ISSN 1518-6776 versão impressa
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INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

Política Editorial

A RAM é um periódico científico cuja missão é contribuir para a excelência das atividades acadêmicas na área de conhecimento de administração de empresas e para o desenvolvimento da ação administrativa nas organizações via a divulgação de trabalhos de pesquisa científica na forma de artigos de desenvolvimento teórico e teórico-empíricos inéditos e de qualidade que gerem novos conhecimentos no campo.

A RAM está estruturada em três seções. A primeira seção, denominada Gestão Humana e Social nas Organizações, publica trabalhos sobre o desenvolvimento das organizações com foco em questões sociais e humanas, a fim de contribuir para a geração de processos de gestão inovadores nas organizações, baseados em relações de respeito e confiança com os stakeholders. A segunda seção, denominada Finanças Estratégicas, abriga trabalhos voltados para o tema de como as empresas e os indivíduos tomam decisões sobre captação e aplicação de recursos (financeiros e/ou não financeiros), tendo como parâmetro o conceito de criação de valor para o acionista/proprietário. Por fim, a terceira seção, denominada Recursos e Desenvolvimento Empresarial, publica trabalhos que exploram o estudo dos recursos internos e externos às organizações como condicionantes da dinâmica competitiva, da evolução empresarial e da estratégia, discutindo aspectos da gestão organizacional.

O escopo e o foco da RAM estão centrados em artigos de desenvolvimento teórico e artigos teórico-empíricos. São aceitas diferentes abordagens teóricas e metodológicas relacionadas aos temas associados às seções supra mencionadas, desde que relevantes para o desenvolvimento da Administração.

São cinco os requisitos para aceitação de submissões. O primeiro é que cada um dos autores tenha submetido no máximo dois artigos no ano para a RAM, independentemente de sua posição na autoria (autor ou co-autor). Ou seja, se um autor submete um artigo como primeiro autor e outro como terceiro autor, ele não poderá submeternenhum outro artigo naquele ano. O segundo requisito é que os artigos sejam inéditos, nacional e internacionalmente, e que não estejam sob consideração para publicação em nenhum outro veículo de divulgação. Trabalhos publicados em anais de congressos são considerados, desde que estejam na sua forma final para publicação. O terceiro requisito é que os artigos estejam redigidos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola. O quarto requisito é que estejam associados aos temas da seção para a qual foram submetidos e de acordo com a política da seção. O quinto requisito é que os artigos atendam aos critérios e características técnicas exigidas pela RAM (diretrizes aos autores).

O público alvo da RAM é formado pelos profissionais e estudantes da academia brasileira de administração e pelos gestores de organizações públicas, privadas e do terceiro setor interessados no desenvolvimento da administração.

Processo de Avaliação por Pares

O processo de avaliação da RAM ocorre em 3 etapas eliminatórias, descritas a seguir:

1. Na primeira etapa o artigo recebidoé analisado pelo corpo editorial da revista quanto à sua adequação à política editorial e à política da seção para a qual foi submetido. Artigos que não estejam de acordo com os critérios e características técnicas exigidas pela RAMserãorejeitados.
2- A segunda etapa corresponde à avaliação anônima dos artigos encaminhados para publicação pelo sistema de avaliação às cegas dupla. Os artigos serão encaminhados pelos Editores de Seção a avaliadores ad hoc, escolhidos a partir de suas áreas de especialização, disponibilidades e cujas afiliações sejam de estados diferentes dos estados dos autores. Os Editores de Seção coordenam essa fase do processo editorial. Os artigos aprovados serão encaminhados ao Editor-Chefe com sugestão para sua publicação. Os Editores de Seção podem eventualmente solicitar um parecer às cegas dupla de um membro do Corpo Editorial Científico (especializado na área do artigo) para apoiar sua decisão.
3-  Na terceira etapa do processo de avaliação o Editor-Chefe toma a decisão final sobre a publicação. Eventualmente o Editorial Científico que valide em um processo de avaliação às cegas dupla as etapas anteriores. Nesse caso, o artigo aprovado na fase anterior e os respectivos pareceres dos avaliadores ad hoc (não identificados) são encaminhados ao um membro do Comitê Editorial Científico (especializado na área do artigo) para análise e validação. Os artigos aprovados são apresentados e recomendados para publicação ao Editor-Chefe pelo membro do Comitê Editorial Científico.

