Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 20/02/2024)

SOBRE O PERIÓDICO

 

Breve Histórico

 

Criada pela Associação de Apoio à Pesquisa em Saúde Bucal (APESB) com apoio da Universidade Estadual da Paraíba, o periódico Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, doravante conhecida como PBOCI, teve o seu primeiro número publicado no ano de 2001. Sempre buscando a excelência, dois anos após, o periódico foi indexado na base LILACS. O reconhecimento internacional veio no ano de 2009, com a indexação na base Scopus e logo em seguida também foi indexada no Web of Science, por meio da base bibliográfica Emerging Sources Citation Index (ESCI). A partir do ano de 2016, o periódico passou a adotar o formato contínuo para a publicação, agilizando todo o processo editorial. A indexação na base SciELO ocorreu em 2019 e no ano de 2023, o periódico recebeu o seu primeiro Fator de Impacto (FI) no Journal Citation Reports.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta 

 

Em consonância com as diretrizes de Ciência Aberta, a PBOCI adota uma série de práticas, como a política de acesso livre, o código de boas práticas para editores e o uso de redes sociais para divulgação de trabalhos publicados. Além disso, requer a indicação precisa da contribuição de cada um dos autores em artigos com múltipla autoria por meio do Contributor Roles Taxonomy (CRediT), incentiva o compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos, como, por exemplo, Zenodo, Figshare e OSF, caso não possam ser publicados no próprio trabalho, e essa informação deve ser indicada no manuscrito.

A PBOCI incentiva publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como SciELO Preprints, Preprints.org e Emerging Research Information (EmeRI), para que, sendo o caso, sejam discutidos abertamente, antes de serem publicados.

Também em sintonia com as práticas da ciência aberta, a PBOCI oferece a autores e pareceristas opções de abertura do processo de avaliação por pares, com ou sem identificação dos seus nomes. A autorização para divulgação do nome poderá ser dada pelos autores no momento de submissão do artigo e pelos avaliadores no preenchimento do Formulário de Avaliação sobre conformidade com a Ciência Aberta.

A contribuição dos Editores Associados é devidamente creditada no artigo publicado. Os avaliadores recebem declaração do parecer do manuscrito e podem ainda validar a atividade no Reviewer Credit.

 

 

Ética na Publicação

 

A PBOCI dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos, baseada no código de conduta do Committee on Publication Ethics (COPE), bem como do Equator Network e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). Autores, Editores e Revisores são incentivados a seguir todas as normas de boas práticas da pesquisa científica.

A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceita na PBOCI. Os autores que enviam artigos para o periódico declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico.

O periódico adota programas de verificação de similaridade - iThenticate and Crossref Alliance - com textos já publicados. A PBOCI não compactua em qualquer instância com o plágio ou qualquer outro comportamento antiético. Casos de textos com similaridade são comunicados imediatamente aos autores.

 

 

Foco e Escopo

 

A Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada (PBOCI) opera sob a modalidade online de publicação contínua. A PBOCI é um periódico de acesso aberto, tendo como foco divulgar unicamente trabalhos da área de Odontologia e áreas correlatas. Publica Artigos Originais, Revisões Sistemáticas (e meta-análise), Revisões Críticas/Escopo, Comunicações Breves e Cartas ao Editor.

 

 

Preservação Digital 

 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

 

Fontes de indexação

   

 

Ficha Bibliográfica 

 
  • Título do periódico: Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada
  • Título abreviado: Pesqui. Bras. Odontopediatria Clín. Integr.
  • Publicação de: Associação de Apoio à Pesquisa em Saúde Bucal (APESB)
  • Periodicidade: Anual
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de criação do periódico: 2001
 

 

Websites e Mídias Sociais

   

 

POLÍTICA EDITORIAL

 

Preprints

 

A PBOCI incentiva publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como SciELO Preprints, Preprints.org e Emerging Research Information (EmeRI), para que, sendo o caso, sejam discutidos abertamente, antes de serem publicados.

 

 

Processo de avaliação por pares

 

A PBOCI estabelece na sua política editorial os seguintes critérios para o processo de avaliação: adequação ao foco e escopo do periódico e as normas técnicas (Vancouver), gramaticais e formais do periódico, relevância, conteúdo, coerência textual e consistência teórico-metodológica.

