Breve Histórico
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Psicologia Escolar e Educacional é um periódico publicado pela Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - ABRAPEE, cujos manuscritos devem seguir os princípios democráticos e ético-políticos da ciência e da profissão em Psicologia, de forma a incentivar a melhoria da qualificação e serviços das/os psicólogas/os escolares e educacionais e a estimular a realização e a divulgação de estudos científicos na interface entre Psicologia e Educação. A abreviatura de seu título é Psicol. Esc. Educ., que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas. |
Conformidade com a Ciência Aberta
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Este periódico segue o modelo Gold Open Access e está buscando alinhar-se aos requisitos do modus operandi de ciência aberta. O movimento Ciência Aberta (Open Science) propõe diretrizes para a prática científica compartilhada, colaborativa e pública. Psicologia Escolar e Educacional aceita avaliar manuscritos depositados exclusivamente no servidor SciELO Preprints; requer a citação, referenciamento e declaração dos dados de pesquisas e promove peer review informado desde que avaliadoras(es) e autoras(es) estejam de acordo. No momento da submissão, as(os) autoras(es) devem preencher e anexar o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta, informando: (a) se o manuscrito é um preprint e, em caso positivo, sua localização; (b) se dados e outros materiais subjacentes ao texto do manuscrito estão devidamente citados e referenciados; e (c) se aceitam opções de abertura no processo de avaliação por pares. |
Ética na Publicação
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A Psicologia Escolar e Educacional busca cumprir o compromisso com as boas práticas em pesquisa relativas à editoração científica de periódicos e apoia as recomendações de ética em publicação para autoras/es, editoras/es e avaliadoras/es do Committee on Publication Ethics – COPE. As/Os autoras/es devem observar a Resolução CNS nº 674/2022, quanto à necessidade ou não de apreciação pelo Sistema CEP/Conep. Estudos que envolvam direta ou indiretamente seres humanos e não se enquadrem nas situações de dispensa previstas no art. 26 da supracitada Resolução precisam informar no manuscrito o número do protocolo e a data da aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa. |
Foco e Escopo
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O periódico Psicologia Escolar e Educacional, editado pela ABRAPEE - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – tem como foco e escopo manuscritos referentes à atuação, formação e história da Psicologia no campo da educação, textos de reflexão crítica sobre a produção acadêmico-científica e relatos de pesquisas nas áreas de Psicologia Escolar e Educacional bem como na sua interface com a Educação. São considerados para publicação artigos originais de investigação qualitativa ou quanti-quali; ensaios teóricos, história e memória e relatos de práticas profissionais que se refiram ao campo da Psicologia Escolar e Educacional. |
Preservação Digital
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Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO. |
Fontes de Indexação
Ficha Bibliográfica
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Websites e Mídias Sociais
Preprints
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O periódico Psicologia Escolar e Educacional aceita a publicação de artigos no servidor SciELO Preprints. As(Os) autoras(es) devem divulgar detalhes da postagem preprint, incluindo DOI e termos de licenciamento, mediante apresentação do manuscrito ou em qualquer outro ponto durante o processo editorial no Psicologia Escolar e Educacional. |
Processo de avaliação por pares