Os artigos aprovados são publicadoscom o nome do Editor responsável. Para publicação, os autores deverão assinar Carta de Direitos Autorais, cujo modelo será enviado aos autores por e-mail, reservando os direitos, inclusive de tradução à RAM. Os autores deverão assinar a carta e enviá-la por correio convencional à RAM no prazo máximo de 2 semanas.

Os critérios utilizados para avaliação dos artigos são os seguintes:

1. Atualidade e oportunidade do tema.
2. Adequação do título ao conteúdo.
3. Objetivo do trabalho claro e bem definido.
4. Relevância do problema de pesquisa.
5. Relação do problema de pesquisa com a literatura.
6. Criatividade e ineditismo da abordagem.
7. Estrutura do texto e redação adequados a um trabalho científico.
8. Adequação ao padrão ABNT.
9. Linguagem clara, concisa e sem erros ortográficos ou gramaticais. Leitura fluida e agradável.
10. Base teórico-conceitual consistente, abrangente e expressiva do estado-da-arte do conhecimento na área.
11. Desenvolvimento teórico adequado e bem estruturado.
12.Descrição da metodologia da pesquisa clara, abrangente e objetiva.
13. Adequação da metodologia ao problema de pesquisa.
14. Desenvolvimento claro e adequado do argumento.
15. Descrição dos resultados clara, abrangente e contendo as evidências necessárias.
16. Análise estatística.
17. Adequação dos métodos de análise de dados.
18. Profundidade da análise.
19. Conclusão coerente com os objetivos do trabalho.
20. Conclusão consistente com a metodologia e as evidências apresentadas.
21. O trabalho representa contribuição científica para a área de conhecimento de administração.
22. O trabalho apresenta valor para pesquisadores.
23. O trabalho apresenta valor para a prática administrativa pública, privada ou do terceiro setor.

O prazo médio para resposta aos autores de um artigo submetido é de 180 dias contados da data de recebimento na RAM.

As opiniões, idéias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). A Instituição ou quaisquer organismos editoriais vinculados à RAM não se responsabilizam pelos mesmos.

Os textos enviados devem ser inéditos nacional e internacionalmente. A RAM não publica artigos de autores convidados ou artigos traduzidos de periódicos científicos estrangeiros. Porém, artigos que já foram apresentados em congressos, seminários e assemelhados poderão ser enviados, desde que não haja restrição por parte dos organizadores desses eventos. Todos os artigos submetidos, inclusive os que já foram apresentados em congressos, seminários e assemelhados passarão pelo processo de avaliação descrito acima.

O processo de recrutamento de avaliadores ad hoc ocorre via convite do corpo editorial para participação no processo de seleção ou a partir de proposta do candidato interessado enviada via e-mail para a RAM. A atividade de avaliador ad hoc é voluntária e não remunerada. Os candidatos devem cumprir os seguintes pré-requisitos para se tornarem avaliadores ad hoc da RAM:

1. Possuir titulação mínima de mestre e desejável de doutor em administração ou área de conhecimento afim emitida por um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu brasileiro reconhecido pela CAPES ou um Programa de Pós-Graduação estrangeiro equivalente ao Stricto Sensu no Brasil com qualidade reconhecida pelo corpo editorial.
2. Possuir produção bibliográfica científicaemadministração (em áreas vinculadas àsuatitulação e especialização) em periódicos e eventos classificados no Qualis na área de conhecimento de administraçãoe reconhecida como de qualidade pelo corpo editorial.
3. Atuar ou apresentar sólida experiência em atividades de ensino no nível de graduação e/ou pós-graduação em administração, em áreas vinculadas àsua titulação, especializaçãoe produção científica e técnica.
4. Desenvolver atividades de pesquisa científica na área de conhecimento de administração, vinculadas àárea de especialização, conforme sua titulação e produção bibliográfica e técnica.
5. Aárea de especialização do candidato (conforme sua titulação e produção científica e técnica) deve corresponder ou ser afim a pelo menos uma das seções temáticas da RAM.
6. Caso o candidato seja aprovado, ele será vinculado à seção da RAM mais afim com sua área de especialização, conforme sua titulação e produção científica e técnica, e somente poderá avaliar artigos vinculados à sua área de especialização.

