ISSN 0102-695X versão impressa
ISSN 1981-528X versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Introdução

A Revista Brasileira de Farmacognosia (Brazilian Journal of Pharmacognosy) é um periódico destinado à publicação de trabalhos científicos originais, artigos de revisão e divulgação no campo da Farmacognosia (estudo dos produtos naturais biologicamente ativos).

Tipos de artigos
A Revista Brasileira de Farmacognosia aceita para publicação obras científicas originais, revisões e artigos de comunicação escritos apenas em inglês.

• Trabalhos originais: Os trabalhos originais são artigos de pesquisa que descrevem resultados experimentais originais. O manuscrito deve ser organizado na seguinte ordem: Resumo gráfico, Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Agradecimentos, Autoria, Referências, Figuras com Legendas, Tabelas, Fórmulas Estruturais e arquivos Suplementares (se aplicável). Seções de resultados e discussão podem aparecer como uma seção combinada de "Resultados e Discussão". O tamanho normal do texto principal de um documento original (excluindo referências, tabelas, figuras e legendas de figuras) é de aproximadamente 3.000 palavras. Manuscritos mais longos podem ser aceitos apenas em casos excepcionais e bem justificados.
Comunicações breves: Esta seção abrangerá principalmente o isolamento de substâncias conhecidas de novas fontes neotropicais, ou resultados complementares do trabalho em andamento. O texto deve ser organizado da seguinte forma: Resumo gráfico, Título, Resumo de 200 palavras, Palavras-chave, Comentários introdutórios, Material e Métodos com breves detalhes experimentais sem subtítulos, Resultados e Discussão como um corpo de texto sem manchetes, Agradecimentos, Autoria, Referências (até 20 citações) e Figuras e/ou Tabelas (até 3). O texto não deve exceder 2.000 palavras.
Revisões: Os autores são convidados a submeter artigos de revisão que forneça atualizações sobre um assunto e com cerca de 100 referências. O objetivo principal das revisões é fornecer uma introdução concisa e precisa ao assunto e informar criticamente o leitor sobre os últimos desenvolvimentos no campo. Eles devem ser concisos e incluir detalhes da estratégia de pesquisa usada, como o cronograma, os termos de pesquisa, os bancos de dados usados. Uma revisão deve ser um artigo que produz conhecimento e não apenas um levantamento do que existe na literatura. A revisão deve ser uma resposta a uma pergunta inicial. Revisões de uma determinada droga será considerada se contiver assuntos novos sobre a mesma e apresentar uma perspectiva sobre pesquisas futuras.

Os autores são altamente recomendados para preparar o manuscrito usando papel de tamanho A4, de dois espaços, com fonte Times New Roman tamanho 12, totalmente justificada, com margens de 2 cm.

Lista de verificação de submissão
Você pode usar esta lista para realizar uma verificação final antes do envio do seu manuscrito para a revista. Verifique a seção relevante neste Guia para Autores para mais detalhes.
Verifique o seguinte:

  1. Um autor designado como o autor correspondente com detalhes de contato: endereço de e-mail institucional; endereço postal completo.
  2. Todos os autores, com seus respectivos endereços de e-mail, devem ser inseridos no sistema.
  3. Todos os arquivos necessários para serem carregados: Resumo gráfico, Manuscrito; Palavras-chave; Todas as figuras com Legendas; Todas as tabelas (incluindo títulos, descrição, notas de rodapé); e arquivos suplementares (se aplicável).
  4. Todas as citações de figuras e tabelas no texto com os arquivos fornecidos;
  5. O manuscrito foi "conferido" e a "gramática verificada";
  6. Todas as referências mencionadas na Lista de Referências são citadas no texto, e vice-versa;
  7. A permissão foi obtida para uso de material protegido por direitos autorais de outras fontes (incluindo a Internet);
  8. Foram feitas declarações de interesse relevantes;
  9. As políticas da revista detalhadas neste guia foram revisadas.

 

Antes de você começar

Ética na publicação
Consulte nossa página de informações em “Ethical guidelines for journal publication”.

Direitos humanos e animais
Se o trabalho envolver o uso de seres humanos, o autor deve assegurar que o trabalho descrito tenha sido realizado de acordo com The Code of Ethics of the World Medical Association (Declaração de Helsinki) para experiências envolvendo seres humanos; Uniform Requirements for manuscripts submitted to Biomedical journals. Os autores devem incluir uma declaração no manuscrito que o consentimento informado foi obtido para a experimentação com seres humanos. Os direitos de privacidade dos seres humanos devem ser sempre observados.

Todos os artigos que envolvam estudos com seres humanos ou animais devem ter aprovação e autorização dos Comitês de Ética em Pesquisa de Seres Humanos ou em Animais da instituição a que pertence o (s) autor (es).