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Após a submissão do artigo no endereço http://www.scielo.br/pee, será realizada uma análise preliminar para verificar a sua adequação: às instruções gerais definidas pela política editorial; ao foco e ao escopo do periódico, a relevância e contribuição do texto e análise de similaridade por meio do software Plagius. Solicita-se Certificado de Apreciação Ética por comitê de ética em pesquisa no processo de submissão. Se houver dúvida relativa à documentação apresentada, o periódico poderá recusar o artigo. O artigo que não seguir os critérios será devolvido às(aos) autoras(es) para correções. Caso os artigos mostrem-se inadequados ou em desacordo com as normas e escopo do periódico, poderão ser rejeitados com base nessa avaliação inicial, caso contrário serão enviados para a avaliação por pares. Solicita-se o preenchimento do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta A avaliação do trabalho submetido ao periódico Psicologia Escolar e Educacional é realizada de forma imparcial e incógnita, ou seja, omitindo-se às(aos) avaliadoras(es) qualquer identificação da autoria do artigo. Para casos de Preprint, porém, não é possível garantir o anonimato das(os) autoras(es) e, por isso, a avaliação pode ser simples-cega ou aberta. A cada artigo será designado um(a) Editor(a)-Chefe que indicará um(a) Editor(a) de Seção; este(a), por sua vez, nomeará duas(dois) pareceristas e acompanhará todo o processo de avaliação, revisão e reprovação ou aprovação do texto final. O nome deste(a) Editor(a) será publicado junto ao trabalho, desde que esteja de acordo. A decisão sobre a aceitação para publicação é tomada pelo Conselho Editorial. |
Dados abertos
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O periódico Psicologia Escolar e Educacional incentiva o compartilhamento de dados primários, códigos e outros materiais que, produzidos nas pesquisas, costumam ficar subjacentes ao artigo submetido (Guia para promoção da abertura, transparência e reprodutibilidade das pesquisas publicadas pelos periódicos SciELO). Esses conteúdos podem ser disponibilizados anteriormente ou no momento da publicação. Exceções são permitidas em casos que envolvam questões legais e éticas. O objetivo é contribuir para a preservação e reuso dos conteúdos e das pesquisas aprovadas para publicação (Guia de citação de dados de pesquisa). As informações sobre a disponibilização (ou não) dos conteúdos subjacentes aos artigos submetidos devem constar no Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta (documento a ser preenchido e anexado como arquivo suplementar no momento da submissão). Esse compartilhamento é de responsabilidade das(os) autor(as)es do artigo. O SciELO oferece um repositório próprio, o SciELO Data, à disposição de autoras(es) que divulgam artigos nos periódicos nele indexados (Lista de repositórios para depósito de dados de pesquisa). |
Cobrança de Taxas
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Psicologia Escolar e Educacional não cobra taxa para submissão e avaliação de artigos. É bilingue e, caso o artigo seja aceito para publicação após a avaliação, as(os) autoras(es) se responsabilizarão pelo pagamento da tradução para o inglês (ou português ou espanhol, caso o artigo esteja em inglês) cm tradutor(a) credenciado pelo periódico. |
Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação
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Psicologia Escolar e Educacional adota os princípios de ética de publicação do código de conduta do Committee on Publication Ethics (COPE), (Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica). Questões éticas e/ou que possam prejudicar a reputação do periódico serão avaliadas e encaminhadas pelo Conselho Editorial. Em casos de má conduta, a política de retratação será aplicada pelo periódico de acordo com o Guia de Boas Práticas do SciELO. O registro e a publicação de Errata (Guia para o registro, marcação e publicação de Errata), bem como o registro e a publicação de Retratação também seguirão as recomendações propostas pela SciELO (Guia para o registro, marcação e publicação de retratação), (Guia para o registro, marcação e publicação de Adendo). |
Política sobre Conflito de Interesses
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São considerados potenciais conflitos de interesse quando autores(as), revisores(as) ou editores(as) possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão. Para mais informações ver: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest Quando baseado em tese ou dissertação, solicitamos aos(às) autores(as) que indiquem o nome do(a) autor(a), título, ano, nome do programa de pós-graduação e instituição onde foi apresentada. Os(as) autores(as) devem indicar no manuscrito todo o apoio financeiro recebido de entidades comerciais ou privadas, organização nacional ou internacional ou agência de fomento à pesquisa para subsidiar os custos do estudo que deu origem ao artigo submetido para avaliação. O(A) avaliador(a) deve revelar às(aos) editoras(es) quaisquer conflitos de interesse que poderiam influenciar a sua opinião sobre o manuscrito e, quando couber, deve declarar-se não qualificado(a) para revisá-lo. O manuscrito é apreciado por dois(duas) pareceristas que não apresentem conflito de interesse com a pesquisa, autores(as) ou financiadores(as) do estudo. |