O processo de avaliação consiste em três etapas, a saber:

1) Análise preliminar do Editor Executivo: será verificado se o manuscrito está de acordo com o escopo do periódico, se está em conformidade com as instruções gerais, sua relevância e contribuição para a ciência odontológica. O artigo que não seguir os critérios será devolvido aos autores para correções, quantas vezes for necessário. Caso os trabalhos sejam inadequados ou estejam em desacordo com as normas do periódico, poderão ser rejeitados de imediato com base na avaliação.

2) Encaminhamento ao Editor Chefe (EC), Editor Associado (EA) e revisores: O artigo que estiver em conformidade com as normas será encaminhado ao Editor Chefe, o qual designará o Editor Associado. Este ficará responsável pela avaliação inicial do mérito e do método científico. Após o crivo do EA, o manuscrito será submetido a pelo menos dois revisores ad hoc de instituições distintas da de seu(s) autor(es). Quando da publicação do artigo, constará o nome do editor responsável pelo processo de avaliação. Em consonância com práticas de comunicação da Ciência Aberta, o periódico adota em sua política editorial, abertura do processo de peer review em comum acordo com os pareceristas.

Os revisores, por meio de um parecer redigido em formulário do ScholarOne, recomendarão uma dentre as opções:

  • Aceite imediato no formato apresentado
  • Aceite com correções maiores
  • Aceite com correções menores
  • Rejeição

O(s) editor(es), após análise do parecer encaminham ao(s) autor(es). No caso do parecer necessitar de correções maiores ou menores, o artigo retorna ao(s) autor(es) para correção, modificação, adequação e ou justificativa as considerações do(s) revisor(es). O manuscrito revisado deve ser submetido via sistema ScholarOne Manuscripts pelo mesmo autor que enviou o manuscrito original. A versão revisada do artigo deverá ser re-enviada acompanhada de uma carta resposta explicando cada alteração solicitada pelo(s) revisor(s), com todas as alterações estando claramente destacadas no texto por meio de uma outra cor da fonte. As sugestões que não forem aceitas deverão ser validamente justificadas. Quanto às sugestões e correções feitas diretamente no texto, recomenda-se que sejam feitas modificações nas configurações do Word, a fim de manter em sigilo a identidade do(s) autor(es). O artigo revisado e a carta de apresentação são avaliados inicialmente pelo Editor, que os encaminharão aos revisores quando solicitado.

Em caso de rejeição do artigo por um dos dois revisores, o Editor decidirá se o enviará para avaliação de um terceiro revisor. O Editor é responsável pela decisão final quanto à aceitação ou rejeição dos artigos. Caso haja dúvidas quanto à análise estatística, a mesma será encaminhada pelo periódico a um consultor estatístico.

3) Decisão Final e Publicação: O artigo corrigido é novamente enviado aos revisores para nova análise. Após aprovação, o artigo é encaminhado pela secretaria do periódico à empresa responsável pelo processo editorial. A prova final do artigo no formato PDF é enviada ao autor correspondente por e-mail, tendo o autor um prazo de 05 (cinco) dias para correção e devolução do original devidamente revisado, se necessário. Caso o autor não devolva a versão final no tempo estabelecido, o manuscrito será arquivado pelo Editor Chefe. Após a publicação, não são permitidas modificações no texto, exceto se causadas por falhas da equipe editorial.

Após aprovação pelo(s) autor(es) da prova do artigo e antes da publicação o(s) autor(es) receberá(ão) um e-mail com as orientações para o pagamento da taxa estabelecida pelo periódico.

 

 

Dados abertos

 

A PBOCI incentiva o compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos, como, por exemplo, Zenodo, Figshare e OSF, caso não possam ser publicados no próprio trabalho, e essa informação deve ser indicada no manuscrito. Em consequência, os artigos que comunicam pesquisas deverão indicar e referenciar a disponibilidade dos conteúdos subjacentes à elaboração da pesquisa e dos resultados obtidos.

 

 

Cobrança de Taxas

 

Todos os artigos publicados no PBOCI são de acesso aberto e estão disponíveis gratuitamente online, imediatamente após a publicação. Isso é possível graças a uma taxa de processamento de artigos (APC) que cobre a gama de serviços de publicação que fornecemos. As taxas de publicação são fixas e independentes do tamanho da página do artigo.

Portanto, a PBOCI adota uma taxa de processamento de artigo de US$ 250 (Duzentos e Cinquenta Dólares para estrangeiros) e R$ 850,00 (Oitocentos e Cinquenta Reais para brasileiros), valores estes válidos para submissões realizadas até 31 de dezembro de 2024.

O pagamento da tradução dos artigos para idioma em inglês é de responsabilidade de seus autores, isentando a PBOCI desses custos.

Editores e revisores não têm acesso às informações sobre o pagamento, permanecendo em sigilo se os autores podem pagar a APC. A aprovação/aceitação de um manuscrito é baseada exclusivamente em critérios científicos de qualidade, novidade e relevância para a área da Odontologia.

Autores brasileiros com pesquisas financiadas por órgãos governamentais (CNPQ, Capes e FAPs) e cujo manuscrito enquadre-se na categoria Artigo Original podem solicitar desconto parcial da taxa de publicação. Para tanto, faz-se necessário uma consulta prévia ao Editor Chefe antes da submissão, justificando os motivos da referida solicitação.

A PBOCI oferece isenções de APC para artigos cujos autores correspondentes estejam baseados em países classificados pelo Banco Mundial como economias de baixa renda. Solicitações de outros autores com necessidades financeiras serão consideradas caso a caso. Para maiores informações, contatar a secretaria do periódico (apesb@terra.com.br).

 

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

 

A PBOCI está empenhada em defender a integridade da literatura e publica Errata ou Avisos de Retração dependentes da situação e de acordo com as Diretrizes de Retração do COPE.

Correções e Retrações: Espera-se que os autores considerem cuidadosamente a lista e a sequência de autores antes de submeter seu manuscrito e encaminhem a lista definitiva de autores no momento da submissão. Não será permitido acréscimo ou mudança de autoria durante a etapa de avaliação ou após aceite do texto submetido.

O artigo já publicado em que a má conduta for identificada permanece indexado na base de dados do periódico na condição de retratado. A retratação documenta o motivo da retratação devidamente referenciada, mediante comunicação do autor ou editor ou outro agente autorizado, e publicada no mesmo periódico. A retratação pode ser parcial quando à má conduta se aplica a uma parte específica do artigo, sem, entretanto, comprometer o conjunto da pesquisa publicada.

O artigo não poderá ser “despublicado”. Casos de erros ou falhas, independente da natureza ou da origem, que não configuram má conduta, são corrigidos por meio de errata. O periódico publicará o mais rápido possível as erratas, correções ou retratações.

Qualquer adição e modificação no texto submetido deverá ser feita somente antes da aceitação do manuscrito e somente se aprovada pelo Editor-chefe do periódico. O Editor só considerará adição e modificação no texto em circunstâncias excepcionais após a aceitação do manuscrito. Enquanto o Editor considera a solicitação, a publicação do manuscrito ficará suspensa.

Caso o manuscrito já tenha sido publicado on-line, quaisquer solicitações aprovadas pelo Editor-chefe resultarão em retificação com taxa de R$ 500,00 (Quinhentos reais) para autores brasileiros e U$ 125,00 (Cento e vinte e cinco dólares) para estrangeiros (taxa de correções e retratações).

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

Devem ser comunicados não apenas pelos autores, mas por todos os envolvidos no processo editorial de um manuscrito.

Os autores são obrigados a informar qualquer potencial conflito de interesses. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Caso haja, ainda que potencialmente o conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão. Os autores devem identificar no manuscrito todo o apoio financeiro obtido para a execução do trabalho e outras conexões pessoais referentes à realização do mesmo.

Se os Editores Associados tiverem um conflito de interesse, tais como os artigos submetidos por autores de seu departamento, colaboradores de pesquisa ou parentes, devem delegar a tomada de decisão para outro Editor.

Pareceristas devem considerar qualquer tipo de conflito de interesse antes de avaliar o manuscrito. Essa informação deve ser respondida no formulário do sistema de submissão ScholarOne. Relações de trabalho com o autor devem ser consideradas.

 

 

Adoção de Softwares de Verificação de Similaridade

 

Como parte das ações de prevenção do plágio, a PBOCI adota o serviço de identificação de similaridade de textos iThenticate and Crossref Alliance. É considerado aceitável até 30% de similaridade do texto, acima disso, após ser feita a verificação, é encaminhado para o autor notificação para que faça uma revisa e projete diminuir esse percentual até o mínimo estabelecido. Quando houver dúvida ou questionamento, o editor-chefe entra em contato com o autor correspondente e, se necessário, com todos os autores.

