e aprovadas; além de artigos de revisão crítica, relatos de casos e de opinião de especialistas.
  • O artigo é submetido para publicação por seus autores ao Editor e devem ser inéditos e concisos, redigidos em inglês, português ou espanhol. Preparar o texto segundo as NORMAS PARA OS AUTORES. Submeter os manuscritos dos artigos por carta assinada por todos os autores ou por um dos autores em nome de todos os co-autores. Enviar para o seguinte endereço postal:

    A/C: Dr. Fernando Cendes - Editor
    Depto de Neurologia - FAMED/UNICAMP / Caixa Postal 6111
    CEP: 13083-970 - Campinas/SP -
    Ou por e-mail: jecnpoa@terra.com.br

    Recebido o manuscrito, o Conselho Editorial:

  • verifica se o artigo está dentro do propósito do periódico, recusando os que não satisfizerem essa condição;
  • encaminha os artigos que estiverem dentro do propósito à análise de pelo menos dois pesquisadores da área do tema do artigo, dentro do sistema de arbitragem por pares (peer-review), que em até 60 dias devem avaliar o conteúdo e forma do texto;
  • recebe e analisa os pareceres dos avaliadores, recusando os artigos julgados insatisfatórios;
  • dá conhecimento aos autores dos pareceres dos avaliadores e das sugestões deles para melhorar o conteúdo do artigo, juntamente com as sugestões editoriais quanto ao próprio conteúdo, estrutura, clareza e redação do texto.
  • Os autores:

  • em 60 dias encaminham o texto revisto, nele incluindo as modificações necessárias para atender às sugestões, cabendo-lhes direito de resposta.
  • O Conselho Editorial:

  • em 60 dias verifica se o novo texto do artigo inclui as correções e sugestões recomendadas e, se necessário, reencaminha
  • novo texto aos autores para correções adicionais;
  • aceita o artigo para publicação ou recusa, se inadequadamente preparado.
  • ACEITE DO ARTIGO - Obedece a ordem cronológica. Fica subentendido que os autores concordam: - com sua publicação exclusiva neste periódico; - em transferir automaticamente direitos de cópia e permissões à publicadora do periódico. Provas são fornecidas em casos especiais. Separata são impressas sob encomenda e os autores respondem por seus custos.Os artigos são da responsabilidade exclusiva de seus autores.

 

Forma e preparação de manuscritos

- Artigos de Revisão: devem reunir os principais fatos e idéias de um determinado tema, buscando achados controvertidos na literatura, e não somente sua descrição pura e simples. Critique a metodologia e apresente sua própria interpretação das informações.

- Artigos originais: devem conter resultados novos de pesquisa experimental ou teórica. Devem incluir Introdução, Métodos, Resultados e Discussão.

- Artigos Especiais: são artigos determinados pelos Editores, escritos por pesquisadores eminentes.

- Ensaios: devem conter interpretação original de dados e conceitos de domínio público de forma a contribuir criticamente a um determinado conhecimento. Não de­vem exceder 500 palavras.

Cartas: textos breves e objetivos relativos às publicações do JECN. Nos casos de crítica, será dado o direito de resposta. As cartas poderão ter sua forma abreviada.

 - Notícias: de interesse da LBE, com até 100 palavras.

O J. epilepsy clin. neurophysiol. também aceita informações sobre eventos, publicações ou assuntos diversos, de qualquer área, que de alguma forma, interessem a todos aqueles envolvidos com epilepsia ou com o paciente epiléptico e com neurofisiologia clínica.

Os artigos devem ser enviados em três vias a conter:

1- Na primeira página: título do artigo, nome completo do autor, instituição onde o trabalho foi realizado e endereço do principal autor para correspondência.

