Informações básicas
O Journal of Physical Education tem por objetivos publicar artigos que representem contribuição significativa para o conhecimento das Ciências da Saúde/Humanas - Educação Física, os quais deverão ter caráter científico e buscar abordar em profundidade temas e tendências no âmbito da área. Tem como público alvo, os estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores em atuação nas instituições de nível superior, centros de pesquisas e empresas, nacionais e internacionais. Caracteriza-se por apresentar uma política severa na avaliação dos trabalhos submetidos à publicação, respeitando os critérios éticos da pesquisa. O Journal of Physical Education tem periodicidade continuada sendo os artigos publicados em português e/ou inglês. O título abreviado do periódico é J. Phys. Educ. que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas. |
Fontes de indexação
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Propriedade intelectual
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Patrocinadores
A publicação recebe financiamento de: Programa de Apoio a Publicações Científicas do Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). |
Editores
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Editores de seção
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Escopo e política
O “Journal of Physical Education” é um periódico de publicação continuada que objetiva divulgar a produção do conhecimento relacionado à área da Educação Física. Está aberta aos professores de educação física e aos profissionais de áreas afins que desejam veicular as suas produções nas seguintes seções: artigo original; artigo de revisão e artigo de opinião. Política Editorial
Taxa de publicação Desde fevereiro de 2022 as taxas de publicação (APCs) para propostas aprovadas no Journal of Physical Education são: 1 - Dos artigos submetidos por autores de instituições brasileiras, será cobrado R$ 800,00 (oitocentos reais); 2- Dos artigos submetidos radicados em outros países, será cobrado US$ 150,00 (centro e cinquenta dólares) O autor deverá fazer contato com um tradutor credenciado pela revista ou de sua preferência desde que este assine um certificado de tradução que deverá ser enviado para a revista. O valor da tradução e forma de pagamento da tradução será feita entre o autor e o tradutor. O autor deverá fazer contato com um tradutor credenciado pela revista ou de sua preferência desde que este assine um certificado de tradução que deverá ser enviado para a revista. O valor da tradução e forma de pagamento da tradução será feita entre o autor e o tradutor. POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA Continuando nossa tradição de excelência, informamos as melhorias editoriais que visam fortalecer a integridade dos artigos publicados por esta revista. Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, indicamos: 1. Os autores devem visitar o website do COPE, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa; 2. Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:
3. Para responder aos critérios, serão realizados os seguintes procedimentos: a) O editor avaliará os manuscritos aceitos para publicação com o sistema CrossCheck. Será avaliado o conteúdo textual dos artigos científicos, procurando identificar plágio, submissões duplicadas, manuscritos já publicados e possíveis fraudes em pesquisa; b) Com os resultados, cabe aos editores e conselho editorial decidir se o manuscrito será publicado. |
Forma e preparação de manuscritos
Seções de Artigos Publicados São aceitos artigos nas seguintes categorias: Artigos Originais; Artigos de Revisão e Artigos de Opinião desde que se enquadrem no escopo da Journal of Physical Education (J. Phys. Educ). Artigos Originais: esta seção destina-se a divulgar pesquisas com preenchimento de uma lacuna do conhecimento não abordada anteriormente e que apresente resultados relevantes, desde que possam ser reproduzidos e/ou generalizados. O artigo deve ser estruturado em: Resumo, Abstract, Introdução, Procedimentos metodológicos, Resultados, Discussão, Conclusões e Referências bibliográficas. Informações adicionais:
Artigos de Revisão: destinados à revisão crítica e sistematizada da literatura, devem conter: Resumo, Abstract, Introdução (incluir procedimentos metodológicos adotados, delimitação e limitação do tema), Desenvolvimento, Considerações finais e Referências bibliográficas. Informações adicionais:
Artigos de Opinião: destinados a expressar opinião (pontos de vista) sobre assuntos relevantes para a área, que ilustrem situações pouco frequentes ou contraditórias, as quais mereçam maior compreensão e atenção por parte dos profissionais da Educação Física, Esportes e áreas afins. Deve conter: Resumo, Abstract, Introdução, Tópicos de discussão, Considerações finais e Referências bibliográficas. Este tipo de artigo pode ser publicado a convite do editor, por iniciativa do autor em contato prévio com o editor. Normalmente é um artigo elaborado por pesquisador ou grupo de pesquisadores de comprovado saber na área. Informações adicionais:
Formato de Apresentação dos Artigos Os artigos devem ter a seguinte formatação: folhas de tamanho A4 (210 x 297 mm), em uma coluna, com margens de 2,0 cm, espaçamento simples entre as linhas, fonte Times New Roman 12. Todas as páginas devem ser numeradas na borda superior direita a partir da primeira página. Tabelas, Figuras e Quadros As tabelas devem estar inseridas no texto em seu devido lugar e com a respectiva legenda, sendo que as mesmas devem ser planejadas para serem apresentadas em 8 cm ou 17 cm de largura. O título das figuras deverá ser colocado sob as mesmas e os títulos das tabelas e quadros sobre os mesmos, devendo seguir a padronização abaixo. Devem ser nominadas da seguinte forma, Tabela 1. ou Figura 2, ou seja primeira letra maiúscula em negrito e após o número colocar um ponto. Segue exemplo:
Tabela 1. Nível socioeconômico de crianças e adolescentes praticantes de esporte. Estruturação do artigo O texto deve respeitar o número de palavras da seção correspondente, bem como as normas da Revista (Tabela, padrões, limites de texto, contidas nas instruções aos autores). O título do artigo deve ser conciso e informativo, evitando termos supérfluos e abreviaturas. Recomenda-se começar pelo termo mais representativo do trabalho, evitando a indicação do local e da cidade onde o estudo foi realizado. Primeira Página da submissão
1) Categoria do artigo em fonte Arial tamanho 12; Resumo e abstract: Escrito em fonte Times new Roman, tamanho 9. Os resumos, em português e em inglês, para artigos originais devem ser estruturados descritivamente contendo breve introdução, objetivo, métodos, resultados, e conclusões. Para os artigos de revisão/atualização, o resumo também é descritivo. Citações bibliográficas devem ser evitadas. As palavras-chave (3 a 5) devem ser indicadas logo abaixo do resumo e do abstract, extraídas do vocabulário, "Descritores em Ciências da Saúde". Introdução (inicia na primeira página e continuada a partir da segunda página) A introdução deve identificar os pontos chaves de endereçamento do estudo, colocar o estado da arte do tema e as referencias mais importantes da temática. A introdução de identificar claramente a relevância e a lacuna do problema a ser abordado na literatura que constitui a base fundamental do estudo. O texto da introdução e demais tópicos deve obedecer ao estilo Vancouver de escrita científica (ver especificações ao final). Sugere-se que a introdução esteja limitada até dez (10) parágrafos. Método Os autores devem proporcionar suficientes detalhes que permitam a replicação do estudo. O método deve incluir, de acordo com o tipo do estudo, a descrição de:
Resultados Os autores devem apresentar os dados em Tabelas, gráficos, quadros ou figuras. Discussão Os autores devem interpretar os resultados e apresentar as conclusões que claramente suportam os dados. Os autores devem enfatizar a relevância dos achados, citar as direções para futuras pesquisas, implicações práticas do estudo e identificar as limitações do estudo. Conclusões Estritamente baseadas nos objetivos, hipóteses e questão problema formuladas na introdução. Referências bibliográficas: As referências bibliográficas devem ser organizadas em sequência numérica, de acordo com a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto, segundo o estilo Vancouver. Os títulos de periódicos devem ser referidos de forma abreviada, de acordo com o Índex Médicos. Todas as referências devem ser digitadas, separadas por vírgula, sem espaço e sobrescritas (Ex.: Estudos2,8,26 indicam...). Se forem citadas mais de duas referências em sequência, apenas a primeira e a última devem ser digitadas, sendo separadas por um traço (Ex.:5-8). Caso ocorra citação direta o número da página deve ser transcrito após a indicação do número da referência antecedido por dois pontos (Ex.: Estudos26:45 “indicam...”. O(s) autor(es) citado(s) podem também fazer parte da frase. (Ex.: Documentos escritos por um autor: Segundo Oliveira1 ... Documentos escritos por dois autores: Segundo Oliveira e Matos1 ... Documentos escritos por mais de três autores: Segundo Oliveira et al.1 ... As citações de livros, resumos e home page, devem ser evitadas, e juntas não devem ultrapassar a 20% do total das referências. Seguem exemplos de referências: Artigos de Revista
Formato: Artigos de Revista (até seis autores)
Exemplo: Artigos de Revista (mais de seis autores) Citar os primeiros seis autores, seguido da expressão “et al.”.
Exemplo: Dissertação/Tese
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Exemplo: Referências de Trabalho apresentado em evento (anais ou revista) seja no formato RESUMO ou COMPLETO não são aceitas. Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) NÃO são aceitos. Trabalho de evento publicado em periódico NÃO são aceitos. Livros e publicações similares referenciados no todo.
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Exemplo: Capitulos de Livro
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Exemplo: Documentos eletrônicos
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Envio de manuscritos
Os manuscritos deverão ser submetidos pela sistema eletrônico da revista. |