ISSN 0100-0683 versão impressa
ISSN 1806-9657 versão on-line

SOBRE ESTA REVISTA

 

Informações básicas

A Revista Brasileira de Ciência do Solo é um periódico de divulgação científico, publicado pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, fundada em 1947, responsável pela divulgação de trabalhos técnico-científicos originais e inéditos de interesse da Ciência do Solo.

Tais trabalhos não podem ter sido publicados nem oferecidos para publicação em outro lugar, excetuando-se, nessas limitações, os apresentados em Congresso, na forma de resumo. A convite da Comissão Editorial, serão aceitas revisões de literatura.

Os trabalhos serão submetidos à aprovação pela Comissão Editorial.

Comentários e cartas de sócios poderão ser enviados para divulgação ao Editor Responsável.

Os conceitos emitidos em artigos ou notas assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da redação ou da S.B.C.S. Permite-se a reprodução total ou parcial dos trabalhos, desde que seja indicada explicitamente a fonte.

O primeiro número da Revista Brasileira de Ciência do Solo (RBCS) foi lançado em 1977 (volume 1), em Campinas (SP).

Até 1997, quando a RBCS veio para Viçosa, foram editados 21 volumes, com três números/volume, com uma publicação de 1.110 artigos e o envolvimento de 169 instituições de pesquisa. Esse período foi coberto por um CD, que será lançado em julho de 2003. Neste CD, encontram-se todas as publicações científicas - revisões, artigos e notas - apresentadas em todos os fascículos da RBCS, nos volumes de 1 a 21 (1977 a 1997), no formato PDF, com estrutura que permite fazer busca por palavras-chave encontradas no título, resumo e summary. O sistema permite também fazer buscas sobre autores, entidades científicas envolvidas e tempo gasto para a publicação dos trabalhos, em todo o arquivo ou parte dele.

A partir do volume 21, a RBCS passou a ter periodicidade trimestral, com aproximadamente 30 artigos por número e, a partir de 2003, passou a ser bimestral, com uma média de 20 a 25 artigos por número.

A abreviatura de seu título é Rev. Bras. Ciênc. Solo, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

 

Fontes de indexação

Os artigos publicados na Revista Brasileira de Ciência do Solo são indexados ou resumidos por:

  • CAB Abstr.
  • Chem. Abstr.
  • Biocontrol News and Information
  • Forestry Abstracts
  • Georef
  • ISI
  • Redalyc
  • DOAJ

 

Propriedade Intelectual

All content of the journal, except where identified, is licensed under a Creative Commons attribution-type BY-NC.

 

Patrocinadores

A publicação recebe financiamento de:

  • CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

  • CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

  • FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

  • SBCS - Sociedade Brasileira de Ciência do Solo

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Secretaria Executiva
Caixa Postal 231
36570-000 Viçosa - MG
Tel./Fax: +55 31 3899 2471


sbcs@ufv.br