ISSN 0104-7930 versão em disquete

SOBRE ESTA REVISTA

 

Informação básica

The Journal of Venomous Animals and Toxins é uma revista eletrônica publicada semestralmente pelo Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos - CEVAP, da Universidade Estadual Paulista - UNESP.

É uma revista interdisciplinar publicada em inglês, disponível exclusivamente em disquetes de 3.5" HD/DD, em CD-ROM e na versão online SciELO, e dedicada à pesquisa de diferentes aspectos dos venenos e derivados dos animais peçonhentos.

Criada em 1995 em Botucatu, cidade paulista onde Vital Brazil teve contato, pela primeira vez, com o grave problema das picadas de cobras venenosas, The Journal of Venomous Animals and Toxins é uma das primeiras revistas brasileiras publicadas em disquete. Em poucos anos, a revista tornou-se fórum para a discussão de um tema que usualmente se encontra disperso em diferentes publicações que tratam de uma variedade de outros assuntos não relacionados.

Os artigos publicados pela revista abrangem desde a sistematologia e morfologia dos animais peçonhentos até a bioquímica, farmacologia e imunologia dos venenos, a epidemiologia do envenenamento de diferentes animais, insetos, algas, bactérias, fungos e produtos agrícolas, além de abordarem temas como a biologia molecular dos venenos, assim como a fisiologia da sua ação, tratamento de seus efeitos, preparação e avaliação de vacinas etc.

As toxinas bacterianas, animais e vegetais formam um campo de pesquisa importante que tem crescido rapidamente, embora os cientistas de uma determinada área com freqüência não tenham conhecimento do que ocorre em outros campos. The Journal of Venomous Animals and Toxins vem abrir novas oportunidades de reunir toda essa informação.

Nos primeiros fascículos publicados, observava-se uma preponderância de autores brasileiros mas, agora, um número crescente de artigos é elaborado por especialistas de vários países, uma prova da aceitação internacional da revista.

Um dos aspectos mais relevantes da revista é a publicação de resumos de teses na área de venenos e envenenamentos. Essa informação é muito difícil de obter, uma vez que as teses não são necessariamente publicadas, e permanecem desconhecidas nas prateleiras das bibliotecas universitárias; seus resultados, entretanto, podem ser valiosos para especialistas.

Do mesmo modo, a revista publica resumos de trabalhos apresentados em reuniões científicas no Brasil, outra importante fonte de informação que normalmente está dispersa em anais de congressos que abrangem a já mencionada variedade de temas não relacionados.

Journal of Venomous Animals and Toxins elegeu 10 bibliotecas para depositar cópias dos originais impressas em papel, assim como os próprios arquivos eletrônicos originais, preservando esses documentos. Entre elas estão a Biblioteca da Universidade Estadual Paulista em Botucatu, o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde - Bireme em São Paulo, a Excerpta Medica (EMBASE) na Holanda, e o Chemical Abstracts nos Estados Unidos.

O título abreviado da revista é J. Venom. Anim. Toxins, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Fontes de indexação

A revista é indexada em:

  • Chemical Abstracts Service

  • Excerpta Medica - EMBASE

  • Ulrich's International Periodicals Directory

  • Cambridge Scientific Abstracts

  • CAB International

  • Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (Lilacs)

  • VENOMS - the Atheris database on venomous animals

  • NISC Colorado - Wildlife Review Abstracts

  • BIOSIS

  • Zoological Records

 

Copyright

Os direitos autorais de todas as matérias publicadas pela revista pertencem ao CEVAP. Autorização para o uso do todo ou de parte da revista em outras publicações deve ser solicitada.

 

Patrocinadores

A publicação da revista é patrocinada por:

Gnosis.bmp (84642 bytes)

Este é um bom exemplo de uma parceria bem-sucedida entre uma Universidade pública e empresas privadas, como é o caso da Gnosis, Prodec e Microsoft, preservando os objetivos básicos da Universidade, ou seja, oferecer educação pública e gratuita de alta qualidade, realizar pesquisa básica e aplicada de alto nível e, por último mas não menos importante, prestar assistência à comunidade.

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


© 2009 CEVAP

Caixa Postal 577
18618-000, Botucatu SP - Brasil
Tel. / Fax: +55 14 3814-5555 | 3814-5446 | 3811-7241


jvat@cevap.org.br