Os interessados em se candidatar a serem avaliadores ad hoc da revista devem enviare-mail para a RAM, justificando sua proposta, no qual deve constar o endereço de seu currículo Lattes e a seção da RAM à qual pretendem se vincular. As solicitações dos candidatos serão avaliadas pelo corpo editorial.

O recrutamento de membros do Comitê Editorial Científico é feito via convite do editor da revista. A atividade dos membros desse comitê é voluntária e não remunerada. Os pré-requisitos para participação são os mesmos dos avaliadores ad hoc. Adicionalmente, os membros desse comitê devem possuir título de doutor há pelos menos 5 anos e possuir produção bibliográfica científica e técnica expressiva e reconhecida como de qualidade pelo corpo editorial na sua área de especialização.

Os avaliadores ad hoc e os membros do Comitê Editorial Científico da RAM são recredenciados bianualmente de acordo com as informações disponíveis em seus curricula Lattes e com os pré-requisitos apresentados acima.

Política de Interesses Conflitantes

Um interesse conflitante para a RAM é qualquer interesse de ordem financeira, profissional ou pessoal, que interfira realmente ou potencialmente na elaboração, avaliação, ou publicação de um artigo e do trabalho que o gerou. Autores e seus empregadores (instituições acadêmicas ou não), patrocinadores, avaliadores e editores podem possuir interesses conflitantes. Os interesses conflitantes podem ser considerados ocultos ou explícitos, reais ou percebidos.

Para cumprir sua missão a RAM considera importante assegurar dentro do possível que as pesquisas que apresenta na forma de artigos estejam livres de vieses. Assim, o editor da revista pode decidir não aceitar artigos que acredite possam ter sido comprometidos de alguma forma pelos interesses conflitantes declarados por seus autores.

Quaisquer interesses conflitantes do autor ou dos co-autores em relação ao artigo e ao trabalho que o gerou que sejam relevantes e tenham surgido em até cinco anos a partir do começo do trabalho devem ser informados. No processo de submissão, o primeiro autor deve declarar em seu nome e dos demais co-autores a existência de eventuais interesses financeiros, pessoais ou profissionais que possam realmente ou potencialmente ter influenciado o trabalho e a elaboração do artigo. Exemplos de interesses conflitantes incluem, porém, não se limitam a: subvenções para pesquisa recebidas de quaisquer fontes, subvenções para viagens ou participações em reuniões, prestação de serviços pagos, relações com o corpo editorial da RAM, relações com as organizações envolvidas e participação em agências governamentais. Todas as fontes de financiamento para o trabalho devem ser descritas, incluindo seu papel, inclusive o envolvimento na decisão de submissão do artigo para publicação. Subvenções recebidas pelas instituições ou organizações que financiaram o trabalho de outras instituições ou organizações e sejam do conhecimento dos autores devem ser declaradas.

O editor tomará a decisão final sobre a relevância dos interesses conflitantes declarados pelos autores e sua possível influência sobre o trabalho ou o artigo. Se necessário, discutirá essa questão com os avaliadores ad hoc e corpo editorial. A decisão se baseará nos interesses conflitantes declarados pelos autores.

Os avaliadores ad hoc da RAM também deverão declarar interesses conflitantes antes do início da avaliação de qualquer artigo. Caso o avaliador julgue que não pode avaliar um artigo em função de interesses conflitantes deve notificar o editor.

Declaração de Direito Autoral

Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:

1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, anoe páginas) deveser referenciada de forma explícita e clara.
4. O autor pode fazer fotocópias do artigo, ou distribuí-lo por meio eletrônico, desde que com o objetivo de atender às suas próprias aulas e atividades de pesquisas, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referênciaà publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, anoe páginas) sejafeita deforma explícitae clara na página de rostode todas as cópias feitas do artigo.

 

Forma e preparação de manuscritos

A RAM aceita contribuições acadêmicas na forma de artigos científicos em português, inglês ou espanhol (a critério dos autores) que sejam de interesse para a área de conhecimento de administração e para a atuação do administrador de empresas, conforme a sua política editorial.

