ISSN 0102-7638 versão impressa
ISSN 1678-9741 versão online

SOBRE ESTA REVISTA

 

Informação básica

O Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery/Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (BJCVS/RBCCV) é o órgão oficial de publicação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), Associação Médica que fundada em 1969 como Departamento de Cirurgia Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), tendo como seu Presidente o Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, e como Secretário Geral o Prof. Dr. Adib D. Jatene.

Em abril de 1986, em Assembleia Geral, esse Departamento foi transformado em Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, contendo, em seus estatutos, a criação de um órgão oficial de publicação.

Em agosto de 1986, foi lançada a Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, com dois fascículos naquele ano, tendo como editor Adib D. Jatene. O Dr. Adib ficou como Editor-Chefe até 1996, quando foi substituído pelo Prof. Dr. Fábio Jatene. Em 2002, assume o Prof. Dr. Domingo Braile, no cargo até hoje.

De 1987 a 1991, o BJCVS/RBCCV teve periodicidade quadrimestral e, de 1992 até 2014, foi publicada trimestralmente. A partir de 2015, passou a ter periodicidade bimestral, com seis edições ao ano e conteúdo apenas em inglês. Adotou o título de Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Braz J Cardiovasc Surg) a fim de obter maior visibilidade internacional. É editada ininterruptamente desde a sua criação e distribuída gratuitamente aos membros da SBCCV, com acesso gratuito a todos os seus exemplares on-line.

Desde 2005, todo o processo de submissão, revisão e publicação de artigos é feito pela Internet no site www.bjcvs.org.

O BJCVS/RBCCV é o único periódico de cirurgia cardiovascular publicado regularmente no Brasil, no Hemisfério Sul, México e Caribe. Representa um importante veículo de divulgação de conhecimentos não só para os cirurgiões brasileiros, mas também sul-americanos que não dispõem de periódicos regulares e de reconhecida arbitragem em seus países nessa área.

O BJCVS/RBCCV sempre esteve na vanguarda da comunicação científica, incorporando as novidades, como o DOI (Digital Object Identifier) e a marcação dos arquivos em XML. Também está presente nas redes sociais, com páginas no Facebook e Twitter, além de um blog.  É disponibilizado, também, nos formatos ePub / eBook (para smartphones, tablets e congêneres) e Flip (que tem a mesma formatação da edição impressa).

A abreviatura de seu título é Braz J Cardiovasc Surg, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

 

Fontes de indexação

O BJCVS é indexado em:

  • EBSCO

  • Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (Lilacs)

  • PUBMED-MEDLINE

  • PUBMED CENTRAL

  • ProQuest

  • Thomson-Reuters

  • Scopus

  • Index Copernicus

  • Latindex

 

Propriedade intelectual

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

 

Patrocinadores

Os órgãos que financiam a revista são:

  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1505
15091-450 São José do Rio Preto SP Brasil
Tel: (17) 2136-7071 /Fax: (17) 2136-7030


bjcvs@sbccv.org.br