1984-7726 versão impressa
0101-3335 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

ESCOPO E MISSÃO

A revista Letras de Hoje é uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e tem por missão a divulgação de trabalhos inéditos relacionados às áreas de Linguística, Teoria da Literatura, Literatura e Língua Portuguesa, visando à difusão dos conhecimentos nessas áreas.


SEÇÕES

A seção temática é organizada por um ou mais pesquisadores especialistas no tema da chamada. Para essa seção, são aceitos artigos inéditos, pertinentes à temática proposta, a qual é divulgada no site da Revista, constando os nomes dos organizadores, o tema, a sinopse do número e o prazo para submissão dos originais. Em cada número da Revista são publicados de 10 a 15 artigos nessa seção. Podem submeter trabalhos para a seção temática, pesquisadores e/ou professores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa nacionais ou internacionais.

A seção livre funciona em fluxo contínuo, estando aberta para submissão de trabalhos inéditos: artigos, resenhas e textos literários (contos e poemas). Em cada número da Revista, são publicados três textos na seção livre. Podem submeter trabalhos, para essa seção, professores mestres e doutores vinculados a uma instituição de nível superior; doutorandos, vinculados a um curso de pós-graduação, também podem efetuar submissões. Quando em coautoria, são estimuladas contribuições que envolvam pelo menos um autor com título de doutor.


PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES (PEER-REVIEW)

O processo de avaliação de trabalhos submetidos para publicação na Revista Letras de Hoje ocorre em duas instâncias. Na primeira, o trabalho é analisado pelos organizadores do número temático e pelos editores da Revista, que fazem uma avaliação preliminar da pertinência do conteúdo dos trabalhos em relação ao tema proposto e à política editorial da Revista, assim como da adequação da redação ao gênero proposto e das normas de publicação. Nessa etapa o trabalho pode ser rejeitado ou então ser encaminhado para avaliação por pares (pareceristas).

Na segunda instância, o trabalho, sem identificação de autoria, é submetido à avaliação de dois pareceristas, membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc. Somente são publicados os trabalhos aprovados pelos dois pareceristas, se as modificações solicitadas, quando houver, forem atendidas pelo autor. Havendo divergência entre os dois pareceres, um terceiro é solicitado.

Os originais são enviados ao avaliador sem identificação dos autores. No entanto, ao ler o manuscrito, pode acontecer que o avaliador reconheça a instituição ou os autores. Neste caso, é solicitado ao pareceristas verificar se não há conflito de interesses e se é possível avaliar o artigo imparcialmente. As identidades dos avaliadores não são nunca reveladas para os autores.

É oferecida ao parecerista uma ficha de avaliação, onde devem ser anotadas as opiniões e sugestões, as quais passam pela revisão dos editores antes de serem encaminhadas aos autores.


ACESSO ABERTO

Este periódico proporciona acesso aberto a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso à pesquisa científica gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado ao aumento da leitura e citação do trabalho de um autor. Maiores informações sobre esta abordagem podem ser encontradas em Public Knowledge Project: https://pkp.sfu.ca/ojs/


POLÍTICA DE TAXAS PARA PROCESSAMENTO DE ARTIGOS

Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - article processing charges).


ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre bibliotecas participantes e permite às bibliotecas criar arquivos permanentes da revista para preservação e restauração.

 

Preparação dos manuscritos

IDIOMAS

As línguas aceitas para publicação são o português, o inglês, o espanhol e o francês. A partir de 2018 será dada preferência aos artigos cujo original seja em inglês ou que tenham uma versão em inglês além da versão original em português, espanhol ou francês.

Todos os artigos, independentemente do idioma do texto principal, precisam ter obrigatoriamente título e resumo em inglês.


AUTORIA

Critérios de autoria e contribuição de cada autor

Os autores devem seguir as recomendações de critérios de autoria apresentadas pelo COPE (Committee on Publication Ethics, do qual a revista Letras de Hoje é membro: https://publicationethics.org/resources/guidelines

Cada pessoa consignada como autor deve ter participado efetivamente do trabalho e assumir a responsabilidade pública pela parte do artigo com a qual contribuiu.

Informar na página de rosto a contribuição de cada autor para o desenvolvimento do trabalho.

O documento submetido deve ter sido cuidadosamente lido por todos os autores, que devem concordar com o seu conteúdo.

Conceitos e opiniões contidos nos trabalhos submetidos a Letras de Hoje são de responsabilidade de seus autores.


Informações sobre os autores

As seguintes informações devem ser fornecidas sobre todos os autores:

  • Nome completo
  • Vínculo institucional, incluindo cidade e país
  • Formação acadêmica
  • Atividades acadêmicas atuais
  • E-mail. Indicar de preferência e-mails institucionais. O e-mail do autor correspondente deve ser necessariamente o e-mail institucional.
  • ORCID – Informar o número de ORCID. O identificador ORCID pode ser obtido no registro ORCID: https://orcid.org/register. No momento da submissão o autor deve aceitar os padrões para apresentação de ID ORCID e incluir a URL completa (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097).
  • Contribuição para o artigo (conforme item específico)
  • Informação sobre possível conflito de interesses (conforme item específico)
Atenção: nos metadados da página eletrônica devem ser colocados os e-mails de todos os autores e os dados referidos acima.