Declaração de interesse
Todos os autores devem divulgar quaisquer relações financeiras e pessoais com outras pessoas ou organizações que possam influenciar de forma inadequada (viés) seu trabalho. Exemplos de potenciais conflitos de interesse incluem empregos, consultorias, propriedade de ações, honorários, testemunhos de peritos remunerados, pedidos/registros de patentes e subsídios ou outros financiamentos. Se não houver conflitos de interesse, por favor, indique isso: 'Conflitos de interesse: nenhum. Para obter mais informações, entre em contato com o Editor Administrativo pelo e-mail revista@sbfgnosia.org.br.

Declaração de envio e verificação
A apresentação de um artigo implica que o trabalho descrito não foi publicado anteriormente (exceto sob a forma de um resumo ou como parte de uma palestra ou tese acadêmica ou como pré-impressão eletrônica), que não está em consideração para publicação em outro lugar, que é a publicação é aprovada por todos os autores e tácita ou explicitamente pelas autoridades responsáveis onde o trabalho foi realizado e que, se aceito, não será publicado em outro lugar da mesma forma, em inglês ou em qualquer outro idioma, inclusive eletronicamente sem o consentimento por escrito do detentor dos direitos autorais. Para verificar a originalidade, seu artigo pode ser submetido ao serviço de detecção de originalidade CrossCheck.

Contribuições dos autores
Cada autor é obrigado a declarar sua contribuição individual para o artigo: todos os autores devem ter participado materialmente na pesquisa e/ou na preparação do artigo, de modo que os papéis para todos os autores devem ser descritos. A declaração de que todos os autores aprovaram o artigo final deve ser verdadeira e incluída na divulgação.

Autoria
Todos os autores devem ter feito contribuições substanciais em todos os seguintes aspectos: (1) concepção e design do estudo, ou aquisição de dados, ou análise e interpretação de dados, (2) elaboração do artigo ou revisão crítica de conteúdo intelectual importante (3) aprovação final da versão a ser enviada.

Mudanças na autoria
Espera-se que os autores considerem cuidadosamente a lista e a ordem dos autores antes de enviar seu manuscrito e fornecer uma lista definitiva de autores no momento da apresentação original. Qualquer adição, eliminação ou rearranjo de nomes de autores na lista de autoria deve ser feita somente antes de o manuscrito ter sido aceito e somente se aprovado pelo Editor Chefe da revista. Para solicitar tal alteração, o Editor deve receber o seguinte do autor correspondente: (a) o motivo da mudança na lista de autores e (b) confirmação escrita (e-mail, carta) de todos os autores que eles concordam com a adição, remoção ou rearranjo. No caso de adição ou remoção de autores, isso inclui confirmação do autor sendo adicionado ou removido.
Somente em circunstâncias excepcionais, o Editor considerará a adição, supressão ou rearranjo de autores após o manuscrito ter sido aceito. Enquanto o Editor considerar o pedido, a publicação do manuscrito será suspensa. Se o manuscrito já tiver sido publicado em uma questão em linha, qualquer pedido aprovado pelo Editor resultará em uma rectificação.

Serviço de transferência de artigos
Esta revista faz parte de um serviço de transferência de artigos. Isso significa que, se o Editor achar que seu artigo é mais adequado em outra revista participante, então o autor pode ser solicitado a considerar transferir o artigo para um desses. Se houver concordância do autor, seu artigo será transferido automaticamente em seu nome sem necessidade de reformatar. Por favor, note que seu artigo será revisado novamente pela nova revista.

Direito autoral
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a enviar uma "Concordância de publicação na revista" onde transferem os direitos autorais do manuscrito e quaisquer tabelas, ilustrações ou outros materiais submetidos para publicação como parte do manuscrito (o "Artigo") para a Sociedade Brasileira de Farmacognosia (já conhecidas ou posteriormente desenvolvidas), em todo o mundo, em todas as línguas, para o termo completo dos direitos autorais, efetivo quando o artigo é aceito para publicação. Um e-mail será enviado para o autor correspondente confirmando o recebimento do manuscrito junto com um formulário "Concordância de publicação na revista" ou um link para a versão on-line deste contrato.

Direitos de autor
Como autor (ou seu empregador ou instituição) tem certos direitos para utilizar seu trabalho.

Papel da fonte de financiamento
O autor é solicitado a identificar quem forneceu apoio financeiro para a realização da pesquisa e/ou preparação do artigo e descrever brevemente o papel do(s) patrocinador(es), se houver, no design do estudo; na coleta, análise e interpretação de dados; na redação do relatório; e na decisão de enviar o artigo para publicação. Se a(s) fonte(s) de financiamento não tiveram tal envolvimento, então isso deveria ser indicado.

