Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 22/08/2024)

SOBRE O PERIÓDICO

Breve Histórico

 

Em circulação desde 1934, o Jornal de Pediatria é uma publicação bimestral da Sociedade Brasileira de Pediatria, sendo publicado on-line e em inglês. O Jornal de Pediatria busca elevar o padrão da prática pediátrica e do atendimento médico especializado em crianças e adolescentes, bem como a promover o debate sobre a saúde.

A abreviatura de seu título é J. Pediatr. (Rio J.), que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

O Jornal de Pediatria segue o modelo Gold Open Access.

A submissão dos manuscritos é contínua durante o ano todo e é totalmente gratuita. O acesso, leitura, download, citação, cópia, distribuição, impressão, etc. aos manuscritos completes publicados também são gratuitos, sem necessidade de permissão prévia dos editores ou autores. As referências corretas ao periódico devem ser fornecidas no material de citação. 

Durante a submissão, os autores deverão informar sobre a conformidade do trabalho com as práticas de comunicação da Ciência Aberta, anexando o Formulário disponível aqui.

Recomenda-se a disponibilização de todos os conteúdos subjacentes ao texto do manuscrito seja na submissão ou em repositórios de acesso aberto. Os dados citados precisam ser referenciados no artigo juntamente com as referências bibliográficas, indicando-se o endereço de localização do/s arquivo/s no repositório.

No caso de dados restritos por questões legais e/ou éticas, deve-se informar o motivo da restrição e o contato responsável por disponibilizar a informação.

 

 

Ética na Publicação

 

O Jornal de Pediatria se compromete rigorosamente com as boas práticas na publicação científica e segue padrões internacionais na resolução de questões éticas na publicação. O periódico adere às diretrizes de COPE, Equator Network, ICMJE e o Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica para análise de possíveis casos de má conduta na publicação, incluindo diretrizes sobre apresentação dos dados, autoria, conflitos de interesse, privacidade e consentimento.

 

 

Foco e Escopo

 

Publicação bimestral da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o Jornal de Pediatria publica artigos originais e artigos de revisão, abrangendo as diversas áreas da pediatria.

 

 

Preservação Digital

 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

 

Fontes de Indexação

   

 

Ficha Bibliográfica

 
  • Título do periódico: Jornal de Pediatria
  • Título abreviado: J Pediatr (Rio J).
  • Publicação de: Elsevier
  • Periodicidade: Bimestral
  • Modalidade de publicação: Regular
  • Ano de criação do periódico: 1934
 

 

Websites e Mídias Sociais

   

 

POLÍTICA EDITORIAL

Preprints

 

O Jornal de Pediatria aceita manuscritos que foram depositados em servidores de preprints, como  Preprints, SciELO Preprints  e EmeRI , bioRxiv e medRxiv, desde que os autores informem: título, autores, nome do repositório onde foi publicado, data de publicação, DOI, possíveis conflitos de interesse, além do envio do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta.

 

 

Processo de Avaliação por Pares

 

Este periódico adota a avaliação por pares duplo-cega, na qual autores e pareceristas não conhecem a identidade um do outro. Por isso, os arquivos com a identificação dos autores devem ser submetidos separadamente dos demais. O processo para avaliação inclui as seguintes etapas:

- Triagem pela assessoria editorial: após o recebimento do artigo, verifica-se se este está no formato solicitado pelo periódico (em inglês, com o número máximo de anexos, se artigo original ou de revisão, referências em Vancouver, etc.). Caso contrário, o manuscrito é devolvido para ajustes. Se o artigo estiver conforme as normas, é enviado para o editor da área temática do artigo.

- Triagem  Inicial pelo Editor Associado da área temática do artigo: o Editor verifica se o manuscrito está em conformidade com o escopo e os padrões de qualidade do periódico. Manuscritos que não atendem a esses critérios são rejeitados na fase inicial. Caso contrário, o manuscrito é encaminhado para ser avaliado por revisores da área.

- Avaliação por pares duplo-cega: os revisores avaliam o manuscrito anonimamente e submetem suas opiniões pelo sistema. Nos casos de preprint, não é possível garantir o anonimato dos autores. Com base nesses pareceres, o Editor Associado faz uma recomendação de recusa, de revisão ou de aceite.

- Avaliação do Editor com pareceres: A decisão do Editor Associado sobre a primeira versão do artigo é enviada aos autores: recusa ou revisão. Se os pareceres indicarem que o artigo possui lacunas metodológicas que não seriam sanadas em uma nova versão, o artigo é recusado. Se o manuscrito recebeu a recomendação de revisão, os autores têm até 30 dias para enviarem a versão revisada do artigo, explicando e apontando as modificações feitas. Novas versões poderão ser solicitadas. Caso os autores não atendam às solicitações dos revisores e do editor, o artigo poderá ser recusado. Essa decisão é comunicada ao Editor-Chefe que pode ratificar ou refutar essa decisão.

- Aceite do artigo: Assim que o Editor Associado aceitar o artigo, os autores serão comunicados da decisão por e-mail com as orientações para o pagamento da taxa de publicação. Após a conclusão desse processo, o artigo será enviado para criação do PDF.

