ISSN 1806-1117 versão impressa
ISSN 1806-9126 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

A Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF) é uma publicação trimestral mantida pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), dedicada a aspectos culturais e temas da área de física com uma abordagem ampla e pedagógica. A RBEF procura atingir um público formado por pesquisadores, alunos de pós-graduação, professores de física em todos os níveis, e a comunidade que atua na pesquisa e desenvolvimento de metodologia e materiais para o ensino de física.

Qualquer artigo submetido dentro desses objetivos será considerado para publicação, desde que não tenha sido publicado ou aceito para publicação em alguma outra revista. Todos os artigos serão revisados por pares, sob a responsabilidade dos editores, através de análises detalhadas do texto

Os autores devem se registrar no sistema eletrônico de submissão, fornecendo todas as informações solicitadas Os arquivos dos artigos poderão ser submetidos em diversos formatos (TEX, Word, ...). O próprio sistema gera um arquivo em pdf. Dentro da área do usuário, além de submeter o seu artigo, os autores poderão acompanhar o processo editorial desde a submissão até a eventual publicação. Embora haja um autor correspondente, todos os outros autores dividem a responsabilidade pelo conteúdo dos trabalhos submetidos.

Aceitam-se artigos em português, espanhol e inglês. Os autores devem indicar a seção mais apropriada para o seu artigo. Além do título, resumo e palavras-chave, na língua de redação do artigo, os autores devem registrar no texto do artigo as versões desses itens em português ou inglês, conforme o caso, sempre que isso for possível. Ou seja, os títulos, resumos e palavras-chave devem ser bilíngues. As referências completas devem ser dadas no final do artigo, seguindo a ordem de apresentação no texto. Devem ser dados com clareza os nomes dos autores, o nome completo do periódico, número do volume (em negrito), número da página e ano da publicação (entre parênteses). As referências a livros publicados devem apresentar o título em itálico, a editora, cidade da editora e ano da publicação. Havendo dúvidas, os autores devem consultar artigos publicados nos fascículos mais recentes da RBEF. As provas dos artigos aceitos serão enviadas aos autores para verificação.

Todos os artigos submetidos estão sujeitos a uma verificação inicial e a um processo de avaliação por pares. As submissões que não estiverem de acordo com as normas da RBEF, ou que contiverem ilustrações e texto de difícil leitura ou reprodução, serão devolvidas aos autores para as devidas correções antes do processo de avaliação. Os artigos aceitos editorialmente serão publicados on-line, de maneira continuada, pelo SciELO, sob a licença "creative commons".

A RBEF está dividida em diversas seções específicas. Na seção de "Artigos Gerais" serão aceitos artigos de física teórica, experimental ou computacional, abordando temas de física sob um ponto de vista didático, e procurando considerar aspectos pouco discutidos em textos clássicos ou assuntos de pesquisa escritos em nível acessível a não especialistas. A seção de "Pesquisa em Ensino de Física" é destinada à divulgação de trabalhos de pesquisa em ensino de física de forma ampla, envolvendo questões de fundamentação e metodologia de pesquisa educacional com relevância para o ensino de física. A seção de "História da Física e Ciências Afins" está aberta de forma ampla aos pesquisadores da área no Brasil, com ênfase em resultados que tenham implicações no ensino de física. Os artigos da seção sobre "Desenvolvimento de Materiais e Métodos" devem dar visibilidade aos trabalhos de desenvolvimento em ensino de física, referindo-se a inovações didáticas ou trabalhos estreitamente relacionados ao desenvolvimento de produtos e materiais didáticos.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Caixa Postal 66328
05389-970 São Paulo SP - Brasil