Acesso livre
Esta é uma revista de acesso aberto: todos os artigos serão imediatamente e permanentemente gratuitos para que todos possam ler e baixar.

Encargos de processamento de artigos
A Sociedade Brasileira de Farmacognosia paga pela maior parte dos custos de publicação incorridos pelo jornal. No entanto, os autores pagam uma pequena taxa de publicação para a Sociedade Brasileira de Farmacognosia, a fim de compartilhar os custos de produção.

Os pagamentos serão recebidos através do sistema PayPal para autores do exterior, que é um serviço seguro, flexível e bem estabelecido para pagamentos on-line ou mediante transferência bancária. Os autores brasileiros podem fazer um depósito/transferência bancária para a conta do Banco do Brasil.

Sociedade Brasileira de Farmacognosia (CNPJ: 76.259.381/0001-90)

Taxas de publicação:
• Autor correspondente não membro da SBFgnosia: US $ 450
• Autor correspondente membro da SBFgnosia: US $ 350
• Autor correspondente membro da SBFgnosia por mais de dois anos consecutivos US $ 300
• Autor correspondente membro da SBFgnosia por mais de cinco anos consecutivos R $ 250,00
Um número limitado de isenções de pagamento da taxa de publicação também estão disponíveis, a critério dos editores, e os autores que desejam solicitar essas isenções devem entrar em contato com os editores antes de enviar seus manuscritos.

Editores e revisores não terão acesso à informação se os autores podem ou não pagar a taxa; a aceitação de um manuscrito baseia-se exclusivamente em critérios científicos de qualidade, novidade e relevância

A permissão do uso por terceiros é definida pelo Creative Commons user licenses:

Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs (CC BY-NC-ND)
Para fins não comerciais, terceiros podem distribuir e copiar o artigo, e para incluir em um trabalho coletivo (como uma antologia), desde que credenciem o(s) autor(es) e desde que não alterem ou modifiquem o artigo.

Serviços de idiomas
Por favor, escreva seu texto com bom inglês (o uso americano ou britânico é aceito, mas não é uma mistura destes). Os autores que desejam que seu manuscrito seja editado para eliminar possíveis erros gramaticais ou ortográficos e se conformar com o inglês científico correto podem desejar usar o English Language Editing service disponível na página da revista.

Submissão
Nosso sistema de submissão on-line o orienta passo a passo através do processo de inserir os detalhes do seu artigo e fazer o upload de seus arquivos. O sistema converte seus arquivos de artigos em um único arquivo PDF usado no processo de revisão por pares. Arquivos editáveis (por exemplo, Word, LaTeX) são necessários para compor seu artigo para publicação final. Toda a correspondência, incluindo a notificação da decisão do Editor e os pedidos de revisão, são enviados por e-mail.
Envie seu artigo via: https://www.evise.com/evise/jrnl/BJP

Informações adicionais
- Todos os materiais vegetais, micro-organismos e organismos marinhos utilizados na pesquisa devem ter uma indicação do local de coleta (incluindo coordenadas GPS, se possível) e país de origem, o nome da pessoa que identifica o material biológico e a localização do de depósito do voucher.
- Os autores devem estar preparados para fornecer provas documentais de que a coleta do material biológico foi concedida a partir de uma autoridade apropriada no país de coleta e, se aplicável, para seguir as regras relativas aos direitos de biodiversidade.
- A revista não aceita a responsabilidade por trabalhos de pesquisa que não cumpram com a legislação do país de residência do autor.
- Recomendamos que os autores evitem afirmar que o uso popular ou tradicional de uma certa planta foi confirmado por testes pré-clínicos, in vitro ou in vivo usando animais.
- A Revista Brasileira de Farmacognosia encoraja fortemente a submissão de trabalhos originais em que os procedimentos experimentais foram realizados levando em consideração os princípios da química verde, empregando solventes verdes e projetos experimentais de economia de recursos ambientais em qualquer etapa da investigação.