Adoção de softwares de verificação de similaridade
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O periódico Psicologia Escolar e Educacional utiliza o software Plagius – Detector de Plágio para verificar similaridade após a submissão do artigo, como o primeiro passo no processo de avaliação. A PEE, ISSN eletrônico 2175-3539, busca cumprir as boas práticas no que diz respeito à editoração cientifica de periódicos, baseada no código de conduta do COPE (Committee on Publication Ethics). A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial das editoras e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético e plágio em qualquer instância não são aceitos na PEE. AS/Os autoras/es que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. |
Questões de Sexo e Gênero
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Os manuscritos submetidos à Psicologia Escolar e Educacional devem observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research - SAGER), que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no delineamento do estudo, nos resultados, na análise de dados e em quaisquer interpretações oriundas dos achados. |
Comitê de Ética
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AS/Os autoras/es devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa. |
Direitos Autorais
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Autoras(es) de artigos publicados pela Psicologia Escolar e Educacional mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. |
Propriedade Intelectual e Termos de uso
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Responsabilidade do site O periódico Psicologia Escolar e Educacional se reserva o direito de efetuar, nos originais, mudanças de ordem ortográfica, com vistas a manter o padrão culto da língua, mas respeitando, contudo, o estilo das(os) autoras(es). Responsabilidade do(a) autor(a) Todo o conteúdo da revista e os artigos publicados pelo periódico Psicologia Escolar e Educacional, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution. Autoras(es) de artigos publicados pela Psicologia Escolar e Educacional mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. O periódico encoraja as(os) autoras(es) a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista, isto é, a fonte de publicação original. As opiniões emitidas pelas(os) autoras(es) dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade. |
Patrocinadores e Agências de Fomento
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Link: www.abrapee.psc.br
Link: www.scielo.org
Link: http://www.fapemig.br/
Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Instituto de Psicologia Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Link: http://www.pgpsi.ip.ufu.br/
Link: http://www.ip.usp.br/portal/
Link: http://www.ppi.uem.br/
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Editora-Chefe
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Editoras Associadas
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Comissão Editorial
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Editoras(es) de Seção
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Conselho Editorial
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Equipe Técnica
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Colaboradoras
Secretaria
Tradução Espanhol
Tradução Inglês e Revisão de Português
Revisão Normas APA
Diagramação e marcação xml
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Tipos de documentos aceitos
