ISSN 0104-1428 versão impressa
ISSN 1678-5169 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Objetivos

A revista "Polímeros: Ciência e Tecnologia" é editada trimestralmente pela Associação Brasileira de Polímeros - ABPol e tem o objetivo de divulgar trabalhos e atualidades de caráter científico, tecnológico e mercadológico da área de polímeros.

 

Tipos de trabalhos

Técnico-Científico: São trabalhos originais, com resultados inéditos que apresentam real avanço e significativa contribuição para a área de polímeros.

Práticas Industriais: Abordam práticas industriais vigentes, podendo-se incluir novos procedimentos e/ou desenvolvimentos que contribuam para a melhoria de qualidade de matérias-primas, processos, produtos acabados, etc.

Normas e Métodos: Estes descrevem procedimentos normatizados ou propostas para normatização, fundamentadas na experiência prática do autor/instituição/empresa, e que contribuam para um melhor controle de qualidade de matérias-primas, processos, produtos acabados, etc.

Mercadologia: Nesta categoria são incluídos levantamentos mercadológicos atualizados e de cobertura nacional/regional e/ou internacional, circunstanciados em fontes de informações reconhecidas. No caso de levantamento de dados baseados em pesquisa pessoal, deve-se acrescentar a metodologia empregada.

Artigos de Revisão: São conhecimentos disponíveis sobre determinado tema com abordagem a mais completa possível. Estes artigos devem ser submetidos por profissionais que trabalham e contribuem na área analisada. Não serão aceitos artigos que sejam somente levantamento bibliográfico sem contribuição do autor.

Comunicações: Diferem-se dos artigos por serem trabalhos compactos sobre desenvolvimentos recentes, focalizando diretamente os resultados/propostas originais. Pela sua natureza, estas comunicações serão submetidas a um processo mais acelerado de avaliação.

Artigos de Divulgação: São artigos sobre o estado-da-arte de algum tópico de interesse para a área de polímeros. 

 

Conteúdo

A Revista aceita trabalhos em Português, Espanhol e Inglês. A redação dos trabalhos deverá primar por clareza, brevidade e concisão. Os trabalhos deverão necessariamente conter: Título, Resumo (de 100 a 200 palavras), Palavras-chave, Introdução, Experimental (se aplicável, podendo incluir Materiais, Métodos, etc), Resultados e Discussões, Conclusões, Agradecimentos (se aplicável), Referências Bibliográficas e Title, Abstract, Keywords (em Inglês).

Tabelas, figuras, gráficos e fotos - deverão ser enviados em arquivos separados e elaboradas levando-se em consideração que serão impressos no espaço de uma coluna (8 cm de largura) ou excepcionalmente de duas colunas (16,7 cm de largura). Caso se utilize algum programa para confecção de gráficos e figuras, o arquivo original deve ser enviado, especificando-se. No texto deverão ser sugeridos os locais onde devem aparecer, incluindo-se suas legendas. Os arquivos de imagens, desenhos e gráficos devem sempre que possível ser enviados em formato vetorial (CDR, EPS, AI, WMF etc), caso contrário os arquivos bitmap (TIF, BMP, JPG, PSD etc) devem ter boa definição (normalmente de 1000 a 2000 pixels de largura) tendo-se em mente que serão reproduzidos a partir desses originais. Os arquivos de fotografias devem ser em preto e branco, nítidas e em um dos formatos bitmap citados acima. No caso de micrografias, deve-se incluir a barra para referência dimensional. Todo o material ilustrativo deverá ter o arquivo correspondente nomeado de modo claro (por exemplo: figura-1a, figura-1b, quadro-1, tabela-1 etc).

 

Tamanho dos trabalhos

Todos os trabalhos encaminhados como artigos (independente da natureza) deverão ser apresentados numa extensão não excedendo a 20 laudas (incluindo figuras, tabelas e fotos). Os artigos de revisão, apesar de uma abordagem mais completa, não devem exceder 30 laudas; enquanto as comunicações, que são caracterizadas pela sua brevidade, não devem exceder 7 laudas.

Observação: Uma lauda corresponde a uma página de formato A4, com 25 linhas em espaçamento duplo, em fonte "Times New Roman", tamanho 12. Cada figura, tabela ou foto equivale a uma lauda.

 

Referências bibliográficas

As citações bibliográficas no texto devem aparecer entre colchetes, enumeradas na seqüência de aparecimento no texto e listadas no final do trabalho. As referências devem seguir o seguinte formato:

Artigos em Periódicos:

Cohen, D.; Siegmann, A. & Narkis, M. - Polym. Eng. Sci., 27, p.286 (1987).

Artigos em Anais:

Vesely, D. - "Microstructural Investigation of Polymer Blends", in: Anais do 4 Congresso Brasileiro de Polímeros, p.17, Salvador - BA, set/out (1997).

Livros/Capítulos de Livros:

Tadmor, Z. & Gogos, C. G. - "Principles of Polymer Processing", John-Wiley, New York (1979).

Hieber, C. A. - "Melt Viscosity Characterization and Its Application to Injection Molding", in: Injection and Compression Molding Fundamentals, cap.1, Avraam I. Isayev (ed.), Marcel Dekker Inc., New York (1987).

Teses:

Rabelo, D. - "Formação da Estrutura Porosa em Copolímeros à Base de Estireno e Divinilbenzeno", Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil (1993).

 

Encaminhamento e avaliação

Todos os trabalhos encaminhados para publicação são submetidos à apreciação do Comitê Editorial da Revista que os encaminhará para parecer de consultores. Devem seguir rigorosamente as orientações para publicação, caso contrário serão devolvidos aos seus autores. A aprovação dos mesmos está condicionada à sua qualidade técnica, substanciada através dos pareceres dos consultores. Os trabalhos deverão ser encaminhados à Secretaria da Revista através do sistema de submissão eletrônica de manuscritos disponível no endereço http://polimeros.submitcentral.com.br onde um dos autores deverá cadastrar-se para enviar o trabalho. Ao informar os dados do trabalho no sistema o autor deverá informar corretamente o nome de todos os co-autores e suas instituições tal como figura no manuscrito e enviar todos os arquivos necessários para permitir que os consultores realizem a avaliação.

Endereço:
Secretaria do Comitê Editorial
Revista "Polímeros: Ciência e Tecnologia"
Associação Brasileira de Polímeros
Rua São Paulo n 994, CEP 13560-340
São Carlos-SP - Brasil

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

ABPol - Associação Brasileira de Polímeros
Rua São Paulo n 994, CEP 13560-340
São Carlos - SP - Brasil
Tel./Fax: +55 16 3374-3949


revista@abpol.org.br