Os seguintes critérios de rejeição têm aplicação imediata
i) o manuscrito não se enquadra nas áreas da Revista;
ii) manuscritos não formatados de acordo com as normas da revista
iii) o manuscrito é muito preliminar
iv) manuscritos com relatos de atividade biológica sem a comparação com uma referência ou sem um controle positivo ou estatística adequada;
v) a fonte biológica (por exemplo, planta, microorganismo, organismo marinho etc.) não está claramente identificada, autenticada e documentada;
vi) trabalho experimental sobre a atividade antioxidante de extratos brutos sem isolamento, identificação e estimativa de conteúdo dos compostos ativos; substâncias fenólicas são amplamente disseminadas e reconhecidas como antioxidantes;
vii) trabalho experimental de atividade anti-microbiana com extratos brutos sem o isolamento e identificação de substâncias ativas com valores de CIM altos (ug/ml) para a atividade anti-microbiana  (≥250 ug/ml de extratos de plantas e ≥50 ug/ml para os substâncias puras) e sem identificação adequada das culturas.
viii. trabalho experimental sobre óleos essenciais com apenas uma amostra de um único espécime de planta com uma única análise cromatográfica e sem análises estatísticas apropriadas; sem rendimento de óleo (%) e caracterização e quantificação de componentes não realizadas usando GC-MS-FID. As análises dos índices de retenção dos componentes não foram calculadas usando séries homólogas de n-alcano, juntamente com análises de alguns dos componentes naturais isolados. Atividade biológica de óleo essencial sem caracterização química.
ix) dados muito preliminares utilizando ensaios in vitro não é aceitável se (i) não há informações sobre o tipo de atividade; (ii) de uma dose única ou em concentrações muito elevadas (tem que mostram estudos de dose-resposta); (iii) a repetição de um simples bioensaio (geralmente um ensaio com repetições); (iv) falta de controles adequados (solventes, substâncias positivas ou negativas, de acordo com o estudo); (v) não há valores de IC50 (se aplicável);
x) manuscritos com repetição de um único bioensaio para mais um extrato ou vegetal;
xi) uso de apenas o ensaio de Artemia salina para acessar a toxicidade dos extratos;
xii) isolamento e bioensaios de substâncias conhecidas com pequena ou nenhuma relação com a atividade, ou ao uso medicinal da planta sem qualquer justificativa,
xiii) manuscritos que relatam atividades farmacológicas ou biológicas de extratos sem padronização química. A padronização dos extratos de plantas é considerada a descrição completa dos parâmetros de fabricação, como granulometria, proporção de solvente-planta, tempo de extração, composição de solvente etc., juntamente com a quantificação do marcador e as análises de impressões digitais cromatográficas.

- Além dessas informações, um modelo (para documentos originais) está disponível em http://www.sbfgnosia.org.br/revista/templates.html.

 

Preparação

Revisão por pares
Esta revista opera utilizando um processo de revisão único e cego. Todas as contribuições serão inicialmente avaliadas pelo editor para adequação a Revista. Os documentos considerados adequados são normalmente enviados para no mínimo dois revisores especialistas independentes para avaliar a qualidade científica do documento. O Editor é responsável pela decisão final sobre aceitação ou rejeição de artigos.

Uso de processadores de texto
Independentemente do formato de arquivo do texto original, na revisão, o autor deve nos fornecer um arquivo editável de todo o artigo. Mantenha o layout do texto o mais simples possível. A maioria dos códigos de formatação serão removidos e substituídos ao processar o artigo. O texto eletrônico deve ser preparado de forma muito semelhante à dos manuscritos convencionais.
Para evitar erros desnecessários, é aconselhável usar as funções "verificação ortográfica" e "verificação gramatical" do seu processador de texto.

Estrutura do artigo
O manuscrito deve ser organizado na seguinte ordem: Resumo gráfico, Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Agradecimentos, Autoria, Referências, Figuras com Legendas, Tabelas, Fórmulas, e arquivos Suplementares (se aplicável).

Subdivisão - seções não numeradas
Divida seu artigo em seções claramente definidas. Cada subseção recebe um breve título. Cada título deve aparecer em sua própria linha separada. As subsecções devem ser utilizadas tanto quanto possível quando se faz referência cruzada de texto: consulte a subseção por título em oposição a simplesmente "o texto".

Informações essenciais sobre a página de título

Título: Conciso e informativo. Os títulos são frequentemente usados em sistemas de recuperação de informações. Evite abreviaturas e formulas sempre que possível.
Nomes e afiliações dos autores: Indique claramente o(s) nome(s) e o(s) sobrenome(s) de cada autor e verifique se todos os nomes estão corretamente escritos. Apresentar os endereços de afiliação dos autores (onde o trabalho foi feito) abaixo dos nomes. Indique todas as afiliações com uma letra sobrescrito minúscula imediatamente após o nome do autor e na frente do endereço apropriado. Forneça o endereço postal completo de cada afiliação, incluindo o nome do país e, se disponível, o endereço de e-mail de cada autor. As afiliações dos autores devem ser apresentadas em ordem hierárquica decrescente (por exemplo, Laboratório, Departamento, Universidade, Cidade, Estado, Pais - Harvard Business School, Harvard University, Boston, EUA) e devem ser escritas como estabelecidas em sua própria língua (por exemplo, Université Paris-Sorbonne, Harvard University, Universidade de São Paulo).
Autor correspondente: Indique claramente quem irá receber a correspondência em todas as etapas de arbitragem, publicação e pós-publicação. Certifique-se de que o endereço de e-mail institucional seja fornecido e que os detalhes de contato sejam atualizados pelo autor correspondente.
Endereço permanente: Se o autor mudou da instituição onde trabalho realizado no artigo, ou estava visitando no momento, um "endereço atual" (ou "endereço permanente") pode ser indicado como uma nota de rodapé para o nome desse autor. O endereço em que o autor realmente fez o trabalho deve ser mantido como o principal endereço de afiliação. Os números arábicos sobrescrito devem ser usados para essas notas de rodapé.

