ISSN 1413-6538 versão impressa
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INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

1 A Revista Brasileira de Educação Especial publica artigos dos membros-sócios da ABPEE, cujo foco seja a Educação Especial. O recebimento dos artigos é em fluxo contínuo conforme ordem de chegada. O prazo para avaliação pode demorar de um a seis meses. O prazo para publicação pode demorar de 12 a 18 meses. A revista "on line" está aberta para toda a comunidade científica por meio do SciELO. Para garantir um espaço democrático na revista, cada autor e/ou coautor poderá publicar somente um artigo por ano / volume.

2 As colaborações podem ser apresentadas como:
2.1 Relato de pesquisa;
2.2 Ensaio teórico;
2.3 Revisão de literatura;
2.4 Resenha;
2.5. Entrevistas.

3 Os artigos devem ser inéditos (de preferência em português, inglês ou espanhol), cabendo à revista a exclusividade da sua publicação. Precisam atender aos seguintes critérios:
3.1 Adequação ao escopo da revista;
3.2 Qualidade científica, atestada pala Comissão Editorial e ouvido o Conselho Consultivo;
3.3 Cumprimento das presentes Normas;
3.4 Após aceitos, os artigos podem sofrer alterações não substanciais (reparagrafações, correções gramaticais e adequações estilísticas) na etapa de editoração de texto.
3.5 As resenhas deverão conter, no máximo, duas laudas e serem redigidas por, no máximo, dois autores. Somente serão aceitas resenhas cujo ano de publicação da obra for o ano de publicação da revista ou imediatamente anterior à publicação. Por exemplo, se a revista está sendo publicada em 2012, a obra deverá ter sido publicada em 2012 ou 2011.

4 Aceitação e revisão dos textos: os artigos recebidos são enviados (com exclusão do nome dos autores) a dois pareceristas pertencentes ao Conselho Consultivo da ABPEE que indicam a aceitação, a recusa ou as reformulações necessárias. Em caso de pareceres contrários a aceitação, o artigo é analisado pelos editores que definem ou não a sua publicação baseado nas indicações dos pareceres. A revisão da normalização técnica é realizada pelos editores.

5 Não há remuneração pelos trabalhos.

6 Não há taxa de submissão ou avaliação de artigo para a revista.

7 A revisão dos artigos ocorre em duas etapas. Na primeira, dois pareceristas do Comitê Editorial fazem uma triagem para verificar o cumprimento das normas editorais. Na segunda etapa, dois pareceristas do conselho consultivo avaliam o mérito do conteúdo do artigo. Caso um dos pareceristas negar a publicação, o artigo é submetido a um terceiro parecerista. Caso dois pareceristas rejeitem a publicação, o artigo é denegado.

A Revista adota o software Turnitin para identificação de plágio e/ou autopláglio.

8. A RBEE possui compromisso com o cumprimento de questões éticas relacionadas aos artigos publicados baseando-se nos seguintes documentos: a) Resolução CNE nº 466/2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos); b) Documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm)

9. A RBEE segue as normas da APA – American Psychological Association (APA, 2010).

 

Forma e preparação de manuscritos

CONSTITUIÇÃO DOS ARTIGOS

1 Identificação: folha de rosto contendo o título (em português, inglês e espanhol); título resumido (em português) autor (titulação, instituição, departamento, quando for o caso), endereço completo de todos os autores e e-mail para contato);

2 Resumo: O resumo deverá ser informativo, expondo o objetivo, metodologia, resultados e conclusões, quanto se tratar de relato de pesquisa. Deverá conter 250 palavras, não conter parágrafos e nem conter citações de autores e datas.

3 Palavras-Chave: fazer a indicação após o resumo (mínimo de três e máximo de cinco palavras). Utilizar o site do Thesaurus Brasileiro da Educação do INEP no site www.inep.gov.br.

4 Abstract e Keyword: O resumo em inglês deverá ser apresentado logo após o resumo em português e seguindo as mesmas normas apontadas anteriormente.

5 Texto, ensaio teórico e revisão de literatura: devem estar organizados em: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, sem numeração, podendo receber subdivisões, igualmente não numeradas. No caso de relatos, devem ter as seguintes seções: Introdução, Método, Resultados, Discussões e Conclusões (com numeração).
No caso de resenha de livros e teses, o texto deve conter todas as informações para a identificação do trabalho comentado.
OBS.: Usar negrito somente em títulos ou subtítulos. Caso haja necessidade de ressaltar expressões ou palavras usar o itálico, e não o sublinhado ou negrito. O uso de aspas, segundo as normas da American Psychological Association [APA] 6ª edição (2010), deverá ser usada somente em citações bibliográficas no texto de até 40 palavras.

6 Subvenção: menção de apoio financeiro recebido (ao início do artigo);

7 Agradecimentos: apenas se absolutamente indispensáveis (ao início do artigo, após aprovados).

8 Ilustrações (tabelas, gráficos, desenhos, mapas e fotografias): devem ter sua inclusão indicadas e incluídas ao longo do texto e também apresentadas à parte e em material que permita a reprodução.

