Informações básicas
A revista Pandaemonium Germanicum, publicada desde 1997 pela Área de Alemão do Departamento de Letras Modernas da FFLCH/USP e pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã, compreende-se como fórum de discussão acadêmica nos diversos campos da Germanística, a saber: literaturas de língua alemã, literatura comparada e estudos culturais ligados aos países de língua alemã, linguística alemã, linguística aplicada e contrastiva (português/alemão), ensino de alemão como língua estrangeira/adicional e estudos tradutológicos. A Pandaemonium pretende contribuir para a divulgação de pesquisas de germanistas brasileiros e de outros países, bem como para o diálogo entre a Germanística, as demais áreas de Letras e outras áreas de conhecimento. A Pandaemonium é uma revista de acesso aberto, editada semestralmente até 2015 e três vezes ao ano a partir de 2016. Os manuscritos passam por avaliação por pares cega (double blind peer review). Em caso de avaliações divergentes, recorre-se a uma terceira avaliação crítica; caso o artigo seja aprovado, o artigo ainda passará por uma revisão textual detalhada. A Pandaemonium aceita os seguintes tipos de textos sobre as áreas acima mencionadas:
A revista recebe textos sobre os assuntos mencionados acima em fluxo contínuo e sobre temas específicos de acordo com suas Chamadas de Trabalhos. |
Fontes de indexação
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Propriedade intelectual
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Patrocinadores
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Editoras-chefe
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Editores
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Editores Associados
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Editor Honorário
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Conselho Científico
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Avaliação dos manuscritos
Os artigos submetidos à avaliação para publicação na Pandaemonium não podem ser submetidos simultaneamente para publicação em outras revistas ou órgãos editoriais. As opiniões e ideias expressas nos artigos publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores. |
Declaração sobre ética e práticas inadequadas
A Pandaemonium Germanicum se empenha em cumprir as boas práticas de editoração de periódicos científicos, segundo as orientações do Comitê de Ética em Publicações (Committee on Publication Ethics – COPE). Não aceita nenhum tipo de comportamento antiético e plágio, tendo à disposição ferramentas para sua detecção. |
Política de Acesso Aberto
De acordo com Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta (2022, p. 7), “a ciência aberta é definida como um construto inclusivo que combina vários movimentos e práticas que têm o objetivo de disponibilizar abertamente conhecimento científico multilíngue, torná-lo acessível e reutilizável para todos, aumentar as colaborações científicas e o compartilhamento de informações para o benefício da ciência e da sociedade”.
Considerando as especificidades dos Estudos Germanísticos no Brasil, a revista Pandaemonium Germanicum adota as seguintes princípios da Ciência Aberta:
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Forma e preparação de manuscritos
Os textos publicados pela Pandaemonium seguem as normas da ABNT e devem ser enviados de acordo com as seguintes indicações específicas:
Nome completo do autor, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, 05508-900, São Paulo/SP, Brasil. Email: nome@instituição.XX. ORCID: XXXX-XXXX-XXXX-XXXX.
2.1. Em formulário online correspondente: inserir informações sobre eventuais financiamentos relacionados ao trabalho.
Obs.: Resenhas não devem ser acompanhadas por resumo.
Obs.: Resenhas não devem ser acompanhadas por palavras-chave.
Bornheim (1992: 57) afirma ainda " Assim, a plasticidade do texto compõe-se juntamente com os recursos de que lança mão a encenação".
Para o dramaturgo e diretor alemão Bertolt Brecht (1967), o teatro não deve proporcionar apenas as sensações e os impulsos que são permitidos pelo respectivo contexto histórico [...]. Nesse sentido, [...] Henry Giroux (apud Rajagopalan 2003: 105) argumenta que Ensinar, nos termos de Freire, não é simplesmente estar em sala de aula, mas estar na história, na esfera mais ampla de um imaginário político que oferece aos educadores a oportunidade de uma enorme coleção de campos para mobilizar conhecimentos e desejos que podem levar a mudanças significativas na minimalização do grau de opressão na vida das pessoas.
6. Anexos - devem ser evitados. Caso existam, devem ser colocados antes das referências bibliográficas, precedidos da palavra Anexos, maiúscula só na letra inicial e sem negrito, sem recuo e sem numeração. Recomenda-se que anexos sejam utilizados apenas quando absolutamente necessários. A referência bibliográfica não deve ser numerada. Importante: Em casos onde o(s) autor(es) cita(m) trabalhos próprios, as identificações deverão ser substituídas por XXXX nas referências e no corpo do texto.
Alguns exemplos de referências bibliográficas Rajagopalan, Kanavillil. Por uma lingüística crítica: Linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. Capítulo de livro Ehlich, Konrad; Rehbein, Jochen. Einige Interrelationen von Modalverben. In: Wunderlich, Dieter (org.). Linguistische Pragmatik. 2. ed. Wiesbaden: Athenaion, 1975, 318-341. Artigo de periódico Aubert, Francis Henrik. Modalidades de tradução: teoria e resultados. TradTerm, v. 5, n. 1, 99-128, 1998. Artigo de jornal Teixeira, Ivan. Gramática do louvor. Folha de S. Paulo, São Paulo, ano 80, n. 25.938, 8 abr. 2000. Jornal de Resenhas, 4. Dissertação e tese Uphoff, Dörthe. O poder do livro didático e a posição do professor no ensino de alemão como língua estrangeira. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. Publicação Online - INTERNET NEUMANN, Gerson R. "Brasileiros sobre a Europa” - Brasil: além do centro e da periferia? Revista Contingentia, Porto Alegre, v. 2, nov. 2007, p. 29-35. <http://www.revistacontingentia.com/> (23.01.2008). OBSERVAÇÃO FINAL: A desconsideração das normas implicará a não aceitação do trabalho. |
Envio de manuscritos
A revista recebe textos em fluxo contínuo pelo sistema: https://mc04.manuscriptcentral.com/pg-scielo. |