ISSN 0104-1428 versão impressa
ISSN 1678-5169 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Objetivos

Polímeros” é editada pela Associação Brasileira de Polímeros (ABPol), e tem o objetivo de divulgar trabalhos de caráter científico, tecnológico e mercadológico da área de polímeros.

 

Tipos de artigos

A revista conta com uma Seção Técnica onde são aceitos Artigos e Comunicações de natureza:

Técnico-Científico: correspondem a trabalhos originais, com resultados inéditos que apresentam real avanço e significativa contribuição para a área de polímeros.

Práticas Industriais: práticas industriais vigentes devem ser abordadas, podendo incluir novos procedimentos e/ou desenvolvimentos que contribuam para a melhoria de qualidade de matérias-primas, processos, produtos acabados, etc.

Normas e Métodos: procedimentos normatizados ou propostas para normatização devem ser descritos, fundamentados na experiência prática do autor/instituição/empresa, de tal forma que contribuam para um melhor controle de qualidade de matérias-primas, processos, produtos acabados, etc.

Mercadologia: Nesta categoria são incluídos levantamentos mercadológicos atualizados e de cobertura nacional e/ou internacional, circunstanciados em fontes de informações reconhecidas. No caso de levantamento de dados baseados em pesquisa pessoal, deve-se acrescentar a metodologia empregada.

Artigos de Revisão: devem versar sobre conhecimentos disponíveis sobre determinado tema, com abordagem a mais completa possível. Estes artigos devem ser submetidos por profissionais que desenvolvam pesquisa e publiquem artigos (em revistas indexadas e de circulação internacional) no tema considerado. Não serão aceitos artigos que correspondam somente a uma revisão bibliográfica, sem uma análise crítica do autor.

Comunicações (Short Communication): Diferem dos artigos por serem trabalhos compactos sobre desenvolvimentos recentes, focalizando diretamente os resultados/propostas originais. Encoraja-se o envio preferencialmente em inglês. Pela sua natureza, estas comunicações serão submetidas a um processo mais acelerado de avaliação e de publicação.

Artigos de Divulgação: correspondem a textos sobre o estado-da-arte de algum tópico de interesse para a área de polímeros.

 

Conteúdo

Manuscritos nos idiomas Português e Inglês podem ser submetidos, sendo o inglês fortemente recomendado.

A redação dos trabalhos deverá primar por clareza, brevidade e concisão. Os trabalhos devem necessariamente obedecer ao descrito no Template (http://revistapolimeros.org.br/site/instrucoes).

Artigos redigidos em inglês: Os autores devem informar na carta que acompanha o manuscrito que a ortografia e a estruturação de todo texto foram revisadas por profissionais com sólido conhecimento em linguagem técnica. Os autores são responsáveis pela revisão do idioma inglês.

Artigos redigidos em português: Os autores devem informar na carta que acompanha o manuscrito que a ortografia e a estruturação do Title, Abstract (mesma extensão do Resumo) e Keywords foram revisadas por profissionais com sólido conhecimento em linguagem técnica. Os autores são responsáveis pela revisão do idioma inglês.

 

Figuras e tabelas

Por favor consulte o Template para informações (http://revistapolimeros.org.br/site/instrucoes).

 

Extensão dos manuscritos

Todos os trabalhos encaminhados como artigos (independente da natureza) devem ser apresentados numa extensão não excedendo a 20 laudas (incluindo figuras, tabelas e fotos). Os artigos de revisão, apesar de uma abordagem mais completa, não devem exceder 30 laudas; enquanto as comunicações, que são caracterizadas pela sua brevidade, não devem exceder 8 laudas. Observação: Uma lauda corresponde a uma página de formato A4, com 25 linhas em espaçamento duplo, em fonte “Times New Roman”, tamanho 12.

 

Referências Bibliográficas

Por favor consulte o Template para verificar o estilo - referência (http://revistapolimeros.org.br/site/instrucoes).
Nota: Citações de Teses e dissertações devem ser evitadas. Monografias e textos similares não deverão ser usadas como referências bibliográficas

 

Encaminhamento on-line e avaliação

Todos os manuscritos encaminhados para publicação são submetidos à apreciação do Comitê Editorial da Revista que os encaminhará para parecer de revisores. Devem seguir rigorosamente as orientações para publicação, caso contrário serão devolvidos aos seus autores. A aprovação dos mesmos está condicionada à sua qualidade técnica, substanciada por meio dos pareceres dos revisores. Os trabalhos devem ser encaminhados por meio do sistema de submissão eletrônica de manuscritos disponível no endereço http://polimeros.submitcentral.com.br, onde um dos autores deverá cadastrar-se para submeter o manuscrito, tornando-se o autor para correspondência, e toda comunicação entre o Comitê Editorial e os autores será estritamente pelo e-mail cadastrado. Ao informar os dados do manuscrito no sistema o autor deverá informar corretamente o nome de todos os autores e suas instituições tal como consta no manuscrito.

 

Versão Revisada

A versão revisada deverá obrigatoriamente ser acompanhada de uma carta em que questões, comentários dos revisores devem ser individualmente e detalhadamente respondidos. Nas respostas, os autores devem informar o número de página/parágrafo em que modificações foram introduzidas. Se os autores não concordarem com algum comentário e/ou solicitação dos revisores, isto deverá constar das respostas.
Na versão revisada, qualquer modificação introduzida deverá ser realçada com alguma cor diferente de preto.

 

Por favor use o Template disponibilizado por Polímeros: Ciência e Tecnologia para submeter o manuscrito (http://revistapolimeros.org.br/site/instrucoes)

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

ABPol - Associação Brasileira de Polímeros
Rua São Paulo nš 994, CEP 13560-340
São Carlos - SP - Brasil
Tel./Fax: +55 16 3374-3949


revista@abpol.org.br