Os manuscritos deverão ser formatados no editor Word for Windows 6.0 ou superior, formato A4, em espaçamento 1,5, fonte Times New Roman, corpo 12, margens superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2 cm, não podendo exceder 30 páginas, contemplando todos os elementos (folha de rosto, resumo, abstract, corpo do texto, referências e apêndices).

As figuras, tabelas ou quadros devem ser apresentados no próprio corpo do texto do artigo, próximo do local onde estão sendo mencionados (arquivo principal). Além disso, as figuras, tabelas e quadros, inseridos no texto, devem ser disponibilizados separadamente, um em cada arquivo, os quais devem ser submetidos juntos com o arquivo principal. Os arquivos devem conter no máximo 1MB.

Em virtude do grande número de submissões, fica restrito a autores e co-autores a submissão de, no máximo, dois trabalhos por ano à RAM.

O número máximo de autores por artigo é 6.

Os arquivos e o conteúdo do texto e das figuras, tabelas equadros não devem conter identificação do autor ou dos co-autores. Caso seja possível identificar o autor ou os co-autores o artigo será rejeitado.

Recursos especiais de edição como sublinhado, hifenização, macros, recuos etc devem ser evitados. O Itálico deve ser reservado para palavras em língua estrangeiras. Destaque de palavras e símbolos deve ser feito em negrito.

Os títulos e subtítulos devem ser escritos em negrito e não devem ser longos, ocupando no máximo duas linhas.

Notas devem ser usadas o menos possível. Quando usadas, não devem ser colocadas no rodapé. Devemaparecer no final do texto, antes das referências. Elas devem ser numeradas sequencialmente ao longo do corpo do texto.

A apresentação do manuscrito(o qual conterá o corpo do texto e será submetido no arquivo principal) deve seguir o seguinte formato:

Folha de rosto não identificada: Título em português seguido pelo resumo em português. O resumo deve ser justificado e em bloco único, contendo no mínimo 300 e no máximo 350 palavras. O resumo deve ser escrito de forma concisa e clara. Ele deve conter: o objetivo da pesquisa; a base teórica adotada; a metodologia e a abordagem adotadas (quando adequado);oescopo teórico e empírico; os principais resultados encontrados na análise dos dados (quando adequado); implicações práticas, ou seja, quais mudanças devem ser feitas na prática da administração como resultado da pesquisa (se houver); implicações sociais da pesquisa, seus impactos na sociedade enas políticas públicas(se houver); originalidadee valor do trabalho, incluindo a contribuição teórica e metodológica; e as limitações identificadas no processo de pesquisa (se houver). Após o resumo, devem ser inseridas cinco palavras-chave em português.
Corpo do texto: O corpo do texto deve aparecer em uma nova página. Não inicie uma nova página a cada subtítulo. Observe que as partes convencionais de um artigo científico teórico-empírico devem incluir: Introdução, referencial teórico, procedimento metodológico, resultados e análises, conclusão, referências e, opcionalmente, apêndices. O referencial teórico deve necessariamente cobrir a produção científica nacional e internacional relevante dos últimos 5 anos. Apêndices devem ser utilizados o menos possível.
Citações: Sempre que alguma fonte for utilizada, deve-se citar o sobrenome(s) do(s) autor(es) e o ano da publicação. No caso de citações diretas a página da referência deve ser mencionada. Todas as fontes citadas devem ser mencionadas nas referências após a "folha de resumen".
Figuras, tabelas e quadros: Os títulos e legendas (quando necessárias) devem estar no próprio corpo do texto junto às figuras, tabelas e quadros(arquivo principal). Também devem ser colocadosnos arquivos suplementares.
Título em inglês e Abstract: O "abstract" é o próprio resumona língua inglesa. Valem as mesmas orientações dadas parao resumo.Após o abstract devem ser inseridas cinco palavras-chave em inglês (Keywords) compatíveis com as palavras chaves do resumo em português.
Título em espanhol e Resumen: O "resumen" é o próprio resumo em espanhol. Valem as mesmas orientações dadas parao resumo.Após o resumen devem ser inseridas cinco palavras-chave em espanhol (Palabras Clave) compatíveis com as palavras chaves do resumo em inglês e português.
Normas para apresentação do trabalho: É obrigatório o uso das normas da ABNT (atuais) para apresentação de trabalhos científicos (NBR6022:2003; NBR6023:2002; NBR6028:2003; NBR10520:2002).

