ISSN 0034-7612 versão impressa
ISSN 0034-7612 online version

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A RAP aceita contribuições de qualidade e rigor académico na área de Administração e Políticas Públicas, explorando suas interfaces com Teorias Organizacionais, Ciência Política, Economia, Estudos Urbanos ou Relações Internacionais. Seu principal lócus empírico é o contexto brasileiro e, mais amplamente, ibero-americano, mas trabalhos de outros contextos também são bem-vindos. A linha editorial segue, em seus princípios, a missão da Fundação Getulio Vargas: avançar nas fronteiras do conhecimento na área das Ciências Sociais e afins, produzindo e transmitindo ideias, dados e informações, além de conservá-los e sistematizá-los, de modo a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país, a melhoria dos padrões éticos nacionais, uma governança responsável e compartilhada e para a inserção do país no cenário internacional.

A abreviatura de seu título é Rev. Adm. Pública, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, em referências e legendas bibliográficas.

Avaliação Pelos pares 
Todos os trabalhos submetidos à apreciação da RAP devem ser inéditos (nacional e internacionalmente), não estando sob consideração para publicação em qualquer outro veículo de divulgação. A revista segue as diretrizes da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq (07/10/2011) e recomenda sua leitura atenta. Todos os artigos submetidos são lidos pelo editor e pelos editores adjuntos, que examinam a adequação do trabalho à linha editorial da revista e poderão rejeitar artigos - sem a necessidade de apresentar pareceres - que não estejam próximos da fronteira teórico-empírica das temáticas públicas ou que não respeitam os princípios e diretrizes básicos de comunicação acadêmica responsável. Num segundo momento, dois avaliadores analisam o artigo em processo duplo-cego, fazem comentários e oferecem, quando relevantes, sugestões de melhoria. Esta etapa poderá envolver reavaliações contínuas, no intuito de reunir esforços para o aprimoramento dos trabalhos. Caso não haja consenso, o artigo será enviado para um terceiro avaliador. Depois de aprovado pelo corpo científico da revista, o artigo é submetido à edição, verificação bibliográfica e de normas da ABNT e à revisão ortográfica e gramatical. A versão final é enviada ao autor principal para a sua aprovação formal antes de ser publicado, não sendo aceita qualquer modificação posterior. Após esta aprovação, o artigo segue para a impressão e a publicação eletrônica na base de indexação SciELO.

 

Fluxograma do processo editorial

 

Forma e preparação de manuscritos

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Fundação Getulio Vargas. Os artigos deverão ser inéditos, excetuando-se trabalhos publicados em anais de congressos.

A revista não recebe artigos enviados por outros meios. Todos os trabalhos devem ser submetidos pelo Sistema de submissão ScholarOne.
- Dois é número máximo de artigos que podem ser submetidos por autor no período de um ano, independentemente da posição de autoria.
- O número máximo de autores por artigo é 5; não serão permitidas alterações (inclusão e substituição) na autoria dos artigos após as etapas desk review e double blind review.

- Todos os artigos aprovados para publicação na RAP deverão ser traduzidos na sua versão final pelo(s) autor(es). As submissões podem ser redigidas em Português (com tradução para o Inglês); Inglês (com tradução para o Português) e Espanhol (com tradução para o Inglês).

 

As seções publicadas na RAP

  1. Artigos nacionais e internacionais (redigidos em português, inglês ou espanhol) de orientação empírico teórica.
  2. Seções temáticas com chamadas específicas para submissão de trabalhos.
  3. Artigos convidados, notas e comentários sobre temas da atualidade.
  4. Fórum Perspectivas Práticas: São veiculados trabalhos de interesse prático, importantes do ponto de vista da perspectiva prática do setor público.

Formato do texto:

- Até 4 mil palavras incluindo os resumos, títulos e palavras-chaves, ilustrações (quadros, tabelas, gráficos e outros), referências bibliográficas e notas de rodapé (evitar o uso);

- Normas APA;

- Espaçamento entre linhas 1,5 pts; fonte Times New Roman 12; margens superior e inferior de 2,5 cm e esquerda e direita de 3,0 cm; formato do papel no tamanho A4 (29,7 x 21 cm).

Forma de apresentação dos artigos originais


A RAP desde novembro de 2018 utiliza para citações e referências bibliográficas as normas da 
American Psychological Association (APA). Os originais deverão ser submetidos conforme as regras em anexo (ver arquivo) e abaixo:

- Em arquivo Word enviado pelo sistema de submissão do ScholarOne;

- Formatação do texto: espaçamento entre linhas 1,5 pts; fonte Times New Roman 12; margens superior e inferior de 2,5 cm e esquerda e direita de 3,0 cm; formato do papel no tamanho A4 (29,7 x 21 cm);

- Ter entre 6.000 e 8.000 palavras incluindo os resumos, títulos e palavras-chaves, ilustrações (quadros, tabelas, gráficos e outros), referências bibliográficas e notas de rodapé (evitar o uso);

- Resumos em português, espanhol e inglês com no máximo 250 palavras cada um, títulos com até 12 palavras cada e indicação de até cinco palavras-chave nos três idiomas;

- Notas de rodapé: deve-se restringir sua utilização e evitar notas longas;

- Deve-se evitar qualquer identificação do(s) autor(es) direta ou indiretamente no início ou ao longo do texto do artigo;

Ilustrações (figura, tabela, quadro, gráfico, mapa, imagem e outros)

A identificação deverá aparecer na parte superior, precedida da palavra designada (figura, tabela, quadro, gráfico, mapa, imagem e outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos e do respectivo título. Na parte inferior da ilustração, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, ainda que seja elaboração do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto.

A qualidade da imagem da(s) ilustração(ões) deve estar em alta definição para visualização e leitura, assim como o tamanho da fonte utilizada.

 

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Fundação Getulio Vargas
Rua Jornalista Orlando Dantas, 30
CEP: 22231-010 / Rio de Janeiro-RJ Brasil
Tel.: +55 (21) 3083-2731


rap@fgv.br