Informações básicas
Título Completo: Revista Brasileira de Estudos da Presença Objetivos: A Revista Brasileira de Estudos da Presença tem como principal finalidade a divulgação de pesquisas artístico-científicas no campo das Artes Cênicas e nas áreas de interface que dão sustentação e mantém diálogo com as diferentes linguagens e os múltiplos contextos das artes e das ciências do espetáculo vivo, em especial, a Educação, a Antropologia, a Filosofia e a História. A revista publica, preferencialmente, trabalhos oriundos de estudos teóricos, experimentações práticas, pesquisas, reflexões e debates polêmicos e atuais, procurando oferecer aos seus leitores textos de qualidade e excelência, tanto de pesquisadores nacionais como traduções de trabalhos de pesquisadores estrangeiros. A linha editorial da revista contempla temáticas e metodologias inovadoras e de pouca divulgação nos veículos da área, enfatizando a experimentação e as abordagens contemporâneas, além de publicar trabalhos já consagrados no que tange à forma e/ou à argumentação. A ideia de Presença funciona para a linha editorial como um catalisador por intermédio do qual confluem perspectivas de pesquisa e análise que tenham como ênfase os processos criativos, em especial no teatro e na dança.
Publicam-se textos inéditos em português ou espanhol. A editoria pode convidar os autores lusófonos e hispanofalantes a enviarem versões em inglês para publicação bilíngue. A revista aceita originais em inglês e francês de autores estrangeiros e providencia versões para o português para publicação bilíngue.
Periodicidade: editada de forma contínua em volume único anual, dividida em quatro números temáticos O título abreviado do periódico é Rev. Bras. Estud. Presença, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas. |
Fontes de indexação
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Propriedade intelectual
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY 4.0 Internacional. |
Patrocinadores
A publicação recebe financiamento de:
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Editor
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Editores associados
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Editores para a popularização científica
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Comissão editorial
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Produção editorial
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Escopo e política
A revista publica, preferencialmente, trabalhos oriundos de estudos teóricos, experimentações práticas, pesquisas, reflexões e debates polêmicos e atuais, procurando oferecer aos seus leitores textos de qualidade e excelência, tanto de pesquisadores nacionais como traduções de trabalhos de pesquisadores estrangeiros. A linha editorial da revista contempla temáticas e metodologias inovadoras e de pouca divulgação nos veículos da área, enfatizando a experimentação e as abordagens contemporâneas, além de publicar trabalhos já consagrados no que tange à forma e/ou à argumentação. A ideia de Presença funciona para a linha editorial como um catalisador por intermédio do qual confluem perspectivas de pesquisa e análise que tenham como ênfase os processos criativos, em especial no teatro e na dança.
Publicam-se textos inéditos em português ou espanhol. A editoria pode convidar os autores lusófonos e hispanofalantes a enviarem versões em inglês para publicação bilíngue. A revista aceita originais em inglês e francês de autores estrangeiros e providencia versões para o português para publicação bilíngue. A Revista Brasileira de Estudos da Presença recebe tanto propostas de textos individuais quanto proposições de seções temáticas. Ambos são avaliados pelo princípio da avaliação cega por pares, ou seja, a partir de pareceres de, pelo menos, dois especialistas de Estados ou países diferentes do Estado ou país do autor. A revista aceita textos sob a forma de artigos científicos, evitando receber para avaliação textos que sejam: apenas projetos de pesquisa ou relatórios; somente revisão de literatura; recortes de trabalhos acadêmicos sem adaptação; relato de experiência sem discussão teórica aprofundada; incompletos ou insuficientemente elaborados para a temática que propõem; fora da área das Artes Cênicas e das áreas correlatas; escritos de maneira não acadêmica ou que contenham muitos erros de linguagem e digitação; formatados a partir de regras diferentes das praticadas pela revista. A Revista publica, ainda, ensaios, em função da importância que esse tipo de texto tem para a área, além de documentos de artistas, ou seja, textos livres, experimentais, poéticos ou em outras formas. Os textos a serem avaliados passam por três fases. Na primeira fase, o texto é encaminhado a dois pareceristas do conselho editorial ou a pareceristas ad hoc, (especialistas na área ou na abordagem do artigo em avaliação). Na segunda fase, os editores encaminham os textos que obtiveram dois pareceres favoráveis à publicação; devolvem aos autores os textos que obtiveram dois pareceres desfavoráveis; encaminham a um terceiro avaliador os textos que possuem dúvida ou contra-senso na avaliação; e, enviam aos autores os textos os quais os avaliadores fizeram sugestões de modificações como condição para publicação, dando um prazo de 30 dias para tais reformulações. A terceira fase consiste na avaliação das modificações feitas pelos autores, quando isso for necessário, e no encaminhamento dos textos aprovados para a revisão da linguagem e para a normalização. No intuito de fazer avançar a produção da área, todas as fases de avaliação estão acompanhadas de pareceres descritivos. A proposição de seção temática pode ser feita