ISSN 0102-4744 versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF) publica artigos abordando os aspectos culturais e instrucionais da Física, visando atingir um amplo público formado por pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação, professores de Física em todos os níveis, e a comunidade que atua na pesquisa e desenvolvimento de metodologia e materiais para o ensino no país, bem como procura atuar na divulgação da Física e Ciências afins.

Qualquer artigo submetido dentro dos objetivos acima delineados será considerado para publicação desde que não tenha sido publicado ou aceito para publicação em alguma outra revista.

Todos os artigos serão revisados através da análise detalhada do texto dentro dos critérios apontados no "Questionário ao Árbitro" que os autores devem consultar.

 

Forma e preparação de manuscritos

Os autores devem se cadastrar no sistema online, que pode ser acessado pela página da RBEF no portal da SBF, www.sbfisica.org.br/rbef. Feito o cadastro e obtida uma senha, o autor correspondente deve seguir as instruções do portal para inserir um arquivo do seu manuscrito em formato pdf e fornecer dados sobre os autores e sobre o artigo. No momento da submissão o autor correspondente deve indicar a seção em que julga que o seu artigo possa ser melhor enquadrado: Cartas ao Editor; Artigos Gerais; Pesquisa em Ensino de Física; História da Física e Ciências Afins; Notas e Discussões. Normas para a seção Resenhas estão especificadas no portal da RBEF.

Na fase de análise dos artigos submetidos, todo o processamento é feito com arquivos do tipo pdf, incluindo figuras e ilustrações de boa qualidade. Arquivos fora de formatação serão devolvidos aos autores. Os manuscritos devem conter título, resumo e palavras-chave em português e em inglês. Após a aceitação final do artigo, os autores recebem um email solicitando o encaminhamento dos arquivos-fonte. Nessa fase, aceitam-se textos em TEX, de preferência, ou em formatos do tipo Word. Nesse último caso as figuras, que podem ser feitas em vários formatos, devem ser numeradas e vir em arquivos separados do texto. Os direitos autorais são dos autores e da RBEF, e não há nenhum custo de publicação.

As referências devem seguir a formatação da RBEF: devem aparecer numeradas no texto, e de forma explícita na relação final, contendo como de hábito os nomes dos autores, abreviação do periódico, número do volume (em negrito), número da página, e ano da publicação (entre parênteses). Em caso de referência a livro publicado, deve ser dado o título em itálico, a editora, a cidade da editora e o ano da publicação.

Exemplos:

1. J. Silva., Rev. Bras. Ens. Fis. 24, 123 (2002).
2. João Ninguém, O Futuro da Humanidade, Ed. da Universidade do Litoral Mineiro, Rio Seco, 9a. (2010).

As provas serão enviadas aos autores para verificação.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Caixa Postal 66328
05389-970 São Paulo SP - Brasil


studart@df.ufscar.br