- Aprovação do PDF e publicação: Os autores receberão um e-mail para a aprovação do arquivo final em PDF do artigo. As correções solicitadas devem ser limitadas a erros tipográficos e não devem envolver mudanças no conteúdo do estudo ou na lista de autores. Os autores devem retornar a versão aprovada por e-mail dentro de 48 horas após o recebimento da mensagem. Após a aprovação, o artigo será enviado para publicação.

Em consonância com as práticas de ciência aberta, o periódico oferece aos autores e revisores a opção de abertura mútua do processo de revisão por pares, com ou sem identificação de seus nomes. A autorização para divulgar seus nomes pode ser dada pelos autores ao enviarem o artigo e pelos revisores ao aceitarem o convite. Em caso de publicação das avaliações em que se baseou a decisão de publicar o artigo, estas poderão ser editadas pelo conselho editorial da revista. Esta opção está sujeita a acordo mútuo entre autores e revisores e deve ser discutida e acordada entre autores, revisores e editores e comunicada à revista durante o processo de submissão. A adesão a esta opção é voluntária e visa promover um ambiente de avaliação transparente, respeitando as preferências de confidencialidade. O nome do Editor Associado responsável pela avaliação do manuscrito é publicado com o artigo.

 

 

Dados Abertos

 

Para promover a transparência, ao submeter o artigo, encorajamos os autores a declarar a disponibilidade de seus dados, seja conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios on-line abertos, como, por exemplo, SciELO Data, Zenodo, Figshare, OSF, ou Mendeley Data caso não possam ser publicados no próprio trabalho. Essa informação deve ser indicada no manuscrito. Por isso, solicitamos que todos os conjuntos de dados associados aos manuscritos submetidos sejam acompanhados do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta.

Caso os dados não estejam disponíveis para acesso ou não forem adequados para publicação, haverá a oportunidade de descrever o motivo durante o processo de submissão, afirmando, por exemplo, que os dados da pesquisa são confidenciais. A declaração aparecerá com o artigo publicado.

 

 

Cobrança de Taxas

 

O periódico não cobra taxa para submissão, avaliação e revisão dos artigos.  Após o aceite para publicação pelo periódico é cobrada uma taxa de processamento para publicação. 

Há desconto na taxa se um dos autores for associado quite com a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Valores:
Se qualquer um dos autores for associado quite com a SBP: R$ 1.500 por manuscrito aceito.
Se nenhum dos autores for associado à SBP: R$ 2.500 por manuscrito aceito.
O artigo aceito somente será publicado após a comprovação do pagamento da taxa de publicação.

Prazo: Após serem informados do aceite no periódico, os autores têm até 30 dias para enviarem o comprovante de pagamento e os dados do pagador (nome completo, CPF ou CNPJ, endereço completo com CEP e e-mail). A partir da nossa confirmação, o artigo é enviado para editoração e publicação.  O pagamento realizado fora desse prazo pode acarretar uma mudança na programação.

Nota Fiscal: Para a emissão da Nota Fiscal, informe o nome completo, CPF ou CNPJ, endereço completo com CEP e e-mail do pagador. Para mais informações e outras possibilidades de formas de pagamento entre em contato conosco.

 

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

 

Todo manuscrito será verificado pelo serviço de detecção de originalidade CrossCheck no momento da submissão.

Ao suspeitar de má conduta ética, o Editor-Chefe avaliará a situação visando ao esclarecimento do problema. Correções ou esclarecimentos poderão ser publicados, se necessário. Os casos não listados aqui serão resolvidos pelos Editor-Chefe e editores associados.

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão.

 

 

Adoção de Softwares de Verificação de Similaridade

 

Todo manuscrito será verificado pelo serviço de detecção de originalidade CrossCheck no momento da submissão.

O uso de Chatbots ou outras inteligências artificiais deve ser declarado na submissão do artigo. Essas tecnologias não devem estar listadas como autores e devem ser usadas para conferir gramática, ortografia, referências, etc. A declaração será publicada com o artigo.

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A equipe editorial do Jornal de Pediatria, além dos autores que publicam no periódico, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, o Jornal de Pediatria observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 

Comitê de Ética

 

Estudos envolvendo pacientes ou voluntários requerem a aprovação do comitê de ética e o consentimento informado, que devem ser documentados no artigo. Deve ser incluída uma declaração relativa à aprovação pelo comitê de ética de pesquisa (ou equivalente) da instituição em que o trabalho foi realizado.

 

 

Direitos Autorais

 

Autores de artigos publicados pelo periódico Jornal de Pediatria mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado e que os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação.

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de Uso

 

Responsabilidade do site:

Os termos de direitos autorais aplicados ao conteúdo publicado devem ser claramente declarados e separados dos termos de direitos autorais aplicados ao site.

Responsabilidade do autor:

O autor é responsável por obter autorizações (de pessoas, instituições, outros autores e/ou editores) sobre direitos autorais para o uso de imagens, tabelas, figuras, métodos ou demais elementos utilizados no manuscrito a ser publicado.
Todo o conteúdo da revista e os artigos publicados pelo Jornal de Pediatria, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0.

Autores de artigos publicados pelo periódico Jornal de Pediatria mantém os direitos autorais de seus trabalhos,  licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

O Jornal de Pediatria encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website do periódico. 