Para submeter o artigo, o primeiro autor deve necessariamente se cadastrar na RAM. No processo de cadastro o autor deve optar pelacategoria autor além da categoria leitor.

Após o cadastro, para submeter um artigo, o autor deverá acessar a RAM a partir doseu login e senha e optar na página do usuário pela categoria autor. A seguir deve escolher a opção de submissão onlinena página SOBRE a revista. No procedimento de submissão do artigo, o primeiro autor será solicitado a preencher as informações cadastrais dos co-autores.

O Resumo da Biografia do autor e dos co-autores deve ser informado obrigatoriamente pelo primeiro autor na submissão do artigo. Os resumos devem ter aproximadamente 50 palavras e conter titulação, afiliação, cargo e interesses de pesquisa. A titulação corresponde a duas informações: otítuloacadêmico de maior valor do autor (ex. : bacharel; mestre; doutor; livre docente) e a Instituição que o concedeu. A afiliação corresponde à Instituição principal a que o autor está atualmente vinculado. Em ambos os casos, as Instituiçõesdevem aparecer por extenso e devem conter necessariamente duas unidades organizacionais. Por exemplo, faculdade e universidade ou departamento e faculdade. Alunos devem indicar na titulação o nível que cursam (ex. , graduando, mestrando, doutorando) e na afiliação a instituição a que estão vinculados. A titulação e a afiliação dos autores (conforme preenchidos na submissão) serão publicadas na folha de rosto do artigo, caso seja aprovado. Os resumoscompletos das biografias dos autores (conforme preenchidos na submissão) serão disponibilizados para consultapelos leitores no acesso ao artigo na página da RAM.

Agradecimentos devem ser inseridos durante o processo de submissão do artigo pelo primeiro autor no campo "Agências de Fomento". Por favor, mencione subvenções relevantes recebidas e as URLs das instituições ou organizações financiadoras. Acrescente a sentença "Os financiadores não tiveram influência no desenho do estudo, na coleta e análise de dados, na decisão de publicar e na preparação do artigo". Caso a afirmação não esteja correta, não é necessário acrescentar a sentença e o primeiro autor deve preencher o campo "Conflito de Interesses", explicando o papel dos patrocinadores ou financiadores no trabalho e no artigo.

Os conteúdos dos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte.

Após a submissão, o artigo será avaliado de acordocom o processo de avaliação por pares. A revista reserva-se o direito de solicitar aos autores possíveis alterações nos textos aprovados para publicação. O primeiro autor acompanhará o processo editorial, receberá solicitações de alteraçõese submeterá versões revisadas do artigo via o sistema de editoração eletrônico da RAM, a partir do seu login e senha, na categoria de usuário autor.

Os textos enviados devem ser inéditos nacional e internacionalmente. Porém, artigos que já foram apresentados em congressos, seminários e assemelhados poderão ser enviados, desde que não haja restrição por parte dos organizadores desses eventos.

Após aprovação do artigo, todos os autores deverão se cadastrar na RAM, informando o endereço para correspondência e o email queserão publicados na folha de rosto do artigo. Os autores receberão por e-mail o documento "Cessão de Direitos Autorais", que deverá ser assinado por todos os autores, e enviado pelo correio convencionalàRAM.

Os artigos enviados não devem estar em processo de avaliação simultânea em outros periódicos. Caso essa situação seja verificada, o artigo será rejeitado e os autores ficarão suspensos da possibilidade de submissão de artigos à RAM pelo período de três anos. Além disso, o editor do periódico na qual foi indentificado o processo de avaliação simutâneo será notificado do ocorrigo.

 

Envio de manuscritos

Os trabalhos devem obedecer às políticas editoriais e às diretrizes para autores adotados pela RAM. A avaliação dos artigos recebidos seguirá o processo de avaliação por pares. As políticas e as instruções para os autores estão disponíveis em http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/index. Os artigos devem ser submetidos unicamente pela página da Revista de Administração Mackenzie.

 

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