Breve Histórico
RAM. Revista de administração Mackenzie. A RAM é a revista científica do Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Seu objetivo é divulgar trabalhos de pesquisa científica na forma de artigos de desenvolvimento teórico e teórico-empíricos inéditos e de qualidade que gerem novos conhecimentos no campo da administração de empresas. A Instituição detentora do copyright da RAM é a Universidade Presbiteriana Mackenzie. É classificada como Qualis A2. A RAM surgiu no ano 2000. Seus artigos são publicados coletivamente em edições que são identificadas por volume e número. O volume de cada edição corresponde ao número sequencial do ano-calendário, contado a partir do ano de fundação da revista (ano 2000). O número da edição corresponde ao número sequencial da edição em cada volume. Assim, o volume 4, número 2, corresponde à segunda edição publicada no ano 2003. Atualmente, a RAM publica seis edições anuais, contendo entre seis e oito artigos cada. Das seis edições anuais, pode haver uma ou mais edições especiais. A RAM teve suas edições impressas no período que compreendeu as publicações do volume 1, número 1, até o volume 6, número 1. A partir de então a RAM passou a ser publicada somente no formato eletrônico. Vale destacar que todas as edições (desde o volume 1, número 1) se encontram disponíveis neste website no formato eletrônico. No período de 2000 a 2004, a RAM teve periodicidade semestral. De 2005 a 2006, a periodicidade passou a ser trimestral. A partir do ano 2008, a periodicidade passou a ser bimestral, o qual é mantido desde 2018 no formato de publicação contínua. O título abreviado do periódico é Rev. Adm. Mackenzie, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas. O título em inglês é Mackenzie Management Review. |
Conformidade com a Ciência Aberta
A RAM exige que os autores preencham, no momento da submissão, o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta. No mencionado documento, o autor responsável pela submissão informa se o artigo é derivado de um preprint – a RAM aceita preprints – estando ciente de que essa informação será de conhecimento de todos os envolvidos no processo de avaliação do artigo. No mesmo documento, deve ser indicado se os dados da pesquisa submetida já estão disponíveis de forma aberta ou se poderão ser considerados como disponíveis em sua totalidade em algum momento até a publicação, ou ainda se em nenhum momento os dados estarão disponíveis de forma aberta e a justificativa para essa resposta. Ainda no referido formulário, o autor responsável pela submissão deve informar se aceita ou não que, quando for oferecida a opção, os pareceres obtidos durante o processo de avaliação podem ser publicados, e se, quando oferecida a possibilidade, os autores da submissão aceitam interagir diretamente com os avaliadores do artigo. |
Ética na Publicação
A RAM é membro da ABEC e signatária do DORA. As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). A Instituição ou quaisquer organismos editoriais vinculados à RAM não se responsabilizam pelos mesmos. Os textos enviados devem ser inéditos nacional e internacionalmente. A RAM não publica artigos de autores convidados ou artigos traduzidos de periódicos científicos estrangeiros. Porém, artigos que já foram apresentados em congressos, seminários e assemelhados poderão ser enviados, desde que não haja restrição por parte dos organizadores desses eventos. Todos os artigos submetidos, inclusive os que já foram apresentados em congressos, seminários e assemelhados passarão pelo processo de avaliação descrito acima. A RAM acredita que a qualidade dos pareceres que balizam as decisões de publicação de cada edição do periódico deve refletir um processo sério, transparente e criterioso de avaliação, cujo propósito deve ser tanto o avanço do conhecimento na área como o desenvolvimento dos pesquisadores. Entende-se a atividade do parecerista como parte de um processo contínuo e coletivo de construção de conhecimento que deve levar ao aprimoramento do conteúdo e da forma como as investigações são conduzidas. Para que tal intento se materialize em publicações de artigos de reconhecida excelência, nacional e internacionalmente, é requisitado aos pareceristas da RAM, com base no documento Boas Práticas da Publicação Científica da ANPAD, a atenção às diretrizes abaixo listadas:
