ISSN 0101-3289 versão impressa
ISSN 2179-3255 versão on-line

SOBRE A REVISTA

 

Informações básicas

Há mais de três décadas a Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), publicada sob a responsabilidade do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), vem contribuindo com a tarefa de divulgar, mas, também, de intervir na produção de conhecimento em Educação Física/Ciências do Esporte. Ao longo da trajetória de sua publicação, a RBCE vem registrando a história da Educação Física brasileira a partir de diferentes olhares e concepções, de distintas abordagens, temas, objetos e problematizações, publicando artigos originais em português, espanhol ou inglês.  

Por ocasião do lançamento da RBCE em setembro de 1979 e nos dez anos seguintes, a revista privilegiou a publicação de artigos originais, crônicas, notícias, anais de congressos, cursos, relatos de experiências, entrevistas, cartas de leitores, resenhas de teses e dissertações, além de focalizar temas como motricidade humana, dirigente esportivo, educação física especial, bem como trabalhos referentes aos dez anos do CBCE. O volume 12, aglutinando os números 1, 2 e 3 e publicado em 1992, configurou a primeira edição temática da revista, focalizando o tema do lazer. Durante a década de 1990, as edições temáticas foram mantidas e os temas determinados a partir das demandas dos associados, das Secretarias Estaduais e também considerando-se os eventos organizados pelo CBCE. Ensino da Educação Física, aprendizagem motora, currículo, questões de gênero, legislação, metodologia do ensino, avaliação, esporte, comunicação e mídia, lazer e meio ambiente, conferências e textos apresentados no Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, orientaram as edições temáticas daquela década. 

O vol. 30, n. 1 (set/2008) da RBCE demarca uma suspensão da orientação temática que vinha regendo a dinâmica editorial da revista, um deslocamento importante de indução da demanda de trabalhos na Educação Física/Ciências do Esporte. Esse remate colocou-se em favor do movimento da própria área, que tem se fortalecido com a criação de novos programas de pós-graduação e com o incremento na divulgação do conhecimento científico por meio da publicação de artigos com distintos enfoques e oriundos de investigações em diferentes linhas de pesquisa. A partir de setembro de 2008, por ocasião do seu vigésimo nono aniversário, ao lado das comemorações dos trinta anos do CBCE, a RBCE ganha sua versão digital junto ao Sistema de Editoração Eletrônico de Revistas (SEER), favorecendo a ampliação da disseminação, da transferência de informações científicas e o intercâmbio com entidades nacionais e internacionais, estudantes e profissionais ligados à área da Educação Física/Ciências do Esporte e demais interessados.  

A área geográfica de abrangência da RBCE atinge todo território nacional, além de outros países da América Latina e Europa. O quadro de associados do CBCE, incluindo bibliotecas e Instituições de Ensino Superior, que recebe gratuitamente e pelo correio a versão impressa deste periódico, encontra-se espraiado pelas mais diversas regiões do País e em inúmeras instituições de ensino e pesquisa, além de sócios que estão em países como Argentina, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Canadá, França, Portugal, Alemanha e Espanha. Este indicador demonstra uma posição de ponta a qual o País e a RBCE ocupam no cenário internacional e que vem se consolidando no âmbito das Ciências do Esporte/Educação Física. 

Entre as características do público alvo, destaca-se um evidente predomínio de pesquisadores consolidados (doutores seniores) ou em processo de consolidação (jovens doutores, doutorandos, mestrandos e alunos de graduação que se iniciam na pesquisa). Atingimos, assim, aos alunos de cursos de graduação, pós-graduação strictu senso e latu senso em Educação Física e áreas a fins, pesquisadores nacionais e internacionais, bibliotecas nacionais e internacionais, revistas nacionais e internacionais interessadas em intercâmbio de conhecimento. 

A RBCE é publicada trimestralmente. 

O título abreviado do periódico é Rev. Bras. Ciênc. Esporte (Impr.), que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Fontes de indexação

  • Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde – LILACS
  • SPORT DISCUS  
  • Ulrich's International Periodicals Directory – Ulrichsweb
  • Catálogo Coletivo Nacional De Publicações Seriadas – CCN
  • Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal – LATINDEX
  • SPORTSEARCH
  • Public Knowledge Project – PKP
  • Portal De Periódicos Da Capes – CAPES

 

Propriedade intelectual

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

 

Patrocinadores

A publicação recebe financiamento de:

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (http://www.cbce.org.br/)

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (www.cnpq.br)

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (www.capes.gov.br)

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS (www.fapergs.rs.gov.br/)

Apoio institucional:

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (www.ufsc.br)

Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (www.ufes.br)

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
Rua Felizardo, 750
90690-200 Porto Alegre RS Brasil
Tel.: (55 51) 3308-5838
Fax: (55 51) 3308-5811


rbceonline@gmail.com