ISSN 1984-3054 versão impressa
ISSN 1983-3288 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Foco e Escopo

Psychology & Neuroscience é uma revista online, com revisão por pares, de Acesso Aberto, que publica artigos abrangendo todas as áreas de intersecção entre psicologia e neurociência. A revista está organizada em cinco sessões temáticas:

PLASTICIDADE E DESENVOLVIMENTO NEURAL

Dedicada a publicação de estudos teóricos e experimentais relativos a mecanismos neurais subjacentes a adaptabilidade, desenvolvimento e plasticidade, especialmente ligados às suas implicações no estabelecimento de relações entre cérebro e comportamento.

NEUROPSICOLOGIA CLÍNICA E EXPERIMENTAL

Esta seção enfoca a relação entre funções humanas neurológicas, cognitivas, emocionais e comportamentais, especialmente em estudos empregando avaliação neuropsicológica.

NEUROPSICOFARMACOLOGIA

Esta seção focaliza estudos farmacológicos clínicos, pré-clínicos e básicos em seres humanos e modelos animais para a investigação das propriedades fisiológicas, moleculares e comportamentais, de agentes psicotrópicos. Estudos empregando agentes farmacológicos como ferramentas de investigação para elucidar processos psicológicos e suas bases neurobiológicas também são incentivados.

COMPORTAMENTO / SISTEMAS / COGNIÇÃO

O objetivo principal desta seção é publicar os avanços nos tópicos relacionados a aprendizagem, memória, emoção, cognição e outros sistemas psicológicos.

PSICOFÍSICA E PERCEPÇÃO

Esta seção cobre estudos em processos sensoriais, percepção, atenção e psicofísica. Descrições de métodos, técnicas e instrumentação da pesquisa na área são também incentivadas.


Processo de revisão por pares:

Todos os artigos publicados são revisados por pares. Os editores-chefe fazem uma avaliação inicial de cada manuscrito. Se o assunto cumprir as diretrizes básicas dentro do escopo da revista, o manuscrito é atribuído a um dos editores de seção de acordo com as seções temáticas. O editor de seção deve supervisionar o processo de revisão do manuscrito que pode ser aconselhado por pareceristas independentes.
A avaliação conciste em verificar se o artigo é cientificamente sólido e coerente, bem como interessante e se apresenta qualidade na escrita.
A decisão editorial geralmente é feita com base nos pareceres dos revisores.
Pequenas modificações no texto poderão ser executadas diretamente pelo Conselho Editorial. Uma vez concluído o processo de revisão, o editor associado recomenda a aprovação, revisão ou rejeição do manuscrito. A responsabilidade final das decisões editoriais recai sobre os editores-chefe.

 

Forma e preparação de manuscritos

Informações Gerais

Manuscritos submetidos à revista implicam na garantia tácita de que não foram previamente publicados e não estão correntemente sob consideração em outros veículos. Manuscritos contendo partes de textos extraidos de outras publicações, incluindo figuras, tabelas e desenhos, devem respeitar limites especificados para garantir a originalidade do artigo. É responsabilidade do(s) autor(es) a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus autores contribuintes.
Uma cópia do manuscrito e uma carta de encaminhamento afirmando a intenção do autor de publicar na revista devem ser submetidas por correio eletrônico aos editores. O autor que submeter assumirá responsabilidade por toda a informação durante a submissão e a revisão por pares. Os manuscritos submetidos com múltipla autoria são revisados com o entendimento de que todos os autores listados estão de acordo com a submissão e que a versão final do manuscrito foi vista e aprovada por todos os co-autores. O recebimento de manuscritos é acusado por correio eletrônico com a maior rapidez possível. É importante notar que a data de recebimento é definida por uma comunicação formal dos editores.

Linguagem

Os manuscritos devem ser escritos em Inglês. Solicitamos aos autores cuja língua materna não for o inglês, que garantam que seus manuscritos sejam submetidos em formato gramaticalmente correto. Somente manuscritos escritos em Inglês claro e compreensível serão considerados.