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

Sociedade Brasileira de Pediatria

 

CORPO EDITORIAL

 

Editor-Chefe

   

 

Editores Associados

   

 

Conselho Editorial

 
  • Alexandre Tellechea Rotta, Duke University Medical Center, Division of Pediatric Critical Care Medicine, Durham, Carolina do Norte/NC, Estados Unidos, Orcid: 0000-0002-4406-2276, e-mail: alexandre.rotta@duke.edu
  • Andrew Bush, National Heart and Lung Institute, Royal Brompton & Harefield NHS Foundation Trust, Londres, Reino Unido, Orcid: 0000-0001-6756-9822, e-mail: a.bush@imperial.ac.uk
  • Antonio Condino Neto, Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Ciências Biomédicas, São Paulo, SP, Brasil, Orcid: 0000-0002-1069-3117, Lattes: http://lattes.cnpq.br/5546433568874059, e-mail: antoniocondino@gmail.com
  • Asunción Mejias, The Ohio State University College of Medicine, Nationwide Children’s Hospital, Center for Vaccines & Immunity, Abigail Wexner Research Institute, Columbus, Ohio/OH, Estados Unidos, Orcid: 0000-0002-5983-8006, e-mail: Asuncion.Mejias@nationwidechildrens.org
  • Bruce Kalman Rubin, Children's Hospital of Richmond, Virginia Commonwealth University, Richmond, Virgínia/VA, Estados Unidos, Orcid: 0000-0003-0876-4016, e-mail: bruce.rubin@vcuhealth.org; bkrubin@outlook.com
  • Eduardo Bancalari, University of Miami, Miller School of Medicine, Miami, Flórida/FL, Estados Unidos, Orcid: 0000-0002-1115-8845, e-mail: ebancalari@miami.edu
  • Jaderson Costa da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), School of Medicine, Porto Alegre, Rio Grande do Sul/RS, Brasil, Orcid: 0000-0001-6776-1515 , Lattes: http://lattes.cnpq.br/9962204158580009, e-mail: jcc@pucrs.br
  • Janet Englund, University of Washington, Seattle Children’s Hospital, Seattle, Washington/WA, Estados Unidos, Orcid: 0000-0003-1134-4178, e-mail: janet.englund@seattlechildrens.org
  • Joseph A. Carcillo, UPMC Childrens' Hospital of Pittsburgh, Center for Critical Care Nephrology, Pittsburgh, Pensilvânia/PA, Estados Unidos, Orcid: 0000-0001-8920-4330, e-mail: carcilloja@ccm.upmc.edu
  • Krisa Page van Meurs, Stanford University School of Medicine, Neonatal ECMO and NeuroNIICU, Lucile Packard Children’s Hospital, Palo Alto, Califórnia/CA, Estados Unidos, Orcid: 0000-0002-9242-1480, e-mail: vanmeurs@stanford.edu
  • Luciana Rodrigues Silva, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Medicina, Salvador, Bahia/BA, Brasil, Orcid: 0000-0003-2995-8581, Lattes: http://lattes.cnpq.br/9830220146602487, e-mail: lupe.ssa@uol.com.br
  • Mauro Batista de Morais, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Escola Paulista de Medicina, São Paulo, SP, Brasil, Orcid: 0000-0003-4014-5549, Lattes: http://lattes.cnpq.br/5056114729141952, e-mail: maurobmorais@gmail.com
  • Namasivayam Ambalavanan, Virginia Walker Jones Chair in Neonatology, Division of Neonatology; University of Alabama, Departments of Pediatrics, and Cell, Developmental, and Integrative Biology, Birmingham, Alabama/AL, Estados Unidos, Orcid: 0000-0003-0731-9092, e-mail: ambal@uab.edu
  • Nelson Augusto Rosário Filho, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor de Ciências da Saúde, Curitiba, Paraná/PR, Brasil, Orcid: 0000-0002-8550-8051, Lattes: http://lattes.cnpq.br/9586520484706376, e-mail: nelson.rosario@onda.com.br
  • Pablo J. Sanchez, Nationwide Children's Hospital, The Ohio State University College of Medicine, Center for Perinatal Research, The Abigail Wexner Research Institute, Columbus, Ohio/OH, Estados Unidos, Orcid: 0000-0003-2437-1247, e-mail: pablo.sanchez@nationwidechildrens.org
  • Philip John Cooper, St George’s University of London, Institute of Infection and Immunity, Londres, Reino Unido; and Universidad Internacional del Ecuador, Escuela de Medicina, Quito, Equador, Orcid: 0000-0001-6122-3492 , e-mail: pcooper@sgul.ac.uk
  • Richard Polin, Columbia University Medical Center, Department of Pediatrics, New York City, NY, Estados Unidos, Orcid: 0000-0003-2846-2023, e-mail: rap32@cumc.columbia.edu
  • Ruth Guinsburg, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Escola Paulista de Medicina, São Paulo, SP, Brasil, Orcid: 0000-0003-1967-9861, Lattes: http://lattes.cnpq.br/6286661930160341, e-mail: ruth.guinsburg@gmail.com
  • Salmo Raskin, Laboratório Genetika, Curitiba, Paraná/PR, Brasil; Comitê Científico de Genética, Sociedade Brasileira de Pediatria, Brasil, Orcid: 0000-0002-7191-0592, Lattes: http://lattes.cnpq.br/3144868954650115, e-mail: s.raskin@genetika.com.br
  • Shlomo Shinnar, Albert Einstein College of Medicine, Montefiore Medical Center, Bronx, Nova York/NY, Estados Unidos, Orcid: 0000-0001-6714-3960, e-mail: sshinnar@aol.com
  • Stefano Cianfarani, University of Rome ‘Tor Vergata', Department of Systems Medicine; 'Bambino Gesù' Children's Hospital, Diabetology & Growth Disorders Unit, Roma, Itália, Orcid: 0000-0002-2580-8781 , e-mail: stefano.cianfarani@uniroma2.it; stefano.cianfarani@opbg.net
  • Stéphane Auvin, Université Paris-Cité, Robert-Debré University Hospital, Institut Universitaire de France, Robert-Debré Hospital, Paris, França, Orcid: 0000-0003-3874-9749, e-mail: stephane.auvin@aphp.fr
  • Thomas Michael O’Shea, University of North Carolina, Department of Pediatrics, Chapel Hill, Carolina do Norte/NC, Estados Unidos, Orcid: 0000-0001-6692-911X , e-mail: moshea52@email.unc.edu
  • Tina Quanbee Tan, Northwestern University Feinberg School of Medicine, Ann & Robert H. Lurie Children’s Hospital of Chicago, Chicago, Illinois/IL, Estados Unidos, Orcid: 0000-0003-3902-9567, e-mail: titan@luriechildrens.org
  • Werther Brunow de Carvalho, University of São Paulo (USP), Faculty of Medicine, São Paulo, SP, Brasil, Orcid: 0000-0002-9164-616X, Lattes: http://lattes.cnpq.br/0981020175869536, e-mail: werther.brunow@hc.fm.usp.br
  • Yvan Vandenplas, KidZ Health Castle, UZ Brussel Hospital, Vrije Universiteit Brussel, Free University of Brussel, Bruxelas, Bélgica, Orcid: 0000-0002-1862-8651, e-mail: Yvan.Vandenplas@uzbrussel.be
 

