ISSN 0102-0188 versão impressa
ISSN 1806-9347 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A Revista Brasileira de História publica artigos originais, entrevistas e resenhas na área de História.
Todos os textos serão submetidos a dois pareceristas, desde que atendam aos requisitos mínimos apontados nas normas de apresentação de colaborações. Havendo pareceres contrários, recorrer-se-á a um terceiro. O Editor responsável e o Conselho Editorial se reservam o direito de recusar os artigos que não atenderem às exigências mínimas previstas nas normas aos colaboradores, sem sequer dar início ao processo de avaliação.
Cabe ao Conselho Editorial a decisão referente à oportunidade da publicação das contribuições recebidas.
O Conselho Editorial solicita que não sejam enviados livros para resenha, pois não tem condições de atender a todos os interessados. As resenhas prontas são bem-vindas, devendo seguir as especificações abaixo.
Cada autor só poderá ter um artigo em processo, entre o início da submissão e a publicação final. Será ainda observado um intervalo de dois anos entre a publicação de textos escritos pelo mesmo autor e o início de um novo processo de submissão.

 

Forma de preparação de manuscritos

As colaborações dos associados para a Revista Brasileira de História devem seguir as especificações:
1. Todos os trabalhos devem ser apresentados em disquete ou CD e em 1 via impressa. A fim de se agilizar o processo, pode-se primeiramente enviar o trabalho como arquivo anexo para nosso e-mail (rbh@usp.br). O programa utilizado deve ser compatível com o Word for Windows. Imagens: 300 dpi.
2. Em uma folha separada, devem constar os dados completos do autor (nome completo, filiação institucional, titulação acadêmica, endereço institucional e o e-mail para correspondência). O autor deve também declarar que o texto submetido é inédito e não se encontra em processo de julgamento em nenhum outro periódico ou coletânea.
3. Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.
4. As traduções devem vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto.
5. Os artigos terão a extensão de 15 a 20 páginas, digitadas em fonte Times New Roman 12, com espaço 1,5. As citações de mais de três linhas deverão ser feitas em destaque, com fonte 11, em espaço simples. Margens: superior e inferior: 2.0 cm; esquerda e direita: 3.0 cm. Os artigos serão acompanhados do título em inglês, resumo e abstract de no máximo 10 linhas (português e inglês), 3 palavras-chave e de 3 keywords.
6. As resenhas poderão ter entre 1000 e 1500 palavras, com 3 palavras-chave e 3 keywords, além do título em português e inglês. Fontes e margens seguem mesmas normas dos artigos. Devem referir-se a livros nacionais publicados no mesmo ano ou no ano anterior ao da submissão, ou - para livros estrangeiros - publicados nos últimos quatro anos.
7. A publicação e os comentários a respeito de documentos inéditos seguirão as normas especificadas para os artigos.
8. As notas devem ser colocadas no final do texto, não ultrapassando o número de 30. Serão admitidas notas explicativas, desde que imprescindíveis e limitadas ao menor número possível. A revista não publica bibliografias.
9. Normatização das notas cf. NBR 6023:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p. ou pp.

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: Título do livro em itálico. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p. x-y.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., fascículo, p. x-y, ano.

 

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Av. Professor Lineu Prestes, 338
Cidade Universitária
05508-900 - São Paulo SP Brazil
Tel. and Fax: +55 11 3091-3047


rbh@usp.br