Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 06/03/2023)

Sobre o periódico

 

Informação básica

 

Novos Estudos Cebrap é uma publicação quadrimestral impressa e on-line do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.

Destina-se à publicação de trabalhos científicos originais nas áreas de Sociologia, Política, Economia, Direito, Filosofia, Antropologia, Artes e Humanidades.

O objetivo da revista é publicar estudos relevantes e contribuir para o debate intelectual com uma variedade de temas.

A abreviatura de seu título é Novos estud. - CEBRAP, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

Fontes de indexação

  • SciELO - Scientific Eletronic Library Online
  • Hispanic American Periodicals Index
  • Sociological Abstracts
  • Latindex
  • SJR - SCImago Jornal & Country Rank
  • ProQuest Social Sciences Journals
  • Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - CLASE
  • Directory of Open Access Journals – DOAJ
 

 

Propriedade Intelectual

 

Direitos autorais reservados: a reprodução integral de artigos é permitida apenas com autorização específica; citação parcial será permitida com referência completa à fonte.

A Revista adota a licença Creative Commons BY utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto, em concordância com o SciELO. Tal licença maximiza a disseminação dos artigos. Entende-se que todo autor de artigo publicado na Novos Estudos concorda com o uso desse tipo de licença.

 

 

Patrocinadores

 
  • Amigos da Novos Estudos
  • Fundação Carlos Chagas (FCC)
  • Cebrap
 

 


 

Corpo editorial

 

Editora

   

Editor adjunto

 

Editor-assistente

 
 

 

Conselho editorial

 

In memoriam

 
  • Antônio Flávio Pierucci (Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil)
  • Francisco de Oliveira (Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil)
  • José Arthur Giannotti (Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil)
  • Juarez Rubens Brandão Lopes (Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil)
  • Luiz Antonio Machado da Silva (Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
  • Ruth Cardoso (Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil)

 

Produção editorial

 

Editoração

  • Fernanda Ficher

Projeto gráfico

  • Carlos Fajardo, Daniel Trench, Edu Marin Kessedjian
 

 

Instruções aos autores

 

Escopo e política

 

Publicada há mais de quarenta anos pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) a revista Novos Estudos Cebrap é um periódico multidisciplinar (em sistema de duplo-cego de avaliação por pares) de ciências humanas, direito, literatura e artes. Quadrimestral, traz artigos de autores nacionais e estrangeiros.

Consolidada no panorama intelectual brasileiro, a revista tem como objetivo apresentar análises aprofundadas de temas das ciências humanas e acompanhar o debate de ideias no país, contribuindo para o adensamento das discussões em um amplo leque de temas, das artes plásticas às políticas públicas.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

Critérios de publicação e avaliação

A publicação dos artigos responde exclusivamente a critérios de mérito. O processo de avaliação de mérito é idêntico para todos os artigos ― inclusive aqueles que por ventura vierem a ser encomendados pela Comissão Editorial. Após a submissão, os artigos são submetidos a parecer de pertinência (desk review) a respeito de sua adequação ao objetivo e política editorial da revista. Em até 30 dias, contando a partir do dia da submissão, os autores receberão notícia sobre o resultado dessa primeira etapa.

A revista funciona sob o princípio do duplo anonimato: os artigos aprovados na primeira etapa serão submetidos a dois pareceristas ad hoc e, em caso de pareceres contraditórios, uma terceira avaliação será requerida. Os artigos serão avaliados de acordo com os critérios de qualidade e rigor dos argumentos, validade dos dados, oportunidade e relevância para sua área de pesquisa, atualidade e adequação das referências.

Casos de conflito de interesse de qualquer natureza (pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira) podem acontecer entre editores, revisores e autores. Essas situações serão solucionadas envolvendo membros externos e imparciais no processo de avaliação dos manuscritos.

Há quatro resultados possíveis da segunda etapa: “aprovado para publicação sem modificações”, “aprovado para publicação condicionada a modificações”, “revisar e ressubmeter” e “recusado”. O terceiro resultado implica que a revista não assume compromisso de publicação se houver ressubmissão. A revista não aceitará ressubmissões se os dois pareceristas indicarem “revisar e ressubmeter” ou se um dos pareceristas recusar o artigo e a comissão editorial julgar o parecer adequado.

A revista encaminhará, em prazo estimado de aproximadamente (6) seis meses, uma carta de decisão sobre o artigo recebido, anexando, de acordo com cada caso, os devidos pareceres.