Os interessados em se candidatar como avaliadores ad hoc devem enviar e-mail para a RAM, justificando sua proposta, no qual deve constar: a seção da RAM à qual pretendem se vincular; cinco palavras-chave que expressem sua área de especialização, certificadas pelo registro no currículo Lattes da titulação e da produção bibliográfica científica em periódicos Qualis e eventos reconhecidos como de qualidade na área de conhecimento de Administração; o número de artigos que pode avaliar por ano; o estado da Federação em que reside; e o endereço (URL) de seu currículo Lattes no sítio do CNPq. As solicitações dos candidatos serão avaliadas pelo Editor-Chefe e pelos Editores de Seção. O recrutamento de membros do Comitê Editorial Científico é feito via convite do editor da revista. A atividade dos membros desse comitê é voluntária e não remunerada. Os pré-requisitos para participação são os mesmos dos avaliadores ad hoc. Adicionalmente, os membros desse comitê devem possuir título de doutor há pelos menos 5 anos e possuir produção bibliográfica científica e técnica expressiva e reconhecida como de qualidade pelo corpo editorial na sua área de especialização. |
Foco e Escopo
A RAM é uma revista científica cuja missão é contribuir para a excelência das atividades acadêmicas na área de conhecimento de administração de empresas e para o desenvolvimento da ação administrativa nas organizações via a divulgação de trabalhos de pesquisa científica na forma de artigos de desenvolvimento teórico e artigos teórico-empíricos inéditos, de qualidade e que gerem novos conhecimentos no campo, com expressiva magnitude de contribuição. A RAM está estruturada em três seções. A primeira seção, denominada Gestão Humana e Social nas Organizações, publica trabalhos sobre o desenvolvimento das organizações com foco em questões sociais e humanas, a fim de contribuir para a geração de processos de gestão inovadores nas organizações, baseados em relações de respeito e confiança com os stakeholders, valores, cultura organizacional, diversidade e aprendizagem organizacional. A segunda seção, denominada Finanças Estratégicas, abriga trabalhos voltados para o tema de como as empresas e os indivíduos tomam decisões sobre captação e aplicação de recursos (financeiros e/ou não financeiros), tendo como parâmetro o conceito de criação de valor para o acionista/proprietário. A terceira seção, denominada Conhecimento, Estratégia e Inovação (CEI), publica trabalhos relacionados ao desenvolvimento e ao desempenho das organizações dos diversos portes e segmentos da economia, enfatizando tecnologias modernas de gestão de seus recursos internos e externos (tangíveis, intangíveis ou tecnológicos). As pesquisas são focadas em temáticas contemporâneas, como a gestão do conhecimento, dinâmica intra e interorganizacional, a estrutura da indústria, as fontes de vantagens competitivas, as teorias evolucionárias, a capacidade dinâmica das organizações, operações estratégicas, gestão logística e da cadeia de suprimentos, modelos de negócios e estratégias de inovação, visando a compreensão e a proposição de ajustes para a organização em suas capacidades organizacionais a fim de satisfazer as demandas dos setores em que atuam, focando na criação, captura e apropriação de valor, e no desempenho estratégico e competitivo. São cinco os requisitos para aceitação de submissões:
O público-alvo da RAM é formado pelos profissionais e estudantes da academia de administração e pelos gestores de organizações públicas, privadas e do terceiro setor interessados no desenvolvimento da administração. |
Preservação Digital
Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO. |
Fontes de Indexação
A RAM é indexada por:
A RAM é referenciada pelos seguintes Diretórios: |
Ficha Bibliográfica
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Websites e Mídias Sociais
POLÍTICA EDITORIAL
Os critérios utilizados para avaliação dos artigos são os seguintes: TÍTULO
INTRODUÇÃO
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
MÉTODO – ANÁLISE
DISCUSSÃO - CONCLUSÃO
LIMITAÇÕES - ESTUDOS FUTUROS
ESTUDO DE CASO
EDITORAÇÃO
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Preprints