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Serão aceitos manuscritos redigidos em português, espanhol e inglês nas seguintes categorias: 1. Estudos Teóricos/Ensaios - trabalhos teóricos e/ou de revisão de literatura que questionam modos de pensar e formas de atuação tradicionais e conduzam a novas elaborações (até 25 laudas, em espaço duplo); 2. Relatos de Pesquisa - relatos sucintos de pesquisas realizadas, de caráter qualitativo e/ou quanti-quali, apresentados de acordo com a seguinte seqüência: introdução, método, resultados, discussão e referências. Anexos, quando houver e não forem muito extensos para serem publicados, deverão ser apresentados após as referências (de 20 a 25 laudas, em espaço duplo). 3. História e Memória - reimpressão ou impressão de trabalhos ou documentos de difícil acesso, relevantes para a pesquisa e a preservação da história da Psicologia Escolar e Educacional, entrevistas com personagens relevantes da área e trabalhos originais sobre esta história; memória de eventos relevantes realizados pela ABRAPEE (de 20 a 25 laudas, em espaço duplo). 4. Relatos de Práticas Profissionais - apresentação de procedimentos e tecnologias educacionais, propostas visando melhor equacionamento de problemas psicoeducacionais e/ou melhor atuação do psicólogo escolar, vivências do autor, apresentação de novos instrumentos no campo da Psicologia Escolar e quaisquer outras sugestões relevantes para a área (até dez laudas). |
Contribuição das(os) Autoras(es)
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São identificadas(os) como autoras(es) todas(os) que contribuíram para a concepção, desenvolvimento, análise dos dados apresentados e redação do texto. Deverá ser enviado arquivo separado com as contribuições de cada autor(a) para um dos papéis com as funções relevantes do CRediT: Problematização e Conceituação; Análise; Investigação; Metodologia; Supervisão; Redação - rascunho original; Redação - revisão e edição, Aprovação final. O arquivo separado com estas informações deverá ser nomeado “Contribuição das(os) autoras(es)”. Mais informações sobre a taxonomia do CREDiT em https://casrai.org/credit/. |
Preparação do Manuscrito
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A Revista Psicologia Escolar e Educacional publica somente artigos inéditos. Os originais serão submetidos à avaliação do Conselho Editorial e/ou de pareceristas ad hoc. As normas adotadas são as da APA (American Psychological Association). Para maiores informações consultar manual da APA (7ª edição) em https://www.apastyle.org/. Não será publicado mais de um artigo por autor(a) ou coautor(a) em cada volume (ano), exceto em casos excepcionais, embora se permita que esta(e) submeta mais do que um manuscrito. |
Formato de Envio dos Artigos
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Apresentação de Manuscritos Os manuscritos originais deverão ser encaminhados exclusivamente on-line no endereço http://www.scielo.br/pee em espaço duplo, em fonte tipo Calibri, tamanho 12, não excedendo o número de laudas da categoria em que o trabalho se insere, paginado desde a primeira folha, a qual receberá número de página 1. A folha deverá ser tamanho A4, com formatação de margens superior e inferior (2,5 cm), esquerda e direita (3 cm). O arquivo deverá ter a extensão .doc. Em caso de reformulação, a nova versão também deverá ser encaminhada exclusivamente online no endereço http://www.scielo.br/pee. A formatação do texto e das páginas obedecerá às mesmas características da primeira versão. Todo encaminhamento à revista deverá ser acompanhado de carta assinada pelas(os) autoras(es), na qual estará explicitada a intenção de submissão do trabalho para publicação e a autorização para sua publicação, caso aprovado pelo Conselho Editorial. As(Os) autoras(es) devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa. Deverá ser enviado arquivo separado com as contribuições de cada autor(a) para um dos papéis com as funções relevantes do CRediT: Problematização e Conceituação; Análise; Investigação; Metodologia; Supervisão; Redação - rascunho original; Redação - revisão e edição, Aprovação final. O arquivo separado com estas informações deverá ser nomeado “Contribuição das(os) autoras(es)”. Mais informações sobre a taxonomia do CREDiT em https://casrai.org/credit/. É necessário informar se o manuscrito foi depositado anteriormente no servidor SciELO Preprints, seu título e URL no “Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta” (documento a ser preenchido e anexado como arquivo suplementar no momento da submissão). Ao submeter o manuscrito, o(a) autor(a) responsável deve informar os seguintes dados de todas(os) as(os) autoras(es): Nome completo, ORCID, afiliação institucional, e-mail. Também deverá ser indicado o(a) autor(a) a ser contatado durante todo o processo de avaliação e publicação. O