Detalhamento sobre a Formatação de Textos

O texto deve ser submetido em formato MS Word (.doc) usando fonte 12 Times New Roman ou Arial. Todos os parágrafos devem ser justificados dos lados direito e esquerdo e apresentados em espaço duplo com 6 pontos de espaçamento antes e depois. As páginas devem ser tamanho carta ou A4, com margens superiores e inferiores de pelo menos 2.5 cm, e margens laterais de pelo menos 3 cm. Os manuscritos não devem exceder o número de páginas correspondente ao tipo de contribuição (1-7).

Formato de citação

Esta revista adota o formato de citações da American Psychology Association (APA). Os autores devem consultar o Publication Manual da American Psychological Association (APA, 5th edition, 2001). Informações adicionais podem ser encontradas em Manual and on the World Wide Web at APA Style at: http://www.apastyle.org/faqs.html.
O ponto principal é que a lista de referências e as citações no texto devem concordar e devem ser precisas. Todas as referências citadas no texto devem aparecer na lista de referências, e todas as referências listadas na lista de referências devem aparecer citadas no texto.

Citação de Referências no Texto

Referências devem ser citadas no texto pelo sobrenome do autor (es) seguido pelo ano da publicação. Estas citações no texto usualmente aparecem em parênteses, e.g. (Hobin, Ji, & Maren, 2006) a menos que o nome do autor seja parte da frase, e.g., "as previously reported by Hobin, Ji and Maren (2006)".
Note o uso de and em vez de & neste último exemplo. Se uma citação em parênteses incluir dois ou mais artigos, eles devem ser separados por ponto e vírgula em ordem cronológica: (Fanselow & Bolles, 1979; Bolles & Fanselow, 1982; McNaughton & Gray, 2000). Quando dois ou mais artigos pelo mesmo autor (es) são citados o(s) autor(es) são listados apenas uma vez, com os anos dos artigos em seguida, separados por vírgulas: (Graeff, 2003, 2004). Para distinguir artigos publicados pelo mesmo autor(es) no mesmo ano, acrescente a, b, c, etc., à data: e.g., Kandel (2005a, 2005b).

Os exemplos seguintes são representativos de como se devem citar trabalhos no texto, de acordo com o número de autores:

Um autor

Use o sobrenome (com sufixos como Jr.) e ano da publicação separado por vírgula em parênteses. Se o nome do autor tiver sido citado no texto imediatamente antes, coloque apenas o ano de publicação: It has been shown that...(Gibson, 2003)
Gibson (2003) showed that...

Dois autores

Para citar um trabalho com dois autores, sempre cite ambos os nomes cada vez que a referência aparecer no texto:...as previously demonstrated (Adler & Schwartz, 2000)

Três a cinco autores

Se os autores forem em número inferior a seis, cite todos na primeira vez e subsequentemente use o nome do primeiro autor seguido de "et al." e ano da publicação:
Primeiro aparecimento no texto: Di Chiara, Loddo and Tanda (2000) describe an experimental procedure... ...as reported in rats (Di Chiara, Loddo, & Tanda, 2000)
Inserções subsequentes: Di Chiara et al. (2000) describe an experimental procedure...
...as reported in rats (Di Chiara et al., 2000)
Nota: Todos os nomes devem ser listados em References.

Seis ou mais autores

Para trabalho com seis ou mais autores, cite somente o sobrenome do primeiro autor seguido por "et al." e ano da publicação:

Ventura et al. (2005) reported ...
...as reported in human (Ventura et al., 2005)
Nota: Todos os nomes devem ser listados em References.

Trabalho realizado por Associação ou Corporação

Os nomes dos grupos que aparecem como autores (autores corporativos): National Institute of Mental Health [NIMH], 2005)

Comunicação Pessoal

Devem ser evitadas a menos que sejam absolutamente necessárias. São referenciadas no corpo do texto apenas. Inclui o nome, tipo de comunicação, e data. Exemplo de citação entre parênteses no texto: Fukushima (personal communication, April 24, 2003) also found this...