 


INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

Tipos de Documentos Aceitos

 

O Jornal de Pediatria aceita submissões de artigos originais, artigos de revisão e cartas ao editor.

Artigos originais incluem relatos de estudos controlados e randomizados, estudos de triagem e diagnóstico e outros estudos descritivos e de intervenção, bem como registros sobre pesquisas básicas realizadas com animais de laboratório. Os manuscritos nesta categoria não devem exceder 3.000 palavras (excluindo página de rosto, referências e anexos), 30 referências e quatro tabelas e figuras. 

Artigos de revisão incluem meta-análises, avaliações sistemáticas e críticas da literatura sobre temas de relevância clínica, com ênfase em aspectos como causa e prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento e prognóstico. Os artigos de revisão não devem exceder 6.000 palavras (excluindo página de rosto, referências e tabelas) e devem citar no mínimo 30 referências atualizadas. As metanálises estão incluídas nesta categoria. Entre em contato para submeter um esboço ou roteiro ao Conselho Editorial antes de submeter o manuscrito completo. O Jornal de Pediatria também considera artigos de revisão não solicitados.  

Cartas ao editor devem discutir ou criticar artigos publicados anteriormente no Jornal de Pediatria. As cartas não devem exceder 1.000 palavras e seis referências. Sempre que possível, uma resposta dos autores do artigo ao qual a carta se refere será publicada junto com a carta.

Editoriais e comentários fazem referência a artigos selecionados e são solicitados pelo periódico a especialistas na área.

Acesse http://www.equator-network.org/ para informações sobre as diretrizes a serem seguidas na pesquisa em saúde para esse tipo de artigo.

 

 

Contribuição dos Autores

 

Cada autor é obrigado a declarar sua contribuição individual para o artigo: todos os autores devem ter participado substancialmente da pesquisa e/ou da preparação do artigo, de modo que o papel de cada um dos autores deve ser descrito:

(1) concepção e delineamento do estudo, ou aquisição de dados, ou análise e interpretação de dados,
(2) escrita do artigo ou revisão crítica do conteúdo intelectual relevante,
(3) aprovação final da versão a ser submetida.

Espera-se que os autores avaliem cuidadosamente a lista e a ordem dos autores antes de submeter seu manuscrito e que forneçam a lista definitiva de autores no momento da submissão. Qualquer adição, remoção ou rearranjo de nomes de autores na lista de autoria deve ser feita somente antes da aceitação do manuscrito e somente se aprovado pelo Editor-Chefe. Para solicitar tal alteração, o editor deve receber do autor para correspondência o seguinte:

(a) o motivo da mudança na lista de autores e
(b) confirmação por escrito (e-mail, carta) de todos os autores concordando com a adição, remoção ou rearranjo. No caso de adição ou remoção de autores, isso inclui a confirmação do autor adicionado ou removido.

A afirmação de que todos os autores aprovaram a versão final do manuscrito deve ser verdadeira e incluída na Cover Letter aos editores.

 

 

Preparação do Manuscrito

 

Três arquivos são obrigatórios para a submissão de um artigo: Author agreement, Title Page e Manuscript.