seguinte modelo de carta de encaminhamento de manuscrito poderá ser utilizado pelo(a) autor(a): MODELO DE CARTA DE ENCAMINHAMENTO DE MANUSCRITO Local, data À Comissão Editorial Prezadas(os) Senhoras(es) Encaminho(amos) à Comissão Editorial da Revista Psicologia Escolar e Educacional para apreciação, o manuscrito intitulado (digite o título do manuscrito) que acredito(amos) poder ser enquadrado na categoria (especificar o tipo de manuscrito). Declaro(amos) que o presente trabalho é inédito e original, não está sendo submetido a qualquer outra revista (nacional ou internacional) para publicação, atende a todos os procedimentos éticos e conta com minha (nossa) autorização para ser publicado. [Informo(amos), ainda, que o manuscrito foi depositado no servidor SciELO Preprints, com título xxxxxxxxxxxxxxxxxx e URL xxxxxxxxxxxxxxx no “Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta” (documento a ser preenchido e anexado como arquivo suplementar no momento da submissão). Atenciosamente Nome(s) do(s) signatário(s), assinatura(s) e ORCID de cada autor(a) A apresentação dos trabalhos deve seguir os seguintes passos: 1. Folha de rosto sem identificação do nome do autor/a (ou autores/as) contendo apenas: 1.1. Título pleno em português, não devendo exceder 12 palavras. 1.2. Título pleno em inglês, compatível com o título em português. 1.3. Parágrafo reconhecendo apoio financeiro, quando houver 2. Folha contendo Resumo, em português: O resumo deve ter o máximo de 250 palavras. Ao resumo devem seguir-se de três a cinco palavras-chave para fins de indexação do trabalho. As palavras deverão possibilitar a classificação do trabalho com adequada precisão, permitir que ele seja recuperado conjuntamente com trabalhos semelhantes e evocar termos que, possivelmente, seriam considerados por um pesquisador ao efetuar um levantamento bibliográfico. É necessário utilizar a Terminologia em Psicologia da BVS Psi (http://newpsi.bvs-psi.org.br/cgibin/wxis1660.exe/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&lang=P&base=TERMINOLOGIA) No caso de relato de pesquisa, o resumo deve incluir: descrição do problema investigado, características pertinentes da amostra, método utilizado para a coleta de dados, apresentação dos resultados e discussão destes. O resumo de um estudo teórico/ensaio deve incluir: tópico tratado (em uma frase), objetivo, tese ou construto sob análise ou organizador do estudo, fontes usadas (p. ex. observação feita pelo autor, literatura publicada) e conclusões. 3. Folha contendo Abstract, em inglês, compatível com o texto do resumo: O Abstract deve obedecer às mesmas especificações para a versão em português, seguido de três a cinco keywords, compatíveis com as palavras-chave e com o Thesaurus da APA. 4. Texto propriamente dito: Em todas as categorias do original, o texto deve ter uma organização de reconhecimento fácil, sinalizada por um sistema de títulos e subtítulos que reflitam esta organização. No caso de relatos de pesquisa o texto deverá, obrigatoriamente, apresentar: introdução, método, resultados e discussão e referências. As notas não bibliográficas deverão ser reduzidas a um mínimo e dispostas ao pé das páginas, ordenadas por algarismos arábicos que deverão aparecer imediatamente após o segmento de texto ao qual se refere a nota. As citações de autoras(es) deverão ser feitas de acordo com as normas da APA, exemplificadas ao final deste texto. No caso de transcrição na íntegra de um texto, a transcrição deve ser delimitada por aspas. As citações deverão sempre ser seguidas do número da página do original consultado. Uma citação literal com 40 ou mais palavras deve ser apresentada em bloco próprio, começando em nova linha, com recuo de cinco espaços da margem, na mesma posição de um novo parágrafo. O tamanho da fonte deve ser 12, como no restante do texto. 