ISSN 0102-3098 versión impresa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A Revista Brasileira de Estudos de População é um periódico semestral, composto basicamente de artigos inéditos, de reconhecido mérito científico. Os textos submetidos serão enviados anonimamente a dois pareceristas especialistas no tema, para avaliação criteriosa da sua qualidade. Em caso de divergência de opiniões, o artigo será enviado a um terceiro especialista. Os artigos que forem recomendados para publicação com revisão profunda de conteúdo serão enviados novamente a dois pareceristas, de preferência, os mesmos do processo inicial. Ainda, cabe ao Comitê Editorial da Rebep
a aprovação final de um artigo para publicação, bem como o direito de fazer pequenas modificações no texto, tabelas e figuras, para atender aos critérios editoriais da revista, que seguem as normas da ABNT.

Os autores comprometem-se a não enviar o artigo a outras revistas durante três meses após o aceite da submissão.

 

Forma e preparação de manuscritos

A Rebep aceita manuscritos para publicação nas seguintes categorias:

  • Artigos de revisão: revisão crítica da literatura sobre temas no campo dos estudos populacionais e áreas correlatas (máximo de 10.000 palavras e cinco ilustrações);
  • Artigos originais: resultados de pesquisa empírica, teórica experimental ou conceitual (máximo de 8.000 palavras e cinco ilustrações);
  • Nota técnica: apresentação de análises prévias de pesquisas, cujos resultados sejam relevantes (máximo de 2.000 palavras e três ilustrações);
  • Ponto de vista: opinião qualificada sobre tema de relevância ou crítica a artigo publicado em fascículo imediatamente anterior (máximo de 2.000 palavras e duas ilustrações);
  • Resenha: crítica de livros publicados nos últimos três anos (máximo de 1.500 palavras);
  • Debate: ensaios teóricos opinativos relacionados à discussão da dinâmica demográfica, seguidos de avaliações de autores convidados pelo editor e de resposta do autor do artigo principal (máximo de 8.000 palavras e cinco ilustrações).

Duas cópias dos manuscritos, uma com identificação e outra sem identificação, devem ser enviadas, por e-mail, para o editor. A identificação deve ser feita em lauda separada (no mesmo documento),
com as seguintes informações para todos os autores na ordem que devem aparecer na publicação:

  1. Nome
  2. Profissão;
  3. Vínculo institucional;
  4. Título acadêmico;
  5. Endereço;
  6. E-mail
  7. Telefone para contato

Tratando-se de artigo (revisão ou original), devem preceder o texto, em folha separada, resumo (de 150 a 250 palavras) e indicação de três a seis palavras-chave (Normas ABNT). Após o texto, devem ser acrescentados título, resumo e palavras-chave, em inglês, no caso de artigos em português ou espanhol, e em português, para artigos em inglês ou espanhol.

Formatação do texto

Os manuscritos devem ser digitados em Word (versão 6.0 ou superior), com espaço duplo, utilizando-se, preferencialmente, fonte de letra Arial ou Times New Roman 12.

  • Citações:as transcrições no texto de até três linhas devem estar encerradas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. As transcrições com mais de três linhas devem ser evitadas e, quando necessárias, aparecem
    destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com tamanho de letra menor do que o utilizado no texto e sem as aspas. Os indicadores de supressão de parte da transcrição e os acréscimos devem ser colocados entre colchetes. Utiliza-se o sistema autor-data-número da
    página entre parênteses para a identificação da fonte de citação (ABNT NBR 10520).
  • Notas explicativas: são utilizadas para comentários, esclarecimentos ou explanações que não possam ser incluídas no texto. Devem ser mantidas ao mínimo e inseridas como notas de rodapé, em algarismos arábicos, com numeração única e consecutiva para todo o artigo (ABNT NBR 10520).
  • Elementos complementares: tabelas, gráficos, figuras e quadros devem ser apresentados no texto, no local aproximado que deverá aparecer na publicação final (não mais ao final do texto). Devem ser numerados consecutiva e independentemente, em algarismos arábicos, cada qual identificado na parte superior pelo termo TABELA, QUADRO, GRÁFICO ou FIGURA, seguido do seu número de ordem. As tabelas e quadros, de preferência, devem estar no formato de objeto e não figuras no texto. Os títulos devem identificar claramente o conteúdo dos elementos complementares, com a explicitação das variáveis e grupos populacionais referidos - Local - Data/período a que se referem os dados. Os títulos dos eixos dos gráficos devem ser explicitados. A fonte dos dados utilizados nesses elementos deve identificar claramente a base de dados, o produtor dos dados e o ano de referência, seguindo as normas da ABNT. Mudanças feitas pelos autores nos dados podem ser indicadas em Notas Gerais abaixo do elemento, assim como a autorização obtida dos editores para reprodução de objetos tomados de outras publicações.
  • Mapas, gráficos, tabelas, quadros e figuras: devem ser enviados em seus arquivos originais (onde foram gerados), acompanhados dos dados que os geraram. Mapas e fotos devem ser enviados em formato EPS ou WMF com alta resolução. A publicação não é colorida, assim, elementos em cores serão transformados em tons de cinza. Aconselha-se que os originais já venham em tons de cinza quando possível.
  • Referências bibliográficas: os elementos essenciais são autor(es), título, subtítulo (se houver), edição, local, editora, data de publicação, páginas e volumes (se houver) (ABNT NBR 6023).

 Ao longo do artigo: as referências devem aparecer com indicação do sobrenome do autor, data de publicação e número da(s) página(s) consultada(s). Havendo mais de um trabalho do mesmo autor no mesmo ano, utilizar a, b, c imediatamente após a data. Exemplo: (MORTARA, 1982a, p. 427).
Ao final do artigo: as obras devem ser relacionadas em ordem alfabética pelo sobrenome (em caixa alta) do primeiro autor citado. Não há recuo da segunda linha em relação à primeira. A organização das referências deve obedecer às normas da ABNT, conforme o seguinte modelo:
- Livro: SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título: subtítulo. Número da edição. Local: Editora e ano de publicação. Ex.: NEWELL, C. Methods and models in demography. New York: Guilford Press, 1988.
- Capítulo de livro: SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título do capítulo. In: SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es) ou organizador(es) do livro. Título: subtítulo. Local: Editora, ano de publicação, páginas inicial-final do capítulo referenciado. Ex.: ABOUZAHR, C. Maternal mortality overview. In: MURRAY, C. J. L.; LOPEZ, A. D. (Orgs.). Health dimensions of sex and reproduction. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1998, p. 111-164.
- Artigo de periódico: SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título do artigo: subtítulo. Título da revista, local, número do volume, fascículo, páginas inicial-final do artigo referenciado, data de publicação.Ex.: SCHELLEKENS, J. Family allowances and fertility: socioeconomic differences. Demography, v. 46, n. 3, p. 461-468, 2009.
- Tese, dissertação e outros trabalhos acadêmicos: SOBRENOME, inicial do prenome do autor. Título da tese. Tipo de documento (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, etc.), vinculação acadêmica, local e data de defesa. Ex: CURTIS, S. L. Birth spacing, death clustering and infant mortality in Brazil. Ph.D, University of Southampton, U.K., 1992.
- Em meio eletrônico: obras de qualquer natureza consultadas on-linedevem necessariamente apresentar as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão "Disponível em:", e a data do acesso ao documento, precedida da expressão "Acesso em:". Ex.: AHMAN, E.; DOLEA, C.; SHAH, I. The global burden of unsafe abortion in the year 2000. In: WHO - World Health Organization. Health statistics and health information systems.[S.d.]. Disponível em: <http://www.who.int/healthinfo/statistics/bod_abortions.pdf>. Acesso em: 8 mar. 2009.
Atenção: A revista não se responsabiliza pelas referências bibliográficas fornecidas pelos autores.
 
Observações:
1. Os trabalhos não serão devolvidos, mesmo que não aceitos para publicação.
2. Os artigos devem ser encaminhados completos e definitivamente revistos. As provas serão revisadas pelo editor, com base no texto recebido, cabendo ao autor a responsabilidade pelo original enviado.
3. Todos os trabalhos aparecerão assinados, refletindo as opiniões de seus autores e não necessariamente as do Comitê Editorial ou da Revista.

 

Envio de manuscritos

Os manuscritos devem ser enviados para o e-mail rebep@abep.org.br.

Os autores serão informados sobre o recebimento e aceitação desta submissão (caso cumpra com as normas de submissão). Quando a submissão é aceita, os autores receberão um número de identificação do manuscrito. A subimissão somenteé reconhecida como aceita diante desta identificação numérica do
manuscrito.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

 

Rua André Cavalvanti, 106, sala 502
Bairro de Fátima - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20231-050
Tel.: +55 21 2142 4689 
Fax.: +55 11 2171-7371


rebep@abep.org.br