Artigos com um parecer favorável e outro de “revisar e ressubmeter” deverão ser enviados em até três meses após recepção do parecer. Extinto esse prazo, os artigos serão retirados da pauta da Comissão Editorial. Artigos com parecer favorável à publicação mediante correções deverão ser revisados e ressubmetidos em até trinta dias. A Comissão Editorial se reserva o direito de sugerir novas modificações de forma ou de caráter pontual quanto ao conteúdo ou à forma, de modo a adequar o artigo ao perfil editorial ou gráfico da revista.

A revista não acolhe traduções de artigos não inéditos.

Reciprocidade

Entende-se que a submissão de artigos a serem avaliados sob o sistema de parecer duplo-cego por partes implica o compromisso do(a) autor(a) de responder da forma mais satisfatória possível às observações dos avaliadores. A revista aprecia o esforço da comunidade acadêmica de contribuir com seu trabalho para melhorar a qualidade da produção científica das ciências sociais no Brasil e, por isso, não submeterá a parecer manuscritos que tenham recebido parecer negativo em outra revista sem que os autores tenham realizado o esforço de responder aos reparos levantados pelos pareceres. Pelo mesmo motivo, a revista se reserva o direito de recusar artigos cuja reformulação desconsidere as sugestões dos pareceristas sem justificação razoável.

Autores que submetem artigos à revista assumem o compromisso de emitir pareceres. A Comissão Editorial se reserva o direito de não submeter à segunda etapa de avaliação (duplo parecer cego por pares) artigos cujos autores reiteradamente declinam a emissão de pareceres quando convidados pela revista.

Boas práticas científicas

O periódico segue as diretrizes dos Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics (COPE), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Forma e preparação de manuscritos

Aceitamos os seguintes tipos de contribuição em português e inglês:

Artigos inéditos

O texto deverá ser preparado em um mesmo arquivo na seguinte sequência: título do artigo, em português e inglês; resumo (entre 350 e 450 caracteres com espaços) em português e inglês, seguido de até cinco palavras-chave em português e inglês; artigo de até 50 mil caracteres com espaços (incluindo referências bibliográficas e notas); notas de pé de página em algarismos arábicos e referências bibliográficas.

Desenhos, fotografias, gráficos, mapas, quadros e tabelas devem conter título e fonte, estar numerados e quando for o caso, apresentar os créditos. Deverão, ainda, estar em condições adequadas à reprodução e impressão fidedignas e de qualidade P&B. Além de constarem no corpo do artigo, as imagens deverão ser encaminhadas em arquivo separado do texto, em formato .tiff (de preferência), .jpg ou .png e em alta resolução (300 dpi), medindo no mínimo 17 cm (3.000 pixels) pelo lado maior. No caso de imagens que exijam autorização para reprodução, a obtenção da mesma caberá ao autor.

Os textos deverão ser escritos em fonte Times New Roman, tamanho 12, recuo padrão de início de parágrafo, alinhamento justificado, espaçamento duplo e em páginas de tamanho A 4 (210×297 cm), numa única face.

As notas devem vir em rodapé, não podendo consistir em simples referências bibliográficas. Estas devem aparecer no corpo do texto com o seguinte formato: (sobrenome do autor, ano de publicação), conforme o exemplo: (Tilly, 1996).

No caso de citações, quando a transcrição ultrapassar cinco linhas, deverá ser centralizada em margens menores do que as do corpo do artigo; quando menor do que cinco linhas, deverá ser feita no próprio corpo do texto entre aspas. Em ambos os casos a referência seguirá o formato: (sobrenome do autor, ano de publicação, páginas), conforme os exemplos: (Tilly, 1996, p. 105) (Tilly, 1996, pp. 105-6).

As referências bibliográficas em ordem alfabética de sobrenome devem vir ao final do artigo, seguindo o formato que aparece nos seguintes exemplos (os demais elementos complementares são de uso facultativo):

1.   Livro

Pinto, Luis de Aguiar Costa. Lutas de famílias no Brasil: introdução ao seu estudo. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1949.

2.   Livro de dois autores

Cardoso, Fernando Henrique; Ianni, Octávio. Cor e mobilidade social em Florianópolis: aspectos das relações entre negros e brancos numa comunidade do Brasil meridional. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1960.

3.   Livro de vários autores

Wagley, Charles et alRace and class in rural Brazil. Paris: Unesco, 1952.

4.   Capítulo de livro

Fernandes, Florestan. “Os movimentos sociais no ‘meio negro’”. In: A integração do negro na sociedade de classes, v.2. São Paulo: Globo, 2008, pp. 7-134.

5.   Coletânea

Botelho, André; Schwarcz, Lilia Moritz (orgs.). Um enigma chamado Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

6.   Artigo em coletânea organizada pelo mesmo autor

Gonçalves, José Reginaldo Santos. “Teorias antropológicas e objetos materiais”. In: Antropologia dos objetos: coleções, museus e patrimônios. Rio de Janeiro: IPHAN, 2007, pp.13-42.