Author agreement: Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta ou Cover Letter em que os autores declaram que o artigo não foi publicado anteriormente (exceto sob a forma de resumo ou como parte de uma palestra ou tese acadêmica publicada); que o artigo não está sendo avaliado para publicação em outro lugar; que sua publicação foi aprovada por todos os autores e tácita ou explicitamente pelas autoridades responsáveis onde o trabalho foi realizado; e que, se aceito, não será publicado em outro lugar na mesma forma, em inglês ou em qualquer outro idioma, inclusive eletronicamente, sem o consentimento por escrito do detentor dos direitos autorais.

Title page (com detalhes do autor): deve conter as seguintes informações:

a) título conciso e informativo. Evite termos e abreviaturas desnecessários; evite também referências ao local e/ou cidade onde o trabalho foi realizado;
b) título curto com não mais de 50 caracteres, incluindo espaços, mostrado nos cabeçalhos;
c) nomes completos dos autores e o ORCID. Se algum dos autores não tem esta ID, deve registrar-se em https://orcid.org/register;
d) titulação de cada autor;
e) endereço de e-mail de todos os autores;
f) se disponível, URL para o curriculum vitae eletrônico (“Currículo Lattes” para autores brasileiros, ORCID etc.)
g) contribuição específica de cada autor para o estudo;
h) declaração de conflitos de interesse (escreva nada a declarar ou divulgue explicitamente quaisquer interesses financeiros ou outros que possam causar constrangimento caso sejam revelados após a publicação do artigo);
i) instituição ou serviço com o/a qual o trabalho está associado para indexação no Index Medicus/MEDLINE;
j) nome, endereço, número de telefone e e-mail do autor para correspondência;
k) nome, endereço, número de telefone e e-mail do autor encarregado do contato pré-publicação;
l) fontes de financiamento, ou nome de instituições ou empresas fornecedoras de equipamentos e materiais, se aplicável;
m) contagem de palavras do texto principal, sem incluir resumo, agradecimentos, referências, tabelas e legendas para figuras;
n) contagem de palavras do resumo;
o) número de tabelas e figuras.

Manuscrito cego (sem detalhes do autor): O corpo principal do artigo (incluindo referências, figuras, tabelas e quaisquer agradecimentos) não deve incluir nenhuma identificação, como os nomes ou afiliações dos autores. É importante que o arquivo seja salvo no formato original do processador de texto utilizado. O texto deve estar em formato de coluna única. Mantenha o layout do texto o mais simples possível. Destaques como negrito, itálico, subscrito, sobrescrito, etc. podem ser usados. Ao preparar tabelas, use apenas uma grade para cada tabela individualmente, e não uma grade para cada linha. Se nenhuma grade for utilizada, use a tabulação, e não espaços, para alinhar as colunas. Observe que os arquivos de origem das figuras, das tabelas e dos gráficos serão necessários, independentemente se você irá embuti-los ou não no texto.

Resumo:O resumo deve indicar de forma breve o objetivo da pesquisa, os principais resultados e as conclusões mais importantes. Um resumo é frequentemente apresentado separadamente do artigo, por isso as referências devem ser evitadas, mas, se necessário, cite o(s) autor(es) e ano(s). Abreviações não padrão ou incomuns devem ser evitadas, mas, se forem essenciais, devem ser definidas em sua primeira menção no próprio resumo. O resumo não deve ter mais de 250 palavras ou 1.400 caracteres. Não inclua palavras que possam identificar a instituição ou cidade onde o estudo foi realizado, para facilitar a revisão cega. O resumo deve ser estruturado conforme descrito a seguir:

Resumo para artigos originais

Objetivo: Declarar porque o estudo foi iniciado e as hipóteses iniciais. Defina com precisão o objetivo principal do estudo; apenas os objetivos secundários mais relevantes devem ser listados.
Método: Descrever o desenho do estudo (se apropriado, indique se o estudo é randomizado, cego, prospectivo, etc.), local (se apropriado, descreva o nível de atendimento, isto é, se primário, secundário ou terciário, clínica privada ou instituição pública, etc.), pacientes ou participantes (critérios de seleção, número de casos no início e no final do estudo etc.), intervenções (incluem informações essenciais, como métodos e duração do estudo) e critérios utilizados para medir os resultados.
Resultados: Descrever os achados mais importantes, os intervalos de confiança e a significância estatística dos achados. Conclusões: Descrever apenas conclusões que refletem o objetivo do estudo e fundamentadas por suas descobertas. Discutir possíveis aplicações das descobertas, com igual ênfase em resultados positivos e negativos de mérito científico similar.

Resumo para artigos de revisão

Objetivo: Explicar por que a revisão foi realizada, indicando se ela se concentra em um fator especial, tal como etiologia, prevenção, diagnóstico, tratamento ou prognóstico da doença.
Fontes: Descrever todas as fontes de informação, definindo bancos de dados e anos pesquisados. Indicar brevemente os critérios de seleção dos artigos para a revisão e avaliar a qualidade da informação.
Resumo dos achados: Indique os principais achados quantitativos ou qualitativos.
Conclusões: Indique suas conclusões e sua aplicação clínica, mantendo generalizações dentro do escopo do assunto sob revisão.

