ISSN 1413-585X versão impressa
ISSN 1984-9230 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

Foco:

A revista Organizações & Sociedade (O&S) tem como foco a publicação de artigos que configuram um amplo espectro epistemológico contemplando artigos alinhados com o mainstream, bem como artigos localizados na fronteira do conhecimento acolhendo temáticas não convencionais. A revista abriga artigos sobre organizações, públicas, privadas e do terceiro setor voltados para as áreas de gestão de pessoas, teorias e cultura organizacional, gestão do conhecimento, gestão ambiental, gestão pública, estratégia, desenvolvimento e poder local, aprendizagem organizacional, processo decisório, reestrutuação do trabalho, ética e diversidade nas organizações, ou seja, todos os movimentos que definem a sociedade contemporânea.

Escopo:

A revista Organizações & Sociedade é uma publicação da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia - EAUFBA. Com periodicidade trimestral, a O&S tem por proposta se constituir em um canal de divulgação de trabalhos de professores, pesquisadores e alunos relacionados à investigação de temas no campo geral do estudo de organizações e sociedades.

A revista aceita como contribuição textos inéditos (em português, espanhol ou inglês) referentes a todas as áreas da Administração e suas interfaces com as demais áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e outras áreas correlatas. A revista conta com uma equipe editorial especializada, constituída por pesquisadores de diversas regiões do Brasil e do exterior, de alta qualificação, capaz de assegurar a qualidade do conteúdo das publicações.

A O&S tem como objetivo principal proporcionar à comunidade acadêmica regional, nacional e internacional um canal formal de comunicação e disseminação da produção científica por meio da publicação de artigos inéditos e provenientes de pesquisas, que contribuam para o avanço e ampliação do conhecimento. A O&S proporciona à comunidade acesso aberto, irrestrito e gratuito ao inteiro conteúdo da revista.
Os trabalhos apresentados são submetidos à apreciação de pelo menos dois avaliadores, de reconhecido conhecimento na área do artigo. Os trabalhos são enviados aos avaliadores sem a identificação dos autores e avaliadores (double blind review).

Processo de avaliação pelos pares

Para cada submissão serão imediatamente designados 2 (dois) avaliadores, membros do Conselho Editorial ou avaliadores ad hoc, que são selecionados de acordo com a área de pesquisa. O avaliador geralmente tem 30 dias para emitir um parecer sobre um artigo.

As submissões serão avaliadas segundo critérios de conteúdo (pertinência, clareza, atualização e originalidade) e formais (correção e clareza da redação; correção da apresentação segundo as normas técnicas; pertinência de material ilustrativo), além de outros critérios que possam ser considerados relevantes.

Organizações & Sociedade considera fundamental o princípio de "avaliação cega", em que os avaliadores não identificam os autores das contribuições.

 

Forma e preparação de manuscritos

A revista aceita artigos em português, espanhol ou inglês. Os artigos submetidos devem atender aos critérios abaixo:

  1. 1. Preferencialmente inéditos e na linha temática da O&S;
  2. 2. Digitados de forma seqüencial, sem espaços ociosos, usando os editores de texto de maior difusão, não excedendo a 20 laudas;
  3. 3. Precedidos de resumo, de até 15 linhas (150 palavras), em português e abstract, em inglês, acompanhados de 5 palavras-chave;
  4. 4. Os artigos que contenham desenhos ou gravuras devem ser encaminhados com as matrizes ou originais desses para garantir a fidelidade da reprodução;
  5. 5. Os artigos devem ser encaminhados por e-mail para revistaoes@ufba.br acompanhados de autorização do autor para a publicação;
  6. 6. Os originais deverão conter as seguintes informações sobre o(s) autor(es): nome completo e instituição a que está vinculado e currículo resumido além do endereço para correspondência, telefone e e-mail;
  7. 7. Cada artigo deve ser assinado por, no máximo, três (3) autores.
  8. 8. Os trabalhos apresentados serão submetidos à apreciação de pelo menos dois avaliadores, sendo os autores notificados da aceitação ou recusa (caso aceito, o autor receberá três exemplares);
  9. 9. Ao Conselho Editorial reserva-se o direito de aceitar, sugerir alterações ou recusar os trabalhos encaminhados à publicação;
  10. 10. As citações no interior do texto devem ter a forma (AUTOR, ano) e as referências bibliográficas devem ser apresentadas no final do texto de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 10520:2002 e NBR 6023:2002). Quando aparecem entre aspas, deve-se acrescentar o número da página. Ex.: (GONÇALVES, 2000, p. 95). Vários documentos de um mesmo autor com datas iguais devem ser distinguidos mediante acréscimo de letras minúsculas em ordem alfabética. Ex.: (GONÇALVES, 2000a; 2000b).

