ISSN 1516-1439 versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

Materials Research Ibero-american Journal of Materials é dedicada à publicação de trabalhos originais sobre pesquisa experimental, teórica e simulação relativos a processos, estrutura e propriedades de materiais. Contribuições originais (Artigos e Cartas) são aceitas. Artigos de revisão dependem de convite dos Editores.

O envio de artigos para publicação implica que o trabalho não foi publicado anteriormente, que não está sendo apresentado para publicação em outra revista, e que não será publicado em outro lugar na mesma forma sem a autorização por escrito dos Editores.

Ao submeter um manuscrito, os autores aceitam que o copyright de seu artigo seja transferido para a revista Materials Research Ibero-american Journal of Materials, se e quando o artigo for aceito para publicação. Artigos e ilustrações aceitos tornam-se propriedade de Materials Research Ibero-american Journal of Materials.

Função dos Revisores - O Editor solicita a avaliação de especialistas nas áreas de pesquisa dos manuscritos submetidos. Os pareceristas devem avaliar a originalidade, coerência e valor científico do trabalho. Também devem indicar se a redação é clara e concisa. O espaço usado inadequadamente restringe o volume de material útil que pode ser publicado. O Editor, que assume total responsabilidade pelas decisões relativas aos manuscritos, pode eventualmente não acatar as recomendações dos pareceristas. Os trabalhos não aceitos pelo Editor serão devolvidos aos autores, e não haverá comunicação sobre esses manuscritos com editores de outras revistas.

 

Forma e preparação de manuscritos

Linguagem e estilo

Todos os manuscritos submetidos devem ser em inglês, digitados em espaço duplo e impressos em apenas um lado do papel tamanho A4 (209 x 296 mm), usando a fonte Times New Roman tamanho 12, e amplas margens (~2,5 cm) superiores, inferiores e do lado esquerdo. Em geral, os trabalhos devem ser apresentados seguindo o padrão: título, nomes dos autores e endereços completos, resumo, introdução, revisão de literatura, procedimentos experimentais, de simulação ou de cálculo, resultados e discussão, conclusões, agradecimentos, referências, tabelas, legendas de figuras, e figuras.

Cartas estão limitadas a relatórios de excepcional urgência, significância ou interesse, e devem ter no máximo mil palavras. Uma declaração dos autores justificando em que medida o manuscrito atende a esses critérios será útil ao Editor. Cartas não serão aceitas se, na opinião do Editor, o conteúdo principal já tiver sido divulgado ou publicado em qualquer outro meio. Ao estimar a extensão de uma Nota, uma figura de tamanho médio conta por cem palavras, e uma fórmula e as linhas de uma tabela contam por oito palavras por linha, incluindo cabeçalhos e traços horizontais. O título, nomes dos autores e referências não são contabilizados.

Título - Deve ser conciso e corresponder ao conteúdo do trabalho.

Resumo - Um resumo em inglês deve ser incluído, com no máximo 150 palavras, no caso de um Artigo, e 50 palavras, no caso de Cartas. Deve conter somente dados numéricos e factuais.

Palavras-chave - Os autores devem indicar um mínimo de três palavras-chave.

Ilustrações - Todas as ilustrações necessárias devem ser enviadas no padrão de impressão a laser, com pelo menos 300 dpi (600 dpi é o recomendado), ou na forma de desenhos originais cuidadosamente preparados (em tinta nanquim). Todas as figuras devem ser enviadas com cerca de duas vezes o seu tamanho final em papel de boa qualidade ou em fotolito. Gráficos e diagramas devem ser numerados consecutivamente em algarismos arábicos, na ordem em que aparecem no texto.

As ilustrações serão reduzidas e diretamente reproduzidas no trabalho publicado, portanto, os autores devem ter um cuidado especial para garantir que as letras constantes de uma ilustração serão claramente legíveis após a sua redução. As figuras devem ser enviadas em folhas separadas (do mesmo tamanho das utilizadas para o manuscrito). Cada ilustração deve ser identificada com os nomes dos autores e o número da ilustração.

Tabelas - Cada tabela deve ser digitada ou impressa em uma folha separada, e conter uma legenda além de seu número seqüencial.

Fotografias - Fotografias devem ser enviadas sem molduras, em papel brilhante de alto contraste, positivas, não marcadas e sem qualquer verniz. Quando necessário, a escala deve aparecer na própria fotografia, e não abaixo dela. O número da figura e qualquer outro tipo de identificação deve ser assinalado a lápis no verso. Fotograias coloridas podem ser publicadas mediante um custo adicional.

Legendas para as figuras - Não devem ser digitadas no verso do original, e devem trazer informação suficiente para a compreensão da ilustração.