Palavras-chave:Imediatamente após o resumo, forneça um máximo de 6 palavras-chave, utilizando a ortografia americana e evitando termos gerais e plurais e múltiplos conceitos (evite, por exemplo, ‘e’, ‘de’). Use poucas abreviações. Essas palavras-chave serão usadas para fins de indexação. Por favor, utilize os termos listados no Medical Subject Headings (MeSH), disponíveis em http://www.nlm.nih.gov/mesh/meshhome.html. Quando descritores adequados não estiverem disponíveis, novos termos podem ser utilizados.

Abreviações: Todas as abreviações devem ser explicadas em sua primeira menção no texto. As abreviações não padrão no campo da pediatria devem ser definidas em uma nota de rodapé a ser colocada na primeira página do artigo. Evite o uso de abreviações no resumo; aquelas que são inevitáveis no resumo devem ser definidas em sua primeira menção.

Agradecimentos: Agrupe os agradecimentos em uma seção separada ao fim do artigo antes das referências. Liste os indivíduos que forneceram ajuda durante a pesquisa (por exemplo, fornecendo ajuda linguística, assistência escrita ou prova de leitura do artigo, etc.). Somente indivíduos ou instituições que contribuíram significativamente para o estudo, mas não são qualificados para autoria, devem ser mencionados. Os indivíduos citados nesta seção devem concordar por escrito com a inclusão de seus nomes, uma vez que os leitores podem inferir o endosso das conclusões do estudo.

Fontes de financiamento:Listar as fontes de financiamento usando a forma padrão para facilitar o cumprimento dos requisitos do financiador.

Texto:O texto principal nos artigos originais deve conter as seguintes seções: Introdução, Métodos, Resultados e Discussão. As seções nos artigos de revisão podem variar dependendo do tópico tratado. 

Siga as regras e convenções internacionalmente aceitas: use o sistema internacional (SI) de unidades. Se outras unidades forem mencionadas, forneça seu equivalente em SI.

Cite equações matemáticas como texto editável e não como imagens. Apresente fórmulas simples de acordo com o texto normal sempre que possível e use a barra oblíqua (/) em vez de uma linha horizontal para pequenos termos fracionários, por exemplo, X/Y. Em princípio, as variáveis devem ser apresentadas em itálico. Potências de e são frequentemente mais convenientemente indicadas pela exponencial. Numere consecutivamente quaisquer equações a serem exibidas separadamente do texto (se referidas explicitamente no texto).

Notas de rodapé não devem ser usadas. Em vez disso, incorpore as informações relevantes no texto principal.

No caso de artigo original, incluir declaração informando que a pesquisa foi aprovada por um comitê de ética institucional. Estudos envolvendo pacientes ou voluntários requerem a aprovação do comitê de ética e o consentimento informado, que devem ser documentados no artigo. Consentimentos, permissões e desobrigações pertinentes devem ser obtidos sempre que um autor desejar incluir detalhes de casos ou outras informações pessoais ou imagens de pacientes e de quaisquer outros indivíduos. Os consentimentos por escrito devem ser mantidos pelo autor e cópias dos consentimentos ou provas de que tais consentimentos foram obtidos devem ser fornecidos mediante solicitação. A menos que haja permissão por escrito do paciente (ou, se for o caso, dos parentes mais próximos ou tutores), os detalhes pessoais de qualquer paciente incluído em qualquer parte do artigo e em qualquer material complementar (incluindo todas as ilustrações e vídeos) devem ser removidos antes da submissão.

Na submissão de ensaios controlados randomizados e ensaios clínicos, os autores devem fornecer a lista de verificação CONSORT acompanhada de um fluxograma que mostre o progresso dos pacientes ao longo do ensaio, incluindo recrutamento, inscrição, randomização, remoção e conclusão, e uma descrição detalhada do procedimento de randomização. A lista de verificação CONSORT e o modelo do fluxograma estão disponíveis em http://www.consort-statement.org/.  

A inclusão em um registro público de ensaios clínicos é uma condição para a publicação de ensaios clínicos, de acordo com as recomendações do International Committee of Medical Journal Editors. Os ensaios devem ser registrados no início ou antes da inclusão dos pacientes. O número de registro do ensaio clínico deve ser incluído no fim do resumo do artigo. Estudos puramente observacionais (aqueles em que a designação da intervenção médica não está a critério do investigador) não exigirão registro.

De acordo com a posição do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), a revista não aceitará os resultados publicados no mesmo registro de ensaios clínicos no qual o registro primário seja uma publicação anterior se os resultados publicados forem apresentados sob a forma de um breve resumo ou tabela estruturados (menos de 500 palavras). No entanto, a divulgação de resultados em outras circunstâncias (por exemplo, reuniões de investidores) é desencorajada e pode impedir a aceitação do manuscrito. Os autores devem divulgar em sua totalidade as publicações em registros de resultados do mesmo trabalho ou relacionados a ele.

 

 

Formato de Envio dos Artigos

 

Título apenas em inglês: Conciso e informativo, evitando termos supérfluos, abreviaturas e a indicação do local e da cidade onde o estudo foi realizado.

Título abreviado: Para constar no topo das páginas, máximo de 50 caracteres, contando os espaços.