Um preprint é definido como um manuscrito pronto para submissão a um periódico e que é depositado em servidores de preprints confiáveis antes ou em paralelo à submissão a um periódico. Essa prática se junta à da publicação contínua como mecanismos para acelerar a comunicação das pesquisas. Os preprints compartilham com os periódicos o ineditismo na publicação dos artigos e inibem o uso do procedimento duplo cego na avaliação dos manuscritos. O uso dos preprints é uma opção e escolha dos autores e cabe aos periódicos adaptarem suas políticas para aceitar a submissão de manuscritos previamente depositados em um servidor de preprint reconhecido pelo periódico”. Em consonância com a Ciência Aberta a RAM aceita preprints e incentiva publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como Preprints, SciELO Preprints e EmeRI, para que, sendo o caso, sejam discutidos abertamente, antes de serem publicados. |
Processo de avaliação por pares
O processo editorial da RAM ocorre em 3 etapas eliminatórias, descritas a seguir: 1. Na primeira etapa o artigo recebido é analisado pelo Editor-Chefe e na sequência pelo Editor da Seção para a qual o artigo foi submetido para revisão de admissão (desk review). Os editores podem eventualmente solicitar um parecer às cegas dupla de um membro do Corpo Editorial Científico (especializado na área do artigo) para apoiar sua decisão. Nesse processo, os editores se certificarão de que o artigo cumpre os requisitos básicos para ser acolhido no processo editorial:
Artigos que não estejam de acordo com esses requisitos básicos ou com os critérios e características técnicas exigidas pela RAM (veja política editorial, políticas das seções temáticas e orientações aos autores) serão rejeitados pelo Editor-Chefe ou pelo Editor de Seção. No momento da submissão, o autor responsável deve indicar qual foi a participação de cada um dos autores na realização do artigo, de acordo com os critérios da Taxonomia CRediT. Para ser considerado autor de uma submissão é preciso que o pesquisador tenha cumprido ao menos os critérios de participação ativa nos resultados do artigo e de revisão e aprovação da versão final do manuscrito. 2. A segunda etapa corresponde à avaliação anônima dos artigos encaminhados para publicação pelo sistema de avaliação às cegas dupla. Os artigos serão encaminhados pelos Editores de Seção a avaliadores ad hoc, escolhidos a partir de suas áreas de especialização, disponibilidades e cujas afiliações sejam de estados diferentes dos estados dos autores. Os Editores de Seção coordenam essa fase do processo editorial. Os artigos aprovados serão encaminhados ao Editor-Chefe com sugestão para sua publicação. Os Editores de Seção podem eventualmente solicitar um parecer às cegas dupla de um membro do Corpo Editorial Científico (especializado na área do artigo) para apoiar sua decisão. 3. Na terceira etapa do processo de avaliação o Editor-Chefe toma a decisão final sobre a publicação. Eventualmente o Editor-Chefe pode solicitar a um membro do Comitê Editorial Científico que valide em um processo de avaliação às cegas dupla as etapas anteriores. Nesse caso, o artigo aprovado na fase anterior e os respectivos pareceres dos avaliadores ad hoc (não identificados) são encaminhados ao um membro do Comitê Editorial Científico (especializado na área do artigo) para análise e validação. Os artigos aprovados são apresentados e recomendados para publicação ao Editor-Chefe pelo membro do Comitê Editorial Científico. Os artigos aprovados são publicados com o nome do Editor responsável. Também em sintonia com as práticas da ciência aberta, o periódico oferece a autores e pareceristas opções de abertura do processo de avaliação por pares, com ou sem identificação dos seus nomes. A autorização para divulgação do nome poderá ser dada pelos autores no momento de submissão do artigo e pelos avaliadores no preenchimento do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta. |
Dados abertos
Prezando pela consolidação de processos de Ciência Aberta, é solicitado ao autor o compartilhamento de todos os conteúdos códigos de programa, dados, e outros materiais subjacentes ao texto do manuscrito. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas. Os autores devem informar durante a submissão se o artigo possui dados abertos, no preenchimento do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta. O repositório em que se encontram os dados e informações, se for o caso, deve ser citado no texto de acordo com o Guia de citação de dados de pesquisa: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia-de-citacao-de-dados_pt.pdf. Para compartilhamento, o autor pode utilizar o repositório de suas instituições, bem como identificar repositórios relevantes e certificados: Lista de repositórios para depósito de dados de pesquisa: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Lista-de-Repositorios-Recomendados_pt.pdf. |