As referências bibliográficas ao final do artigo seguem a ordem alfabética pelo sobrenome do autor (maiúscula), nome, título, subtítulo (se houver), edição, local, editora, data da publicação, página e/ou volume, obedecendo as normas da ABNT (ABNT NBR 6023:2002). Antes de submeter o texto à revista O&S, o autor deve compatibilizar as citações com as referências bibliográficas do texto. Alguns exemplos abaixo:

Livro:

GOMES, L. G. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998. 137 p., 21 cm.

Livro de vários autores:

DONIOL-SHAW, G. et al. Les plans d´égalité professionnelle: Étude/Bilan, 1983-1988. Paris: La Documentation Française, 1989.

Capítulo de livro:

ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (org.). História dos jovens. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

Artigo em coletânea organizada pelo autor:

ZICCARDI, A. Las ciudades y la cuestión social. In: __________ (Org.) Pobreza, desigualdad social y ciudadanía. Los limites de las políticas sociales en América Latina. Buenos Aires: CLACSO, 2001. p. 85-126. (Colección grupos de trabajo).

Artigo em coletânea organizada pelo autor em conjunto com outro:

HIRATA, H. Apresentação à edição brasileira. In: MARUANI, M.; ___________. (Orgs.) As novas fronteiras da desigualdade: homens e mulheres no mercado de trabalho. São Paulo: SENAC Editora, 2003. p. 15-20.

Artigo em coletânea organizada por outro autor:

SILVA, Léa da. Somos todos iguais? In: LOVELL, P. (Org.) Desigualdade racial no Brasil contemporâneo. Belo Horizonte: UFMG/CEDEPLAR, 1991. p.161-170.

Artigo em revista:

GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.

Tese acadêmica:

MORGADO, M. L. C. Reimplante dentário. 1990. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Faculdade de Odontologia, Universidade Camilo Castelo Branco, São Paulo, 1990.

ARAÚJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudos de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 1985. 102f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986.

ALENTEJO, E. Catalogação de postais. 1999. Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na Disciplina Catalogação III, Escola de Biblioteconomia, Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999.

Obras consultadas por meio eletrônico:

SILVA, M. M. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em: <http://www.brazilnet.com.br/contexts/brasilentrevistas.htm>. Acesso em: 28 nov. 1998.

KELLY, R. Electronic publishing at APS: its not just online journalism. APS News Online, Los Angeles, nov. 1996. Disponível em: <http:/www.aps.org/apsnews/1196/11965.html>. Acesso em: 25 nov. 1998.

Seminários e congressos:

FELICIANO, A. E. D.; NUNES, J. F. Performance reprodutiva em caprinos. In: CONGRESSO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 19., 1984, Belém. Resumos. Belém: Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, Sociedade dos Médicos Veterinários do Pará, 1984. p. 88.

Segunda ocorrência do mesmo autor:

FREYRE, Gilberto. Casa Grande & senzala: formação da família brasileira sob regime de economia patriarcal. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1973. 2 v.

_______. Sobrados e mucambos: decadência do patriarcado rural no Brasil. São Paulo: Ed. Nacional, 1936.

Siga também as Diretrizes para submissão, abaixo.

Diretrizes para submissão (Todos os itens obrigatórios)

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; não sendo o caso, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, RTF ou similar.
  • Todos os endereços "URL" no texto (ex.: http://pkp.ubc.ca) estão ativos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar; com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  • O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as Diretrizes do autor, encontradas acima. Nas seções da revista revisada pelos pares, a identificação do autor foi removida, e "autor" e "ano" foram usados na bibliografia e notas de rodapé, ao invés de nomes de autores, títulos, etc. O nome do autor foi removido em "Propriedades do documento", opção do menu "Arquivo" do MS Word.
  • Responsabilidade dos Autores: As opiniões emitidas nos textos assinados são de total responsabilidade dos respectivos autores.

 

Envio de manuscritos

As submissões de trabalhos devem ser feitas apenas por email, para revistaoes@ufba.br, seguindo as orientações contidas nas Diretrizes para o autor.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
Av. Reitor Miguel Calmon, s/n, 3o., sala 29
41110-903 Salvador, BA - Brasil
Tel.: (55 71) 3283 7344


revistaoes@ufba.br