Autores:

1.     Nome completo de todos os autores (sem abreviações) e a titulação mais importante.
2.     Informar a afiliação completa de todos os autores (Departamento/Unidade, Instituição/Organização, Cidade, País).
3.     Informar a instituição ou serviço oficial ao qual o trabalho está vinculado para fins de registro no banco de dados do Index Medicus/MEDLINE, Cidade, País.
4.     Endereço eletrônico de cada autor.
5.     Informar o currículo cadastrado na plataforma Lattes do CNPq.
6.     Informar o número de registro do ORCID de todos os autores (obrigatório a partir de janeiro de 2019).
7.     A contribuição específica de cada autor para o estudo.

Conflito de interesse: escrever “nada a declarar” ou a revelação clara de quaisquer interesses econômicos ou de outra natureza que poderiam causar constrangimento se conhecidos depois da publicação do artigo. 

Autor para correspondência: nome, endereço, telefone e endereço eletrônico Fonte financiadora: instituições ou fornecedores de equipamento e materiais, quando for o caso.

Contagem total das palavras do texto: Artigos originais não podem exceder 3.000 palavras e artigos de revisão não podem exceder 6.000 palavras, excluindo resumo, agradecimentos, referências, tabelas e legendas das figuras.

Resumo: O resumo deve ter no máximo 250 palavras, evitando o uso de abreviaturas e identificações.

Resumo para artigos originais: Objective, Methods, Results, Conclusions

Resumo para artigos de revisão: Objective, Sources, Summary of the findings, Conclusions

Palavras-chave: Três a seis: Keyword 1; Keyword 2; Keyword 3. Utilize termos do Medical Subject Headings (MeSH), disponíveis em http://www.nlm.nih.gov/mesh/ meshhome.html.

No caso de artigo original, incluir declaração informando que a pesquisa foi aprovada por um comitê de ética institucional, se aplicável.
Em ensaios controlados randomizados e ensaios clínicos, os autores devem fornecer a lista de verificação CONSORT acompanhada de um fluxograma que mostre o progresso dos pacientes ao longo do ensaio. A inclusão em um registro público de ensaios clínicos é uma condição para a publicação de ensaios.

 

 

Ativos Digitais

 

Para artigos originais, o número total de tabelas e figuras não pode ser maior do que 4. As informações contidas em tabelas ou figuras não devem ser repetidas no texto. Se houver mais de 4 anexos, indique quais podem ser considerados como material suplementar (a serem disponibilizados apenas no site do Jornal de Pediatria se o artigo for aceito).

Tabelas
As tabelas podem ser enviadas como texto editável e não como imagem, ser usar grades verticais e sombreamento nas células da tabela. Podem ser colocadas ao lado do texto relevante no artigo, ou em páginas separadas no fim. As tabelas devem ser numeradas de forma consecutiva de acordo com sua ordem no texto.

Figuras
Figuras reproduzidas de outras fontes já publicadas devem indicar esta condição na legenda, acompanhadas por uma carta de permissão do detentor dos direitos. Fotos não devem permitir a identificação do paciente.
A manipulação de imagens para fins de dolo ou fraude será vista como abuso ético científico e será tratada de acordo. Para imagens gráficas, nenhum recurso específico pode ser aprimorado, obscurecido, movido, removido ou introduzido em uma imagem. Os ajustes de brilho, contraste ou equilíbrio de cores são aceitáveis se, e enquanto não obscurecerem ou eliminarem qualquer informação presente no original. Os ajustes não lineares (por exemplo, alterações nas configurações de gama) devem ser divulgados na legenda da figura. 

Formatos
EPS (ou PDF): Desenhos vetoriais, incorporar todas as fontes utilizadas.
TIFF (ou JPEG): Fotografias em cores ou em tons de cinza (meios-tons), mantenha um mínimo de 300 dpi.
TIFF (ou JPEG): Desenho de linha de bitmap (pixels pretos e brancos puros), mantenha um mínimo de 1000 dpi.
TIFF (ou JPEG): Combinações de linha de bitmap/meio-tom (colorido ou escala de cinza), mantenha um mínimo de 500 dpi.

Legendas
Certifique-se de que cada figura tenha uma legenda. Forneça as legendas separadamente, não anexadas às figuras. Uma legenda deve incluir um breve título (não na figura em si) e uma descrição da ilustração. Mantenha o texto curto nas ilustrações propriamente ditas, mas explique todos os símbolos e abreviações utilizados.

 

 

Citações e Referências

 

Artigos originais devem conter não mais de 30 referências. Para artigos de revisão, as referências devem ser atuais e em número mínimo de 30. Devem ser numeradas segundo a ordem de aparecimento no texto, identificadas por algarismos arábicos entre colchetes [1]. Observações não publicadas e comunicações pessoais não podem ser citadas como referências; devem ser seguidas pela observação “observação não publicada” ou “comunicação pessoal” entre parênteses no corpo do artigo. As referências devem ser formatadas no estilo Vancouver. Os autores devem consultar Citing Medicine, The NLM Style Guide for Authors, Editors, and Publishers (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/).

 Para informações mais detalhadas, consulte http://www.icmje.org/.

Até seis autores:
[1] Araújo LA, Silva LR, Mendes FA. Digestive tract neural control and gastrointestinal disorders in cerebral palsy. J Pediatr (Rio J). 2012;88:455-64.

