ISSN 0100-6991 versão impressa
ISSN 1809-4546 versão online

SOBRE A REVISTA

 

Informações básicas

Objetivos: Divulgar trabalhos científicos da área cirúrgica da medicina que contribuam para o seu ensino e desenvolvimento.

Histórico: A publicação e divulgação das atividades científicas dos seus membros é um dos objetivos das Sociedades Médicas. O Colégio Brasileiro de Cirurgiões, fundado em 1929, já em seu primeiro estatuto previa a edição do "Boletim do Colégio Brasileiro de Cirurgiões" como seu órgão oficial cujo número inicial foi publicado em janeiro de 1930.

Em 1967 o Diretório Nacional do CBC mudou o nome do periódico para "Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões", que, no entanto, passou a ser publicada sem a devida regularidade. A partir de 1974 a Revista passou a ser editada bimestralmente, de forma regular, até os dias de hoje.

Nestes mais de 30 anos de publicação ininterrupta, a Revista ganhou importância e abrangência através do esforço e dedicação dos membros do Diretório Nacional, em particular dos seus Diretores de Publicações. Com normas e critérios para seleção e publicação de artigos científicos da área de Cirurgia Geral e Especializada , incluindo "peer view", a Revista do CBC se enquadra nos moldes dos principais periódicos internacionais e conta com um Conselho de Revisores e de Consultores de alto nível. Constituído por Membros Titulares e Eméritos, em sua grande maioria, e oriundos de Instituições de Ensino Superior de diversas regiões do país, estes Conselhos avaliam, com vistas à publicação, trabalhos de membros e não membros do CBC.

Agora , com sua indexação no SciELO, a Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, ganha maior visibilidade, maior importância e maior abrangência em sua finalidade precípua de divulgação da ciência cirúrgica.

A abreviatura de seu título é Rev. Col. Bras. Cir., que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

 

Fontes de indexação

  • Latindex
  • LILACS
  • Scopus
  • DOAJ
  • Free Medical Journals
  • MEDLINE/PUBMED

 

Propriedade intelectual

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.

 

Patrocinadores

A Revista do Colégio de Cirurgiões é patrocinada pelo CBC através de:

  • Anuidade de seus membros associados
  • Verba de anunciantes.
  • Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

  • Fundo de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ

 

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


© 2009 Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar
22271-090 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel.: +55 21 2138-0659
Fax: +55 21 2286-2595


revistacbc@cbc.org.br