ISSN 1415-6555 (1997-2008) versão impressa
ISSN 1982-7849 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

Linha Editorial

Missão:

A RAC tem como missão contribuir para o entendimento aprofundado da Administração mediante a divulgação de trabalhos relevantes de pesquisa, análises teóricas, artigos tecnológicos, casos para ensino, documentos, notas e resenhas bibliográficas que possam subsidiar as atividades acadêmicas e a ação administrativa em organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Em adição, de modo a colaborar para a manutenção dos padrões de ética na pesquisa, e ainda permitir a replicabilidade dos estudos publicados, a RAC desde junho de 2018 passou a adotar a política de dados e materiais abertos.

Escopo e Foco:

A RAC publica artigos de desenvolvimento teórico e trabalhos teórico-empíricos na área da Administração e das Ciências Contábeis. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas no tratamento de temas são aceitáveis, desde que consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área (artigos baseados em estudos mono-caso serão aceitos desde que tratem de organizações altamente representativas em suas áreas de atuação ou em caso de significativa contribuição para o conhecimento). Embora a RAC contemple artigos que tragam contribuições à prática gerencial, ela mantém espaço dedicado à prática no ambiente de mercado, ao mesmo tempo em que publica conteúdo dirigido à comunidade acadêmica. Desta forma, são também aceitos trabalhos que se concentrem na aplicação de modelos e ferramentas gerenciais em organizações. Por fim, a RAC publica, além de artigos científicos, artigos tecnológicos, casos para ensino, resenhas, notas bibliográficas e documentos para a reflexão da comunidade.

Público-alvo:

O público alvo é constituído principalmente de profissionais e estudantes, paralelamente, gestores de organizações públicas, privadas e do terceiro setor interessados no diálogo e na inovação da Administração e das Ciências Contábeis.

Requisitos:

Os artigos científicos, artigos tecnológicos, casos para ensino, documentos, notas e resenhas bibliográficas submetidos à apreciação da RAC devem ser inéditos, nacional e internacionalmente, não estando sob consideração para publicação em nenhum outro veículo de divulgação. Trabalhos publicados em anais de congressos podem ser considerados pelo Conselho Editorial, desde que estejam em forma final de artigo. Os artigos e documentos podem ser redigidos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola.

Submissão:

Para submeter trabalhos para a RAC os autores devem verificar todos os passos e exigências de formatação no Manual de Submissão no site www.anpad.org.br/rac - link 'Diretrizes para publicação'.

Áreas de interesse:

Administração da Informação, Administração de Ciência e Tecnologia, Empreendedorismo e Comportamento Empreendedor, Ensino e Pesquisa em Administração, Estratégias em Organizações, Finanças e Controle Gerencial, Gestão de Agronegócios, Gestão de Operações e Logística, Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Gestão Internacional, Gestão e Políticas Públicas, Gestão Social e Ambiental, Marketing, Organizações/ Comportamento Organizacional, Organizações/ Teoria das Organizações.

Análise dos Textos Submetidos - Sistema de Avaliação

Os textos submetidos, após a verificação de adequação à padronização e normas editoriais, são encaminhados para avaliação

Artigos Científicos, Artigos Tecnológicos e Casos para Ensino em Administração e Contabilidade: A avaliação passa por um sistema de revisão em que a primeira leitura se destina exclusivamente a avaliar a relevância dos artigos submetidos, sua adequação ao escopo da revista e aspectos como contribuição e ineditismo do texto. Somente os trabalhos considerados por editores e conselheiros como relevantes para a comunidade e, em particular, para os leitores do periódico, prosseguirão para as demais etapas de avaliação. Após aprovado nessa etapa, o trabalho segue para análise por pares, adotando o formato de avaliação anônima dupla (double blind review).

Documentos e debates: Os documentos submetidos são analisados pelo Editor-chefe e por Editores associados, de acordo com a política editorial, sem avaliação externa.

Resenhas e Notas bibliográficas: Os documentos submetidos são analisados pelo Editor-chefe, de acordo com política editorial, sem avaliação externa.

A RAC realiza análise de plagiarismo em algumas submissões e em todos os artigos aprovados. O periódico procura detectar problemas de plágio, auto-plágio, parafraseamentos insuficientes e citações inadequadas. A RAC adota o sistema iThenticate para identificação de plagiarismo.

 

Forma e preparação de manuscritos

Todas as informações necessárias para o preparo do manuscrito se encontram nos arquivos Diretrizes para Publicação e Breve Resumo das Normas da APA, disponíveis no site http://rac.anpad.org.br.

 

Envio de manuscritos

ATENÇÃO: Antes de submeter/enviar seu trabalho, verifique com atenção os seguintes itens:

  1. O trabalho a ser submetido encontra-se formatado de acordo com as Normas de Submissão da RAC? Orientações completas podem ser obtidas no link Diretrizes para Publicação.
  2. O arquivo está livre de vírus?
  3. Os dados dos autores solicitados no sistema ScholarOne estão preenchidos corretamente, exemplo: Os autores devem preencher com atenção seus dados no sistema (OBRIGATÓRIO PARA TODOS OS AUTORES). Verifiquem se todos os campos estão preenchidos corretamente, instituições de vinculação (no máximo duas por autor, no caso de estudante, informar o curso e instituição a que está vinculado), endereço completo da instituição – incluindo CEP, número do telefone de contato direto e ORCID. Se mais de um autor, ordenar de acordo com a contribuição de cada um no trabalho.
  4. O trabalho a ser submetido encontra-se com as citações e referências de acordo com as normas American Psychological Association (APA)? Orientações completas podem ser obtidas no link Breve Resumo das Normas da APA.

IMPORTANTE: Embora a RAC contemple artigos que tragam contribuições à prática gerencial, ela não é uma revista orientada à prática no ambiente de mercado, mas sim à comunidade acadêmica. Desta forma, não serão aceitos trabalhos que tratem apenas da aplicação de modelos e ferramentas gerenciais em organizações, ou mesmo a análise de casos que não tenham contribuição ao avanço do conhecimento teórico ou resultados empíricos de claras implicações acadêmicas.

Não há taxa para submissão e avaliação de artigos.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Revista de Administração Contemporânea – RAC
(Journal of Contemporary Administration)
Av. Pedro Taques, 294,
87030-008, Maringá/PR, Brasil
Tel. (55 44) 98826-2467


rac@anpad.org.br