5. Referências de acordo com a 7ª Edição da APA, ordenadas de acordo com as regras gerais que se seguem. Trabalhos de autoria única e do(a) mesmo(a) autor(a) são ordenados por ano de publicação, o mais antigo primeiro. Trabalhos de autoria única precedem trabalhos de autoria múltipla, quando o sobrenome é o mesmo. Trabalhos em que o(a) primeiro(a) autor(a) é o(a) mesmo, mas coautores(as) diferem, são ordenados por sobrenome dos coautores(as). Trabalhos com a mesma autoria múltipla são ordenados por data, o mais antigo primeiro. Trabalhos com a mesma autoria e a mesma data são ordenados alfabeticamente pelo título, desconsiderando a primeira palavra se for artigo ou pronome, exceto quando o próprio título contiver indicação de ordem; o ano é imediatamente seguido de letras minúsculas. Quando repetido, o nome do(a) autor(a) não deve ser substituído por travessão ou outros sinais. A formatação da lista de referências deve ser apropriada à tarefa de revisão e de editoração - além de espaço duplo e tamanho de fonte 12, parágrafo normal com recuo apenas na segunda linha, sem deslocamento das margens; os grifos devem ser indicados por itálico (p. ex., itálico). As referências não devem ultrapassar o limite de 30 produções. 6. Anexos: apenas quando contiverem informação original importante, ou destacamento indispensável para a compreensão de alguma seção do trabalho. Recomenda-se evitar anexos. |
Envio de manuscritos
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A remessa de manuscritos para publicação, bem como toda a correspondência de seguimento que se fizer necessária, deve ser enviada exclusivamente online no endereço http://www.scielo.br/pee. |
Ativos Digitais
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1. Figura(s) - incluindo legenda, no corpo do manuscrito, devendo aparecer assim que for mencionada. Para assegurar qualidade de reprodução, as figuras contendo desenhos deverão ser encaminhadas em qualidade para fotografia. Como a versão publicada não poderá exceder a largura de 8,3 cm para figuras simples, e de 17,5 cm para figuras complexas, o autor deverá cuidar para que as legendas mantenham qualidade de leitura, caso a redução seja necessária. 2. Tabela(s) - incluindo título e notas, no corpo do manuscrito, devendo aparecer assim que for mencionada. Ao prepará-las, o(a) autor(a) deverá limitar sua largura a 60 caracteres, para tabelas simples a ocupar uma coluna impressa, incluindo 3 caracteres de espaço entre colunas da tabela, e limitar a 125 caracteres para tabelas complexas a ocupar duas colunas impressas. O comprimento da tabela não deve exceder 55 linhas, incluindo título e rodapé(s). Para outros detalhamentos, especialmente em casos excepcionais, o manual da APA deve ser consultado. Os títulos das Figuras e Tabelas devem seguir o seguinte modelo:
Tabela 1 (em negrito) |
Citações e Referências
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Referências utilizadas devem estar de acordo com a 7ª Edição da APA. Para maiores informações consultar manual da APA (7ª edição) em https://www.apastyle.org/. Todos os artigos citados devem incluir o DOI. CITAÇÕES 1) Tipos Comuns de Citação no Texto a) Citação de artigo de autoria múltipla Duas(dois) autoras(es) O sobrenome dos(as) autores(as) é explicitado em todas as citações, usando e ou & conforme abaixo: Barbosa e Souza (2012) apresentam uma importante discussão sobre as terminologias utilizadas pelo campo da Psicologia Escolar e Educacional e questionam "Será que existem diferenças quando se fala Escolar e Educacional?" (Barbosa & Souza, 2012, p. 165). De três a cinco autoras(es) O sobrenome de todas(os) as(os) autoras(es) é explicitado na primeira citação, como acima. Da segunda citação em diante só o sobrenome do(a) primeiro(a) autor(a) é explicitado, seguido de "et al." e o ano, se for a primeira citação de uma referência dentro de um mesmo parágrafo: Vendramini, Silva e Cazorla (2000) verificaram que [primeira citação no texto] Vendramini et al. (2000) verificaram que [citação subsequente, primeira no parágrafo] Vendramini et al. verificaram [omita o ano em citações subsequentes dentro de um mesmo parágrafo] Ao realizar uma citação parentética, incluir o uso de uma vírgula (,) antes do último sobrenome. [...] (Vendramini, Silva, & Cazorla, 2000) Na seção de Referências todos os nomes são relacionados. Seis ou mais autoras(es) No texto, desde a primeira citação, só o sobrenome do(a) primeiro autor(a) é mencionado, seguido de " et al.", exceto se este formato gerar ambiguidade, caso em que a mesma solução indicada no item anterior deve ser utilizada: Rosário et al. (2008). Na seção Referências todos os nomes são relacionados. Citações de trabalho consultado em uma fonte secundária O trabalho usa como fonte um trabalho consultado em outro, sem que o trabalho original tenha sido lido (por exemplo, um estudo de Oliveira, citado por Santos, 1990). No texto, use a seguinte citação: Oliveira (conforme citado por Santos, 1990) acrescenta que a avaliação da compreensão em leitura... Na seção de Referências informe apenas a fonte secundária, no caso Santos, usando o formato apropriado. Exemplos de referência – Lista de Referências 1. Trabalho apresentado em congresso, mas não publicado Serpa, M. N. F., & Santos, A. A. A. (1997, outubro). Implantação e primeiro ano de funcionamento do Serviço de Orientação ao Estudante [Apresentação de Trabalho]. XI Seminário Nacional das Universidades Brasileiras, Guarulhos - São Paulo. 