Bibliografia - No texto, os números das referências devem ser digitados na forma de expoentes, sem parênteses. A literatura citada deve ser impressa numa página separada (em espaço duplo), e relacionada na ordem em que aparece no texto. Os artigos ainda não publicados devem ser citados como "in press", "submetido para publicação" (nos dois casos o título da revista deve ser especificado), ou "comunicação pessoal". Na lista de referências, o estilo, a pontuação e o uso de maiúsculas devem estar de acordo com os seguintes exemplos:

1. Abdou, S., Solórzano, G., El-Boragy, M., Gust, W., Predel, B., Scripta Materialia, v. 34, n. 9, p. 1431-1436, 1996.

2. Padilha, A.F., Ambrózio Filho, F., Técnicas de Análise Microestrutural, Hemus Editora Ltda., SP, Brasil, p. 130, 1985.

3. Xavier, C., Santos. P.S., Anais do 11º CBECIMAT, Águas de São Pedro, SP, v. 2, p. 853, dezembro/1994.

Considerações gerais - Os autores devem apresentar seus trabalhos com a maior concisão e claridade. Extensas revisões de literatura podem não ser aceitas, contudo, o estado-da-arte de um tema específico tratado pelo artigo deve ser claramente formulado.

Procedimentos conhecidos devem ser designados tanto pelo nome como nas referências bibliográficas. Notas agradecendo assistência técnica para a pesquisa ou indicando a apresentação do trabalho em um evento devem ser sucintas. O nome do autor para quem eventuais questões sobre o trabalho possam ser enviadas deve ser assinalado com um asterisco. Os títulos oficiais dos autores não devem ser incluídos. As introduções devem conter somente os fundamentos necessários para mostrar por que o trabalho foi realizado e por que o trabalho tem valor.

Essa informação deve também constar de uma carta acompanhando o material endereçada ao editor. Resultados experimentais são de grande valor e devem ser clara e logicamente apresentados numa seção separada. Resultados e discussões devem ser seqüenciais. O acréscimo de uma última seção no final do trabalho, que sucintamente resuma as principais conclusões da pesquisa, é recomendado.

Instruções gerais - Os autores devem submeter o manuscrito original on-line através do website http://www.materialsresearch.org.br. Os tipos de arquivos aceitos para submissão são DOC, RTF, PDF, TIFF, XLS, PPT, EPS, ZIP, BMP or JPG. A primeira página do trabalho deve conter o título, os nomes e os endereços dos autores, o título, o resumo e as palavras-chave. O texto deve começar na segunda página. Todas as páginas do manuscrito devem ser numeradas consecutivamente, incluindo as referências e notas, tabelas, legendas das figuras e figuras, que devem ser apresentadas nessa seqüência. O material enviado também deve incluir os originais de gráficos, desenhos e fórmulas. Os autores devem indicar no próprio texto ou em notas nas margens os locais em que as tabelas e as figuras devem ser inseridas. Toda a nomenclatura usada deve ser consistente, clara, inequívoca, e estar de acordo com as normas de nomenclatura estabelecidas pela International Union of Pure and Applied Chemistry - IUPAC, a International Union of Biochemistry, o Abstracts Service (ver Index Guide to Chemical Abstracts, 1987), o Nomenclature Committee of the American Chemical Society, ou outras entidades apropriadas.

Provas tipográficas e Separatas - Provas tipográficas são encaminhadas para a correção de erros de impressão. A correção das provas não deve ser usada para melhorar a linguagem ou o conteúdo do trabalho. O custo das mudanças que forem consideradas excessivas será cobrado dos autores. Se mudanças nas conclusões forem necessárias devido a trabalho realizado ou publicado após a preparação do manuscrito, é preferível acrescentar uma nota breve. As provas corrigidas devem retornar imediatamente, preferivelmente dentro de 48 horas por e-mail ou fax.

Uma vez que a taxa de publicação (page charges) foi suspensa, os autores não receberão separatas gratuitas.

Desktop Publication – A versão impressa de Materials Research Ibero-american Journal of Materials é publicada através de um processo de desktop publishing. Solicita-se aos autores preparar seus trabalhos usando editores de texto. Após ter sido aceita para publicação, a versão final corrigida do trabalho deve ser enviada por e-mail de acordo com as instruções do corpo editorial.

 

Envio de manuscritos

Os autores devem submeter o manuscrito original on-line através do website http://www.materialsresearch.org.br

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

UFSCar - Dep. de Engenharia de Materiais
Rod. Washington Luiz, km 235
13565-905 - São Carlos - SP
Tel (55 16) 3351-9487
Fax (55 16) 3361-5404


wjbotta@ufscar.br