Cobrança de Taxas
A RAM – Revista de Administração Mackenzie não cobra taxas para submissão de artigos. A tradução para o inglês é de responsabilidade dos autores. |
Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação
Em caso de informações incorretas que eventualmente sejam identificadas em um artigo já publicado será publicada uma errata com a devida correção. A retratação de um artigo será aplicada em casos específicos, que sejam avaliados pelo Comitê Editorial da revista. A RAM adota os seguintes Guias: |
Política sobre Conflito de Interesses
Um interesse conflitante para a RAM é qualquer interesse de ordem financeira, profissional ou pessoal, que interfira realmente ou potencialmente na elaboração, avaliação, ou publicação de um artigo e do trabalho que o gerou. Autores e seus empregadores (instituições acadêmicas ou não), patrocinadores, avaliadores e editores podem possuir interesses conflitantes. Os interesses conflitantes podem ser considerados ocultos ou explícitos, reais ou percebidos. Para cumprir sua missão a RAM considera importante assegurar dentro do possível que as pesquisas que apresenta na forma de artigos estejam livres de vieses. Assim, o editor da revista pode decidir não aceitar artigos que acredite possam ter sido comprometidos de alguma forma pelos interesses conflitantes declarados por seus autores. Quaisquer interesses conflitantes do autor ou dos coautores em relação ao artigo e ao trabalho que o gerou que sejam relevantes e tenham surgido em até cinco anos a partir do começo do trabalho devem ser informados. No processo de submissão, o primeiro autor deve declarar em seu nome e dos demais coautores a existência de eventuais interesses financeiros, pessoais ou profissionais que possam realmente ou potencialmente ter influenciado o trabalho e a elaboração do artigo. Exemplos de interesses conflitantes incluem, porém, não se limitam a: subvenções para pesquisa recebidas de quaisquer fontes, subvenções para viagens ou participações em reuniões, prestação de serviços pagos, relações com o corpo editorial da RAM, relações com as organizações envolvidas e participação em agências governamentais. Todas as fontes de financiamento para o trabalho devem ser descritas, incluindo seu papel, inclusive o envolvimento na decisão de submissão do artigo para publicação. Subvenções recebidas pelas instituições ou organizações que financiaram o trabalho de outras instituições ou organizações e sejam do conhecimento dos autores devem ser declaradas. O editor tomará a decisão final sobre a relevância dos interesses conflitantes declarados pelos autores e sua possível influência sobre o trabalho ou o artigo. Se necessário, discutirá essa questão com os avaliadores ad hoc e corpo editorial. A decisão se baseará nos interesses conflitantes declarados pelos autores. Os avaliadores ad hoc da RAM também deverão declarar interesses conflitantes antes do início da avaliação de qualquer artigo. Caso o avaliador julgue que não pode avaliar um artigo em função de interesses conflitantes deve notificar o editor. |
Adoção de softwares de verificação de similaridade
Os artigos enviados à RAM são submetidos ao software iThenticate para verificação do percentual de semelhanças com outros textos disponíveis na internet. A RAM aceita trabalhos oriundos de trabalhos de conclusão de curso (monografias, dissertações, teses etc.), e eventos acadêmicos, mas pede que haja uma redução do percentual de semelhança entre a versão anterior e a versão submetida à revista. |
Questões de Sexo e Gênero
A RAM busca manter equilibradas em seu corpo editorial e com relação aos autores que publicam na revista as questões de sexo e gênero, observando as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). |
Comitê de Ética
Os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa, nos casos em que foi necessária a aprovação. |
Direitos Autorais
Após a aprovação do artigo os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. O(s) autor(es) concedem à RAM o direito de primeira publicação. |
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Responsabilidade do site:
Responsabilidade do autor:
A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons – BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo.
