ISSN 0102-261X versão impressa
ISSN 1809-4511 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Objetivo e política editorial

A Revista Brasileira de Geofísica (RBGf) é uma publicação trimestral da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf), e tem como objetivo principal a divulgação nacional e internacional, especialmente em países de origem ibérica, de artigos técnicos inéditos e originais, nas áreas da Geofísica da Terra Sólida, Ciências Espaciais e Geofísica Aplicada.

A publicação abrange também as áreas de Ciência Atmosférica, Oceanografia Física, Geodésia, Tectonofísica e outras áreas correlatas.

Além de artigos científicos completos e comunicações científicas curtas, a RBGf publica o Boletim Sísmico Brasileiro e o Boletim Geomagnético do Observatório Nacional, e uma variedade de outros artigos relacionados com a Geofísica: análises, sínteses, debates, revisões, resenhas, traduções, resumos de teses e dissertações, notícias, correspondências, homenagens etc.

As atividades editoriais são realizadas pelos Editores Associados Divisionais, Conselho Editorial, membros do Corpo Editorial e um grupo de revisores cujos nomes são periodicamente divulgados.

Os manuscritos submetidos à RBGf são analisados por pelo menos dois revisores selecionados pelos Editores e mantidos em anonimato. Por outro lado, a autoria do artigo não é divulgada aos revisores, durante a fase de revisão (Blind Review).

Aos autores são reservados todos os direitos autorais, permanecendo aos leitores, entretanto, a permissão para citações de partes do texto e a reprodução não comercial de figuras, mapas e outras ilustrações, quando houver a devida referência ao artigo em questão.

As ideias, conceitos, conteúdos e estilo de redação são de total responsabilidade dos autores. Entretanto, não serão permitidas, no artigo, citações de caráter político, comercial ou religioso.

Só serão aceitos para publicação os artigos que receberem parecer favorável da equipe editorial, baseado em critérios de qualidade.

 

Preparação do manuscrito

1. Todo manuscrito submetido para apreciação pelo Corpo Editorial da Revista Brasileira de Geofísica (RBGf) deverá ser enviado em quatro (04) cópias (espaço duplo) para a Sociedade Brasileira de Geofísica, no endereço abaixo:

Avenida Rio Branco, 156 sala 2509
CEP: 20040-003 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

2. O texto deverá ser escrito em português, espanhol ou inglês. Deverá conter um resumo em inglês (abstract) e outro em português ou espanhol; cada um com aproximadamente 200 palavras, e respectivos títulos do artigo e palavras-chave, nas duas línguas.

3. O trabalho submetido deverá conter, em folhas separadas, o título do artigo em inglês e português ou espanhol, nome completo de cada autor, das instituições de origem, endereço postal das mesmas, e endereço completo para correspondência, incluindo fax, telefone e correio eletrônico.

4. Cada autor deverá fornecer um resumo de seu histórico profissional, formação acadêmica e áreas de interesse, para ser publicado na seção Notas Sobre os Autores. Esse documento deve conter 100 palavras no máximo por perfil.

5. Deve ser indicado um título abreviado para encabeçar as páginas do artigo publicado, e a designação do Editor Associado e de pelo menos quatro nomes de possíveis revisores, preferencialmente de renome internacional, que tenham condições de avaliar, criteriosamente, o manuscrito submetido à RBGf.

6. As palavras-chave devem ser em número de três a cinco separadas por vírgula e não devem repetir palavras do título. Usar letra maiúscula apenas quando a ortografia exigir.

7. O corpo do manuscrito deverá conter o título do trabalho e resumo, em duas línguas, as palavras-chave, keywords e o restante do texto. Os nomes dos autores são omitidos do corpo do manuscrito para facilitar a revisão pelo sistema Blind Review, que omite do revisor a autoria do trabalho, durante o processo de revisão.

8. As cópias das tabelas e figuras deverão ser anexadas ao final do texto, precedidas por uma folha contendo as respectivas legendas. Não colocar legendas nas próprias figuras. Deverão ser identificados, no texto, os lugares onde serão inseridas as tabelas e figuras. As legendas das figuras e tabelas deverão ser apresentadas na língua original do artigo. No texto, as figuras e tabelas deverão ser referidas como Fig. 1, Figs. 2 e 3, Tab. 1 e Tabs. 2 e 3, por exemplo.

9. Remeter os originais das figuras somente quando for solicitado. As figuras serão publicadas com dimensões máximas de 18cm x 24cm, portanto, os originais deverão ser feitos considerando possível redução, de modo que os detalhes, símbolos e letras fiquem nítidos após a redução. O autor deverá levar em conta que o tamanho dos caracteres, após a redução final, não poderá ser inferior a 1mm. As figuras e tabelas que não satisfizerem o padrão da revista serão devolvidas ao autor para nova apresentação. As figuras deverão ser enviadas em arquivos digitais com uma resolução de 300 dpi (tiff ou jpg), ou em papel branco de boa qualidade, em papel vegetal ou reproduções fotográficas em preto e branco. Excepcionalmente serão aceitas fotos coloridas.