Resumo
Um resumo estruturado de ≤300 palavras, por meio de cabeçalhos apropriados, deve fornecer o contexto ou o plano de fundo para a pesquisa e deve indicar seu objetivo, procedimentos básicos (seleção de assuntos de estudo ou animais de laboratório, métodos observacionais e analíticos), principais resultados (informar os efeitos específicos e sua significância estatística, se possível) e principais conclusões. Deve enfatizar aspectos novos e importantes do estudo ou observações. A Revista não aceita abreviaturas em resumo.
Imediatamente após o resumo, forneça um máximo de seis palavras-chave em ordem alfabética e separadas por vírgulas, para representar o conteúdo do artigo.
Evite usar as espécies de nome da planta nas palavras-chave, uma vez que essas já estão citadas no título e/ou no resumo. Escolha palavras representativas para ajudar a indexação e leitores a encontrar seu artigo.

Resumo gráfico 
Um resumo gráfico é obrigatório para esta Revista. Ele deve resumir o conteúdo do artigo em uma forma concisa em uma figura, projetada para capturar a atenção do leitor online. Os autores devem fornecer imagens que representam claramente o trabalho descrito no artigo. Os resumos gráficos devem ser enviados como um arquivo separado no sistema de envio online. Tamanho da image: Por favor forneça uma imagem com um mínimo de 531x; 1328 pixels (h x l) ou proporcionalmente maior. A imagem deve ser legível em um tamanho de 5 vezes; 13 cm usando uma resolução de tela regular de 96 dpi. Tipos de arquivos preferidos: TIFF, EPS, PDF ou MS Office.

BJP não aceita resumo gráfico usando imagens de animais.

Introdução
Indique os objetivos do trabalho e forneça uma base adequada, evitando uma pesquisa detalhada da literatura ou um resumo dos resultados.
Material e metodos
Forneça dados suficientes para permitir a reprodução do trabalho. Os métodos já publicados devem ser indicados por uma referência: apenas as modificações relevantes devem ser descritas.
Nome das espécies vegetais
Os nomes das espécies vegetais devem ser completos, incluindo o nome do autor e a família, de acordo com http://www.theplantlist.org/ ou http://www.tropicos.org, e http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora

Estruturas químicas

As estruturas químicas não são consideradas figuras, devem ser numeradas sequencialmente em negrito de acordo com suas citações no manuscrito, e colocadas no local desejado no corpo do manuscrito. As estruturas devem ser desenhadas de acordo com o estilo estabelecido pela American Chemical Society. As estruturas químicas de substâncias bem conhecidas não serão publicadas.
Abreviaturas
Defina abreviaturas que não são padrão logo após sua citação ou em uma nota de rodapé. Tais abreviaturas que são inevitáveis no resumo devem ser definidas em sua primeira menção, bem como na nota de rodapé. Mantenha a consistência das abreviaturas em todo o artigo.
Unidades
Siga as regras e convenções internacionalmente aceitas: use o Sistema Internacional de Unidades (SI). Se outras unidades forem mencionadas, dê seu equivalente em SI.
Fórmulas matemáticas
Envie equações matemáticas como texto editável e não como imagens. Apresentar fórmulas simples em linha com o texto normal sempre que possível e usar (/) em vez de uma linha horizontal para pequenos termos fracionários, por exemplo, X/Y. Em princípio, as variáveis devem ser apresentadas em itálico.

Resultados
Os resultados devem ser claros e concisos.

Discusão
A discussão deve explorar o significado dos resultados do trabalho, não repeti-los. Uma seção combinada de resultados e discussão geralmente é apropriada. Evite extensas citações e discussões de literatura publicada.

Agradecimentos
Agrupe os agradecimentos em uma seção separada no final do artigo antes das referências e, portanto, não inclua-as na página de título, como nota de rodapé para o título ou de outra forma. Liste aqui os indivíduos que forneceram ajuda durante a pesquisa (por exemplo, fornecendo assistência de redação ou prova de leitura do artigo, auxilio em laboratório etc.).

