ISSN 0104-5687 versão impressa
ISSN 1679-3919 versão cd-rom
ISSN 1809-399X versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A submissão dos manuscritos deve ser realizada on line (www.revistaprofono.com.br) e deverão estar redigidos em Português ou Inglês. A primeira análise será realizada com o texto apenas em Português (no caso do trabalho ter sido enviado neste idioma). Caso o texto seja aprovado pelos pareceristas e selecionado para publicação, o mesmo deverá ser traduzido para o Inglês (sob responsabilidade dos autores), sendo o prazo máximo de 15 dias para a entrega do texto. A versão traduzida será submetida à avaliação de um tradutor nomeado pela Pró-Fono. Havendo o aceite dessa versão, o texto estará na forma final para ser submetido ao Corpo Editorial Internacional. Os trabalhos aprovados são publicados em duas versões: Língua Portuguesa na versão impressa em papel e Língua Inglesa na versão eletrônica (www.revistaprofono.com.br).

Processo de Avaliação pelos Pares

Após avaliações técnica e científica iniciais, realizadas por um revisor técnico e pelo Editor, e após reformulações dos autores quando necessário, os originais são submetidos à avaliação dos pares (Editor Associado, Pareceristas Consultivos da Área, Nacional de Outras Áreas e Internacional), por meio de sistema duplo-cego. Os pareceres são comunicados aos autores em um prazo máximo de 90 dias. As reformulações sugeridas pelos avaliadores podem ser aceitas ou contestadas, podendo o autor recorrer da decisão por escrito. Os originais reformulados entrarão na pauta de publicação de acordo com a ordem cronológica dos documentos definitivamente aprovados. Os autores são então informados da data provável de publicação, ocasião em que serão registradas as datas do recebimento inicial, das reformulações e da aprovação oficial do documento. Os autores são responsáveis pela boa origem e autenticidade dos trabalhos enviados, inclusive quanto às ilustrações, uso de nomes, pessoas, históricos, citações no texto, referências etc. Os autores comprometem-se a revelar eventuais conflitos de interesses pessoais, comerciais, políticos, acadêmicos ou financeiros.

O Departamento Editorial da Revista reserva-se o direito de modificar o texto, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação. Os termos são padronizados segundo Stedman (Dicionário médico: um vocabulário Inglês-Português e Português-Inglês de medicina e ciências afins, com etimologia, derivações e definições. 23. ed. Tradução de Sérgio Augusto Teixeira – médico. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1979. 2.v. Ilustrado. Título Original: Stedman Medical Dictionary) e a nomenclatura de estruturas anatômicas segundo Verlag, G. T. (Terminologia anatômica: terminologia anatômica internacional. Tradução da Sociedade Brasileira de Anatomia e Committee on Anatomical Terminology. Barueri: Manole, 2001. 2.v.). Citações no texto e referências são padronizadas baseando-se no estilo Vancouver (<http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html>).

Os trabalhos que não se enquadram nas Diretrizes para Autores da Pró-Fono Revista de Atualização Científica não são aceitos para publicação e não são devolvidos. Somente os pareceres são enviados aos autores.

Qualquer manuscrito deve ser enviado de forma eletrônica (www.revistaprofono.com.br) e qualquer correspondência deve ser enviada por e-mail (revista@profono.com.br) ao Editor Científico Claudia Regina Furquim de Andrade.

 

Forma e Apresentação das Categorias dos Manuscritos

Leia as instruções que seguem com cuidado. Os manuscritos que não atenderem às normas descritas a seguir não serão considerados para publicação e serão devolvidos aos autores para reformulações.

1. Os manuscritos que não atenderem às normas não poderão ser considerados para publicação.

2. As submissões realizadas à Pró-Fono Revista de Atualização Científica não devem ter sido publicados anteriormente (exceto como resumo - nesse caso os detalhes devem ser informados). Similarmente, o artigo não deve estar sendo analisado por outra Revista.

3. Os manuscritos devem estar de acordo com os Requerimentos do Comitê Internacional dos Editores de Revistas Médicas (N Engl J Med 1997; 336: 309-15). <http://www.icmje.org>.

4. Para a apresentação de estudos randomizados, sugere-se que os autores sigam as normas apresentadas na declaração do CONSORT. <http://consort-statement.org>

5. A Pró-Fono Revista de Atualização Científica é membro do Comitê de Ética de Publicações (http://www.publicationethics.org.uk/). De acordo com o código de ética, qualquer caso de suspeita de plágio será denunciado.

6. Todos os manuscritos devem ser submetidos de forma on line (<http://www.revistaprofono.com.br>). Os arquivos destes manuscritos devem estar no word, com ilustrações realizadas também no word e com seus respectivos vínculos.

7. As referências utilizadas em qualquer categoria de manuscrito devem ser exclusivamente a periódicos indexados nacionais e internacionais, preferencialmente de Base ISI.

8. Todos os manuscritos serão submetidos à análise de pares ou do Editor Científico.

Verifique se o seu manuscrito atende aos requisitos para cada categoria estabelecida a seguir:

Artigos Originais de Pesquisas: deve incluir um resumo estruturado (Tema, Objetivo, Método, Resultados, Conclusão) com no máximo 250 palavras. O texto integral deve conter no máximo 2500 palavras; no máximo 30 referências (exclusivamente a periódicos indexados nacionais e internacionais, preferencialmente 50% de base ISI); três Ilustrações. Nesses manuscritos (de natureza quantitativa ou qualitativa), a introdução deverá ter no máximo uma lauda e ser vinculada ao conteúdo exato do estudo. A ênfase dos artigos deve estar na metodologia e nos resultados dos estudos, com descrições e análises estatísticas claras e consagradas (para os estudos quantitativos). Serão aceitos somente as Ilustrações necessárias e não serão aceitos Gráficos que reproduzam os resultados das Tabelas estatísticas. A discussão e conclusão deverão ser sintéticas e com base exclusivamente nos resultados do estudo. Itens desta categoria de manuscrito: Introdução; Método; Resultados; Discussão; Conclusão; Referências.