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Patrocinadores e Agências de Fomento
Editora Mackenzie |
Editor-chefe
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Editora Assistente
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Editores de Seção
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Editores de Métodos
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Comitê Editorial
Conselho de Política Editorial
Comitê Editorial Científico
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Produção Editorial
Coordenação Editorial
Suporte técnico
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Tipos de documentos aceitos
Para submeter o artigo, o primeiro autor deve necessariamente se cadastrar na RAM, na plataforma ScholarOne. Após o cadastro, para submeter um artigo, o autor deverá acessar a RAM a partir do seu login e senha e optar na página do usuário pela categoria autor. No procedimento de submissão do artigo, o primeiro autor será solicitado a preencher as informações cadastrais dos coautores. O Resumo da Biografia do autor e dos coautores deve ser informado obrigatoriamente pelo primeiro autor na submissão do artigo. Os resumos devem ter aproximadamente 50 palavras e conter titulação, afiliação, cargo e interesses de pesquisa. A titulação corresponde a duas informações: o título acadêmico de maior valor do autor (ex.: bacharel; mestre; doutor; livre docente) e a Instituição que o concedeu. A afiliação corresponde à Instituição principal a que o autor está atualmente vinculado. Em ambos os casos, as Instituições devem aparecer por extenso e devem conter necessariamente duas unidades organizacionais. Por exemplo, faculdade e universidade ou departamento e faculdade. Alunos devem indicar na titulação o nível que cursam (ex., graduando, mestrando, doutorando) e na afiliação a instituição a que estão vinculados. A titulação e a afiliação dos autores (conforme preenchidos na submissão) serão publicadas na folha de rosto do artigo, caso seja aprovado. Os resumos completos das biografias dos autores (conforme preenchidos na submissão) serão disponibilizados para consulta pelos leitores no acesso ao artigo na página da RAM. Agradecimentos devem ser inseridos durante o processo de submissão do artigo pelo primeiro autor no campo "Agências de Fomento". Por favor, mencione subvenções relevantes recebidas e as URLs das instituições ou organizações financiadoras. Acrescente a sentença "Os financiadores não tiveram influência no desenho do estudo, na coleta e análise de dados, na decisão de publicar e na preparação do artigo". Caso a afirmação não esteja correta, não é necessário acrescentar a sentença e o primeiro autor deve preencher o campo "Conflito de Interesses", explicando o papel dos patrocinadores ou financiadores no trabalho e no artigo. Os conteúdos dos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garantem que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceira parte ou qualquer material de natureza obscena, difamatória ou de outra maneira ilegal. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte. Após a submissão, o artigo será avaliado de acordo com o processo de avaliação por pares. A revista reserva-se o direito de solicitar aos autores possíveis alterações nos textos aprovados para publicação. O primeiro autor acompanhará o processo editorial, receberá solicitações de alterações e submeterá versões revisadas do artigo via o sistema de editoração eletrônico da RAM, a partir do seu login e senha, na categoria de usuário autor. Os textos enviados devem ser inéditos nacional e internacionalmente. Porém, artigos que já foram apresentados em congressos, seminários e assemelhados poderão ser enviados, desde que não haja restrição por parte dos organizadores desses eventos. Após aprovação do artigo, todos os autores deverão se cadastrar na RAM, informando o endereço para correspondência e o e-mail que serão publicados na folha de rosto do artigo. Os autores receberão por e-mail o documento "Cessão de Direitos Autorais", que deverá ser assinado por todos os autores, e enviado pelo correio convencional à RAM. Os artigos enviados não devem estar em processo de avaliação simultânea ou terem sido publicados em outros periódicos. Caso essa situação seja verificada, o artigo será rejeitado e os autores ficarão suspensos da possibilidade de submissão de artigos à RAM pelo período de três anos. Além disso, o editor do periódico na qual foi identificado o processo de avaliação simultâneo será notificado do ocorrido. |
Contribuição dos Autores
Durante a submissão, o autor correspondente e responsável pela submissão deve informar a contribuição específica de cada um dos autores com relação aos artigos, de acordo com a taxonomia do CREDiT, cujos critérios estarão disponíveis também na plataforma de submissão da ScholarOne. |
