ISSN 2179-1074 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

Atualizado em : 15/01/2016

 

Escopo e política

Os artigos submetidos ao JMOe são numerados pelo sistema eletrônico de gerenciamento e são analisados pelos editores. Se estiverem em formato adequado, os artigos entram em processo de revisão. Em seguida, pelo menos, dois pesquisadores (geralmente, um brasileiro e um estrangeiro) da área do artigo são escolhidos e o sistema eletrônico de gerenciamento envia um link com acesso ao artigo e ao formulário de revisão solicitando-lhes a revisão.

Os revisores têm uma semana para informar se farão a revisão ou não. Em caso negativo, novos revisores são escolhidos e solicita-se aos mesmos, a revisão do artigo. Ao final das revisões, caso as mesmas sejam congruentes e os editores concordem com elas, os autores são informados do resultado.

No caso de duas revisões díspares, o artigo é enviado a um terceiro revisor para desempate. Em caso de aprovação, pode-se pedir (ou não, dependendo da situação) um último acerto de forma no artigo e em seguida, o mesmo segue para publicação.

Se o resultado for re-submissão, os autores são informados, recebem os comentários dos revisores e têm, aproximadamente, um mês para fazerem o upload do artigo com as alterações.

O artigo passará pelos mesmos revisores, novamente, para verificarem se as sugestões foram atendidas e se o artigo pode, então, ser aceito. Quando o artigo é rejeitado, os autores são informados e recebem os comentários dos revisores para que entendam os motivos deste resultado.

Quem contacta os autores e os revisores são os Editores ou os Editores Associados através do sistema eletrônico de gerenciamento. Os outros membros do Conselho Editorial ajudam indicando revisores para os artigos, assessorando em questões éticas, auxiliando na decisão final do resultado da avaliação e, eventualmente, participando como revisores.

De dois em dois anos, a Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoletrônica e a Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo organizam, conjuntamente, o Congresso MOMAG. Os autores dos artigos melhor classificados neste evento são convidados a submeter uma versão estendida destes artigos ao JMOe. Neste caso, o processo de revisão destas versões estendidas é todo conduzido por Editores convidados seguindo os padrões da revista.

As áreas de interesse da publicação são análise de campos eletromagnéticos, projeto auxiliado por computador (CAD), tecnologia de micro-ondas, tecnologia fotônica, empacotamento, integração e testes, tecnologias de ondas milimétricas e ópticas, eletromagnetismo aplicado e outros tópicos como educação, aplicações industriais, biológicas e médicas, sistemas de comunicações ópticas e de micro-ondas de banda larga, sistemas de comunicações sem fio, serviços e redes ópticas, sensores ópticos e de micro-ondas.

O JMOe publica artigos científicos, originais e completos. O público da revista é a comunidade científica nacional e internacional.

 

Forma e preparação de manuscritos

A forma e preparação dos manuscritos podem ser obtidas no template da revista que está disponível em sua página principal (www.jmoe.org) e segue como anexo a este formulário.

 

Envio de manuscritos

Artigos originais devem ser submetidos através do sistema eletrônico de gerenciamento da JMOe a partir do site da mesma (www.jmoe.org).

 

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Praça Mauá, n°1
09580-900 São Caetano do Sul SP Brasil
Tel./Fax: +55 11 4238-8988


editor_jmoe@sbmo.org.br