Artigos de Revisões de Literatura e Revisões Sistemáticas: nós temos um interesse particular em revisões de qualquer campo da Fonoaudiologia que seja de relevância para os nossos leitores. Essas revisões devem ser confiáveis e devem identificar qualquer falha do nosso conhecimento ou compreensão. As Revisões Sistemáticas devem conter uma breve descrição sobre "estratégia de busca e critério de seleção". Essa descrição deve indicar claramente: a fonte (bases de dados, listas de referências de revistas ou livros etc.) do material pesquisado e o critério utilizado para inclusão ou exclusão dos estudos (exemplo: tudo que foi publicado em determinados periódicos nos últimos três, quatro ou cinco anos). Máximo de 3000 palavras, máximo de 30 referências (exclusivamente a periódicos indexados nacionais e internacionais, preferencialmente 50% de base ISI), 250 palavras no resumo estruturado (Tema, Objetivo,  Conclusão), máximo de 4 Ilustrações. Itens desta categoria de manuscrito: Introdução; Conclusão; Referências.

Artigos de Estudos de Casos: casos clinicamente interessantes devem ser descritos em no máximo 600 palavras (mais 125 palavras do resumo estruturado - Tema, Objetivo, Método, Resultados, Conclusão) com não mais que uma Ilustração e 10 referências (exclusivamente a periódicos indexados nacionais e internacionais, preferencialmente 50% de base ISI). Os estudos de caso devem ser sobre assuntos que tragam nova luz ao conhecimento, que descrevam desordens raras mas com possibilidade de modificação, ou que apresentem novos tratamentos ou reflexões. Itens desta categoria de manuscrito: Introdução; Método; Resultados; Discussão; Conclusão; Referências.

Revisões de Livros: nós encorajamos as revisões de livros internacionais publicados nos últimos três anos. O original deve ser referenciado, na íntegra, na língua original (autor(es), título, número da edição, editora, cidade da editora, ano, número de páginas). Máximo de 1500 palavras.

Comentários: os comentários incluem debate sobre artigos, comentários longos ou observações pessoais de tendências ou pesquisas atuais na área de Fonoaudiologia que sejam de interesse aos nossos leitores. Máximo de 1500 palavras, 15 referências (exclusivamente a periódicos indexados nacionais e internacionais, preferencialmente 50% de base ISI), uma Ilustração.

Cartas ao Editor: nós encorajamos cartas que sejam estimulantes, provocativas ou criativas sobre diversos pontos de interesse, assim como as que trazem comentários e críticas de artigos publicados previamente na Revista. Máximo de 450 palavras, 5 referências (exclusivamente a periódicos indexados nacionais e internacionais, preferencialmente 50% de base ISI), uma Ilustração.

Cartas sobre Pesquisas: um pequeno artigo que relata novos achados de partes já concluídas de uma pesquisa maior (exemplo: estudo piloto). Cartas sobre Pesquisa devem conter não mais que duas ilustrações, o máximo de 1500 palavras e o máximo de 30 referências (exclusivamente a periódicos indexados nacionais e internacionais, preferencialmente 50% de base ISI). Essas cartas não devem conter resumos. Os autores de artigos completos podem ser convidados a re-submeterem uma versão mais curta do seu manuscrito para publicação nessa parte da revista.

Avisos Clínicos: resumos muito simples e curtos sobre Estudos de Casos que não sejam diferentes o suficiente para serem publicados na íntegra, mas que mesmo assim trazem uma mensagem útil que pode ser usada pelos leitores e profissionais mais inexperientes. Os Avisos Clínicos não devem conter mais que 150 palavras, uma pequena ilustração e 3 referências (exclusivamente a periódicos indexados nacionais e internacionais, preferencialmente 50% de base ISI).

Seções Especiais: nós teremos o prazer de receber pequenos textos de natureza reflexiva ou humorística que comentam experiências pessoais ou profissionais de colegas que trabalhem na área. Também agradecemos sugestões para pequenas colocações que sejam relevantes. Máximo de 900 palavras.

Relatos de Conferências: temos o interesse em relatos que trazem a essência de trabalhos, de nossos pesquisadores, que tenham sido apresentados em eventos internacionais (que sejam inéditos no Brasil). O original deve ser referenciado, na íntegra, na Língua original (autor(es), título, nome do evento, cidade, país). Máximo de 1000 palavras.

Revisões de Websites: temos o prazer de aceitar pequenas descrições de websites que possam ser de interesse aos nossos leitores. Máximo de 200 palavras.

Exemplos de Referências (Estilo Vancouver): <http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html

 

 

Envio de manuscritos

Todos os manuscritos devem ser submetidos de forma on line (<http://www.revistaprofono.com.br>). Os arquivos destes manuscritos devem estar no word, com ilustrações realizadas também no word e com seus respectivos vínculos.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Rua Gêmeos, 22 - Condomínio Alphaville Conde Comercial - Barueri
06473-020 - São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 11 4688-2220
Fax.: +55 11 4688-0147


revista@profono.com.br