2. Teses ou dissertações não publicadas Polydoro, S. A. J. (2001). O trancamento de matrícula na trajetória acadêmica do universitário: Condições de saída e de retorno à instituição [Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP]. https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2000.206094 3. Livros Meira, M. E. M., & Antunes, M. A. M. (Eds.). (2003). Psicologia escolar: teorias críticas. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo. Freire, P. (2023). Pedagogia do oprimido (85ª ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra (Trabalho original publicado em 1974). 4. Capítulo de livro Souza, M. P. R. (2002). Problemas de aprendizagem ou problemas de escolarização? Repensando o cotidiano escolar à luz da perspectiva histórico-crítica em Psicologia. In M. K. Oliveira, D.T. R. Souza, & T. C. Rego (Eds.), Psicologia, Educação e as temáticas da vida contemporânea (pp. 177-195). São Paulo: Moderna. Tanamachi, E. R. (2000). Mediações teórico-práticas de uma visão crítica em Psicologia Escolar. In: E. R. Tanamachi, M. Proença, M., & M. L. Rocha, (Eds.), Psicologia e Educação: desafios teórico-práticos (pp. 73-104). São Paulo: Casa do Psicólogo. 5. Livro traduzido em língua portuguesa Vigotski, L. S. (2001). A construção do pensamento e da linguagem. (Trad. P. Bezerra). São Paulo: Martins Fontes. (Obra original publicada em 1934). Se a tradução em língua portuguesa de um trabalho em outra língua é usada como fonte, citar a tradução em português e indicar ano de publicação do trabalho original. No texto, citar o ano da publicação original e o ano da tradução: (Salvador, 1990/1994). 6. Artigo em periódico científico Caccia, J. D., & Domingues, E. (2024). A permanência dos estudantes indígenas na universidade: o que faz a Psicologia?. Psicologia Escolar e Educacional, 28, 1-9. e259789. DOI https://doi.org/10.1590/2175-35392024-259789 Garcia, R. A. B., Bacarin, A. P. S., & Leonardo, N. S. T. (2018). Acessibilidade e permanência na educação superior: percepção de estudantes com deficiência. Psicologia Escolar e Educacional, 22(spe), 33-40. DOI https://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2018/035 7. Obra no prelo Não forneça ano, volume ou número de páginas até que o artigo esteja publicado. Respeitada a ordem de nomes, é a última referência do(a) autor(a). Sonawat, R. (no prelo). Families in India. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 8. Autoria institucional Conselho Federal de Psicologia (2013). Referências Técnicas para a atuação de psicólogas(os) na Educação Básica. Brasília: CFP. 9. Referências jurídicas Lei 9.394/96 (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União (23-12-1996), p. 6544, vol. 12. https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-norma-pl.html |
Documentos Suplementares
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Ao submeter o manuscrito, solicita-se o envio do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta, o termo de aprovação pelo Comitê de Ética, nos casos em que se fizer necessário e arquivo com as contribuições de cada autor(a) para um dos papéis com as funções relevantes do CRediT: Problematização e Conceituação; Análise; Investigação; Metodologia; Supervisão; Redação - rascunho original; Redação - revisão e edição, Aprovação final. O arquivo separado com estas informações deverá ser nomeado “Contribuição das(os) autoras(es)”. Mais informações sobre a taxonomia do CREDiT em https://casrai.org/credit/. |
Declaração de Financiamento
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Informar fontes de apoio para o trabalho, incluindo nomes de patrocinadores(as), número de contrato (se houver), juntamente com explicações sobre o papel dessas fontes. |
Contato
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Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |