ISSN 1415-9805 versão impressa
ISSN 1980-6574 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

Motriz. Revista de Educação Física. UNESP. Motriz é uma revista científica trimestral arbitrada e indexada, publicada pelo Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista de Rio Claro, Estado de São Paulo, Brasil.

Áreas de conhecimento do CNPq: A Motriz é classificada na área de Ciências da Saúde - 4.09.00.00-2 - Educação Física.

Desde 2007, os manuscritos foram publicados exclusivamente em formato eletrônico (sistema SEER).

A missão da Motriz é publicar pesquisas originais em ciências e áreas relacionadas com o desporto e exercício físico (por exemplo, educação física, esportes, fisioterapia, educação especial, psicologia, etc.) e movimento humano.

A Motriz utiliza a política de "Livre acesso," permitindo livre e irrestrito acesso ao seu conteúdo. Somente é permitida a submissão online sob a responsabilidade do autor, após o sucesso do registro no site da revista. As inscrições impressas em papel não são aceitas.

Os manuscritos publicados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem as opiniões ou pontos de vista pessoais dos editores ou editores associados da revista Motriz.

Motriz publica as seguintes seções:

Editorial

Os editores-chefes da Revista Motriz são responsáveis por escrever esta seção.

Artigos originais (mais de 10 páginas impressas) e artigos de curta duração (menos de 10 páginas impressas)

Artigos nesta categoria são resultado de estudos empíricos ou baseados teoricamente na pesquisa científica, que empregam métodos científicos, que relatam aspectos experimentais ou observacionais do movimento humano, tais como: características médicas, bioquímicas, psicológicas ou sociais. Análises descritivas ou inferências de dados devem incluir estrutura metodológica rigorosa, bem como teorias válidas e estabelecidas. O manuscrito deve incluir as seguintes seções: Introdução, Métodos, Resultados e Discussão. "Os artigos completos" são manuscritos de no máximo 30 páginas, em espaço duplo ou mais (pelo critério dos revisores e editores para obter clareza e objetividade). "Artigos curtos" são manuscritos com menos de 30 páginas com espaço duplo.

Crítica

Esta categoria inclui trabalhos com discussões analíticas sobre uma determinada área de especialidade, ou sobre novas tecnologias e técnicas. Discussões analíticas em uma crítica devem ser contextualizadas em relação à literatura atual e especializadas.

Relatório experimental

Esta categoria de artigo inclui descrições originais e particulares de contextos práticos ou experimentais que se relacionam com as áreas de interesse da revista. Eles podem incluir estudos de casos, ensaios clínicos, experiências pedagógicas, bem como o desenvolvimento de um método, e podem usar uma análise descritiva dos dados, implicações conceituais, descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, contudo apoiados por evidências metodologicamente apropriadas.

Artigo convidado ou artigo premiado

Esta categoria inclui artigos de autores convidados com credenciais científicas notáveis. A nomeação de autores convidados fica a critério do Conselho Editorial da Motriz. A Motriz também publica artigos selecionados pela comissão científica do Congresso Internacional de Ciências do Movimento Humano e do São Paulo Simpósio de Educação Física. Estes artigos são publicados em uma edição a cada dois anos.

Edição Suplementar do Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e do Simpósio Paulista de Educação Física

A edição suplementar inclui resumos das apresentações orais e pôsteres aprovado pela Comissão Científica do Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e do Simpósio Paulista de Educação Física. A edição suplementar aparece uma vez a cada dois anos.

Independentemente da seção, estudos com seres humanos ou animais devem respeitar as normas do comitê de ética oficial.

Avaliação dos manuscritos

Os manuscritos originais submetidos para publicação serão submetidos ao processo de revisão, desde que ele se encaixe nos seguintes critérios:

  • o estudo não foi publicado anteriormente, nem foi submetido simultaneamente para a consideração de publicação em outro lugar;
  • todas as pessoas listadas como autores aprovaram sua submissão na Motriz;
  • qualquer pessoa citada como fonte de comunicação pessoal aprovou a citação;
  • as opiniões expressas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade;
  • o autor assina uma declaração formal de que o manuscrito submetido está em conformidade com as orientações e diretrizes da Motriz.

Os editores-chefes e sócios fazem uma análise preliminar sobre a adequação, qualidade, originalidade e estilo/gramática do manuscrito submetido. Os editores reservam-se o direito de solicitar informações adicionais, correções, e de conformidade às diretrizes antes de enviar o manuscrito para o processo de revisão ad hoc.

A Motriz utiliza revisores ad hoc que se voluntariam para analisar o mérito do estudo. Normalmente, um ou dois revisores especialistas são consultados em um processo duplo-cego. Os autores são notificados por e-mail quando sua submissão for aceita (ou rejeitada).

Pequenas alterações no texto podem ser feitas a critério dos editores-chefes e/ou editores associados.

As alterações podem incluir ortografia e gramática no idioma, estilo de escrita, citações de jornal, e as diretrizes de referência. O autor é notificado das alterações via e-mail. A versão final fica disponível ao autor para sua aprovação antes da publicação do manuscrito.

