ISSN 0034-7183 versão impressa
ISSN 2176-6681 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Foco e Escopo

A RBEP publica artigos inéditos, resultantes de pesquisas que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e contribuam para a construção do conhecimento na área de Educação. A RBEP também publica relatos de experiência e resenhas. A RBEP não aceita textos que tenham sido enviados concomitantemente a outras revistas e que não atendam a princípios éticos de pesquisa.

A RBEP compõe-se das seguintes seções:

Estudos – artigos resultantes de pesquisas empíricas e teóricas com objetivos claros, fundamentação teórica e adequação metodológica que respaldem a discussão apresentada, considerando que:
– pesquisas empíricas devem explicitar procedimentos de pesquisa, critérios para constituição da amostra ou seleção dos sujeitos, métodos de coleta, construção e análise dos dados.
– pesquisas teóricas devem evidenciar elaboração original sobre tema ou questão de relevância para a área de Educação.

Relatos de Experiência – artigos teoricamente fundamentados, oriundos de projetos de intervenção pedagógica em contextos de educação ou de formação continuada de profissionais da educação.

Resenhas – análise crítica de livros ou filmes lançados nos últimos três anos relacionados à educação. As resenhas devem apresentar título, referência da obra, dados dos autores da obra resenhada, resumo e posicionamento analítico do resenhista sobre as contribuições da obra para a área.

O público leitor da revista é formado por professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós- graduação, técnicos e gestores da área de educação.

 

Nomas editoriais

Os artigos deverão ser encaminhados exclusivamente mediante o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (Seer), cujas instruções se encontram disponíveis no site http://www.rbep.inep.gov.br.

Os artigos deverão ter entre 28.000 a 42.000 caracteres (com espaços) e poderão ser redigidos em português, inglês ou espanhol e ser encaminhados em qualquer época.

Os artigos são avaliados, previamente, pela editoria executiva para verificação do atendimento das condições especificadas nas “Normas Gerais para a Apresentação dos Originais”.

reenchidas essas condições, os artigos são encaminhados para avaliação dos consultores ad hoc de reconhecida competência nos temas abordados, diversificados regional e institucionalmente. Após análise dos consultores ad hoc (dois no mínimo), o artigo com os pareceres seguem para avaliação final da editoria científica. Os artigos são encaminhados sem identificação de autoria, para garantir imparcialidade na avaliação.

Os pareceres envolvem três tipos de julgamento:

• Aprovado – o artigo é programado para publicação.
•Aprovado com modificações – são solicitados ao autor ajustes ou reformulações no artigo, com o envio da nova versão para avaliação final.

• Não aprovado – é comunicado ao autor o parecer.

A aprovação final dos artigos é de responsabilidade da Editoria Científica da RBEP.

A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão dos direitos autorais ao Inep, relativos ao trabalho.

 

Normas gerais para a apresentação de originais

A fim de facilitar o tratamento e a disseminação dos trabalhos enviados para publicação na RBEP, listamos algumas normas técnicas para o estabelecimento de padrões de estilo e apresentação dos textos.

Diretrizes para Autores

1 Tipos de textos aceitos para a RBEP

A RBEP compõe-se de três seções permanentes:

Estudos – artigos resultantes de pesquisas empíricas e teóricas com objetivos claros, fundamentação teórica e adequação metodológica que respaldem a discussão apresentada, considerando que:
– pesquisas empíricas devem explicitar procedimentos de pesquisa, critérios para constituição da amostra ou seleção dos sujeitos, métodos de coleta, construção e análise dos dados.
– pesquisas teóricas devem evidenciar elaboração original sobre tema ou questão de relevância para a área de Educação.

Relatos de Experiência – artigos teoricamente fundamentados, oriundos de projetos de intervenção pedagógica em contextos de educação ou de formação continuada de profissionais da educação.

Resenhas – análise crítica de livros ou filmes lançados nos últimos três anos relacionados à educação. As resenhas devem apresentar título, referência da obra, dados dos autores da obra resenhada, resumo e posicionamento analítico do resenhista sobre as contribuições da obra para a área.

 

2    Normas para submissão de artigos

2.1 Idiomas: os artigos poderão ser redigidos em inglês, português ou espanhol;

2.2 Autoria:

2.2.1 O número de autores por artigo não poderá exceder o total de quatro pessoas. Caso mais pessoas tenham participado da construção do artigo, recomenda-se mencionar em nota de rodapé o grau de colaboração de cada participante da pesquisa, caracterizando-os como estagiários, auxiliares de pesquisa, bolsistas etc.

2.2.2 A identificação de autoria do artigo deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista.

2.3 Mídia: os originais deverão ser encaminhados em arquivo formato Word, digitados em espaço 1,5, com extensão de 28.000 a 42.000 caracteres, incluindo os espaços. (A extensão do artigo inclui título, resumo e as palavras-chave, nos dois idiomas). Os arquivos não devem exceder o tamanho de 2MB.

2.3.1 Atenção: os nomes dos arquivos enviados não podem ultrapassar a extensão de 85 caracteres.

2.4 Fonte: a fonte utilizada deverá ser a Times New Roman, em corpo 12 para o texto, em corpo 10 para as citações destacadas e em corpo 8 para as notas de rodapé.

2.5 Ilustrações: a revista é impressa em preto e branco e as ilustrações deverão possuir resolução a partir de 300 dpi, acompanhadas das fontes e de título que permitam compreender o significado dos dados reunidos. Os quadros, tabelas e gráficos (de preferência em Excel) deverão obedecer às normas de apresentação tabular do IBGE. As fotografias, desenhos e mapas serão aceitos se em condições de fácil reprodução.

2.6 Título: o título do artigo deve ser breve (máximo de 200 caracteres com espaço), específico e descritivo, contendo palavras representativas do seu conteúdo, e vir, também, traduzido para o inglês.

2.7 Resumos: os artigos deverão ter, obrigatoriamente, resumos informativos em português (ou espanhol) e inglês, com até 1.500 caracteres com espaço.

2.7.1 Os resumos devem conter informações qualitativas e quantitativas e dados essenciais, tais como:

a) Descrição – indica o tipo de artigo a ser analisado (artigo original, de revisão, estudo de caso);

b) Objetivo – descreve as razões pelas quais o trabalho foi realizado, o que se buscou demonstrar e a natureza do problema tratado;

c) Metodologia – descreve a abordagem teórica e/ ou metodológica empregada, as principais técnicas utilizadas, indica as fontes dos dados e o modo como estes foram utilizados, quais os conceitos desenvolvidos e como foram analisadas as variáveis;

d) Resultados – descrevem sucintamente as descobertas significativas e importantes da pesquisa;

e) Conclusão – descreve as implicações dos resultados, especialmente como se relacionam aos objetivos do trabalho, e pode incluir recomendações, aplicações, sugestões e avaliações.

2.8 Palavras-chave: os artigos devem apresentar palavras-chave referentes ao seu conteúdo, escolhidas em vocabulário controlado: Thesaurus Brasileiro de Educação – disponível em www.inep.gov.br/pesquisa/thesaurus.

2.9 Citações: as citações devem seguir as normas da ABNT:

2.9.1 As Citações com até três linhas devem vir entre aspas, dentro do parágrafo, acompanhadas por uma chamada entre parênteses para o autor, o ano e o número da página da publicação.

2.9.2 As citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo, sem aspas, em corpo 10, redondo.

2.9.3 A referência bibliográfica completa da citação virá em lista única ao final do artigo.

2.9.4 A exatidão e a adequação das citações e referências a trabalhos consultados mencionados no texto são de responsabilidade do autor do artigo submetido.

2.10 Notas: as notas de rodapé devem ser evitadas. Quando necessárias, que tenham a finalidade de: observações complementares; realizar remissões internas e externas; introduzir uma citação de reforço e fornecer a tradução de um texto. As indicações das fontes bibliográficas deverão ser feitas no texto.

2.11 Referências bibliográficas: as referências bibliográficas devem constituir uma lista única no final do artigo, em ordem alfabética por sobrenome de autor; devem ser completas e elaboradas de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – NBR 6.023.

2.11.1 Quando se tratar de obra consultada on-line é necessário indicar o endereço eletrônico e a data em que foi acessado; se a obra estiver em suporte eletrônico (DVD, CD- ROM), essa informação também deve constar após a sua identificação.

2.11.2 Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (ex: http://www.ibict.br) devem estar ativos e prontos para clicar.

2.12 Siglas: as siglas devem vir acompanhadas do nome e por extenso.

2.13 Destaques: o uso de negrito deve ficar restrito aos títulos e intertítulos; o de itálico, apenas para destacar conceitos ou grifar palavras em língua estrangeira.

 

3  Normas para submissão de resenhas

Em relação aos aspectos formais, as resenhas deverão seguir às mesmas normas indicadas para artigos, observando-se as seguintes especificidades:

a) devem apresentar título em português e inglês;
b) devem possuir extensão máxima de 10.000 caracteres, considerando os espaços;
c) devem apresentar no máximo dois autores.

 

4 Importante

4.1 A exatidão das informações e os conceitos e opiniões emitidos nos artigos e resenhas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da editoria da revista.

4.2 O setor de revisão reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais, respeitados o estilo e as opiniões dos autores, com vista a manter a homogeneidade e a qualidade da revista.

4.3 Os autores receberão três exemplares da revista pelo trabalho publicado

 

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