por um pesquisador que deve enviar de seis a dez textos, sendo, no mínimo, um texto de autor vinculado a instituição estrangeira. A seção deve possuir uma temática clara e diversidade de abordagens e vir apresentada pelo organizador, além dela reunir textos de pesquisadores de diferentes instituições, tendo, no máximo, um texto por autor ou coautor. O processo de avaliação das seções temáticas propostas segue o mesmo dos artigos individuais, conforme descrito acima. A revista pode, ainda, no sentido de incitar determinadas temáticas, convidar pesquisadores para enviar textos, em proporção bem inferior aos textos avaliados e sob a condição de se tratar de contribuição importante para a área. A revista aceita artigos a partir de comunicações de pesquisa já publicadas em Anais de eventos, desde que sejam substancialmente revistos e aumentados. Não há taxas para submissão e avaliação de artigos. |
Forma e preparação de manuscritos
1) A Revista Brasileira de Estudos da Presença publica, exclusivamente, textos inéditos resultantes de pesquisas, estudos, debates, práticas artísticas e científicas na área de Artes Cênicas e campos associados. Publicam-se textos inéditos em português ou espanhol. A editoria pode convidar os autores lusófonos e hispanofalantes a enviarem versões em inglês para publicação bilíngue. A revista aceita originais em inglês e francês de autores estrangeiros e providencia versões para o português para publicação bilíngue. 2) Os textos a serem publicados devem estar no formato de artigo, dando ênfase à dimensão teórica e apresentando uma contribuição singular e importante para a área. O (s) autor (s) são inteiramente responsáveis pela forma e pelo conteúdo de seu (s) artigo (s). 3) É recomendado que textos que se referem à performances, espetáculos ou similares apresentem imagens e/ou vídeo que devem vir no corpo do texto, legendados abaixo da inserção, em espaço simples, centralizados. Os autores declaram ter os direitos de exibição das imagens inseridas. 4) Textos que compõe seções temáticas organizadas por pesquisador convidado ou espontâneo devem ser inseridos no sistema pelo próprio autor e passam pelo mesmo processo de avaliação por pares. Veja os detalhes no item "Processo de avaliação por pares". 5) Os textos devem ser encaminhados para o sistema SEER (www.seer.ufrgs.br/presenca) no qual os dados dos autores devem ser inseridos somente no formulário do sistema, inclusive deve serem indicados o endereço eletrônico e a sua biografia de até três linhas, enfatizando o vínculo institucional e as formações acadêmicas e artísticas. Deve-se mencionar o órgão financiador da pesquisa, quando for o caso, no quadro apropriado. O arquivo com o artigo deve estar livre de quaisquer tipos de identificação, seja pelo nome dos autores digitado no corpo do texto ou nas propriedades do arquivo, seja pela menção de informações por intermédio das quais se possam deduzir a autoria. Caso tenha dificuldades de tornar o artigo anônimo, basta mencionar isso nos "comentários ao editor" durante o processo de submissão online.
6) Os textos devem estar formatados em arquivo Word da seguinte forma:
7) As referências devem usar o sistema autor/data da seguinte forma: 8) os autores devem informar afiliação, incluindo nome por extenso da instituição de vínculo, sigla, cidade, estado e país. 9) As referências ao final do trabalho devem obedecer às normas da ABNT (disponíveis no site https://www.ufrgs.br/bibliotecas/ferramentas/#gerenciadores). Chama-se a atenção para o fato de que a revista não usa (em função da recuperação eletrônica de dados) o travessão que substitui o nome de autor para evitar a repetição. Não se usa itálico, mas negrito para os títulos. Exemplos: Livros: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
Capítulos de livros:
Periódicos:
Teses e dissertações:
Documento eletrônico: |
Envio de manuscritos
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
1. Para garantir a avaliação cega e o sigilo que ela requer você retirou a identificação da autoria do texto de todas as partes do arquivo, inclusive na opção propriedades no Word e retirou notas e menções a instituições, grupos ou pesquisas que possam identificar os autores do texto de maneira indireta. Se você tem dúvida sobre isso consulte: “Assegurando a avaliação por pares cega”. |
Princípios Éticos e procedimentos para evitar más práticas na produção científica
A Revista Brasileira de Estudos da Presença apoia as recomendações do Committee on Publication Ethics (COPE), o Código de Boas Práticas Científicas – FAPESP (http://www.fapesp.br/boaspraticas/), o Guia de Boas Práticas da Scielo (https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia-de-Boas-Praticas-para-o-Fortalecimento-da-Etica-na-Publicacao-Cientifica.pdf) e da Council of Science Editors (CSE) em relação aos padrões éticos de publicação. A revista assina a Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Pesquisa (DORA), San Francisco: https://sfdora.org/read/. 1) Da má-conduta
2) Da responsabilidade dos autores
3) Do processo de avaliação
4) Da Ética na Publicação
6) Conflito de interesses
Práticas editoriais para uma Ciência Aberta A Revista Brasileira de Estudos da Presença aceita e incentiva autores e autoras a uma progressiva prática de abertura dos processos de pesquisa e divulgação de resultados. Tais práticas visam: a) dar maior autonomia a autores e autoras nas formas de divulgação de suas pesquisas; b) dar maior transparência e rigor aos resultados originais de pesquisa que são veiculados por intermédio da revista; e c) possibilitar reuso dos dados e reprodutibilidade da pesquisa. Nesse sentido, a revista:
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