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A equipe editorial da PBOCI além dos autores que publicam no periódico, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a PBOCI observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 

Comitê de Ética

 

A PBOCI tem estrita atenção aos padrões éticos para a realização de pesquisas em animais e humanos, de modo que os autores devem anexar a declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa. Certificados de comitês de ética em animais e humanos são exigidos no processo de submissão.

 

 

Direitos Autorais

 

A PBOCI utiliza a licença do Creative Commons (CC-BY), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. O periódico permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de uso

 

Responsabilidade do site:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os originais não serão devolvidos aos autores.

Responsabilidade do autor:

  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento 

 

 

 

 

CORPO EDITORIAL

 

Editor-Chefe

   

 

Editor Executivo

   

 

Editores Associados

   

 

Comissão Editorial Internacional

   

 

Comissão Editorial Nacional

   

 

Equipe Técnica

   

 

INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

 

  O periódico Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada endossa a declaração PRISMA para o relato de revisões sistemáticas e metanálises, ensaios clínicos (CONSORT), a declaração STROBE para relato de estudos epidemiológicos, relatos de caso (CARE), estudos de acurácia em testes diagnósticos (STARD) e a declaração RECORD (REporting of studies Conducted using Observational Routinely-collected Data) para o relato de estudos conduzidos utilizando dados de saúde observacionais coletados rotineiramente. O periódico recomenda que todos os artigos submetidos cumpram com os padrões de qualidade editorial estabelecidos nos Requisitos Uniformes para Manuscritos Submetidos a Revistas Biomédicas. Os autores devem verificar o EQUATOR Network para obter instruções sobre relatórios e mais informações.  

 

Forma e preparação de manuscritos

 

O periódico só aceita a submissão e faz a publicação de manuscritos em inglês.

O manuscrito enviado para publicação deve ser original e a submissão simultânea a outro periódico, brasileiro ou estrangeiro, não é permitida.

Os manuscritos devem ser submetidos por um dos autores do trabalho através do sistema de submissão ScholarOne; no entanto, os nomes e e-mails e números ORCID de todos os autores devem ser inseridos durante o envio. Apenas submissões online são aceitas para facilitar a publicação rápida. Envios de qualquer pessoa que não seja um dos autores não serão aceitos. O autor responsável pela submissão assume a responsabilidade pelo trabalho durante a submissão e revisão por pares.

 

 

Autoria

 

Todos os inscritos como autores devem atender aos critérios de autoria padrão Contributor Roles Taxonomy (CRediT). Esperamos que todos os autores assumam publicamente a responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito submetido à PBOCI. As contribuições de todos os autores devem ser descritas na página do título.

Mudanças na autoria: Espera-se que os autores considerem cuidadosamente a lista e a ordem dos autores antes de submeter seu manuscrito e forneçam a lista definitiva de autores no momento da submissão original. Não será permitido acréscimo ou mudança de autoria durante a etapa de avaliação ou após aceite do texto submetido.

 

 

Orcid

 

É obrigatório fornecer o número ORCID (Open Researcher and Contributor ID) do autor correspondente e de todos os co-autores após a submissão do manuscrito à PBOCI. O número ORCID de todos os co-autores deve ser fornecido na página de rosto do manuscrito. O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register.

 

 

Instruções

 

O manuscrito deve ser escrito em inglês, de forma clara, concisa e objetiva. Entre em contato com a PBOCI pelo e-mail apesb@terra.com.br para obter informações sobre as empresas de tradução recomendadas. Revisões linguísticas realizadas por empresas que não fornecem o certificado mencionado não serão aceitas.

O texto deve ser fornecido como um arquivo do Word para Windows (doc), usando uma fonte tamanho 12 Times New Roman, tamanho de página A4, com espaçamento 1,5 e margens de 2,5 cm. A extensão do manuscrito é limitada a 16 páginas, incluindo referências, tabelas e figuras.

Página de Título (dados obrigatórios): Título, Autor (es) [Nomes de todos os autores escritos na íntegra, incluindo os respectivos números de telefone e endereços de e-mail para correspondência] e Autor para correspondência. Dados de afiliação institucional / profissional de todos os autores, incluindo Departamento, Faculdade / programa, Universidade (ou outra instituição), Cidade, Estado e País. NÃO INCLUIR os títulos do autor (DDS, MSc, Ph.D., etc.) ou cargo (Professor, Estudante de Graduação, etc.).