Preparação do Manuscrito
Forma e preparação de manuscritos A RAM aceita contribuições acadêmicas na forma de artigos científicos em português, inglês ou espanhol (a critério dos autores) que sejam de interesse para a área de conhecimento de administração e para a atuação do administrador de empresas, conforme a sua política editorial. Caso a submissão seja realizada em inglês, não é necessário enviar a versão em português. Se a submissão for realizada em português ou em espanhol, é preciso enviar as versões em português e inglês para publicação. A tradução é de responsabilidade dos autores. No momento da submissão os autores devem informar na aba indicada da plataforma o seu ORCID. Os manuscritos deverão ser formatados no editor Word for Windows 6.0 ou superior, formato A4, em espaçamento 1,5, fonte Times New Roman, corpo 12, margens superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2 cm. O TEXTO COMPLETO contemplando todos os elementos (folha de rosto, resumo, abstract, corpo do texto, referências e apêndices) DEVERÁ TER NO MINIMO 7600 PALAVRAS E NO MÁXIMO 8400 PALAVRAS. As figuras, tabelas ou quadros devem ser apresentados no próprio corpo do texto do artigo, próximo do local onde estão sendo mencionados (arquivo principal). Além disso, as figuras, tabelas e quadros, inseridos no texto, devem ser disponibilizados separadamente, cada um em um arquivo suplementar separado, no formato fonte do software no qual foram gerados. Esses arquivos devem ser submetidos juntos com o arquivo principal. Os arquivos suplementares devem conter no máximo 1MB. Em virtude do grande número de submissões, fica restrito a autores e coautores a submissão de, no máximo, dois trabalhos por ano à RAM. No caso de chamadas especiais, cada autor pode submeter apenas um artigo para a chamada, não importando se é autor ou coautor, e essa submissão será computada nos dois trabalhos por ano que cada autor pode enviar. Não é permitido submeter novamente artigos rejeitados, mesmo que haja mudanças. Também não é permitido submeter um artigo a duas seções da RAM simultaneamente. Cada autor deve publicar apenas um artigo durante um mesmo ano, independentemente de sua posição como autor no artigo. O número máximo de autores por artigo é 5. Mudanças na autoria dos artigos durante o processo de avaliação editorial não é permitido. Os arquivos e o conteúdo do texto e das figuras, tabelas e quadros não devem conter identificação do autor ou dos coautores. Caso seja possível identificar o autor ou os coautores o artigo será rejeitado. Recursos especiais de edição como sublinhado, hifenização, macros, recuos etc. devem ser evitados. O Itálico deve ser reservado para palavras em língua estrangeiras. Destaque de palavras e símbolos deve ser feito em negrito. Os títulos e subtítulos devem ser escritos em negrito e não devem ser longos, ocupando no máximo duas linhas e devem ter de 12 a 15 palavras. Notas devem ser usadas o menos possível. Quando usadas, devem ser colocadas no rodapé. Elas devem ser numeradas sequencialmente ao longo do corpo do texto. A apresentação do manuscrito (o qual conterá o corpo do texto e será submetido no arquivo principal) deve seguir o seguinte formato:
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Formato de Envio dos Artigos
Os artigos devem ser submetidos apenas em formato .doc, .docx (Word), e devem conter: Título, resumo e palavras-chave (esses três itens tanto em inglês como no idioma do artigo – espanhol ou português), texto do artigo, e referências, seguindo as instruções disponíveis no item Forma e preparação de manuscritos. Nas abas de submissão o autor correspondente e responsável pela submissão deve preencher o nome completo, filiação, e-mail, e ORCID de todos os autores. |
Ativos Digitais
Quadros, tabelas, figuras, mapas, ilustrações e demais ativos digitais devem ser enviados na submissão tanto estando presentes ao longo do texto, quando são citados, como devem ser submetidos separadamente em formato de documentos suplementares. Devem ser enviados em formato editável. |
Citações e Referências
A RAM segue as normas APA de publicação, conforme itens anteriores. |
Documentos Suplementares
Os autores devem anexar em formato de documentos suplementares todas as figuras que também estiverem no manuscrito, assim como o Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta preenchido. |
Declaração de Financiamento
Os autores devem informar ao periódico se houve fonte de financiamento para a realização da pesquisa, em aba que está disponível nos campos de submissão da plataforma ScholarOne. Agradecimentos devem ser enviados após a aprovação do artigo. |
Contato
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas |