ISSN 1806-9657 versão on-line

SOBRE ESTA REVISTA

 

Informações básicas

A Revista Brasileira de Ciência do Solo (RBCS) é uma revista de revisão por pares, editada pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo(SBCS) para divulgar as contribuições originais e relevantes sobre os novos conhecimentos nas diferentes áreas da ciência do solo.
O conteúdo da RBCS é organizado por Divisões e Comissões Científicas da SBCS e da International Union of Soil Sciences (IUSS).

A RBCS é publicada sem descontinuidade desde 1977. Até 1996 sua periodicidade era três fascículos por ano. Nos períodos de 1997 – 2002 e de 2003 – 2015 a periodicidade foi de quatro e seis fascículos por ano, respectivamente. Em todo este período a Revista foi publicada na forma impressa.
Em 2016 a RBCS passou por significativa reestruturação. Adotou o formato eletrônico com publicação continuada e iniciou a publicação exclusivamente em inglês, embora ela fosse opcional desde 2007. Em 2016 foram reestruturados o corpo editorial e o fluxo de avaliação dos manuscritos. Embora a submissão eletrônica tenha sido adotada desde 2007 com software próprio, em 2015 foi adotada uma plataforma de submissão e tramitação reconhecida internacionalmente, o ScholarOne.

A administração da RBCS é realizada pelo Conselho Editorial que é composto pelo Editor Chefe, Co-Editor, Editor Técnico, Editores de Área, e Editores Associados.
O manuscrito submetido é pré-avaliado pelo Editor Técnico quanto ao escopo, a adequação às normas da revista e a verificação de similaridade (ocorrência de plágio) com o uso do Crossref Similarity Check.
O manuscrito com submissão aceita é designado, de acordo com a sua especificidade, para um dos Editores de Área (AreaEd). O AreaEd ratifica, ou não, a adequação do manuscrito ao escopo da revista e faz uma avaliação de caráter abrangente da efetiva contribuição do trabalho para o ganho de conhecimento. Se pertinente, o manuscrito é designado para um Editor Associado (AE). O AE avalia o mérito científico específico à temática do manuscrito e, se pertinente, o submete a pelo menos três revisores ad hoc. Com base nos pareceres de pelo menos dois revisores e da sua própria análise, o AE recomenda o aceite ou a rejeição do manuscrito. Esta decisão será ratificada, ou não pelo AreaEd. No entanto, compete ao Editor Chefe emitir o parecer final, fundamentado nos pareceres dos AreaEd e AE. Manuscritos com tramitação interrompida pela a análise do AreaEd e AE também são encaminhados ao Editor Chefe para a deliberação final. Ao Editor Chefe compete, ainda, coordenar as atividades dos AreaEd e AE e revisores e manter um canal de comunicação com os autores. Os manuscritos são tramitados sem restrição de sigilo até o AE. Assim a identidade dos autores é preservada apenas para os revisores ad hoc.
O artigo publicado torna-se propriedade da RBCS e será disponibilizado no site da Revista (www.rbcs.org.br) e nas bibliotecas eletrônicas SciElo (www.scielo.br) e Redalyc (www.redalyc.org) ou em outras bases de dados que no futuro a Revista seja indexada. O conteúdo da Revista é licenciado pelo Creative Commons (CC BY) International attribution 4.0. que permite uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio de publicação, desde que o autor e a fonte original sejam creditados.
Os conceitos emitidos nos artigos, notas, revisões ou cartas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial da RBCS ou da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.
A RBCS encoraja o depósito dos dados utilizados nos artigos publicados em repositórios de dados de livre acesso. Isto aumentará a visibilidade dos mesmos e criará oportunidades para novas pesquisas em Ciência do Solo.

Repositórios sugeridos: The Free Brazilian Repository for Open Soil Data (febr) (http://www.ufsm.br/febr) e o Hydrophysical Database for Brazilian Soils (http://www.cprm.gov.br/publique/Hidrologia/Pesquisa-e-Inovacao/HYBRAS-4930.html). Outros repositórios podem ser consultados em Sientific Data (https://www.nature.com/sdata/policies/repositories).

 

Fontes de indexação

Os manuscritos publicados na Revista Brasileira de Ciência do Solo são indexados nas seguintes bases de dados:

Web of Science
Scientific Electronic Library Online – SciELO
Red de Revistas Científicas de América Latina y El Caribe, España y Portugal – Redalyc
Directory of Open Acess lournal – DOAJ
Chemical Abstracts.

 

 

Propriedade Intelectual

A RBCS tem formato eletrônico com e-ISSN 1806-9657, publicado continuamente e o seu conteúdo é licenciado pelo Creative Commons (CC BY) International attribution 4.0.

 

Apoio Financeiro

Além dos recursos financeiros gerados pelas taxas de publicação, a RBCS conta com o suporte financeiro da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e das seguintes agências governamentais: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons


2007 Sociedade Brasileira de Ciência do Solo

Secretaria Executiva
Caixa Postal 231
36570-000 Viçosa - MG
Tel./Fax: +55 31 3899 2471


sbcs@ufv.br