ISSN 1676-0786 versão impressa
ISSN 1984-6398 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

Os trabalhos submetidos para publicação são avaliados anonimamente por dois ou três pareceristas depois de uma pré-análise dos editores à luz da missão e das normas de publicação da RBLA.

Apenas os trabalhos aprovados por dois pareceristas são encaminhados para publicação, desde que o autor tenha efetuado as correções e modificações recomendadas.

Não se cobra dos autores pela publicação.

 

Forma e preparação de manuscritos

1. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos autores. Os Editores não assumem nenhuma responsabilidade por opiniões ou afirmações dos autores.

2. A Revista Brasileira de Linguística Aplicada segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics) e não admite comportamentos antiéticos e nem tolera quaisquer formas de plágio. O periódico segue as recomendações do International Committee of Medical Journal Editors que prescreve que "Os créditos de autoria devem estar baseados somente em contribuições substanciais para (A) concepção, planejamento, análise ou interpretação dos dados, (B) redação do artigo ou sua revisão intelectual crítica, (C) responsabilidade pela aprovação final para publicação. Todas as condições (A, B e C) devem ser cumpridas."

3. Os autores que encaminharem um manuscrito devem ter conhecimento de que, caso seja aceito para publicação, o copyright do artigo é transferido para a RBLA que, por sua vez utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons.

4. A revista recebe submissões em português, inglês e espanhol que tratem dos muitos fenômenos relacionados a problemas de linguagem da vida real relativos à língua em uso em contextos diversos ou ao ensino e aprendizagem de línguas.

5. O trabalho deve conter título em português e inglês, incluindo dois resumos de até 10 linhas nas duas línguas, seguidos de lista de palavras-chave também em inglês e português. Os textos devem ter no máximo 10.000 palavras (incluindo referências, notas e quadros), fonte Times New Roman, tamanho 12, com seções e subseções numeradas (Os títulos das seções devem vir sem recuo, com numeração arábica (com número não seguido de ponto)).

6. Terão prioridade de publicação os artigos que apresentem resultados de pesquisa e que tragam contribuições novas para a área de Linguística Aplicada.

7. Artigos resultantes de pesquisa de mestrado ou doutorado deverão incluir o nome do orientador em nota de rodapé e não como co-autor. A Comissão Editorial entende que a orientação deve ser explicitada, mas não deve ser confundida com co-autoria. De acordo com a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Art. 15: § 1º Não se considera co-autor quem simplesmente auxiliou o autor na produção da obra literária, artística ou científica, revendo-a, atualizando-a, bem como fiscalizando ou dirigindo sua edição ou apresentação por qualquer meio.

8. As notas devem vir em rodapé. Os agradecimentos não devem constar em nota de rodapé, e sim em uma seção própria ao final do artigo. Em caso de produto de bolsa de pesquisa, o nome da agência financiadora deve constar dos agradecimentos.

9. Em caso de ilustrações previamente publicadas, citar a fonte.

10. As referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT (ver exemplos ao final).

11. O trabalho deve ser enviado anonimamente - sem quaisquer referências que possam identificar o(s) autor(es).

12. Os textos submetidos devem vir acompanhados por um documento suplementar contendo:

  • Nome(s) do(s) autor(es);
  • Instituição à qual pertence(m);
  • Titulação do(s) autor(es);
  • Endereço para correspondência;
  • E-mail;
  • Referências completas de trabalhos próprios que foram citados no corpo do texto.
  • Declaração assinada informando que a contribuição não foi publicada anteriormente, parcial ou integralmente, em meio impresso ou eletrônico, e nem está sob processo de avaliação de outros periódicos.

13. Em casos onde o(s) autor(es) cita(m) trabalhos próprios, as identificações deverão ser substituídas por XXX nas referências e no corpo do texto. As referências completas devem ser enviadas no documento suplementar.

14. Os textos devem ser submetidos através da página do Portal de Periódicos da Faculdade de Letras da UFMG, disponível no link: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla

Exemplos de Referências Bibliográficas

Livro
COATES, J. Women talk. Oxford: Blackwell, 1996. 324p. 
KASPER, G.; KELLERMAN, E. Communication strategies: psycholinguistic and sociolinguistic perspectives. Essex: Addison Wesley Longman, 1996. 398p.

Capítulo de livro
FREEMAN, D. Redefining the relationship between research and what teachers know. In: BAILEY, K. M.; NUNAN, D. (Ed.). Voices from the language classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1996. p. 88-115.

 Artigo em periódico
JENSEN, J. B. A investigação de formas de tratamento e a telenovela: a escalada, parte 1. Revista Brasileira de Linguística, Petrópolis, v. 4, n. 2, p. 43-73, 1977.

Anais
DELL'ISOLA, R. L. P. Ensino de Língua Portuguesa: ações meta e epilinguísticas em coleção didática. In: SIMELP: 3, 2012, Macau. Anais... Macau: Universidade de Macau, 2012. p. 568-576.

CARMAGNANI, A. M. G. Individualised instruction; reporting an experience. In: National BRAZ-TESOL Convention, 3, 1994, São Paulo. Proceedings... São Paulo: BRAZ-TESOL, 1994. p. 236-243.

Dissertação e tese
DALACORTE, M. C. F. A participação dos aprendizes na interação em sala de aula de inglês: um estudo de caso. 1999. 221 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Documento eletrônico
As referências são seguidas de Disponível em: <http://.....>. Acesso em:
GRADDOL, David. (Ed.). Applied Linguistics for the 21st Century. AILA Review 14. Catchline/AILA 2001. Disponível em: <http://www.aila.soton.ac.uk/pdfs/Aila14.pdf>. Acesso em: 01 maio 2006.

SOUZA, R. A. O “chat” em língua inglesa: interações na fronteira da oralidade e da escrita. 2000. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/ricsouza/trabalhosfinais.html> Acesso em: 01 maio 2006.

 

Declaração sobre ética e práticas inadequadas

A Revista Brasileira de Linguística Aplicada segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics) e não admite comportamentos antiéticos e nem tolera quaisquer formas de plágio. Todos os trabalhos submetidos devem vir acompanhados por uma declaração assinada informando que o artigo é original e não foi publicado ou submetido a nenhum outro periódico ou livro. Os direitos de autoria são limitados àqueles que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da pesquisa, a interpretação dos dados e o desenvolvimento do artigo. Todos os colaboradores que não se ajustarem aos critérios de autoria devem ser mencionados em uma nota de agradecimento. Os autores devem ter autorização dos participantes da pesquisa para divulgar os dados produzidos, mesmo que o anonimato seja garantido. Os artigos resultantes de teses e dissertações devem explicitar essa informação, de modo a evitar autoplágio. Os orientadores não devem ser incluídos como coautores, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Art. 15: § 1º. Os nomes dos orientadores devem constar em uma nota de rodapé na primeira página do artigo. Trabalhos escritos ou orais de outros autores, sejam eles publicados ou não publicados, devem ser citados. Os artigos submetidos a este periódico serão tratados como documentos confidenciais. Os editores coordenam o processo de avaliação cega por pares e enviam os artigos submetidos a pareceristas de diferentes instituições.

 

Envio de manuscritos

Os textos devem ser submetidos através da página do Portal de Periódicos da Faculdade de Letras da UFMG, disponível no link: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras
Gabinete 4036 - 4 andar
Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte - MG
Tel: +55 (31) 3409-6044
Fax: +55 (31) 3409-5120


rblasecretaria@gmail.com