ISSN 2177-3491 versão on-line

SOBRE A REVISTA

 

Contato

Endereço postal

Universidade Federal de Viçosa - UFV
Av. Peter Henry Rolfs, s/n. CEP: 36570-000, Viçosa/MG, Brasil.
Telefone: (55) (31) 3899-2136
E-mail: ceresonline@ufv.br
ISSN: 2177-3491

 

Foco e Escopo

O periódico bimensal Revista Ceres é editado desde 1939 pela Universidade Federal de Viçosa (CNPJ: 25.944.455.0001/96) e destina-se à publicação de trabalhos científicos sobre temas originais de pesquisa nas áreas de produção e biotecnologia vegetal, medicina veterinária, zootecnia, ciência e tecnologia de alimentos, economia e extensão rural, engenharia agrícola e engenharia florestal. Destina-se a pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação e demais profissionais das áreas de Ciências Agrárias e Biológicas e tem como missão publicar artigos científicos de interesse da comunidade científica ligada a Ciências Agrárias e Biológicas.

 

Histórico do periódico

O periódico bimensal Revista Ceres é editado desde 1939 pela Universidade Federal de Viçosa e destina-se à publicação de trabalhos científicos sobre temas originais de pesquisa nas áreas de produção e biotecnologia vegetal, medicina veterinária, zootecnia, ciência e tecnologia de alimentos, economia e extensão rural, engenharia agrícola e engenharia florestal.

Em agosto de 1939, a Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais (ESAV), hoje Universidade Federal de  Viçosa, publicou o primeiro número de "Ceres", nome ampliado para "Revista Ceres", a partir de setembro/outubro de 1944. Seus primeiros diretores foram os professores Nello de Moura Rangel, Geraldo Gonçalves Carneiro, Octavio Drummond, Edgard de Vasconcellos Barros e Arlindo de Paula Gonçalves. Seus mais de 70 anos de existência colocam-na entre as revistas agrícolas mais antigas do país.

Inicialmente, publicava tanto artigos científicos originais como textos de divulgação técnica. Pouco a pouco, foi tornando-se cada vez mais científica e os últimos artigos de divulgação foram publicados em 1959. Atualmente, para aumentar sua visibilidade, os artigos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês.

A partir de 2008 iniciou-se a disponibilização dos artigos publicados no site www.ceres.ufv.br, em sistema de acesso aberto e irrestrito, não sendo mais necessária a assinatura anual da revista para se ter acesso ao seu conteúdo.

 

Fontes de indexação

 

Propriedade intelectual

  • Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

 

Periodicidade

A Revista Ceres é um periódico bimestral publicado pela Universidade Federal de Viçosa desde 1947.

 

Política de Acesso Livre

A Revista CERES oferece livre acesso ao seu conteúdo, de maneira rápida e segura, via digital. Em consonância com nossos valores, acreditamos que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico à toda comunidade (nacional e internacional) proporciona maior difusão e democratização do conhecimento, resultando em avanços tecnológicos mais rápidos e consistentes.

 

Política Anti-Plágio

A Revista CERES é um dos periódicos mais antigos e tradicionais do Brasil. Por isso, privamos pela qualidade, idoneidade e originalidade das publicações. Neste sentido, os trabalhos enviados à Revista CERES devem ser inéditos. Textos, tabelas e figuras não podem ter sido publicados anteriormente em outros veículos de divulgação científica. Sendo assim, os autores deverão assumir a responsabilidade de que os artigos submetidos são originais e que não contém partes de textos, dados, tabelas ou figuras, publicados anteriormente.

A fim de assegurar a originalidade dos trabalhos publicados, a Revista CERES utiliza avançadas ferramentas de detecção de plágio, como os softwares AntiPlagiarist, CopySpider, Plagiarisma online e Plagium online a fim de evitar qualquer tipo de plágio antes de encaminhá-los aos avaliadores. Por fim, na fase de revisão final, a Comissão Editorial faz um último filtro a fim de zelar pela originalidade das publicações.

 

Patrocinadores

  • Editora UFV
  • Universidade Federal de Viçosa
Agências de Fomento

A Revista Ceres é financiada pela Universidade Federal de Viçosa e conta com o pagamento das publicações pelos autores. Além disso, a Revista Ceres é patrocinada pelo CNPq, Capes e Fapemig.

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons


Peter Henry Rolfs, s/n
36570-000 - Višosa - Minas Gerais,Brasil
Tel:(31) 3899-2136
Fax: (31) 38992136


ceresonline@ufv.br