ISSN 0103-7307versión impresa
ISSN 1980-6248 versión online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política editorial

A Revista Pro-Posições ocupa uma posição consolidada como uma das principais publicações na área das Ciências da Educação, atingindo significativa variedade temática e conceitual e oferecendo um amplo escopo internacional, apoiado por seu corpo editorial.

São publicados artigos, ensaios e revisões bibliográficas originais. Textos submetidos são apreciados supondo-se que não foram previamente publicados e que não estão sendo examinados para publicação por nenhum outro periódico ou editora. Os artigos são avaliados pelos editores e por pareceristas ad hoc. Tanto os autores quanto os revisores permanecem anônimos durante todo o processo de avaliação.

 

Envio de manuscritos

ENCAMINHAMENTO - Os trabalhos devem ser encaminhados aos editores da revista para o e-mail propedit@unicamp.br (no formato .doc ou .rtf). A cada submissão, deve ser escaneada e anexada uma carta com a assinatura de todos os autores, atestando que o artigo não está sendo examinado para publicação por nenhum outro periódico ou editor. Em arquivo separado, deve ser fornecido o nome completo de cada autor, com informações detalhadas sobre sua filiação institucional e endereço completo (telefone, fax, email), acompanhado de uma breve nota curricular e de um endereço eletrônico que possa ser publicado com o artigo. Para garantir a avaliação anônima, todas as indicações de autoria devem ser apagadas dos originais. Aprovado o artigo para publicação, as informações necessárias poderão ser acrescentadas.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO - Após a revisão formal preliminar, a editoria encaminha o trabalho ao julgamento autônomo de no mínimo dois avaliadores, cujas áreas de competência estejam relacionadas com o tema do texto. Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas. Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pelos Editores.

IDIOMAS - A Pro-Posições recebe textos em português e também nos idiomas alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. Excetuando-se os artigos em espanhol, os textos serão traduzidos para o português e publicados, na versão online, também na língua original.

APRESENTAÇÃO e EXTENSÃO - A versão impressa deve ser apresentada em uma via, em folhas de papel A4 (297 x 210mm), em espaço duplo, com margens de no mínimo 3 cm. O texto deve ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12. Os artigos devem ter, no máximo, 40.000 caracteres com espaços e notas de rodapé e as resenhas, no máximo 15.000. Destaques em geral deverão ser feitos com aspas ou itálico, NÃO utilizando negrito ou sublinhado.

TÍTULOS, RESUMO, PALAVRAS-CHAVE, ABSTRACT e KEY-WORDS - Os artigos deverão vir acompanhados de: resumo (até 150 palavras), palavras-chave (até cinco) que, independentemente da língua original do texto, deverão ainda ser vertidos para o inglês (abstract e key words). O título também deve possuir uma versão para o inglês e deve ser conciso e especificar claramente o assunto tratado.

CITAÇÕES e REFERÊNCIAS - As citações literais curtas serão integradas ao parágrafo, colocadas entre aspas (NÃO utilizar itálico) e seguidas pelo sobrenome do autor do referido texto, ano de publicação e página ou páginas do texto citado, entre parênteses (Sobrenome do autor, ano, p.xx-xx). Quando o autor citado integra a frase, só o ano e a página serão colocados entre parênteses (ano, p. xx). As citações de mais de três linhas serão destacadas no texto em parágrafo especial, deixando um espaço de 4cm à esquerda. As referências sem citações literais devem ser incorporadas ao texto, entre parênteses, indicando o sobrenome do autor e o ano da publicação (Autor, ano).

ILUSTRAÇÕES, FIGURAS e TABELAS - As ilustrações, figuras e tabelas devem estar no corpo do texto impresso e conter legendas (figuras e ilustrações) ou enunciados (tabelas). As figuras devem ser acompanhadas, sempre que possível, dos originais, ou então digitalizadas com resolução mínima de 300 dpi e salvas em arquivos à parte.

NOTAS EXPLICATIVAS - As notas explicativas serão enumeradas consecutivamente dentro do texto, no formato de notas de rodapé.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - No final do trabalho devem ser incluídas, em ordem alfabética e com os nomes dos autores por extenso, somente as referências bibliográficas citadas no texto, segundo as normas da ABNT (NBR 6023/2002), de acordo com os exemplos a seguir:

a. Livro completo de um só autor:

SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.

b. Livro completo de dois ou três autores:

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.

c. Livro de mais de três autores:

SOBRENOME, Nome et al. Idem ao primeiro exemplo.

d. Capítulo/Artigo em livro:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: SOBRENOME, Nome (Ed./Org.). Título do livro em itálico. Idem ao primeiro exemplo.

e. Artigos em Revistas:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome da Revista em itálico, local, volume, número, página(s), data (mês e ano).

f. Dissertações e Teses:

SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou tese. Ano. Número de páginas. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em xxx [área]) - Nome da Instituição por extenso (Faculdade, Universidade), local.

g. Artigos em jornais:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome do jornal em itálico. Local, data, Caderno/Seção, página(s).

h. Publicação em meio eletrônico:

SOBRENOME, Nome. Título da matéria ou artigo. Título da publicação (site, revista), local, número, data (mês e ano). Disponível em: <http://www._______> (endereço eletrônico). Acesso em: (data).

A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) dos trabalhos.

RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA - Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Pro-Posições ou da Faculdade de Educação da Unicamp.

O envio de qualquer colaboração implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais à Pro-Posições, que não se obriga a devolver os originais das colaborações examinadas.

ENDEREÇO PARA ENVIO:

Faculdade de Educação - Unicamp
Revista Pro-Posições
Caixa Postal 6120 - Cidade Universitária Zeferino Vaz
13083-970 - Campinas - SP
http://www.proposicoes.fe.unicamp.br

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Av Bertrand Russel, 801 - Bloco C
13083-865 Campinas SP/ Brasil
Tel.: (55 19) 3521 5602
Fax: (55 19) 3521 5566


proposic@unicamp.br