ISSN 1984-9230 versão on-line

SOBRE A REVISTA

 

Informações básicas

A revista Organizações & Sociedade é uma publicação da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia - EAUFBA. Tem 18 anos de existência e uma reconhecida atividade na área de produção acadêmica em Administração e áreas correlatas. Com periodicidade trimestral, a O&S tem por proposta se constituir em um canal de divulgação de trabalhos de professores, pesquisadores e alunos relacionados à investigação de temas no campo geral do estudo de organizações e sociedades.

A revista aceita como contribuição textos inéditos (em português, espanhol ou inglês) referentes a todas as áreas da Administração e suas interfaces com as demais áreas de Ciências Socialmente Aplicáveis, Ciências Humanas e outras áreas correlatas. O caráter interdisciplinar da O&S reflete-se na sua classificação no Qualis, com conceito A2 em Administração, Ciências Contábeis e Turismo, Ciência Política e Relações Internacionais e Interdisciplinar; com conceito B3 em Engenharias II, Planejamento Urbano e Regional/Demografia e Serviço Social; com conceito B4 em Sociologia, Educação, Letras/Linguística e Engenharias III; e com conceito B5 em Medicina II.

A revista conta com uma equipe editorial especializada, constituída por pesquisadores de diversas regiões do Brasil, capaz de assegurar a qualidade do conteúdo das publicações. A O&S tem como objetivo principal proporcionar à comunidade acadêmica regional, nacional e internacional um canal de comunicação e disseminação da produção científica por meio da publicação de artigos preferencialmente inéditos e provenientes de pesquisas, que contribuam para o avanço e ampliação do conhecimento. A O&S proporciona à comunidade acesso aberto, irrestrito e gratuito ao inteiro conteúdo da revista.

Periodicidade:
Trimestral (janeiro-março, abril-junho, julho-setembro, outubro-dezembro).

Outros dados pertinentes:
A coleção completa da O&S está disponível em:  http://www.revistaoes.ufba.br

Áreas de interesse:
Administração; Ciências Contábeis;Turismo; Ciência Política e Relações Internacionais e Interdisciplinar; Engenharia Ambiental e de Produção; Planejamento Urbano e Regional; Demografia e Serviço Social; Sociologia; Educação; e Linguística; Ciência e Tecnologia da Informação.

A abreviatura de seu título é Organ. Soc., que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências bibliográficas.

 

Fontes de indexação

Indexadores

  • DOAJ - Directory of Open Access Journals
  • Catálogo Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • e-revist@s - Plataforma Open Access de Revistas Científicas Electrónicas Españolas y Latinoamericanas
  • Sumarios.org - Sumários de Revistas Brasileiras - http://www.sumarios.org/

Diretórios

  • Directorio Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • Ulrich's Periodicals Directory
  • Periódicos CAPES - Portal Brasileiro da Informação Científica
  • Qualis - CAPES

 

Propriedade intelectual

Política de boas práticas e ética na publicação da O&S


Os artigos submetidos à revista Organizações e Sociedade (O&S), para serem publicados, devem estar em consonância com as diretrizes éticas elencadas no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e no Committee on Publication Ethics –(COPE).

Conduta ética da equipe editorial

A equipe editorial da O&S deve:

- Se responsabilizar por todas as publicações da revista;
- Se esforçar para atender às demandas dos leitores, autores e avaliadores;
- Realizar melhoramentos constantes na revista;
- Zelar pela qualidade dos trabalhos veiculados na revista;
- Salvaguardar o sigilo da identidade dos avaliadores;
- Primar pela garantia da liberdade de expressão, atuando de forma íntegra, imparcial, transparente e ágil;
- Averiguar se os trabalhos publicados estão em consonância com as diretrizes éticas aceitas nacional e internacionalmente;
- Investigar minuciosamente casos suspeitos de má conduta;
- Assegurar a condução ética de todo o processo de submissão dos trabalhos, revisão por pares e a publicação na revista.

Conduta ética dos avaliadores

Os avaliadores da O&S devem:

- Atuar de forma ética, proba e imparcial;
- Alertar a equipe editorial sobre a ocorrência de trabalho similar já publicado ou em processo de análise em outra revista;
- Não se valer de informação privilegiada, obtida devido à sua condição de avaliador, para qualquer fim;
- Manter a confidencialidade do material em avaliação;
- Zelar pelo cumprimento do prazo de análise dos artigos acordado com a equipe editorial;
- Comunicar à equipe editorial a ocorrência de conflito de interesse que prejudique a integridade do processo de avaliação.

Conduta ética dos autores

Os autores, ao submeterem trabalhos na O&S, devem:

- Assegurar a integridade da pesquisa que embasa o artigo;
- Garantir a autoria e a originalidade do trabalho;
- Averiguar a correta autenticidade das citações quando se referir a artigos e dados de terceiros;
- Primar pela redação ética e lisura do seu texto no que tange à propriedade comercial, intelectual ou industrial de terceiro;
- Testificar que seu artigo não foi submetido à outra revista;
- Notificar à equipe editorial a detecção de incorreções no artigo e realizar sua célere retificação;
- Assegurar que todos os autores que assinam o artigo participaram efetivamente da sua elaboração e possuem domínio sobre o seu conteúdo.

Propriedade intelectual

A fim de zelar pela proteção dos direitos intelectuais dos autores, a O&S utiliza a Licença Creative Commons Attribution 3.0 em todos os artigos que publica, salvo casos de designação específica de direitos autorais.
 A O&S adota o programa Plagiarism15.5.4 para verificação de plágio e autoplágio em  textos submetidos

Políticas de combate à violação de boas práticas em produção e publicação científica

Com o objetivo de afastar a má conduta ética, a O&S se orienta pelas políticas estipuladas pelo COPE (https://publicationethics.org/resources/flowcharts) em casos de suspeitas de plágio, duplicidade de publicação, alterações na autoria, conflito de interesse, problema ético, fabricação de dados e uso indevido dos artigos pelo avaliador, quando da submissão e, até mesmo, após a publicação do artigo.
 Em caso de suspeita de má conduta ou dúvidas em relação as boas práticas de publicação na O&S, entrar em contato através do e-mail revistaoes@ufba.br.

Referências

Committee on Publication Ethics. Code of Conduct. 2011. Disponível em: < https://publicationethics.org/resources/code-conduct>. Acesso em: 25 Mai. 2017.
 Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Diretrizes. Disponível em:< http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes>. Acesso em: 25 Mai. 2017.

 

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

A Organizações & Sociedade adotou até dez/2015 a licença Creative Commons do tipo BY-NC. A partir de jan/2016 a licença em uso é do tipo BY.

 

Patrocinadores

Escola de Administração - Universidade Federal da Bahia

 

 

Website:
www.adm.ufba.br

Endereço:
Av. Reitor Miguel Calmon, s/n
Vale do Canela
4111-903 - Salvador, Bahia, Brasil

Telefones: (71) 32857336
Fax: (71) 32837667

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
Av. Reitor Miguel Calmon, s/n, 3o., sala 29
41110-903 Salvador, BA - Brasil
Tel.: (55 71) 3283 7344


revistaoes@ufba.br