Contribuição dos autores
O papel de cada autor envolvido no desenvolvimento do estudo e/ou na elaboração do manuscrito deve ser claramente descrito, e ele/ela deve ser mencionado por suas iniciais,

Formatação de fontes de financiamento
Listar de fontes de financiamento desta forma padrão para facilitar o cumprimento dos requisitos do financiador: Financiamento: Este trabalho foi apoiado pelos Institutos Nacionais de Saúde [números de concessão xxxx, aaaa]; o Bill & Melinda Gates Foundation, Seattle, WA [número de concessão zzzz]; e os Institutos de XX [concessão número aaaa]. Não é necessário incluir descrições detalhadas sobre o programa ou tipo de concessões e prêmios. Quando o financiamento é de uma concessão em bloco ou outros recursos disponíveis para uma universidade, faculdade ou outra instituição de pesquisa, envie o nome do instituto ou organização que forneceu o financiamento. Se nenhum financiamento foi fornecido para a pesquisa, inclua a seguinte frase: Esta pesquisa não recebeu nenhuma concessão específica de agências de financiamento dos setores público, comercial ou sem fins lucrativos.

Arte
A revista usa papel reciclado na versão impressa, portanto, as figuras com cores são aceitas e estarão disponíveis somente na versão online.

Manipulação de imagem
Embora seja aceito que os autores às vezes precisam manipular imagens para maior clareza, a manipulação para fins de engano ou fraude será vista como abuso ético científico e será tratada conforme a legislação. Para imagens gráficas, esta Revista usa a seguinte política: nenhum recurso específico dentro de uma imagem pode ser aprimorado, obscurecido, movido, removido ou introduzido. Os ajustes de brilho, contraste ou equilíbrio de cores são aceitáveis se e enquanto não obscurecer ou eliminar qualquer informação presente no original. Os ajustes não-lineares (por exemplo, alterações em configurações de gama) devem ser divulgados na legenda da figura.

Arte eletrônica
General points
• Certifique-se de usar letras uniformes e dimensionamento de sua arte original. 
• Fontes preferidas: Arial (ou Helvetica), Times New Roman (ou Times), Symbol, Courier. 
• Numerar as ilustrações de acordo com sua seqüência no texto. 
• Use uma convenção de nomeação lógica para seus arquivos de arte. 
• Indique por figura se for uma imagem de montagem única, de 1,5 ou 2 colunas. 
• Somente para submissões em Word, o autor pode fornecer figuras e suas legendas e tabelas dentro de um único arquivo na etapa de revisão. 
• Observe que arquivos de figuras individuais maiores que 10 MB devem ser fornecidos em arquivos separados.
Formatação
Independentemente do aplicativo usado, quando sua arte eletrônica for finalizada, "salve como" ou converta as imagens em um dos seguintes formatos (observe os requisitos de resolução para desenhos de linha, meio-tom e combinações de linha/meio-tom fornecidos abaixo): 
EPS (ou PDF): Desenhos vetoriais. Incorpore a fonte ou salve o texto como "gráficos". 
TIFF (ou JPG): Fotografias em cores ou em tons de cinza (meio-tom): use sempre um mínimo de 300 dpi. 
TIFF (ou JPG): Desenhos de linhas de bitmap: use um mínimo de 1000 dpi. 
TIFF (oo JPG): Combinações de linha de bitmap/meio tom (cor ou escala de cinza): é necessário um mínimo de 500 dpi. 

Por favor não:
• Forneça arquivos otimizados para o uso da tela (por exemplo, GIF, BMP, PICT, WPG); a resolução é muito baixa. 
• Forneça arquivos com resolução muito baixa. 
• Envie gráficos que sejam desproporcionalmente grandes para o conteúdo.

Arte final colorida
Certifique-se de que os arquivos de arte estejam em um formato aceitável (TIFF (ou JPEG), EPS (ou PDF) ou arquivos do MS Office) e com a resolução correta. Se, juntamente com o seu artigo aceito, você enviar figuras coloridas, a Revista garantirá, sem custo adicional, que esses números apareçam em cores online (por exemplo, ScienceDirect e outros sites) independentemente de essas ilustrações serem ou não reproduzidas cor na versão impressa. 

Legendas da figura
Certifique-se de que cada ilustração tenha uma legenda. Uma legenda deve incluir um título breve (não na figura em si) e uma descrição da ilustração. Mantenha o texto nas ilustrações propriamente ditas, mas explique todos os símbolos e abreviaturas utilizados.

Tabelas
Envie as tabelas em texto editável e não como imagens. As tabelas podem ser colocadas ao lado do texto no manuscrito, ou em páginas separadas no final. Classifique as tabelas consecutivamente de acordo com sua entrada no texto e coloque as notas de tabela abaixo do corpo da tabela. Evite o uso excessivo de tabelas e assegure-se de que os dados apresentados neles não dupliquem os resultados descritos em outro lugar no artigo.

Referências
Citação no texto
Certifique-se de que todas as referências citadas no texto também estão presentes na lista de referências (e vice-versa). Qualquer referência citada no texto deve ser dada na íntegra. Resultados não publicados e comunicações pessoais não são recomendados na lista de referência, mas podem ser mencionados no texto. Se essas referências estiverem incluídas na lista de referência, elas devem seguir o estilo de referência padrão da Revista e devem incluir uma substituição da data de publicação com "Resultados não publicados" ou "Comunicação pessoal". A citação de uma referência como "no prelo" implica que o trabalho foi aceito para publicação.
Links de referência
O crecimento da pesquisa aliados ao processo de avaliação por pares de alta qualidade são assegurados por links online às fontes citadas. Para nos permitir criar links para serviços de abstracts e indexação, como Scopus, CrossRef e PubMed, assegure-se de que os dados fornecidos nas referências sejam corretos. Observe que os sobrenomes incorretos, os títulos de revistas/livros, o ano de publicação e a paginação podem impedir a criação de links. Ao copiar referências, tenha cuidado, pois já podem conter erros. O uso do DOI é recomendado. Um DOI pode ser usado para citar e vincular a artigos eletrônicos em que um artigo é in-press e detalhes de citações completas ainda não são conhecidos, mas o artigo deverá estar disponível on-line. Um DOI nunca muda, para que seja usado como um link permanente para qualquer artigo eletrônico. Um exemplo de uma citação usando DOI para um artigo que ainda não está em questão é: VanDecar, J.C., Russo, R.M., James, D.E., Ambeh, W.B., Franke, M., 2003. Aseismic continuation of the Lesser Antilles slab beneath northeastern Venezuela. J. Geophys, Res. http://dx.doi.org/10.1029/2001JB000884i. Observe que o formato dessas citações deve ser do mesmo estilo que todas as outras referências no documento.
Referências da Web
No mínimo, a URL completa deve ser informada e a data em que a referência foi acessada pela última vez. Qualquer informação adicional, se conhecida (DOI, nomes de autores, datas, referência a uma publicação de origem etc.), também deve ser adicionados.
Referências de dados
Esta revista estimula que autores citem conjuntos de dados subjacentes ou relevantes em seu manuscrito citando-os em seu texto e incluindo uma referência de dados em sua Lista de Referência. As referências de dados devem incluir os seguintes elementos: nome(s) do(s) autor(es), título do conjunto de dados, repositório de dados, versão (quando disponível), ano e identificador persistente global. Adicione [conjunto de dados] imediatamente antes da referência para que posa se identificado adequadamente como uma referência de dados. Este identificador não aparecerá no seu artigo publicado.
Referências em uma edição especial
Certifique-se de que as palavras 'this issue' sejam adicionadas a qualquer referência na lista (e quaisquer citações no texto) para outros artigos na mesma edição especial.
Autor em minúsculas, seguido pelo ano de publicação, e. Pereira (1999); no final da citação: Autor em minúsculas e ano, ambos entre parênteses. Por exemplo. (Silva, 1999) ou (Silva and Souza, 1998) ou (Silva et al., 1999) ou (Silva et al., 1995a,b); Citação textual: a página deve ser fornecida, p.ex. (Silva, 1999, p. 24).
Estilo da referência
Texto: Todas as citações no texto devem ser cronologicas e se referem a:

Autor em minúsculas, seguido pelo ano de publicação, e. Pereira (1999); no final da citação: Autor em minúsculas e ano, ambos entre parênteses. Por exemplo. (Silva, 1999) ou (Silva and Souza, 1998) ou (Silva et al., 1999) ou (Silva et al., 1995a,b); Citação textual: a página deve ser fornecida, p.ex. (Silva, 1999, p. 24).

Lista: As referências devem ser organizadas primeiro em ordem alfabética e depois ordenadas por ordem cronológica, se necessário. Mais de uma referência do (s) mesmo (s) autor (es) no mesmo ano deve ser identificada pelas letras 'a', 'b', 'c' etc., colocadas após o ano de publicação.

Exemplos:

Referencia de um periódico: Van der Geer, J., Hanraads, J.A.J., Lupton, R.A., 2010. The art of writing a scientific article. J. Sci. Commun. 163, 51-59.

Referencia de um livro: Strunk Jr., W., White, E.B., 2000. The Elements of Style, fourth ed. Longman, New York.

Referencia de um capítulo de um livro editado: Mettam, G.R., Adams, L.B., 2009. How to prepare an electronic version of your article, in: Jones, B.S., Smith , R.Z. (Eds.), Introduction to the Electronic Age. E-Publishing Inc., New York, pp. 281-304.

Referencia de uma página na internet: Cancer Research UK, 1975. Cancer statistics reports for the UK. http://www.cancerresearchuk.org/aboutcancer/statistics/cancerstatsreport/ (accessed 13 March 2003).