Exemplos:

Emmanuel O. Amobi¹, Jerome Mafeni², Comfort Ayodele Adekoya-Sofowora³

¹Department of Child Dental Health, Faculty of Dentistry, College of Medicine, University of Nigeria, Ituku-Ozalla, Enugu, Nigeria.

²African Comprehensive HIV/AIDS Partnerships (ACHAP), Gaborone, Botswana.

³Department of Child Dental Health, Obafemi Awolowo University Teaching Hospitals Complex, Ile-Ife, Nigeria.

 

 

Texto Principal

 

Resumo: Máximo de 280 palavras. O resumo deve ser estruturado com as seguintes divisões: Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusão.

Palavras-chave: Variando de 3 (três) a 5 (cinco) cinco palavras-chave, escolhidas entre as palavras-chave registradas no Medical Subject Headings da U.S. National Library of Medicine (https://meshb.nlm.nih.gov)

Introdução: Declare o propósito e resuma a justificativa para o estudo ou observação. O (s) objetivo (s) e / ou a hipótese do estudo devem ser declarados no último parágrafo. Evite a apresentação de uma revisão extensiva do campo.

Material e Métodos: Descreva o desenho do estudo, bem como a seleção dos participantes para os estudos observacionais ou experimentais (pacientes ou animais de laboratório, incluindo controles) claramente, incluindo critérios de elegibilidade e exclusão e uma descrição da população. Identifique os métodos, equipamentos (nome e endereço – cidade, estado e país, do fabricante entre parênteses) e procedimentos com detalhes suficientes para permitir que outros pesquisadores reproduzam os resultados. Os autores devem ter considerado os aspectos éticos de suas pesquisas e devem assegurar que o projeto foi aprovado por um comitê de ética apropriado, que deve ser declarado. O tipo de análise estatística deve ser descrito de forma clara e cuidadosa, mencionando inclusive o software utilizado.

Resultados: Devem ser apresentados em uma sequência lógica no texto, tabelas e ilustrações, destacando as descobertas principais ou mais importantes.

Discussão: Esta é a única seção apropriada para comentários subjetivos e referência à literatura anterior. Inferências, deduções e conclusões devem ser limitadas aos resultados do estudo (generalização conservadora).

Conclusão: Deve explicitar claramente a(s) principal (ais) conclusão (ões) do trabalho, ressaltando sua importância e relevância.

Contribuições do autor: As contribuições individuais dos autores ao manuscrito devem ser especificadas nesta seção. As declarações CRediT devem ser fornecidas durante o processo de submissão e aparecerão acima da seção de reconhecimento do artigo publicado como mostrado: Conceituação, Metodologia, Software, Validação, Análise Formal, Investigação, Recursos, Curadoria de Dados, Redação - Rascunho Original, Redação - Revisão e Edição, Visualização, Supervisão, Administração de Projetos, Aquisição de Financiamento.

Exemplo:

  • Conceptualization, Writing - Original Draft, Writing - Review and Editing, Supervision and Project Administration.

Suporte financeiro: Qualquer tipo de apoio financeiro (financiamento, subsídios, patrocínio) que você tenha recebido deve ser informado (agência e número de concessão).

Exemplos:

  • Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Grant Number 06/2017
  • This study was supported by the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (Capes) and the National Council for Scientific and Technological Development (CNPQ), Brazil.

Conflito de Interesse: Os autores devem declarar não haver conflitos de interesse.

Agradecimentos: Quando apropriado, reconheça a assistência técnica, conselhos e contribuições dos colegas. As pessoas que contribuíram para o trabalho, mas não se encaixam nos critérios para os autores, devem ser listadas na seção Agradecimentos, juntamente com suas contribuições.

Disponibilidade de dados: A PBOCI encoraja ou exige o fornecimento de declarações de disponibilidade de dados.

Tabelas: As tabelas devem ser enviadas no Word (.doc) ou Excel (.xls), não como imagens. Devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos e devem ter um título explicativo. Cada tabela deve ser digitada em uma página separada com relação à proporção da coluna / página impressa e conter apenas linhas horizontais.

Figuras e ilustrações: Cada figura deve ter uma legenda.

 

 

Citação de Autores no Texto

 

As referências devem ser citadas em ordem crescente dentro do parágrafo.

