Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 28/06/2022)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

A revista Psicologia: Ciência e Profissão é uma publicação trimestral dos Conselhos Federal e Regionais de Psicologia. Publica artigos originais referentes à atuação profissional do psicólogo, à pesquisa, ao ensino ou à reflexão crítica sobre a produção de conhecimento na área da Psicologia.

Sua missão principal é contribuir para a formação profissional do psicólogo brasileiro bem como socializar o conhecimento psicológico produzido por aqueles que pesquisam e/ou atuam no campo da Psicologia.

O título abreviado do periódico é Psicol., Ciênc. Prof. (Impr). que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

 

Fontes de indexação

 
  • INDEX – Psi Periódicos (CFP)
  • LILACS – (BIREME)
  • CLASE – Citas Latinoamericanas em Ciências Sociales y Humanidades
  • LATINDEX – Sistema Regional de Infórmacion em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • PsycINFO – American Psychological Association
  • SciELO – Scientific Eletronic Library Online
  • REDALYC - Red de Revistas Científicas de América
  • Latina Y El Caribe, España Y Portugal - México
  • PSICODOC - Base de Datos Bibliográfica de Psicología
  • DOAJ
  • PROQUEST
 

 

Propriedade intelectual

 

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

 

 

Patrocinadores

 

Conselho Federal de Psicologia
http://www.cfp.org.br
revista@cfp.org.br
SAF/SUL Q. 02, lote 02, Bloco B
Edifício Via Office, térreo, sala 104
Brasília-DF
CEP.: 70.070-600
Telefone: (61) 2109-0100

 

 


 

Corpo Editorial

 

Editora

 
  • Neuza Maria de Fátima Guareschi
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS Porto Alegre, RS - Brasil
    Conselho Federal de Psicologia
 

 

Comissão Editorial

 
  • Camilla Fernandes Marques – Universidade Catótica Dom Bosco - UCDB
  • Daiane Gasparetto – Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do estado do Pará
  • Ísis Gomes Vasconcelos – Doutora pela Universidade de São Paulo
  • João Batista Martins – Programa de Psicologia e Sociedade da UNESP - Assis
  • Walter Melo Junior – Universidade Federal de São João del-Rei
 

 

Editor Associado

 
  • Adolfo Pizzinato - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Paula Porto Noronha - Universidade São Francisco
  • Domenico Uhng Hur - Universidade Federal de Goiás
  • João Paulo Barros - Universidade Federal do Ceará
  • Marcelo Calegare - Universidade Federal do Amazonas
 

 

Produção editorial

 

Jornalista Responsável
André Almeida

Secretaria
Ana Maria Torres de Sousa Maia
Gustavo Siqueira Gonçalves

Arte
Caboverde Tecnologia e Serviços Ltda.

 

 


 

Instruções aos autores

 

Escopo e política

 

A Revista Psicologia: Ciência e Profissão é uma publicação trimestral editada pelo Conselho Federal de Psicologia.

Publica textos originais, em português, inglês, espanhol ou francês de relevância científica e social para a produção do conhecimento em psicologia, em uma pespectiva crítica, consonantes com as políticas da profissão e atentos aos Direitos Humanos.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

O manuscrito submetido a RPCP não pode ter sido publicado em outro veículo de divulgação (revista, livro, etc.) e não pode ser simultaneamente submetido ou publicado em outro meio de divulgação científica ou de pesquisa.

Todas as submissões de manuscritos devem seguir as Normas de Publicação da APA: American Psychological Association. (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: Author), no que diz respeito ao estilo de apresentação do manuscrito e aos aspectos éticos inerentes à realização de um trabalho científico. A omissão de informação no detalhamento que se segue implica que prevalece a orientação da APA.

A Psicologia: Ciência e Profissão publica:

1. Estudo teórico / Revisão bibliográfica - Exige-se, na revista, que a pesquisa teórica, nos diferentes campos do conhecimento, contribua para o aprofundamento de um tema ou conceito e apresente um debate teórico que mapeie o estado da arte, culminando em apontamentos que sugiram uma perspectiva crítica e inovadora no campo da psicologia e suas interfaces. Artigos de revisão bibliográfica que somente mencionam a posição de outros autores sobre conceitos e teorias e que pesquisam ou realizam levantamentos de temáticas em base de dados não serão aceitos por este periódico.

2. Relato de pesquisa – investigações inéditas, de relevância científica, construídas a partir de materiais empíricos. É necessário explicitar os fundamentos teórico- metodológicos, as análises e as discussões decorrentes da pesquisa. Deve ter entre 20 e 25 laudas, não considerando resumos e referências;

3. Relato de experiência - relatos de experiência relacionados à intervenção profissional, que tragam contribuições para as práticas em Psicologia. Deve ter entre 20 e 25 laudas, não considerando resumos e referências.

O título abreviado do periódico é Psicol., Ciênc. Prof. que deve ser usado em notas de rodapé e referências.

Os artigos aceitos para a publicação se tornam propriedade da revista.

Caso a autora ou o autor queira divulgar seu trabalho em outro formato deve citar esta primeira publicação.

Preparação dos textos

O texto submetido a RPCP não pode ter sido publicado em outro veículo de divulgação (revista, livro, etc.) e não pode ser simultaneamente submetido ou publicado em outro meio de divulgação científica ou de pesquisa.

