ISSN 1517-7599 versão impressa
ISSN 2317-6377 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A missão de PER MUSI -Revista Acadêmica de Música é publicar artigos científicos em português, inglês e espanhol bem estruturados e fundamentados, que constituam contribuições relevantes para as diversas sub-áreas da música, incluindo as interfaces entre si e com outras áreas do conhecimento. Eventualmente, PER MUSI publica partituras, resenhas e entrevistas relacionadas à pesquisa em música. PER MUSI está indexada no SciELO, Scopus, Elsevier, EBSCO, RILM, The Music Index e ABM (Academia Brasileira de Música). O título abreviado PER MUSI deve ser utilizado em citações. PER MUSI é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da UFMG. A submissão de artigos é contínua, ao longo de todo o ano. Downloads gratuitos podem ser feitos no site de PER MUSI ONLINE (www.musica.ufmg.br/permusi). Não existem assinaturas de PER MUSI e números avulsos da versão impressa (até o n.30) podem ser adquiridos no endereço abaixo. Os artigos submetidos para publicação em PER MUSI são avaliados no sistema de duplo cego por dois pareceristas de região/instituição diferente(s) daquela(s) do(s) autor(es). É considerado aprovado o artigo aprovado por dois pareceristas. No caso de conflito entre os avaliadores, o Editor poderá intervir e enviar o artigo a um terceiro parecerista. O(s) autor(es) do artigo aceito para publicação automaticamente transfere(m) todos os direitos de publicação para PER MUSI. O primeiro autor é responsável pelo conteúdo do artigo, pela informação de que o artigo é original e inédito e por assegurar que os demais autores do mesmo tenham conhecimento do conteúdo do artigo aprovado, e de sua cessão de direitos de publicação. PER MUSI se reserva o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas à melhor compreensão do artigo pelos leitores.

 

Normas de publicação de PER MUSI

1 - Os trabalhos devem ser submetidos para publicação via e-mail ou em CR ROM e deverão estar em MS Word for Windows (arquivo tipo .doc ou .rtf), fonte Arial corpo 12, espaço simples em todo o artigo, sem recuo de parágrafo, com espaço entre parágrafos, justificado à esquerda, contendo de 8 a 25 páginas (exceções serão avaliadas caso a caso), incluídos aí o título em português (corpo 14), o nome do autor seguido de sua instituição, cidade e estado entre parênteses (corpo 12, itálico) e seu e-mail (corpo 10, itálico), resumo e palavras-chave (corpo 10) separadas por ponto e vírgula; título em inglês (corpo 12), abstract e keywords (corpo 10), o texto com exemplos musicais/figuras/tabelas inseridos, notas de fim, referências (corpo 10) e currículo do autor (10 a 15 linhas, corpo 12). As citações literais com mais de três linhas deverão vir em um parágrafo formatado em fonte Arial corpo 10 com recuo de 3 cm à esquerda. Citações com até três linhas devem ser inseridas no corpo do texto entre aspas (Arial 12).

2 - Todos os exemplos musicais, figuras ou tabelas devem ser abreviados como Ex. (por exemplo. Ex.1 – Tabela de...). Devem ser numerados, ser seguidos de uma legenda sucinta e elucidativa de no máximo 3 linhas (Arial 10, espaço simples, inserida abaixo da ilustração) e ser referenciados no texto. As imagens dos mesmos, coloridas ou em gradações preto e branco, devem ser enviadas também em arquivos gráficos separados (arquivo tipo .tif ou . jpg com mínimo de 300 dpi) e nomeados com o nome do autor (JOSÉ Ex.1, JOSÉ Ex.2 etc). As iniciais dos nomes das notas musicais deverão vir sempre em maiúsculas (Ex: Dó, Ré, Mi etc). Compasso ou compassos são abreviados como c. (Ex. c.15-19) e números de páginas devem ser indicadas no texto como p. (Ex: p.122-129), sempre sem espaços desnecessários.

3 - Para citações no texto, utilizar referências simples com sobrenome do autor em maiúsculas, ano e página, por exemplo: “... como observou GRIFFITHS (1983, p.139)”. Utilizar notas de fim (fonte Arial tamanho 10, espaço simples) apenas para informações complementares e comentários. As referências bibliográficas completas (Arial 10) deverão vir somente no final do artigo, sob o título Referências (Arial 12, negrito, consulte números anteriores como modelos para normalização). Fontes bibliográficas não citadas no texto só poderão ser incluídas após as Referências sob o título Leitura recomendada (Arial 12, negrito). Não utilizar ibid. (repita a citação). Não usar apud no texto (diga “Fulano, citado por BELTRANO,...”). Não utilizar espaços desnecessários após abreviaturas. Evitar sublinhados e negritos no texto.

4 - Em geral e para melhor compreensão do leitor, os artigos deverão ser divididos em seções numeradas e com subtítulos (Arial 14, negrito). O(s) autores deverão incluir, ao final do artigo, um currículo sucinto (10 a 15 linhas, Arial 12).

5 - Após rigorosa revisão profissional do inglês do Abstract e do português segundo as NOVAS NORMAS DO PORTUGUÊS (sem trema, ideia sem acento etc), e de formatação (recomenda-se enfaticamente a leitura de artigos publicados anteriormente em PER MUSI ONLINE como modelos), os trabalhos deverão ser remetidos à revista PER MUSI via e-mail ou em CD-ROM para o endereço abaixo, acompanhados de uma declaração via e-mail em nome de todos os autores, contendo o título do trabalho e o(s) nome(s), endereço(s) e e-mail(s) de todos os autores, autorizando o processo editorial (que deve ser acompanhado de perto pelos autores) e concedendo os direitos autorais dos trabalhos à revista PER MUSI.

6 - Artigos apresentados em eventos científicos e artigos traduzidos de periódicos científicos estrangeiros deverão ser submetidos com a autorização expressa de seus respectivos editores. A inclusão de artigos de autores convidados ficará a critério do Editor.

7 - Artigos submetidos fora das normas não serão considerados ou, a critério do Editor, irão para o final da fila de artigos submetidos.

Para informações adicionais, favor consultar o site de
PER MUSI ONLINE www.musica.ufmg.br/permusi
Ou escreva para fborem@ufmg.br ou ppgmus@musica.ufmg.br

PER MUSI - Revista Acadêmica de Música UFMG -
Escola de Música Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha
CEP 31.270-090 - Belo Horizonte, MG - BH

Fone: (31) 3409-4717

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Av. Antônio Carlos, 6.627 - Campus Pampulha
31270-901 Belo Horizonte - MG - Brasil
Tel.: (55 31) 3409-4717
Fax: (55 31) 3409-4720


permusi@ufmg.br