2 - Na segunda página: Resumo -   até 200 palavras, estruturado nos itens:  objetivos, metodologia, resultados e conclusões  (artigos originais). Em artigos de revisão e ensaios devem ser descritos os achados mais importantes.  Unitermos: de 3 a 5 palavras que identifiquem o tema apresentado e que sejam úteis para indexação. Procure utilizar termos listados pelos Descritores em Ciência da Saúde (DeCs), editado anualmente pela BIREME/ OPAS/OMS, São Paulo.

Abstract: com até 200 palavras, uma versão correta do resumo para a língua inglesa, com unitermos  em inglês.

3- Páginas subseqüentes: texto do artigo em páginas numeradas, sendo que na última podem ser incluídos os agradecimentos pertinentes. Citações no texto deverão ser feitas através de números entre parênteses, um número para cada referência, dispostas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro  autor.

4- Referências devem ser enviadas separadas do texto, seguindo normas do Comitê Internacional de Editoras de Revistas Médicas (Ann  Intern Mcd 1997; 126:36-47 BJECN 1997, (3)4: 162-173 ou na Internet (http://wxvwacponline.org).

5- As ilustrações devem ser enviadas soltas e em envelopes à parte, sendo que o total das mesmas não deverá exceder a 1/4 do espaço ocupado pelo artigo: as fotografias, em papel brilhante e em dimensões de 12x8 cm, devem conter no verso e a lápis, o titulo do artigo, sua seqüência e posição, acompanhadas das respectivas legendas, em folha separada. No caso de fotos digitalizadas, estas devem ter definição mínima de 600 dpi  e serem enviadas em arquivo separado do artigo nos formatos Jped ou tif. Os gráficos e as tabelas poderão ser datilografadas e suas posições indicadas no texto. Ilustrações e fotos coloridas serão cobradas dos autores.

6 - Os artigos deverão ser digitados em folha de oficio ou impressos em computador com espaço duplo. Cada página deverá conter no máximo 30 linhas com 60 toques, cada artigo não deverá exceder o número de 08 páginas (incluindo tabelas, ilustrações, bibliografia, (etc.). Enviar além das 3 cópias, disquete  editado no programa \X/ord.

7 - Revisão dos originais: os artigos serão submetidos à revisão lingüística antes da publicação. As provas gráficas serão enviadas ao autor e devem ser devolvidas em 24 horas com as correções pertinentes.

8 - Autorização -  material copiado de outras fontes deve ser acompanhado por autorização escrita para reprodução, sendo responsabilidade do autor obter tal permissão.

9 - Separatas: os autores receberão 5 separatas de seus artigos. Havendo desejo de recebimento de tina nu­mero maior, o editor da revista deverá ser notificado no mesmo momento da aceitação do artigo. As despesas de impressão, neste caso, correrão por conta do autor .

10 - Revista eletrônica Os artigos publicados na versão em papel do JECN serão também publicados em ver­são eletrônica, no formato PDF, no site da Liga Brasileira de Epilepsia. A home-page do JECN no site da LBE é www.epilepsia.org.br/jecn.

Na versão eletrônica, além do conteúdo do PDF, é possível publicar vídeos em formato digital. Esses vídeos deverão estar em formato AVI, utilizando codecs padrão do windows (o  vídeo deve poder ser aberto em qualquer computador com windows que não possua placa digitalizadora de vídeo). A duração máxima do vídeo é de 3 minutos e o tamanho recomendado é de 240 x 180 pixels. Os vídeos deverão ser enviados cm CD-ROM juntamente com o restante do material.

 

Envio de manuscritos

Enviar artigos para o seguinte endereço postal:

A/c: Dr. Fernando Cendes
Depto de Neurologia - FAMED/UNICAMP - Caixa Postal 6111
CEP: 13083-970 - Campinas/SP, Brasil.
Ou por e-mail: jecnpoa@terra.com.br

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Av. Montenegro, 186 sala 505 - Petrópolis
90460-160 Porto Alegre RS Brasil
Tel./Fax: +55 51 3331-0161


jecnpoa@terra.com.br