Artigo Citado em Fonte Secundária

Exemplo: File (as cited by Rodgers, 2001) observed a similar profile.
Nota: nas References, cite somente a fonte secundária.

Citação de Trabalhos Antigos Reimpressos

Autor (data da publicação original /data da edição citada):
Darwin (1872/2000).

Parte Especial da Fonte

Se estiver incluindo uma citação ou se referindo a uma parte específica da fonte, cite o ano da publicação e o número da página.: "Likewise, electroencephalograms and functional MRI scans capture correlates of the mind but those correlates are note the mind" (Damasio, 1999, p. 82).

Formato da Lista de Referências

Todas as fontes citadas no corpo principal do texto devem aparecer nas Referências. Devem ser ordenadas alfabeticamente em sequência cronológica. Coloque o sobrenome do primeiro autor seguido pela sua inicial (is) e prossiga da mesma forma com os autores seguintes. Entradas múltiplas para o mesmo autor ou grupo de autores devem ser ordenadas cronologicamente, e entradas múltiplas para o mesmo ano devem ser identificadas acrescentando-se letras minúsculas ao ano. A primeira linha da referência é colocada na posição da margem esquerda, e as subsequentes são indentadas (7 espaços).

Os exemplos seguintes oferecem orientação a respeito de como citar diferentes fontes:

Artigos de Revistas

Precisam incluir os seguintes elementos: autor(es), data de publicação, título do artigo, nome da revista, volume, número (se aplicável), e números de páginas. Use maiúscula apenas para a primeira palavra do título ou subtítulo, e quaisquer nomes próprios que sejam parte do título. Use e comercial (&) em vez de "and" quando listar múltiplos autores de um único trabalho.

Exemplos:

Brown, R.M. & Robertson, E.M. (2007). Off-line processing: reciprocal interactions between declarative and procedural memories. Journal of Neuroscience, 27(39), 10468-10475.
Carrozzo, M., Koch, G., Turriziani, P., Caltagirone, C., Carlesimo, G.A. & Lacquaniti, F. (2005). Integration of cognitive allocentric information in visuospatial short-term memory through the hippocampus. Hippocampus, 15(8), 1072-1084.

Livros Editados

Referências a um livro devem incluir os seguintes elementos: autor(es) ou editor(es), data da publicação, título completo (em itálico), local de publicação, e o nome da casa editora.

Exemplos:

Sacks, O. (2000). Seeing voices. New York: Vintage Books.
LeDoux, J. (1996). The emotional brain: The mysterious of emotional life. New York: Simon & Schuster Paperbacks.

Capítulos em Livros Editados

Devem incluir os seguintes elementos: autor(es) do capítulo, data de publicação, título do capítulo, editor(es) do livro, título do livro, número das páginas do capítulo indicado por pp., local de publicação, e nome da casa editora.

Exemplo:

Hameroff, S., & Penrose, R. (1995). Orchestrated reduction of quantum coherence in brain molecules: A model for consciousness. In J. King & K.H. Pribam (Eds.), Conscious experience: Is the brain too important to be left to specialists to study? (pp. 241-274). Hillsdale, N.J.: Lawrence Erlbaum.

Citação de Fontes Eletrônicas

Cite o autor (es) ou agência, título do documento, localização e nome da organização hospedeira, página ou número do documento, data de obtenção, e URL.

Teses/Dissertações não Publicadas

Exemplo:

Schutter, D.J.L.G. (2003). The affective brain: Novel insights into the biological mechanisms of motivation and emotion. Unpublished Doctoral Theses: Universiteit Utrecht.

Trabalhos in Press

Não inclua ano, volume ou número de páginas até que o manuscrito seja publicado. Deve ser a última referência do autor, em order alfabética: Langeland, W. & Olff, M. (in press). Psychobiology of posttraumatic stress disorder in pediatric injury patients: A review of the literature. Neuroscience & Biobehavioral Reviews.