Mais de seis autores:
[2] Ribeiro MA, Silva MT, Ribeiro JD, Moreira MM, Almeida CC, Almeida-Junior AA, et al. Volumetric capnography as a tool to detect early peripheric lung obstruction in cystic fibrosis patients. J Pediatr (Rio J). 2012;88:509-17.

Organização como autor:
[3] Mercier CE, Dunn MS, Ferrelli KR, Howard DB, Soll RF; Vermont Oxford Network ELBW Infant Follow-Up Study Group. Neurodevelopmental outcome of extremely low birth weight infants from the Vermont Oxford network: 1998-2003. Neonatology. 2010;97:329-38.

Sem autor:
[4] Informed consent, parental permission, and assent in pediatric practice. Committee on Bioethics, American Academy of Pediatrics. Pediatrics. 1995;95:314-7.

Artigos com publicação eletrônica ainda sem publicação impressa:
[5] Carvalho CG, Ribeiro MR, Bonilha MM, Fernandes Jr M, Procianoy RS, Silveira RC. Use of off-label and unlicensed drugs in the neonatal intensive care unit and its association with severity scores. J Pediatr (Rio J). 2012 Oct 30. [Epub ahead of print]

Livros:
[6] Blumer JL, Reed MD. Principles of neonatal pharmacology. In: Yaffe SJ, Aranda JV, eds. Neonatal and Pediatric Pharmacology. 3rd ed. Baltimore: Lippincott, Williams and Wilkins; 2005. p. 146-58.

Trabalhos acadêmicos:
[7] Borkowski MM. Infant sleep and feeding: a telephone survey of Hispanic Americans [dissertation]. Mount Pleasant, MI: Central Michigan University; 2002.

CD-ROM:
[8] Anderson SC, Poulsen KB. Anderson’s electronic atlas of hematology [CD-ROM]. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins; 2002.

Homepage/website:
[9] R Development Core Team [Internet]. R: A language and environment for statistical computing. Vienna: R Foundation for Statistical Computing; 2003 [cited 2011 Oct 21]. Available from: http://www.R-project.org

Documentos do Ministério da Saúde:
[10] Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde: cuidados gerais. Brasília: Ministério da Saúde; 2011. v. 1. 192p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos)

Apresentação de trabalho:
[11] Bugni VM, Okamoto KY, Ozaki LS, Teles FM, Molina J, Bueno VC, et al. Development of a questionnaire for early detection of factors associated to the adherence to treatment of children and adolescents with chronic rheumatic diseases - “the Pediatric Rheumatology Adherence Questionnaire (PRAM)”. Paper presented at the ARC/ARHP Annual Meeting; November 5-9, 2011; Chicago, IL.

 

 

Documentos Suplementares

 

Para submeter o artigo, três arquivos diferentes devem ser enviados: a folha de rosto com os dados dos autores, o artigo com o manuscrito sem a identificação dos autores e um documento em que os autores do artigo asseguram que:

a)     O artigo é original.
b)     Nunca foi publicado e não será publicado em outro periódico.
c)     Todos os autores participaram da concepção do trabalho, da análise e interpretação dos dados e de sua redação ou revisão crítica.
d)     Todos os autores leram e aprovaram a versão final.
e)     Não foram omitidas informações sobre quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias ou pessoas que possam ter interesse no material abordado no artigo.
f)      Todas as pessoas que fizeram contribuições substanciais para o artigo, mas não preencheram os critérios de autoria, são citadas nos agradecimentos, para o que forneceram autorização por escrito.

 

 

Declaração de Financiamento

 

Na folha de rosto, deve-se identificar quem forneceu apoio financeiro para a realização da pesquisa e/ou preparação do artigo e descrever brevemente o papel do(s) patrocinador(es), se houver, no delineamento do estudo; na coleta, análise e interpretação de dados; na redação do manuscrito; e na decisão de enviar o artigo para publicação. Exemplo:

Financiamento: Esse trabalho recebeu financiamento do National Institutes of Health [números dos financiamentos xxxx, yyyy]; the Bill & Melinda Gates Foundation, Seattle, WA [número do financiamento zzzz]; e dos United States Institutes of Peace [número do financiamento aaaa].

Não é necessário incluir descrições detalhadas sobre o programa ou tipo de financiamento e prêmios. Quando a verba recebida é parte de um financiamento maior ou de outros recursos disponíveis para uma universidade, faculdade ou outra instituição de pesquisa, cite o nome do instituto ou organização que forneceu o financiamento. Se nenhum financiamento foi fornecido para a pesquisa, inclua a seguinte frase: Esta pesquisa não recebeu nenhum financiamento específico de agências de financiamento dos setores público, comercial ou sem fins lucrativos.

 

 

Contato

 

Sociedade Brasileira de Pediatria
Av. Carlos Gomes, 328 cj. 304, Cep: 90480-000
Porto Alegre, RS, Brasil
Tel.: (51) 3108-3328
assessoria@jped.com.br

 

 

Sociedade Brasileira de Pediatria Av. Carlos Gomes, 328 cj. 304, CEP: 90480-000 , Tel.: (+55 51) 3108-3328 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: assessoria@jped.com.br