Exemplo:

In Brazil, the association between socioeconomic conditions and higher levels of dental caries has been more evident among brown/black people [9], females [10], low-income and less educated groups [10]. Socioeconomic factors, such as income and schooling [11], are described as determinants in the development of dental caries [12,13].

 

 

Referências

 
  • Todas as referências devem ser citadas no texto; caso contrário, essas referências serão removidas automaticamente.
  • Os autores são responsáveis por garantir que as informações em cada referência sejam completas e precisas. No máximo 50 referências devem ser numeradas consecutivamente na ordem em que aparecem no texto (modelo Vancouver).
  • Todas as referências devem ser numeradas consecutivamente e as citações de referências no texto devem ser identificadas usando números entre colchetes (por exemplo, “como discutido por alguns autores [2]”; “como descrito previamente [1,5,12]”). Os autores devem incluir, sempre que possível, o número DOI.
  • Material não referenciado e, se possível, publicações em outros idiomas que não o inglês devem ser evitadas. Resumos de congressos, artigos não aceitos, observações não publicadas e comunicações pessoais não podem ser colocados na lista de referências.
  • Se houver sete ou mais autores, listar os seis primeiros seguidos da expressão “et al.

As referências de periódicos e livros devem ser apresentadas como nos exemplos a seguir:

Artigos Publicados. Primeiros 6 autores seguidos por et al., Título, Jornal, Ano, Volume, número das páginas inicial e final ou o número ID do artigo.

Ayub A, Ali S, Issrani R, Sethi A, Khattak O, Iqbal A. Burnout among dental students of private and public dental colleges in Pakistan - A cross-sectional study. Pesqui Brasileira Odontopediatria Clín Integr, 2024, 24:e220176. https://revista.uepb.edu.br/PBOCI/article/view/3100

Livro na íntegra. Autores, título do livro, edição, cidade, editora, ano.

Moursi AM, Truesdale AL. Clinical Cases in Pediatric Dentistry. 2nd. ed. New Jersey: Wiley-Blackwell; 2020. 432p.

Capítulo de livro. Autores, Título do capítulo, Editores, Título do livro, Edição, Cidade, Editor, Ano, número das Páginas do capítulo.

Bardow A, Vissink A. Saliva and caries development. In: Fejerskov O, Nyvad B, Kidd E. Dental Caries: The Disease and its Clinical Management. 4th. ed. London: Wiley-Blackwell; 2015.

Comunicação da Internet. Certifique-se de que as URLs estejam ativas e disponíveis. Forneça o DOI, se disponível. COVID-19 Economic Impact on Dental Practices. Available from: https://www.ada.org/resources/research/health-policy-institute/impact-of-covid-19. [Accessed on January 8, 2024].

Relatório. Ministry of Health, Department of Planning. Annual Statistical Report. Abu Dhabi: Ministry of Health, 2001.

Documentos Oficiais. Conselho Federal de Odontologia. Resolução nº. 162, de 03 de novembro de 2015. Reconhece o exercício da Odontologia Hospitalar pelo cirurgião dentista. Diário Oficial da União 16 nov 2015; Seção 1. Available from: https://website.cfo.org.br/wp-content/uploads/2015/12/ResolucaoCFO-162-15.pdf [Accessed on October 10, 2021]. [In Portuguese]. https://website.cfo.org.br/wp-content/uploads/2015/12/ResolucaoCFO-162-15.pdf

 

 

Questões

 

Dúvidas sobre submissões em andamento ou outras questões deverão ser encaminhadas para a Secretaria por meio do e-mail: apesb@terra.com.br

 

 

Provas Tipográficas

 

As provas tipográficas serão enviadas ao autor correspondente por correio eletrônico em formato PDF para aprovação final e deverão ser devolvidas com as correções, se necessário, em até 5 (cinco) dias.

 

 

Contato

 

Associação de Apoio à Pesquisa em Saúde Bucal (APESB)

Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada

Avenida Presidente Epitácio Pessoa, 475 – Sala 210, Bairro dos Estados, Cep: 58030-960
Joao Pessoa, Paraíba, PB, Brasil.

Tel. (55 83) 98773-2150

E-mail: apesb@terra.com.br

 

 


 

Associação de Apoio à Pesquisa em Saúde Bucal Avenida Epitácio Pessoa, 4161 - Sala 06, Miramar, CEP: 58020-388, João Pessoa, PB - Brasil, Tel.: 55-83-98773 2150 - João Pessoa - PB - Brazil
E-mail: apesb@terra.com.br