ISSN 0104-7930 versão em disquete

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Objetivo e política editorial

The Journal of Venomous Animals and Toxins é uma revista interdisciplinar publicada em inglês, disponível em disquetes de 3.5" HD/DD, em CD-ROM e na versão online SciELO, e dedicada à pesquisa de diferentes aspectos dos venenos e derivados dos animais peçonhentos.

A revista publica trabalhos originais, sendo que a sua aceitação para avaliação pressupõe a compreensão de que o conteúdo do manuscrito não foi publicado anteriormente em outra revista, exceção feita no caso de resumo ou relatório preliminar. Cada fascículo pode conter: Editorial, Artigos originais, Artigos de revisão, Comunicações breves, Relatórios preliminares, Cartas ao editor, Estudos de caso, Resenhas de livros, Bibliografias de interesse, Eventos e Notícias.

Os artigos publicados pela revista abrangem desde a sistematologia e morfologia dos animais peçonhentos até a bioquímica, farmacologia e imunologia dos venenos, a epidemiologia do envenenamento de diferentes animais, insetos, algas, bactérias, fungos e produtos agrícolas, além de abordarem temas como a biologia molecular dos venenos, assim como a fisiologia da sua ação, tratamento de seus efeitos, preparação e avaliação de vacinas etc.

A revista também publica resumos de teses na área de venenos e envenenamentos, assim como resumos de trabalhos apresentados em reuniões científicas no Brasil.

Todos os manuscritos são encaminhados a dois consultores para avaliação e recomendações. A decisão final sobre a aceitação ou rejeição do trabalho é tomada pelo Editor e/ou pelos Editores Associados.

Os direitos autorais de todas as matérias publicadas pela revista pertencem ao CEVAP. Autorização para o uso do todo ou de parte da revista em outras publicações deve ser solicitada. Ao submeter um manuscrito, os autores concordam que os seus direitos autorais sejam transferidos para o publicador se e quando o trabalho for aceito para publicação.

 

Preparação de originais

Todos os manuscritos devem ser redigidos em inglês, e submetidos em três cópias datilografadas em espaço duplo com 25 mm de margens em apenas um lado do papel (33x24 cm ou 28x21 cm).

Solicita-se enfaticamente aos autores submeter seus manuscritos em disquetes compatíveis com o padrão IBM-PC junto com a versão impressa em disquetes de 3.5'' HD/DD, no formato Microsoft Word para Windows. O autor deve identificar o disquete com uma etiqueta contendo o nome completo do arquivo, incluindo a extensão.

Os manuscritos devem conter os nomes dos autores, afiliação, palavras-chave e endereço para correspondência. O autor responsável pela correspondência poderá aguardar um contato do Editor a respeito da aceitação de seu trabalho para publicação entre 8 e 12 semanas após tê-lo encaminhado para a revista. Recomenda-se que os autores mantenham uma cópia do manuscrito, uma vez que os editores não pode se responsabilizar por eventuais danos ou perdas.

Artigos originais

Devem conter: um resumo com 150-200 palavras, Introdução, Material ou Pacientes e Métodos, Resultados, Discussão, Agradecimentos, Referências e Legendas para as ilustrações.

As tabelas devem ser datilografadas em espaço duplo em folhas separadas, e preparadas para impressão em uma coluna. Gráficos, Figuras, Desenhos e Fotografias devem ser numerados e preparados para serem impressos em uma coluna. Impressões fotográficas em papel brilhante, desenhos e gráficos devem ser encaminhados em duplicata, não encadernados e com o nome do autor e uma seta indicando a parte superior da figura anotados no verso. As legendas devem estar em separado, e não em anexo nem escritas sobre a ilustração.

As Referências devem ser ordenadas como segue:

01 BARRAVIERA B., LOMONTE B., TARKOWSKI A., HANSON LÅ., MEIRA DA. Acute-phase reactions, including cytokines, in patients bitten by Bothrops and Crotalus snakes in Brazil. J. Venom. Anim. Toxins, 1995, 1, 11-22.

02 CHAUD-NETTO J., GOBBI N., MALASPINA O. Biologia e técnicas de manejo de abelhas e vespas. In: BARRAVIERA, B. Ed. Venenos animais: uma visão integrada. Rio de Janeiro:EPUC, 1994:173-93.

03 LIPPS BV. Selective cytolitic of snake venom proteins, atroporin and kaotree on various types of cancer cells. In: WORLD CONGRESS ON ANIMAL, PLANT AND MICROBIAL TOXINS, 11, Tel Aviv, 1994. Abstracts... Tel Aviv: International Society on Toxinology, 1994: 17.

04 SILVA RJ. DA. Efeito dos venenos de serpentes Crotalus durissus terrificus (LAURENTI, 1768) e Bothrops jararaca (WIED, 1824) na evolução do tumor ascítico de Ehrlich. Botucatu: Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina, 1995. 132p. [Dissertação - Mestrado].

Resultados não publicados e comunicações pessoais podem ser citados no texto, mas não devem aparecer nas referências.

Artigos de revisão

Artigos de interesse dos toxicologistas, que devem ser apresentados no mesmo formato de um artigo original, exceto que não devem ser divididos em seções como Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão. Entretanto, devem conter um resumo de 150 palavras.

Comunicações breves

Relatórios preliminares e Cartas ao editor: Diferem dos artigos originais, pois um estudo de pesquisa não requer uma apresentação extensa. Não devem exceder duas ou três páginas impressas, incluindo as ilustrações e referências. A forma é a mesma de um artigo original, exceto que não devem ser divididos em Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão. Comunicações breves e Relatórios preliminares devem incluir um resumo de 150 palavras e duas tabelas, ou duas figuras, uma de cada.

Resenhas de livros e Resumos de teses

Os livros devem ser enviados ao Editor para serem resenhados. Nenhum livro será devolvido. Resumos de teses são aceitos para publicação.

Estudos de caso

Estudos de caso breves de interesse especial.

Eventos

The Journal of Venomous Animals and Toxins divulga congressos, simpósios, encontros, defesas de teses, mudanças de endereço, artigos de interesse atual, correspondência, propaganda (derivados de veneno e produtos derivados da abelha).

Bibliografia de interesse

Publicações de interesse são sempre muito bem-vindas.

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


© 2009 CEVAP

Caixa Postal 577
18618-000, Botucatu SP - Brasil
Tel. / Fax: +55 14 3814-5555 | 3814-5446 | 3811-7241


jvat@cevap.org.br