Todas as submissões devem seguir as Normas de Publicação da APA: American Psychological Association. (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: Author), no que diz respeito ao estilo de apresentação do texto e aos aspectos éticos inerentes à realização de um trabalho científico. A omissão de informação no detalhamento que se segue implica que prevalece a orientação da APA.

Observação: Se uma citação ou trecho de entrevista compreende menos do que 40 palavras, incorpore-a ao texto e a coloque entre aspas duplas. Caso compreenda 40 ou mais palavras, apresente-a em um bloco de texto separado e omita as aspas.

Critérios gerais para avaliação dos manuscritos

  1. Os trabalhos enviados podem ser redigidos em português, em inglês, em espanhol ou em francês, obrigatoriamente com resumo, abstract e resumen;
  2. Espaço duplo, fonte Times New Roman, tamanho 12, margens de 2,54 centímetros, texto alinhado à esquerda;
  3. Textos devem ser submetidos em extensão .doc ou .docx;
  4. Tabelas e figuras (gráficos e imagens) devem constar no corpo de texto, mas necessariamente em formato editável;
  5. As páginas não devem ser numeradas;
  6. O título deve ter até 12 palavras, ser centralizado, em negrito e conter letras maiúsculas e minúsculas;
  7. O título deve explicitar o(s) fenômeno(s) estudado(s) e a relação com o contexto de investigação;
  8. O resumo deve corresponder ao desenvolvimento do texto e conter de 150 a 250 palavras, e de 3 a 5 palavras-chave em cada um dos resumos;
  9. As referências e formas de citação devem seguir as Normas de Publicação da APA: American Psychological Association. (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: Author);
  10. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídos no texto devem estar ativos e prontos para acesso imediato.
  11. Autores e coautores que estejam com artigo em avaliação não podem submeter um novo até a decisão editorial.

Etapas de avaliação

  1. Os textos serão avaliados quanto a sua adequação às normas de submissão da Revista. Em havendo equívocos no processo de submissão as autoras e ou os autores serão notificados e o texto arquivado, ficando a critério das autoras e ou dos autores uma nova submissão;
  2. Os textos aprovados na primeira etapa serão avaliados pela Comissão Editorial em relação a sua coerência com o escopo da revista. Para tanto, a comissão editorial poderá recorrer ao conselho consultivo. Em caso de dissonância o texto poderá ser arquivado e as autoras e ou os autores notificados.
  3. Os textos aprovados nas etapas anteriores serão submetidos à avaliação de pareceristas ad hoc, omitida a identidade das autoras e ou dos autores. Após esta avaliação o texto poderá ser recusado, encaminhado para reformulações ou aceito para publicação. Em todos os casos as autoras e ou os autores serão notificados.
 

 

Submissão do textos manuscritos pela(s) autora(s) e pelo(s) autor(es)

 

As autoras e/ou os autores devem atentar-se às seguintes especificações de envio:

1) Carta à editora
As autoras e/ou os autores devem dar ciência da sua concordância com a publicação do texto à Revista Psicologia: Ciência e Profissão por meio de carta à editora assinada por todas as autoras e/ou todos os autores, digitalizada e enviada via Plataforma SciELO como “Documento Suplementar”, em PDF, atendendo as seguintes exigências:

a) Identificar o tipo de texto, conforme especificado no item “Forma e preparação dos textos”;

b) Declarar que o texto não foi submetido ou publicado em outro meio de divulgação científica;

c) Declarar que os procedimentos éticos de pesquisa foram cumpridos. A Comissão Editorial poderá solicitar documentos relacionados às resoluções vigentes (Resolução CONEP n. 466 de 2012 e/ou Resolução CONEP n. 510 de 2016. Solicita-se não colocar qualquer dado do parecer do comitê de ética no corpo do manuscrito para evitar identificação dos autores.

d) Caso o artigo tenha mais de 4 autores/autoras, deve ser especificada a contribuição de cada um/uma na concepção e execução da pesquisa e/ou na elaboração do manuscrito.

Somente serão avaliados os textos submetidos à Revista PCP via Plataforma SciELO.

2) Folha de Rosto
A folha de rosto deverá ser enviada via Plataforma SciELO como “Documento Suplementar”, contendo:
Título em português (máximo de 12 palavras);
Título em inglês;
Título em espanhol;
Título reduzido;

Nome, titulação e afiliação institucional e/ou profissional, por extenso, de cada um dos autores;
Nomes dos autores como devem aparecer em citações;
Endereço de correspondência do autor ou da autora com o qual a Revista poderá manter contato.

Informação de financiamento de pesquisa pelas agências de fomento quando pertinentes.

Caso o artigo tenha mais de 4 autores/autoras, deve ser especificada a contribuição de cada um/uma na concepção e execução da pesquisa e/ou na elaboração do manuscrito.

3) Apresentação formal do texto
Os textos originais deverão ser submetidos via Plataforma SciELO mediante cadastro do(a) autor(a) na página da Revista PCP (http://submission.scielo.br/index.php/pcp/about/submissions#authorGuidelines).

Para garantir a revisão às cegas, as autoras e ou os autores serão responsáveis por retirar do texto qualquer forma de identificação de autoria.

Os autores e ou as autoras serão comunicados automaticamente sobre o recebimento do texto e poderão acompanhar o processo de editoração eletrônica, utilizando seu nome de usuário e senha. Os textos somente iniciarão o processo editorial com o registro de todas as autoras e ou todos os autores na página da Revista e de seus respectivos e-mails.

Não há taxas para submissão e avaliação de artigos.

 

 

 


 

Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br