7. Artigo em coletânea organizada pelo autor em conjunto com outro

Villas Bôas, Glaucia. “O insolidarismo revisitado em O problema do sindicato único no Brasil”. In: Villas Bôas, Glaucia; Pessanha, Elina Gonçalves da Fonte; Morel, Regina Lúcia de Evaristo de. Moraes Filho, um intelectual humanista. Rio de Janeiro: Topbooks, 2008, pp. 61-84.

8.   Artigo em coletânea organizada por outro autor

Alexander, Jeffrey. “A importância dos clássicos”. In: Giddens, Anthony; Turner, Jonathan (orgs.). Teoria social hoje. São Paulo: Ed. Unesp, 1999, pp.23-89.

9.   Artigo em Periódico

Lévi-Strauss, Claude. “Exode sur exode”. L’Homme, 1988, v. XXVIII/2–3, pp. 13-23.

10.  Tese Acadêmica

Veiga Junior, Maurício Hoelz. Homens livres, mundo privado: violência e pessoalização numa sequência sociológica (dissertação de mestrado), PPGSA/Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010.

11.  Segunda ocorrência seguida do mesmo autor
Luhmann, Niklas. O amor como paixão. Lisboa/Rio de Janeiro: Difel/Bertrand Brasil, 1991.
_______. Introdução à teoria dos sistemas. Petrópolis: Vozes, 2010.

12.  Consultas on-line

Sallum Jr., Brasílio; Casarões, Guilherme. O impeachment de Collor: literatura e processo. Disponível em <http://www.acessa.com/gramsci/?page=visualizar&id=1374>. Acesso em 9/6/2011.

Envio de contribuições

A Novos Estudos Cebrap não assume responsabilidade por conceitos emitidos  pelos  autores. Os autores assumirão total responsabilidade pelo conteúdo de seu manuscrito.

Os trabalhos enviados para publicação devem ser originais e inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em livro ou em outro periódico, exceto na plataforma SciELO Preprints.

Possíveis modificações de estrutura ou de conteúdo, por parte da Editoria, serão previamente acordadas com os autores, e não serão admitidas após os trabalhos serem entregues para composição.

 

 

Envio de manuscritos

 

Contribuições deverão ser submetidas eletronicamente através da plataforma ScholarOne.

A revista não cobra taxa de processamento e submissão dos artigos.
Os autores devem realizar cadastro a fim de iniciar o processo de cinco passos para submissão de manuscritos, seguindo as instruções aos autores, bem como apresentar número ORCID (cadastrando-se em https://orcid.org/)

Ao submeter textos e artigos, os autores declaram ter plenos direitos autorais sobre a produção, não tendo realizado nenhum tipo de plágio, citando todas as fontes de suas citações. Além disso, a submissão do texto ou artigo implica na autorização plena, irrevogável e gratuita de sua publicação nesta revista, que fará a devida menção de sua autoria. Com a publicação do artigo, os autores receberão um exemplar da revista. Os autores também devem preencher e submeter o Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta.

Novos Estudos Cebrap tem acesso aberto e não cobra taxas para acesso aos artigos.  Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A Novos Estudos utiliza a licença CC-BY, da Creative Commons. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.

Para mais informações, consultar os editores através do e-mail novosestudos@cebrap.org.br.

 

 

ASSINATURAS

 

Assinatura anual - R$120,00. Corresponde às três edições que serão publicadas em 2023 (números 125, 126 e 127).

Assinatura anual (Estudantes de graduação e/ou pós-graduação regularmente matriculados* em universidades brasileiras) - R$80,00. Corresponde às três edições que serão publicadas em 2023 (números 125, 126 e 127). * necessário apresentar comprovante de matrícula.

Assinatura internacional ­- US$100,00. A assinatura anual corresponde às três edições que serão publicadas em 2023 (números 125, 126 e 127).

Compra avulsa – R$50,00. Escolha a edição na aba “Acervo”, no site novosestudos.com.br, e verifique a disponibilidade da revista.

Mais informações sobre como assinar a revista, visite novosestudos.com.br ou escreva para assinatura@cebrap.org.br.

A revista on-line é de acesso aberto e gratuito.

 

 

Centro Brasileiro de Análise e Planejamento Rua Morgado de Mateus, 615, CEP: 04015-902 São Paulo/SP, Brasil, Tel: (11) 5574-0399, Fax: (11) 5574-5928 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: novosestudos@cebrap.org.br