10. As tabelas deverão ser auto-explicativas e não muito extensas. A densidade de informações nas tabelas deverá levar em conta possíveis reduções.

11. Notas de rodapé deverão ser colocadas no final da própria página.

12. Os autores deverão fornecer instruções claras sobre a composição dos símbolos em fórmulas ou equações. As equações deverão ser numeradas em sequência ao lado direito da folha, entre parênteses. No texto, deverão ser referidas como Eq.(1), Eqs.(2) e (3), por exemplo.

13. Sempre que for possível utilizar as unidades de acordo com o Sistema Internacional.

14. Os subtítulos posicionam-se à margem esquerda e devem ter o seguinte padrão:

INTRODUÇÃO
METODOLOGIA
Revisão teórica
Medidas em laboratório
RESULTADOS
DISCUSSÃO
CONCLUSÃO
APÊNDICE
AGRADECIMENTOS
REFERÊNCIAS

NOTAS SOBRE OS AUTORES

15. As referências bibliográficas serão relacionadas em ordem alfabética de sobrenome do primeiro autor. Quando existirem várias referências do mesmo primeiro autor, as mesmas deverão ser ordenadas primeiramente pela data da publicação em ordem crescente e em seguida prevalece o número de autores. Exemplos:

BOTT MHP. 1982. Stress based tectonic mechanisms at passive continental margins. In: SCRUTTON RA (Ed.). Dynamics of Passive Margins. Geodynamics Series, v. 6, AGU, p. 147-153.

CHAPMAN DS & POLLACK HN. 1975. Global heat flow: a new look. Earth Planet. Sci. Lett., 28: 23-32.

MILANI EJ, BRANDÃO JASL, ZALÁN PV & GAMBOA LAP. 2000. Petróleo na Margem Continental Brasileira: Geologia, Exploração, Resultados e Perspectivas. Rev. Bras. Geof., 18(3): 351-396.

OLIVEIRA VF. 1986. Análise de Dados Sísmicos registrados com Grandes Afastamentos entre a fonte e os receptores. Dissertação (Mestrado em Geofísica) – Programa de Pós-graduação em Geofísica, Centro de Pesquisa em Geofísica e Geologia, Universidade Federal da Bahia, 1986. 109 p.

SILVA EFF, PORTUGAL RS & VICENTINI A. 2007. Model rays for depth-to-time conversion. In: Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica, 11., 2009, Salvador. Anais... Salvador: SBGf, 2009. CD-ROM.

VENING MEINESZ FA. 1964. The Earth's Crust and Mantle. Developments in Solid Earth Geophysics (1), Elsevier, N.Y., 435 p.

As abreviações dos nomes das revistas encontram-se no World List of Scientific Periodicals, 4th Edition.

No texto, as referências serão citadas como: Bott (1982), Chapman & Pollack (1975), Chandler et al. (1981), ou (Bott, 1982; Chapman & Pollack, 1975; Chandler et al., 1981), por exemplo. Deve-se distinguir, com uma letra minúscula (a, b, c...) após o ano, os artigos dos mesmos autores e datas idênticas.

16. Após o artigo ter sido aceito para publicação, os autores receberão instruções específicas para a preparação da versão final. A versão final deve ser submetida em formato eletrônico utilizando CD-ROM. Sugerimos que os autores submetam a versão final em MS-Word ou no sistema LaTeX, utilizando o formato padrão article ou algum outro formato semelhante.

17. Após a publicação, o primeiro autor receberá, gratuitamente, 10 separatas. Separatas adicionais poderão ser encomendadas antecipadamente, a um custo adicional.

18. Entende-se que cabe ao autor que encaminha o manuscrito a responsabilidade pela autorização de sua publicação por todos os autores do trabalho e pela instituição onde o trabalho foi desenvolvido. A reprodução, no manuscrito, de material já publicado em revistas e livros, fica sob a inteira responsabilidade dos autores, pelas implicações que possam envolver direitos de copyright.

Para revisões ou resenhas não é necessário que o conteúdo científico seja original e tenha uma contribuição significativa, mas deve ser dirigido aos leitores com uma variedade ampla de formações e interesses. Para resumos de dissertações e teses: recomendável não exceder 500 palavras e devem ter os nomes do estudante e do orientador, a universidade e o departamento, o grau obtido e a data da apresentação final.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Av. Rio Branco, 156, sala 2510
20043-900 Rio de Janeiro RJ Brasil
Tel./Fax: +55 21 2533-0064


sbgf@sbgf.org.br