Referencia de dados: [dataset] Oguro, M., Imahiro, S., Saito, S., Nakashizuka, T., 2015. Mortality data for Japanese oak wilt disease and surrounding forest compositions. Mendeley Data, v1. https://doi.org/10.17632/xwj98nb39r.1.

Encontros científicos: Oliveira, R.M.M.W., Lolli, L.F., Santos, C.A.M., 2006. Possible involvement of GABAAbenzodiazepine receptor in the anxiolytic-like effect induced by Passiflora actinia extracts in mice. 19th ECNP Congress. Paris, France.

Patentes: sempre que possível, o número do Chemical Abstracts Service deve ser informado. Ichikawa, M., Ogura, M., Lijima, T., 1986. Antiallergic flavones glycoside from Kalanchoe pinnatum. Jpn. Kokai Tokyo Koho JP 61,118,396, apud Chemical Abstracts 105: 178423q.

Fonte de abreviaturas dos nomes dos periódicos
Os nomes dos periódicos devem ser abreviados de acordo com https://www.library.caltech.edu/journal-title-abbreviations.

Material suplementar
O material suplementar pode apoiar e aprimorar sua pesquisa científica. Os arquivos suplementares oferecem ao autor possibilidades adicionais para publicar aplicativos de suporte, imagens de alta resolução, conjuntos de dados de fundo, clipes de som e muito mais. Observe que esses itens são publicados online exatamente como eles são enviados; não há nenhuma composição envolvida (dados suplementares fornecidos como um arquivo do Excel ou como um slide do PowerPoint aparecerá como tal online). Envie o material junto com o artigo e forneça uma legenda concisa e descritiva para cada arquivo. Se você deseja fazer alterações em dados suplementares durante qualquer etapa do processo, certifique-se de fornecer um arquivo atualizado e não anote quaisquer correções em uma versão anterior. Certifique-se também de desligar a opção 'Alterar alterações' em todos os arquivos do Microsoft Office, pois estes aparecerão no(s) arquivo(s) suplementar(es) publicado(s).

Dados de pesquisa
Esta revista incentiva e permite que você compartilhe os dados que apoiam sua publicação de pesquisa onde apropriado, e permite que você interligue os dados com seus artigos publicados. Dados de pesquisa referem-se aos resultados de observações ou experimentação que validam os resultados da pesquisa. Para facilitar a reprodutibilidade e a reutilização de dados, esta revista também incentiva os autores a compartilharem seu software, códigos, modelos, algoritmos, protocolos, métodos e outros materiais úteis relacionados ao projeto.

Abaixo estão várias maneiras pelas quais os autores podem associar dados ao seu artigo ou fazer uma declaração sobre a disponibilidade de seus dados ao enviar seu manuscrito. Se o autor estiver compartilhando dados de uma dessas maneiras, ele deve citar os dados em seu manuscrito e lista de referência. Consulte a seção "Referências" para obter mais informações sobre a citação de dados.

 

Após o aceite

Disponibilidade do artigo aceito
Esta Revista disponibiliza os artigos online o mais rapidamente possível após a aceitação. Isso diz respeito ao artigo aceito (ambos em formato HTML e PDF), que ainda não foi editado, composto ou revisado. Um identificador de objeto digital (DOI) é alocado, tornando-o totalmente citável e passivel de ser encontrado por título, nome(s) do(s) autor(es) e o texto completo. O PDF do artigo também contém uma declaração de responsabilidade indicando que é um artigo não editado. Os estágios de produção subseqüentes simplesmente substituirão esta versão.

Provas
Um conjunto de provas de página (como arquivos PDF) será enviado por e-mail para o autor correspondente ou, um link será fornecido no e-mail para que os autores possam baixar os próprios arquivos. A Revista fornece aos autores provas em PDF que podem ser anotadas; Para isso, você precisará de obter uma versão gratuita do Adobe Reader. As instruções sobre como anotar arquivos PDF acompanharão as provas (também fornecidas online). Os requisitos exatos do sistema são dados na página da Adobe. Se o autor não deseja usar a função de anotações em PDF, poderá listar as correções (incluindo as respostas no Formulário de Consulta) e devolvê-las pelo sistema. Use esta prova apenas para verificar a composição, edição, integridade e exatidão do texto, tabelas e figuras. Alterações significativas ao artigo como aceitas para publicação só serão consideradas nesta fase com permissão do Editor. A Revista fará todo o possível para que o artigo seja publicado com rapidez e precisão. É importante garantir que todas as correções sejam enviadas pelo sistema: por favor, verifique atentamente antes de responder, pois a inclusão de quaisquer correções subseqüentes não serão garantida. O processo de revisão das provas é exclusivamente de responsabilidade do(s) autor(es).

 

Consulta dos autores

Você pode conferir o estatus do seu manuscrito submetido ou verificar quando seu artigo será publicado.

 

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