ISSN 0104-6276 versão impressa
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INSTRUÇÕES AOS AUTORES

Escopo e política

Opinião Pública publica artigos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros sobre teoria e metodologia no campo da opinião pública e estudos sobre comportamento político e social, consolidando-se como importante publicação especializada em âmbito nacional e internacional.

Decisões em relação à publicação dos artigos são de responsabilidade dos editores do periódico, através da revisão de especialistas. A avaliação pode: a) recomendar a publicação; b) recomendar a publicação com as sugestões que os revisores fizeram; ou c) rejeitar a publicação.

As afirmações e os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta responsabilidade dos seus autores, não expressando a opinião dos membros do Conselho Editorial ou dos órgãos que compõem o CESOP.

Não há taxa para submissão de artigos.

 

Forma e preparação de manuscritos

Os artigos devem ser submetidos (no formato .doc) exclusivamente através do sistema de submissão online do Scielo/ScholarOne: https://mc04.manuscriptcentral.com/op-scielo. Devem ser inéditos e não podem ser submetidos à apreciação de nenhum outro veículo. A publicação na Revista OPINIÃO PÚBLICA está condicionada ao processo de revisão anônima por especialistas (double-blind review).

A Revista OPINIÃO PÚBLICA publica artigos redigidos em língua portuguesa, espanhola e inglesa. Os artigos também podem ser submetidos em francês e, se aprovados, terão sua publicação sujeita à disponibilidade de recursos para tradução. A fim de garantir o anonimato no processo de avaliação, o nome do(s) autor(es) NÃO deve constar do corpo do texto, bem como quaisquer outras referências que permitam sua identificação. Se aprovado o artigo para publicação, os direitos autorais devem ser cedidos ao Cesop/Unicamp, mencionando concordância com a publicação, onde também deve constar nome, endereço completo, telefone, fax, e-mail, titulação e a instituição à qual o(a) autor(a) esteja vinculado(a).

Não serão aceitos artigos sem os resumos em português, inglês, francês e espanhol, os quais devem ter no máximo 200 palavras. O artigo deve ter entre 20 e 40 páginas, incluindo as imagens, notas e referências. A configuração de página deve ser papel A4 padrão com 1,5 de margens esquerda e direita, na Fonte Times New Roman tamanho 12 e 1,5 de espaçamento entre linhas. O resumo deve conter descrição do objeto analisado e dos objetivos do artigo; tipo de pesquisa, metodologia ou abordagem utilizada; resultados; implicações e originalidade do artigo. O título do artigo deve ter no máximo 20 palavras, e ser apresentado nos quatro idiomas, assim como as cinco palavras-chave que identificam o seu conteúdo. Quadros, mapas, tabelas, gráficos etc. devem estar em seus devidos lugares no corpo do texto, em formato jpg (300 a 500 pdi), com título, legenda e fonte. Se o artigo for aprovado no processo de avaliação, estas figuras deverão ser enviadas em seus formatos originais, de maneira que possam ser editadas.

As citações bibliográficas devem ser feitas no corpo do texto e subordinar-se ao seguinte esquema: (Sobrenome de Autor, data) ou (Sobrenome de Autor, data, página). Ex.: (Souza, 1976; Assis, 2000) ou (Souza, 1976, p. 64). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (Almeida, 1989a), (Almeida, 1989b). No caso de dois autores e duas publicações de mesmo autor, a citação deve ser desse modo: (Souza e Almeida, 1990; Sanches, 2000, 2005).

As referências bibliográficas utilizadas devem ser apresentadas no final do artigo, listadas em ordem alfabética, obedecendo às normas ABNT (NBR 6023), conforme exemplos a seguir. Pede-se atenção não apenas à ordem dos elementos como também a seus tipos de fontes e pontuações.

Livro: Sobrenome do Autor em versalete, Nome (abreviado). Título em itálico: subtítulo sem itálico. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da Editora, ano.

Capítulo: Sobrenome em versalete, Nome (abreviado), Título do capítulo. In: Sobrenome em versalete, Nome (abreviado), do(s) autor(es) ou organizador(es). Título do livro em itálico: subtítulo sem itálico. Local da publicação: nome da editora, intervalo de páginas, ano.

Coletânea: Sobrenome em versalete, Nome (abreviado). Título do ensaio. In: Sobrenome em versalete, Nome (abreviado) do(s) organizador(es). Título da coletânea em itálico: subtítulo sem itálico. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da Editora, ano.

Artigo em periódico: Sobrenome em versalete, Nome (abreviado). Título do artigo entre aspas. Nome do periódico em itálico, local da publicação, volume e número do periódico, intervalo de páginas, período da publicação, ano.

Dissertações e teses: Sobrenome em versalete, Nome (abreviado). Título entre aspas. Local, número total de páginas. Grau acadêmico e área de estudos: Dissertação de mestrado ou Tese de doutorado. Instituição em que foi apresentada, ano.

Internet (documentos eletrônicos): Sobrenome em versalete, Nome (abreviado). Título em itálico (online). Produtor, data. Disponível em: <>. Acesso em: dia mês (abreviado) ano (ex.: 5 jan. 2012).

Trabalho apresentado em evento: Sobrenome em versalete, Nome (abreviado). Título do trabalho apresentado entre aspas. In: Anais do evento (numeração e título se houver), cidade de realização do evento, páginas do documento (se houver), data de publicação.

- Os títulos das seções do artigo devem ser formatados em negrito e das subseções em itálico.

- Não devem ser numeradas as seções e subseções do artigo. Se houver citações e/ou referências a seções do próprio artigo ao longo do texto, fazer referência ao título da seção. Ex.: Como abordado na seção “Opiniões e atitudes sobre a democracia...”.

- Sempre que, no corpo do texto, houver referência ao próprio artigo, deve-se nomeá-la como “artigo” e não como “paper”, “trabalho”, “estudo” etc.

- Os gráficos e quaisquer figuras do texto em ‘word’ devem estar separados do texto e ser enviados como objetos do Word (e não como imagem). No arquivo de texto, as referências de onde eles devem ser inseridos devem ser claras. Quando for o caso, enviá-los também em seus formatos de origem (excel; spss etc.).

- Os títulos e as fontes das tabelas devem estar completos (quando forem de "elaboração própria", discriminar em que dados estão baseadas. Ex.: Elaboração própria com base em dados do TSE).

- Os títulos e fontes devem estar fora das tabelas e gráficos.

- Os sinais de “%”, e outros, devem ser retirados do interior de tabelas e gráficos, quando for o caso, colocando-os junto aos respectivos títulos.
Ex.: Tabela 1
Título: Frequência das variáveis indicadoras de “rouba, mas faz” (%)

Pedimos atenção à grafia dos nomes próprios e datas de publicações citadas no corpo do texto e nas referências bibliográficas para minimizar as dubiedades.

A equipe da Revista OPINIÃO PÚBLICA fará a revisão de problemas de digitação, ortografia, gramática, grafias de nomes próprios, siglas, datas de publicação nas referências bibliográficas no corpo do texto e nas referências ao final, no entanto, quanto mais cuidado houver com todos esses aspectos, menores serão as chances de erros na versão a ser publicada.

A licença utilizada pela revista OPINIÃO PÚBLICA é a CC-BY, uma licença totalmente aberta, inclusive para fins comerciais.

Mais informações em:
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