O autor correspondente deve ser aquele que realiza a submissão do artigo no sistema.


INFORMAÇÕES SOBRE CONFLITOS DE INTERESSES

Todos os artigos devem vir acompanhados por notas especificando os conflitos de interesses porventura existentes entre os autores e o conteúdo do artigo. Caso sejam inexistentes, essa declaração deverá constar expressamente na página de rosto.


APROVAÇÃO ÉTICA PARA PESQUISAS COM SERES HUMANOS

Ao submeter artigos, os autores asseguram que foram observados os princípios éticos de sua área do conhecimento bem como cumpridas as exigências legais relativas a ética em pesquisa tanto do país em que mantêm seu vínculo institucional como daquele em que vivem as pessoas participantes da pesquisa. À equipe editorial é facultado solicitar esclarecimentos e documentação complementar sempre que considerar adequado.


NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Orientações gerais para todas as modalidades de trabalhos

Todos os trabalhos devem ser acompanhados das informações sobre os autores conforme item específico destas instruções.


Revisão textual

Todo material deve passar por prévia revisão textual antes de ser apresentado à Revista. A equipe editorial não se responsabiliza pela revisão textual.


Artigos

Os artigos devem ter de 15 a 20 páginas, digitadas em fonte Arial, corpo 12, espaçamento 1,5 e margens 2,5cm, em papel tamanho A4. O título, com apenas a primeira letra maiúscula, deve estar destacado em negrito, com alinhamento centralizado e entrelinha simples. Na linha seguinte, deve ser indicada a versão do título em inglês. O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) estar centralizado(s) abaixo do título em inglês, seguido, em nova linha, do nome da instituição, cidade e país.

O resumo, de 100 a 150 palavras, na língua de origem e em inglês, deve ser em corpo 11, alinhamento justificado, entrelinha simples. O termo "Resumo" deve estar em negrito, seguido de dois pontos.

As palavras-chave, na língua de origem e em inglês, devem ter a mesma configuração do resumo. O termo "Palavras-chave" (ou "Keywords") deve estar em negrito, seguido de dois pontos. Extensão de 3 a 5 palavras, separadas entre si por ponto e vírgula e concluídas com ponto final. Para facilitar a localização em consultas bibliográficas, as palavras-chave devem corresponder a conceitos gerais da área do trabalho.

Se o artigo possuir notas explicativas, estas deverão ser inseridas utilizando o recurso "Inserir nota de rodapé" (no caso do Microsoft Word) ou recurso semelhante. As notas devem aparecer ao pé da página em que ocorre a inserção, em fonte Arial, corpo 10, alinhamento justificado, entrelinha simples.


Citações

As citações com até 3 linhas devem ser marcadas com aspas duplas e inseridas no corpo do texto. A citação que ultrapassar 3 linhas deve ser recuada e inserida em parágrafo próprio, com recuo de 4cm, fonte Arial, corpo 11, alinhamento justificado, entrelinha simples. A citação deverá conter o nome do autor, o ano da obra e as páginas.


Elementos gráficos

Imagens, quadros ou gráficos: devem ser enviados em arquivos separados no passo 04, TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES, no processo de submissão. Os arquivos de imagem devem estar em alta qualidade, com resolução de 300 dpi,e podem ser coloridos. Além disso, a inserção das imagens, quadros ou gráficos devem ser designadas dentro do documento na forma de texto junto com seu título ou legenda. As imagens, quadros ou gráficos devem ser indicados de forma abreviada, por exemplo: figura (Fig. 1, Fig. 2, etc.), as tabelas devem conter títulos e, no texto, devem ser denominadas de forma abreviada (Tab.1, Tab.2, etc). Em caso de imagens, quadros ou gráficos, e tabelas já publicados, mencionar a fonte.

Artigos que utilizem símbolos fonéticos devem ser salvos incorporando fontes true type.


Referências

As referências devem seguir as normas da ABNT, com os nomes completos dos autores ou organizadores das obras, bem como com a indicação de tradutores, quando for o caso. Mais detalhes e exemplos sobre a redação de referências podem ser vistos na página eletrônica do periódico: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/about/submissions


Resenhas

As resenhas devem:

  • Tratar de livros relevantes para as áreas de Linguística e Literatura, publicados até dois anos antes da data de submissão da resenha.
  • Ter a extensão de três a oito páginas (mesmo formato do artigo).
  • Trazer destacada, antes do título, a referência completa da obra resenhada.


Textos ficcionais ou poéticos

Os textos ficcionais ou poéticos, de extensão não maior que dez páginas, devem trazer indicação de autor e instituição. De forma a respeitar a criatividade desse tipo de texto, a formatação é livre.

 

Envio de manuscritos

Todas as propostas, tanto para os números temáticos como para a seção de caráter livre, devem ser submetidas pelo SEER, na página eletrônica da Letras de Hoje, para serem avaliadas por pares: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/about/submissions#onlineSubmissions

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons


Av. Ipiranga, 6681
Partenon
Porto Alegre - RS
90619-900
Tel.: 3320-3500

letrasdehoje@pucrs.br