Preparação de Manuscritos

As instruções a seguir devem ser usadas para orientar a preparação de artigos para publicação:

Página Inicial

O manuscrito deve incluir uma página título como primeira página, com o seguinte conteúdo:
1. Título conciso mas informativo (com não mais que 20 palavras) que se refira claramente ao conteúdo do manuscrito;
2. Autores e seus endereços. As inicias e sobrenomes de cada autor devem ser inseridas abaixo do título junto com as afiliações correspondentes.
3. Autor correspondente com endereço completo incluindo endereço de correio eletrônico.

Resumo

Um resumo (não deve exceder 250 palavras) deve ser apresentado em página separada (número 2). Referências não devem ser citadas no resumo.

Palavras-chave

Três a seis palavras chave devem ser listadas imediatamente abaixo do resumo para facilitar busca bibliográfica do artigo.

Corpo Principal do Manuscrito

Artigos de Pesquisa - Devem incluir as seguintes subseções:

1. Introdução - Fundamentos teóricos, racional e referências apropriadas que informem o leitor sobre a razão para se realizar o estudo. Brevidade e foco são importantes.
2. Métodos (não Metodologia)
2.1 Sujeitos (Animais ou Participantes, quando forem humanos)
Deve incluir um desenho adequado indicando o número e características da(s) amostra(s) empregada no estudo. Para investigações em humanos ou experimentação animal, os autores devem indicar se os procedimentos respeitam as determinações do Acordo de Helsinki (1975, revisado em 1983). Artigos brasileiros devem também respeitar as Resoluções do Conselho Nacional de Saúde n. 196, de 10 de outubro, 1996 e n. 251, de 7 de agosto, 1997, e apresentar aceite do Comitê de Ética da instituição de origem do autor. Os participantes devem ter consentimento informado por escrito.

2.2 Equipamento
Deve indicar toda instrumentação e materiais (nomes comerciais e local em parênteses) empregados no estudo.

2.3 Procedimento
Deve fornecer informação suficiente para permitir ao leitor repetir o experimento de forma idêntica. Detalhes de critérios de inclusão e exclusão devem ser claramente apresentados.

2.4 Estatística (quando necessário)
Deve informar o(s) teste(s) e racional usado para analisar os resultados.

3. Resultados

Forneça resultados para todos os itens mencionados na seção de Métodos. Indique a significância estatística de seus achados quando apropriado. O uso de tabelas e figuras é incentivado.

4. Discussão

Deve ser clara e diretamente relacionado aos resultados, indicando quando apropriado as principais implicações doas achados, com base nos objetivos do trabalho e da literatura sob análise.

5. Agradecimentos

6. Referências

Outras Categorias de Manuscritos
Relato de Experiência Profissional
Deve ser dividido em Introdução, Relato de Caso, Discussão, Agradecimento e Referências.

Comunicação Curta

Deve ser dividido em Introdução (descrevendo o procedimento no último parágrafo), Resultados e Discussão, Agradecimentos, e Referências.

Nota: Artigos de Revisão e outras contribuições podem ter seus próprios subtítulos.
Manuscritos submetidos em formato incorreto ou além das dimensões especificadas podem ser devolvidos sem revisão.

Tabelas e Figuras

Numere tabelas e figuras consecutivamente com numerais Arábicos. Forneça um título curto mas informativo para cada tabela e figura em página separada. Se uma ilustração for retirada de uma publicação com copyright, o crédito deve ser dado na legenda e é responsabilidade do autor obter a respectiva permissão para sua reprodução. As Figuras devem ser submetidas em branco e preto como arquivos tiff ou jpg (300 dpi), sem moldura. Figuras compostas devem ser identificadas como A, B, C e submetidas como uma figura.

 

Envio de manuscritos

Os manuscritos deverão ser enviados para o seguinte endereço:
http://www.psycneuro.org/index.php/psycneuro/about/submissions#onlineSubmissions

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Rua Marques de São Vicente, 225
22453-900
Rio de Janeiro, RJ
Brasil
Tel.:21-3527-2109
Fax:21-3527-1187


landeira@puc-rio.br