9 Citações:
9.1 Notas: as notas explicativas1 precisam ser dispostas no rodapé, remetidas por números sobrescritos no corpo do texto.

10 Citações no texto:
10.1 Citações incorporadas ao texto dentro do parágrafo: a identificação das citações (sobrenome do autor, ano) deveram aparecer logo após as referentes citações. O nome do autor, quando dentro e fora dos parênteses deve vir somente com a primeira letra em maiúsculo, seguido do ano da publicação. Ex.:
[...] Identificou-se em vários estudos essa concepção (Farris, 1979; Henry & Jacobson, 1980; Vertuan, 1989), comprovando-se a constatação de Moura (1979).

10.2 Toda vez que a citação for literal, ou específica a um trecho da obra, e tiver menos que 40 palavras, ela deve aparecer entre aspas dentro do parágrafo. Ex.:

A didática especial aparece como prática docente específica de determinado conteúdo de ensino, e sua necessidade, segundo Boulos, 'se afirma, já que cada matéria e cada nível escolar apresentam as suas 'peculiares próprias' e seus problemas concretos' (apud Warde, 1992, p. 50).

10.3 Toda vez que a citação for literal, ou específica a um trecho da obra, e tiver mais que 40 palavras, ela deve aparecer com recuo à esquerda de quatro centímetros, em corpo menor, destacada em parágrafo isolado, não aparecer entre aspas e nem em itálico:

Pernambuco indica que uma prática significa

[...] estar trabalhando as mediações entre proposições oriundas de diferentes conhecimentos científicos que intervêm sobre a situação concreta que se estuda. Ao mesmo tempo, a partir dessa interação como o faz, novas questões são colocadas, novos conhecimentos e novas organizações de antigos conhecimentos se tornam necessários (1994, p. 92).

Dessa forma, percebe-se que ....

10.4 Citação de autores no texto.
10.4.1 Citação de dois autores. Ex.:
a) Fora do parênteses: Barbosa e Marinho-Araújo (2010);
b) Dentro do parênteses: (Barbosa & Marinho-Araújo, 2010).

10.4.2 Citação até cinco autores no texto. Ex:
a) Primeira citação: (Carnevale, Alexander, Davis, Rennick, & Troini, 2006);
b) Demais citações do mesmo autor e obra: Carnevale et al. (2006).

10.4.3 Citação com mais de cinco autores no texto. Ex.: Cassins et al. (2007, pp. 5-6).

10.4.4 Citação com autoria institucional que contém sigla. Ex.:
a) Primeira citação: American Psychological Association [APA] (2010);
b) Demais citações do mesmo autor e obra: APA (2010).

10.5 Citação de documentos legislativos e normas técnicas no texto. Ex.: Lei nº 13.146 (2015) ou (Lei nº 13.146, 2015).

11Referências:
11.1 Obedecerão as normas da APA de 2010. Serão arroladas ao final do texto com o título REFERÊNCIAS, em negrito. Esta lista de fontes (livros, artigos, etc.) deve aparecer em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, sem numeração, sem espaçamento entre linhas, sem recuo, com deslocamento de 0,75 cm, espaçamento depois de 12 pt e justificado.

11.2 Livros: Indicar Sobrenome, N. A. (nomes do autor abreviados em caixa alta e sobrenome somente com a primeira letra maiúscula) (Ano entre parênteses após o nome do autor). Título e subtítulo (em itálico) (Indicar o número da edição, se houver, colocar ponto, escrever ed. em caixa baixa) Cidade: Editora. Ex.:
Glat, R. (1993). Somos iguais a vocês: Depoimento de mulheres com deficiência mental. Rio de Janeiro: Agir.

Telford, C. W., & Sawrey, J. M. (1993). O indivíduo excepcional (4a ed.). Rio de Janeiro: Zahar.

11.3 Obras com mais de sete autores: após o sobrenome do sexto autor, inserir três pontos e o nome do último autor da obra. Ex.:
Cassins, A. M., Paula Junior, E. P. de, Voloschen, F. D., Conti, J., Haro, M. E. N., Escobar, M. ... Schmidt, V. (2007). Manual de Psicologia Escolar/Educacional (Coletânea Conexão Psi). Curitiba: Gráfica e Editora Unificado.

11.4 Obras com autor desconhecido, a entrada é feita pela palavra “Anônimo”. Ex:
Anônimo (1993). Diagnóstico do setor editorial brasileiro (64 p.). São Paulo: Câmara Brasileira do Livro.

11.5 Autoria institucional: Nome da Instituição por extenso (Ano). Título: Subtítulo. Local: Editora. Ex.:
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2015). Perfil dos estados e dos municípios brasileiros: 2014. Rio de Janeiro: IBGE.

11.6 Periódicos: Sobrenome, N. (Ano). Título de artigo. Título da Revista em itálico, cidade, volume (número), páginas. Ex.:
Marques, L. P. (1995). O filho sonhado e o filho real. Revista Brasileira de Educação Especial, Piracicaba, 2(3), 121-125.

11.7 Artigos Jornal: Sobrenome, N. (Ano, mês e dia de publicação). A Título do artigo. Título do Jornal, Cidade, número/caderno/seção, páginas. Ex.:
Pinto, J. N. (1975, janeiro 08). Programa explora tema raro na TV. O Estado de São Paulo, São Paulo, Caderno 2, p. 7.