Material apresentado inclui:

Um documento assinado que afirma que o estudo não foi publicado anteriormente, nem foi submetido simultaneamente à apreciação em outra publicação no qual todos os autores estão de acordo com a submissão do manuscrito para Motriz. Os autores devem preencher formulário "Authors agreement" indicando as condições de sua apresentação, com assinaturas e identificação de cada autor (este arquivo pode ser convertido em formato pdf depois de assinado). Este formulário inclui os procedimentos sobre ética em pesquisa. Para estudos utilizando modelos animais e interação humana (se a pesquisa utiliza o contato direto e/ou intervenção com os humanos, é sobre seres humanos, ou simplesmente observa os seres humanos, o estudo deve ser aprovado por um comitê de ética institucional). Nesses casos, o número de aprovação e identificação do comitê de ética deve ser divulgado e este inserido na seção "Método" do manuscrito final (se aprovado).

Estudos que utilizam documentos, informações da mídia de domínio público, ou meta-análises são dispensados deste requisito. Um documento oficial da Comissão de Ética pode ser solicitado pelo editor. Se o estudo utiliza seres humanos ou animais, este documento deve ser preenchido e assinado por todos os autores e anexado como arquivo suplementar no sistema eletrônico da Motriz junto ao manuscrito inicialmente submetido.

[formulário "Author's agreement"]

Além disso, um documento suplementar de "conflict of interest" deve ser carregado e assinado por cada autor.

[Formulário "Disclosure of Potential Conflict of Interest"]

Frequência de publicação

Motriz é uma revista científica trimestral arbitrada e indexada, publicada pelo Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista de Rio Claro, Estado de São Paulo, Brasil.

Desde 2007, os manuscritos são publicados exclusivamente em formato eletrônico (ou seja, no sistema SEER). Motriz publica artigos antecipados (ahead of print), ou seja, o conteúdo complete de cada artigo é individualmente publicado no servidor da Motriz enquanto são finalizados.

A Motriz utiliza a política de "Livre acesso," permitindo livre e irrestrito acesso ao seu conteúdo. Somente é permitida a submissão online sob a responsabilidade do autor após o sucesso do registro no site da revista. As inscrições impressas em papel não são aceitas.

Arquivamento

A Motriz utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivos distribuídos entre as bibliotecas participantes e permite-lhes criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração de arquivos. Saiba mais em: "http://lockss.stanford.edu/"

 

Forma e preparação de manuscritos

Formato e Normas

A Motriz usa as diretrizes da APA (American Psychological Association) para estilo de escrita, referências, citações e outros detalhes técnicos. Alguns links para a compra do manual da APA e os recursos de livre acesso à APA:

Os autores devem cumprir com as normas da Motriz e diretrizes da APA. Os manuscritos que não estão de acordo com as diretrizes são arquivados e o processo de revisão automaticamente cancelado.

Língua

O manuscrito original deve ser escrito em Inglês (estilo EUA).

Formato

Um único arquivo do manuscrito não identificado (para o processo de revisão as cegas), produzido com um processador de texto, será carregado no site da revista. Os arquivos do manuscrito principal ou complementares não podem ser convertidos em formato pdf. O manuscrito deverá ser apresentado em espaço duplo, fonte Times, tamanho 12 pt., texto alinhado à esquerda, com os número de páginas limitado para as seções acima. As páginas devem ter margem superior de 2,5 centímetros e inferior e 3 cm para ambos os lados. As notas de rodapé devem ser numeradas de acordo com a sua aparição no texto. Indicar a localização de figuras e tabelas que aparecem no texto. As figuras e tabelas devem ser inseridas no final do texto, devidamente numeradas e etiquetadas. Se o manuscrito for aprovado, um arquivo jpg ou tif para cada figura será solicitado. Cada página tem de ser numerada com linhas a fim de facilitar o processo de revisão. Inclui: Resumos e palavras-chave (versões em inglês, português e espanhol). O resumo deve incluir o enunciado do problema, o objetivo, generalidades sobre o método, os resultados (não incluem dados estatísticos), e as conclusões ou implicações teóricas, com no máximo 150 palavras. Lista de 3 a 4 palavras-chave, separadas por vírgula.

Folha de rosto

Carregada separadamente, a folha de rosto inclui as seguintes informações:

  • título (limitado a 10 palavras) e título abreviado (limitado a três palavras);
  • identificação dos autores e afiliações;
  • escolha da seção da revista;
  • endereço do autor correspondente (incluindo telefone e endereço de e-mail);
  • agradecimentos (quando for o caso: concessão, colaboradores, instituições parceiras, etc);
  • informações adicionais, sempre que apropriado: o estudo é parte de uma dissertação de mestrado ou de uma tese de doutorado; parte do estudo foi apresentado em conferências com publicação de resumo.

Seções dos manuscritos

Título da seção (negrito), subtítulo (em itálico), justificado à esquerda. Não incluir números ou letras nesses títulos/legendas.

Notas de rodapé

Evite notas de rodapé. Se estiverem presente, utilize números correspondentes no final do conceito, e descreva cada uma no final do manuscrito.

Figuras e tabelas

As figuras e tabelas devem ser numeradas e inseridas no final do manuscrito. Cada figura e tabela deve ter uma legenda que o acompanha. Além disso, as figuras devem ser enviadas separadamente como arquivos em formato JPEG separados e devidamente identificados com um número correspondente (por exemplo, Figure1.jpg). No manuscrito deve ser indicado o local para a colocação das figuras e tabelas. A qualidade das figuras deve ser observada para a legibilidade, clareza e objetividade. Tabelas não podem ser inseridas como objetos ou imagens dentro do documento do manuscrito. As tabelas devem ser construídas por um processador de texto. Arquivos complementares não podem exceder 100 MB cada.

Adendo ou Apêndice

Incluir detalhes adicionais de pesquisa (descrição; observações históricas, fórmulas, detalhes metodológicos); não é adequado para as notas de rodapé. Recursos de hipermídia (áudio, vídeo, animação Flash) arquivos podem ser ligados ao manuscrito.

Direitos autorais

Os direitos autorais dos artigos publicados são de propriedade da Motriz, e sob nenhuma circunstância os direitos autorais de um artigo publicado serão transferidos. A reprodução de partes de artigos publicados em outras publicações, ou para qualquer outro uso, está sujeita a autorização por escrito dos editores-chefes. Reproduções de trabalhos publicados pela Motriz, com um máximo de 500 palavras, são permitidas com a devida referência e citação.

A reprodução parcial de outros trabalhos publicados-seja por um autor diferente ou o próprio autor-superior a 500 palavras, ou que inclui tabelas, figuras e outras ilustrações, devem ter permissão escrita do autor e / ou revista que detém os direitos autorais do trabalho. Nós aconselhamos os autores a não incluir múltiplas citações de trabalhos publicados, a fim de evitar a percepção de plágio ou autoplágio por revisores e do conselho editorial.

Após a aceitação de um artigo, os autores deverão preencher um formulário "acordo de publicação." A aceitação do acordo inclui concordância com as regras sobre divulgação de informações. Um e-mail será enviado ao autor correspondente confirmando o recebimento do manuscrito, juntamente com o "Acordo de Publicação," e um formulário ou um link para a versão online deste acordo.

A Motriz reserva todos os direitos de seus artigos publicados. Portanto, qualquer duplicação de informação veiculada na revista ou publicada anteriormente em outra publicação (ou a partir de materiais publicados pelos próprios autores ou de autoria de outras pessoas) é considerada violação de direitos autorais. Esta é uma violação ética muito grave, e, nesses casos, serão tomadas medidas disciplinares (por exemplo, a despublicação do artigo; suspensão dos autores envolvidos e coautores por um período mínimo de cinco anos, ou a critério do corpo editorial).

 

Envio de manuscritos

Submissão Online

Os autores devem se registrar antes de apresentar o seu trabalho. O registro exige introduzir elementos de identificação e uma senha para acessar a "área do autor." Depois de receber o nome de usuário e a senha no e-mail identificado, os autores podem prosseguir com o processo de submissão, editar a sua informação profissional, assim como acompanhar o processo de submissão e recomendações de acesso postado pelos editores e / ou revisores. O autor correspondente pode ser o autor principal ou coautor. O autor correspondente é responsável pela submissão do manuscrito. Se manuscrito é finalmente aceito, os autores também podem acompanhar o processo editorial de publicação de sua contribuição.

Para submeter um manuscrito, o autor correspondente deve criar uma "conta do autor" no sistema online da Motriz. Após o cadastro, um login e uma senha serão enviados por e-mail. O autor será capaz de fazer a submissão do manuscrito, acompanhar o processo de revisão e manter a comunicação com o conselho editorial.

Manuscrito e arquivos adicionais devem ser enviados em formato MSWord file.doc. A versão final do manuscrito aceito é publicada em formato PDF.

Cada arquivo de documento deve ter no máximo um tamanho de 100 MB.

Toda a correspondência incluindo a notificação da decisão do editor e pedidos de revisão ocorrem por e-mail e elimina a necessidade de correspondências por papel.

Um breve currículo ou CV para cada autor de contribuição podem ser inseridos online pelo autor (para autores brasileiros, "domínio do autor" CV Lattes do CNPq pode ser usado como parte da biografia do autor). Esta informação ficará disponível se o manuscrito for aceito para publicação na Motriz.

A Motriz inclui dois vídeos instrutivos: Como se inscrever? Como submeter um artigo?

Para criar ou acessar conta do autor:

http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/user/register

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Av. 24-A, n. 1515, Bela Vista
13506-900 - Rio Claro, SP - Brasil
Tel.: 55-19-3526-4305
Fax: 55-19-3526-4321


motriz@rc.unesp.br