11.8 Dissertações e teses (Autor, Ano, título e subtítulo em itálico, tese ou dissertação acompanhada da titulação entre parênteses, instituto, departamento, universidade, cidade, estado, país). Ex.:
Manzini, E. J. (1995). Formas de raciocínio apresentadas por adolescentes considerados deficientes mentais: Identificação através do estudo de interações verbais (Tese de Doutorado). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

11.9 Meio eletrônico ou internet
11.9.1 Artigo em jornal científico. Ex.:
Kelly, R. (1996). Eletronic publishing at APS: Its not just online journalism. APS News Online, Los Angeles. Recuperado em 25 de Novembro de 1998 de http://www.aps.org/apsnews/1196/11965.html.

11.9.2 Trabalho em congresso. Sobrenome, N. (ano, mês de publicação). Título do trabalho. Anais do Nome completo do evento, cidade, estado, país, número do evento. Ex.:
Silva, R. N., & Oliveria, R. (1996). Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. Anais do Congresso de Iniciação Científica da UFPe, Recife, Brasil, 4. Recuperado em 21 de Janeiro de 1997 de http://www.propesq.ufpe.br/anais/educ/ce04..htm.

11.10 Documentos Jurídicos, normas contábeis e normas técnicas
11.10.1 Documentos Jurídicos e normas contábeis. Ex.:
Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm.

11.10.2 Normas técnicas. Ex.:
ABNT NBR 6023, de 29 de setembro de 2002. Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas.

1 Esta numeração será disposta sem espaço entre a letra que a proceder ou logo após qualquer pontuação (quando houver).

 

Envio de manuscritos

12 Apresentação de artigos: (leia todos os itens antes de enviar o artigo)

12.1 Os artigos deverão ser enviados somente no FORMATO doc. para o  endereço que segue:

http://mc04.manuscriptcentral.com/rbee-scielo
Obs.: Não usar docx. Somente use doc.

12.2 Antes de entrar na homepage para envio do artigo abrir uma pasta no seu computador com os seguintes arquivos digitalizados:

a) Arquivo com o manuscrito sem identificação dos autores (documento principal)
b) Folha de rosto com nome, endereço COMPLETO e e-mail de TODOS os autores
c) Ofício de encaminhamento assinado por TODOS os autores (conforme modelo)
d) Carta de cessão dos direitos autorais assinada por TODOS os autores
e) Cópia de carta de aprovação do comitê de ética quando relato de pesquisa (a revista não publica relatos de pesquisa sem esse documento, seja de autor nacional ou internacional)
f) Número de cadastro no ORCID

Ofício de encaminhamento:

Por meio deste encaminhamos o artigo "NOME DO ARTIGO", de autoria de (indicar a ordem de autoria quando tratar de mais de um autor) para apreciação do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Educação Especial.
Informamos estar ciente e concordamos com as normas editoriais, inclusive com a norma número 1.

Carta de cessão de direitos autorais:

Venho por meio desta ceder os direitos autorais sobre o artigo (nome do artigo) para a Revista Brasileira de Educação Especial, a ser publicado na forma impressa e eletrônica, mantida pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Declaro que o mencionado artigo é inédito, como consta nas normas de publicação da referida Revista, e não foi publicado nem em outra revista e nem em meio digital, como páginas de Associações, sites ou CDs de eventos.

Assinatura (s)
Nome do autor (es)
 
Nome e Assinatura de TODOS os autores  

1.2.3 Formatação: papel A4 e com páginas numeradas em até 20 laudas incluindo as referências (espaço um e meio,  letra Times New Roman, tamanho 12, justificado, parágrafos com 2cm).

13 Ao enviar ou re-enviar o texto verificar normas básicas

Normas para encaminhamento, verificar se:

  • o ofício de encaminhamento está presente conforme normas;
  • carta de cessão de direitos autorais foi elaborada de acordo com modelo proposto;
  • todos os autores assinaram carta de cessão dos direitos autorais;
  • a carta do comitê de ética foi anexada (somente para relatos de pesquisa)
  • há indicação de endereço completo de todos autores e e-mail (s).

Normas técnicas da APA, verificar se:

  • atende as normas para citação bibliográfica;
  • atende as normas sobre referências;
  • faltam autores no texto que estão citados nas referências;
  • faltam referências de autores que estão citados no texto;
  • o texto impresso segue as normas de formatação da revista.

Normas referentes ao conteúdo, verificar se:

  • a revisão gramatical não foi realizada a contento;
  • foram utilizadas as palavras chaves do Thesaurus Brasileiro da Educação do INEP no site www.inep.gov.br. (ver artigo orientador);
  • o resumo atende às normas especificadas pela revista (ver artigo orientador);
  • o abstract atende às normas especificadas pela revista (ver artigo orientador).

Artigos para orientação a autores que estão na nossa homepage (no link Revistas www.abpee.net ou http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-6538&lng=pt&nrm=iso):

13.1. Cada autor poderá submeter um artigo por vez.

 

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